Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Taxista – Profissão turismo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, hoje estamos trazendo mais um artigo da série de artigos que fala sobre as profissões no mundo do turismo. Dessa vez vamos falar sobre a profissão de taxista e tudo o que envolve essa profissão.

Vamos trazer informações sobre a carreira profissional, sobre as qualificações necessárias para se tornar taxista, qual a remuneração média para a profissão, assim como dicas e sugestões para encontrar vagas de emprego na área.

Sobre a profissão taxista

O grande objetivo do taxista é levar seus passageiros de um lado para outro através de viagens de carro que são chamadas de corridas de táxi. Os táxis são identificados por letreiros em cima dos carros, por adesivos nas laterais do carro e até mesmo pela cor padrão do carro.

O taxista é um profissional muito procurado pelos viajantes principalmente pela facilidade e conforto no transporte, que acontece em momentos como do aeroporto até o hotel ou de pontos turísticos até outros. Muitas vezes é o único meio de transporte quando se viaja de avião e quando a cidade não tem infraestrutura suficiente para levar os turistas até os pontos turísticos.

Esses profissionais são grandes conhecedores da sua cidade e a percorrem de um canto a outro. Não é impeditivo de eles levarem clientes para outras cidades e até outros estados, mas eles não podem pegar os clientes fora de sua jurisdição.

Importante mencionar que a profissão taxista também pode ser considerada uma profissão de risco por trabalhar muitas vezes de noite correndo o risco de ser assaltado, assim como por pegar todo o tipo de pessoas e por estar no trânsito o tempo inteiro correndo risco de acidentes de trânsito.

Profissão taxista

Profissão taxista

Como trabalhar como taxista

Para trabalhar como taxista não é necessária formação superior, porém quanto mais capacitado o profissional, melhor atende seus clientes, principalmente na indicação de lugares para visitar na cidade, na indicação de restaurantes, na prestação de informações úteis sobre os pontos turísticos da cidade, e assim por diante.

A qualificação em um segundo idioma, como o inglês, permite ao taxista melhor atender turistas estrangeiros e não passar sufoco caso precise atender uma pessoa de fora do país. Cursos como da Babbel podem ajudar muito nesse sentido.

Entre outras qualificações, entendo que o taxista precisa ter empatia, ser simpático, comunicativo, saber dirigir e gostar de dirigir para prestar um bom atendimento. Existem sites como da Learncafé que podem ajudar nesse sentido com cursos profissionalizantes de comunicação, relacionamento interpessoal e contador de histórias.

Outras qualificações podem ser buscadas em cursos de taxista que ensinam relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, legislação taxista, mecânica básica e elétrica básica. Uma sugestão de curso é o da LM Cursos de Trânsito.

Para ser taxista também é preciso informar que o taxista profissional é regulamentado pela Lei 12468/11 e que precisa cumprir regras para exercer sua profissão. Dentre as regras estão: estar em dia com a Carteira Nacional de Habilitação e ter a liberação da prefeitura, que pode fazer exigências diferentes de acordo com cada cidade.

Eu diria que uma das primeiras atividades que quem quer exercer a profissão precisa realizar é a de buscar informações na prefeitura da sua cidade sobre o que é necessário para ser taxista naquela cidade, para só então se preocupar com o carro que utilizará para prestar o serviço e o ponto onde atuará para receber os clientes.

Para o taxista que desejar ir além pode se inscrever em um curso superior de Turismo e estudar nos horários livres entre um turista e outro, inclusive de maneira EAD em faculdades como Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip. Para pós-graduação, você pode consultar também a Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Remuneração do taxista

Nesta profissão fica difícil falar em média salarial do taxista, já que na maioria das vezes eles trabalham por conta própria ou para outros taxistas donos dos alvarás cedidos pela prefeitura, sendo que quanto mais trabalharem por dia, mais ganharão no final do mês.

Porém é possível dizer que se um taxista trabalha em lugares movimentados, como aeroportos e hotéis, o salário do taxista chega a ser grande. O problema é que esses lugares são muito concorridos por todos os taxistas e muitas vezes os taxistas ficam em filas enormes.

Outro fator que ajuda na remuneração dos taxistas são as parcerias, no qual os taxistas que tem bons contatos são indicados por restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos.

Profissionais que atendem bem seus clientes também são chamados pelos clientes fiéis e aumentam significativamente seus ganhos no fim do mês.

QUER SE MANTER CONECTADO A VIAGEM TODA?

Conheça os chips internacionais eSIM da Truely!

Fazer cotação gratuita!

Taxista

Taxista

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de taxista podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais empresas de táxi da sua região.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com taxista

Eu já tive diversas experiências com taxistas. Peguei taxistas bons, taxistas ruins e taxistas péssimos. Vou citar exemplos que tive em duas viagens no Rio de Janeiro.

A primeira viagem que fui ao Rio de Janeiro tive experiências muito ruins com os taxistas que peguei, no qual eles viram que eu era turista de fora e queriam cobrar mais cara a corrida do que se fosse de um morador da própria cidade.

Outro que quando peguei um trajeto mais curto, ficou bravo e começou a acelerar porque deixou de pegar uma corrida que ganharia mais e teria que voltar para o fim da fila do seu ponto.

Ainda de outro taxista que quis passar por caminhos mais longos pelo fato de eu não conhecer a cidade. Inclusive fiz um post contando sobre os cuidados com truques pega turistas no Rio de Janeiro citando esses exemplos.

Na segunda viagem ao Rio para conhecer o Rock in Rio, as experiências foram melhores. Peguei taxistas que prestaram bem o serviço e fizeram inclusive o serviço de guia de viagem.

Nos mostraram os pontos turísticos e indicaram os lugares onde moravam alguns artistas na cidade. Foi uma experiência que me mostrou que há salvação na prestação de serviço de táxi para o Rio de Janeiro, já que a primeira experiência havia sido tão ruim. Eu guardei o contato dele para as próximas viagens que fizer ao Rio.

Enfim, o fato é que um turista tem de ter relativa sorte para pegar bons taxistas, porém os próprios taxistas bons não gostam de taxistas que prestam um mal serviço, já que são esses taxistas que queimam todos da profissão.

Por isso fica o conselho: se você quer ser taxista, aprenda com os fatos acima para prestar melhor seu serviço e honrar a todos da profissão. E se você for um taxista mais experiente, deixe aqui também um conselho para os mais novos.

Finalizando

A profissão de taxista vem mudando nos últimos tempos, com o avanço do uso de aplicativos de táxi para chamada de taxistas ou então do avanço do uso de serviços alternativos como os serviços de Uber e 99 Pop.

O fato é que ainda é uma profissão de suma importância para o setor do turismo e eles fazem a diferença nas viagens dos turistas quando prestam um bom atendimento.

E você, já teve experiências com taxistas? Tem histórias para contar? Pensa em trabalhar como taxista? Deixe seu comentário aqui no blog! É sempre bom poder trocar experiências.

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Jucilene Alves da Silva disse:

Boa noite, grata pelas suas dicas. Gostei muito e foram fundamentais para mim, principalmente agora que estou procurando mais conhecimentos e embarcando nessa nova experiência. Conto com a ajuda dos colegas profissionais.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Jucilene, que bacana seu comentário, já que é difícil encontrar mulheres taxistas. Espero que dê tudo certo com a sua profissão e que você consiga crescer e evoluir muito nessa carreira. Abraço!

Juclene Alves da silva disse:

Grata.

Nelson disse:

Estou esperando sair meu alvará e serei um dos melhores na profissão,valeu as dicas

Karlon disse:

Olá , muito bacana o fórum sou taxista de natal no estado do Rio Grande do Norte. Exerço minha ativador com amor e alegria, quem tive a chance de me conhecer em natal . Pode ter certeza que vai ser uma boa viagem .. estou deixando meu contato 84988790235

Luiz Augusto dos Santos Martins disse:

Sou taxista no Rio de Janeiro e guia de turismo Embratur. São trinta taxista, vinte e sete guia de turismo.
Amo o que faço.
E o que mais me envaidece é quando do nada vem por e -mail ou tel uma pessoa que me está sendo indicada por meus amigos turistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.
Sem falar dos muitos contatos que estão me esperando ir aos seus países e estados.
Já começo a preparar um livro.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais