Olá pessoal, aqui é o Gabriel Buss novamente e dessa vez trouxemos um novo texto da minha experiência de intercâmbio na Irlanda que fala sobre a rotina da família irlandesa.
A visão de irlandeses que muitos têm é de que eles bebem muito, e isso é realmente um fato sobre eles. Eles têm o costume de beber a noite todos os dias, durante a semana, vinho, e no fim de semana, cerveja, muita cerveja. Porém, a vida e rotina deles não se resume isso, e o que mais eles valorizam por aqui é a família. Por incrível que pareça, irlandeses prezam sempre por passar tempo em família.
Para isso acontecer, eles têm uma rotina planejada, para que a janta sempre seja em família. É tudo tão planejado, que diferente de vários lugares pelo mundo, na Irlanda o comércio tem um horário fixo de atendimento: das 9 da manhã as 5 da tarde todos os dias. As lojas nunca ficam abertas de noite, nem perto de datas especiais, como Natal, por exemplo. Entretanto, Dublin é uma exceção, onde existe um dia da semana as lojas ficam até as 8 da noite, para que pessoas possam comprar até um pouco mais tarde.
Como eles prezam muito pelo jantar em família na Irlanda, eles não chegam tarde em casa. O máximo que se chega em casa é as seis da tarde, com exceção de algumas profissões, como médicos, por exemplo. Diferente disso, eles sempre jantam juntos, e de tanto enfatizar o jantar em família, eles diferentemente dos brasileiros, não almoçam. Fazem apenas um lanche, como um sanduíche, omelete ou salada, por exemplo. Porque a janta é a refeição que eles mais valorizam mesmo.
Conteúdo desse artigo:
Como é a família irlandesa
No entanto, quando os filhos são muito novos eles jantam mais cedo, e os pais comem sozinhos. Porque na Irlanda as crianças pequenas, dormem cedo, em torno de oito da noite eles estão indo dormir. São raras as exceções para esse horário. De manhã, os filhos, quando maiores já, acordam com os pais e tomam o café da manhã juntos. Depois os filhos geralmente ficam com uma babá e os pais saem para trabalhar.
Algo importante a se ressaltar é que os pais nunca saem juntos para trabalhar. Sempre um sai antes e o outro depois, e um sai com o carro e outro vai com o transporte público, mesmo que tenham dois carros em casa, um dos carros sempre fica na garagem. Interessante ressaltar aqui que o transporte público na Irlanda é muito usado por eles, seja ônibus ou o trem, eles utilizam muito e isso é perceptível. Outro meio de transporte muito utilizado é a bicicleta, que além de trazer bem-estar, traz economia.
Os pais valorizam muito os filhos. Então quando tem alguma programação na escola eles nunca perdem, nem que precisem sair do trabalho mais cedo ou algo assim. Durante os finais de semana também eles sempre passam o dia com os filhos, em casa mesmo ou se tiver um dia de sol, indo a algum parque.
Nas férias eles têm o costume de sempre sair do país, tendo em vista que para eles não é caro viajar pela Europa. Por isso, nas férias eles geralmente vão relaxar e conhecer algum outro país europeu.
Como chegar até a Irlanda
Uma sugestão para reservar passagem de ônibus, aluguel de carros ou passagens de aviões para sua viagem na Irlanda é o site da Omio. Eles atendem mais de 40 nacionalidades em 12 idiomas e com certeza vão ajudar na montagem do pacote. Já para a compra de passeios na Irlanda, a sugestão é o site da Get Your Guide, no qual eles tem uma lista muito bacana do que fazer pelo país.
Finalizando
Como vocês viram, a rotina da família irlandesa não é nada demais quando comparado a família brasileira, porém nos traços culturais que diferem é possível aprender muito e voltar para casa com novos hábitos e repleto de histórias para contar.
Não deixe de acompanhar os outros artigos da minha série de posts da Irlanda, no qual já falei do parque Santry Park, da cidade de Malahide, da trilha de Cliff Walk, do Phoenix Park, da vila de pescadores Howth, de Dún Laoghaire, de Dublin e da rotina da família irlandesa.
Hoje vou ficando por aqui e em breve quero trazer novos artigos que falam da minha experiência de intercâmbio na Irlanda. Abraço!