Olá, aqui é a Isabella Machado novamente, trazendo dicas de viagem para Vila Velha, no Espírito Santo. Fato é que o Espirito Santo nem sempre é o destino escolhido pelos turistas em férias.
Talvez por estar tão próximo ao Rio de Janeiro, acaba sendo um destino pouco lembrado. Mas eu posso garantir que este é um local perfeito, com cidades maravilhosas para curtir as férias.
Nesse artigo vou trazer informações sobre os principais pontos turísticos de Vila Velha, as diferenças que você encontra da capital Vitória e também informações para ajudar você a ter uma viagem tão legal quanto a que tivemos.
Conteúdo desse artigo:
Nossa viagem para Vila Velha
Tive a oportunidade de conhecer Vila Velha durante uma viagem que fiz por todo o Brasil, com objetivo principalmente turístico. Queria conhecer ao máximo várias cidades do nosso querido e amado país.
E a verdade é que encantei por Vila Velha, achei a cidade apaixonante. Mesmo sendo grande, é uma cidade com um clima de cidade de praia pequena, porém, com estrutura de cidade grande.
Isso torna a experiência muito mais agradável, já que você encontra restaurantes, praças, lojas, bistrôs, cafeterias e sabe que pode contar com policiais, hospitais, médicos e farmácias caso venha precisar de assistência.
O que fazer em Vila Velha?
Passei ao todo 3 dias conhecendo a cidade e durante esse período contei ao menos mais de 25 atrações durante minha viagem a Vila Velha, desde passeios naturais, históricos e até mesmo religiosos.
A melhor época para se conhecer vila velha é no verão, entre dezembro e março, as demais atrações da cidade podem ser visitadas em qualquer época do ano.
As épocas chuvosas no Espirito Santo costumam começar na segunda quinzena de outubro e em meados de fevereiro. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro.
Abaixo você encontra os locais que conheci em Vila Velha e que recomendo a visita.
Centro Histórico
O centro histórico é acolhedor, com ruas de pedra e construções históricas, um passeio sem dúvidas altamente relaxante.
No centro histórico de Vila Velha encontrei os três pontos turísticos mais famosos da cidade: a Casa da Memória, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Convento da Penha.
Casa da Memória
A Casa da Memória foi construída no final do século XIX, em 1893, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Nessa casa, você conhecerá uma exposição permanente com toda a história da região.
O grande ícone da Casa da Memória e também da história dos Capixabas é o Bonde 42, parte da história do transporte público do Espirito Santo. O bonde possui 12m, e alcançava uma velocidade de 30km/h, transportando mais de 100 pessoas.
Além do bonde, na Casa da Memória também tive a oportunidade de ver objetos e obras de arte recuperados ao longo de 100 anos.
A Casa da Memória está localizada em frente à Praça Tamandaré, onde também está localizado outro ponto turístico da cidade que falarei a seguir.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um verdadeiro marco da colonização no estado capixaba. A igreja é o resultado da ampliação de uma antiga capela do estado, e foi construída em 1535.
A construção já enfrentou diversas reformas e os altares foram instalados em 1908. Em 1912, toda a estrutura recebeu um reforço para a instalação da linha do bonde.
>> Leia também: Como é o réveillon em Vitória
Convento da Penha
O Convento da Penha é o maior cartão postal de Vila Velha e de todo o Espirito Santo. Também está localizado próximo à Casa da Memória e a Igreja do Rosário, e é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.
A história do convento vem de 1558, hoje tombado como Patrimônio Histórico Cultural pela UNESCO, no qual o convento é um monumento religioso, o mais importante da arquitetura capixaba.
O convento está no alto de um penhasco de 154 metros de altitude com uma vista maravilhosa de Vila Velha e de Vitória, inclusive da ponte que liga as duas cidades.
O interior do convento é praticamente todo feito em madeira, entalhada pelo artista português José Fernandes Pereira, entre os anos de 1874 e 1879.
O principal altar no convento também é uma obra de arte com mais de 200 peças e 19 diferentes tipos de mármore.
Ao todo são mais de 600 mil metros quadrados com atrações que merecem destaque como o terço gigante, que pode ser visto da capital Vitória.
“No lugar também visitei a gruta de Frei Pedro Palácios, mirantes, exposições de artes e artesanatos e uma lanchonete, todos dentro do terreno do convento.”
Farol de Santa Luzia
O maior clássico de Vila Velha foi construído em 1871, e fica na entrada do canal de acesso a Vitória. Com 12 metros de altura, o Farol de Santa Luzia é feito de placas metálicas trazidos da Escócia em 1870.
No Farol tem uma lojinha de artesanatos, uma sala com a história do farol e um espaço incrível para relaxar com uma vista da baía de Vitória e do mar.
O Farol ficou fechado por 10 anos, de 2006 a 2016, para reformas. E quando foi reaberto, a estrutura estava bem melhor para receber os turistas.
>> Leia também: Um feriadão em Vitória
Praia Secreta
A praia de secreta não tem nada de secreta na verdade, mas sim é uma praia bem pequena e fica próxima ao Farol de Santa Luzia, bem ao lado, mais precisamente.
Mas não a subestime pelo tamanho, pois é uma praia linda e sem dúvidas a melhor em que estive durante minha visita a Vila Velha.
A entrada é por um simples buraco no muro, e talvez seja essa a razão dela receber este nome. Para chegar até a praia, você desce por um caminho de cimento.
Chegando na praia secreta, você encontra uma praia paradisíaca, com águas verdes e calmas, uma excelente opção para um bom mergulho em um dia quente.
Outras praias de vila velha
As praias de Vila Velha são excelentes locais para pegar sol e tomar banho de mar. A que eu prefiro sem dúvidas é a Praia Secreta, mas as outras opções também são belíssimas, com destaque para:
- Praia de Itapoã
- Praia da Costa
- Praia de Itaparica
- Praia do Bananal
- Praia da Sereia
Vila Velha também conta com a badalada Praia da Costa, uma opção completa com calçadão, chuveiros, ciclovias, parquinhos, quiosques, bares e restaurantes.
Uma excelente estrutura que atrai diferentes pessoas, tornando todo o ambiente mais democrático. Também não posso deixar de falar do famoso Posto 9 de Vila Velha, lugar a galera mais jovem que busca um agito.
>> Leia também: 10 destinos baratos após a pandemia
Caminhada pela Orla
A mais movimentada das orlas é a da Praia da Costa. Mesmo que você não esteja planejando pegar um sol ou entrar na água, um simples passeio pela orla da praia da costa é uma excelente opção de passeio.
É uma opção mais tranquila e parecidíssima com o Rio de Janeiro. Ela possui uma excelente estrutura para pedestres com uma calçada larga e espaçosa, barraquinhas com comidas e bebidas, parques, aluguel de bicicletas e muito mais.
Morro do Moreno
O Morro do Moreno possui 274 metros de altura e localiza-se próximo ao centro de Vila Velha, bem ao lado do Convento da Penha.
O morro possui rampa de voo livre, fonte de água mineral, mirantes naturais e três formas de escalada: duas de frente para a terceira ponte e uma de frente para a Praia da Costa.
Para quem não deseja caminhar muito, o primeiro mirante, o mirante da pedra da “Testa da Macaca” possui uma vista incrível. A trilha possui apenas 500 m, porém de subida. Para o ponto mais alto são 1 km de trilha.
Para chegar à trilha do Morro do Moreno, é necessário seguir por uma antiga estrada (atualmente somente a trilha) e o carro deve ser deixado próximo às últimas casas.
>> Leia também: Como é o carnaval em Vitória
Museu da Vale
O Museu da Vale está localizado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, que foi construído em 1927 para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
O museu é uma iniciativa da Fundação Vale e está localizado às margens da baía de Vitória, no bairro Argolas, no qual guarda os registros de mais de 100 anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
“É um passeio muito bacana, principalmente para quem gosta de artes, já que lá também se encontram mostras de artes contemporânea, exposição de artistas consagrados e também de artistas mais jovens.”
Como chegar em Vila Velha
Para chegar em Vila Velha você pode optar de carro, de ônibus, de avião e até mesmo de barco, já que ela é uma cidade litorânea. Que tal chegar na cidade de lancha, em grande estilo?
Passagem aérea para Vila Velha
Para chegar em Vila Velha de avião, é possível através do Aeroporto de Vitória, pois o estado está bem centralizado no mapa, mas é possível encontrar bons valores para voos capixabas.
Do aeroporto de Vitória até a chegada em Vila Velha, para quem opta pela viagem de avião, existe a opção de transporte público, táxi, Uber e aluguel de carro.
Pessoalmente, prefiro utilizar o Uber, pois a distância é um pouco longa e sai mais em conta.
Para consultar os preços das passagens aéreas, você pode utilizar sites como da Max Milhas, já que eles também fazem a consulta de preços de passagens com milhas, muitas vezes mais em conta.
>> Consultar preço das passagens aéreas
Trajeto de carro para Vila Velha
De carro também um dos meios mais comuns para chegar em Vila Velha, sendo que a principal ligação é a BR-101, que liga o Espírito Santo com o Rio de Janeiro e o sul da Bahia.
Do Rio de Janeiro ao Espírito Santo são 530 km pela BR-101. Já de Belo Horizonte em Minas Gerais ao Espírito Santo são 550 km através da BR-262.
Aluguel de carro para Vila Velha
Para ter mais liberdade para explorar a cidade, uma opção é alugar um carro em Vila Velha. Assim você pode até estender um pouquinho o passeio nas montanhas capixabas, onde o carro é indispensável.
É possível encontrar boas opções de aluguel de carro para Vila Velha em sites como da Rentcars que fazem a consulta e comparação em várias locadoras da cidade.
>> Conferir preço do aluguel de carro
Passagem de ônibus
Também é possível ir a Vila Velha de ônibus, através da Águia branca e São Geraldo, que são as principais empresas de ônibus que levam a Vila Velha e demais capitais, além também do interior do Espírito Santo.
Onde ficar em Vila Velha
Uma dica que vale ouro é que se hospedando em Vila Velha, você também tem a opção de conhecer Vitória.
Basta atravessar a ponte para transformar o roteiro ainda mais interessante, além de encontrar boas opções de hospedagem também na capital.
Hotéis em Vila Velha
Existem opções de hotel e pousada em Vila Velha, com estilos dos mais diversos, assim como preços, com boa avaliação pelos turistas.
Entre os destaques podemos citar o Quality Suites que fica localizado na Praia da Costa, de categoria 4 estrelas, piscina e estrutura com vista para o mar, com diárias a partir de R$ 350.
Outro destaque fica com o Hotel Santorini, também localizado de frente para o mar, de categoria 3 estrelas e com diárias a partir de R$ 300.
Para finalizar as indicações temos o Hotel Itaparica, localizado na Praia de Itaparica, de categoria 3 estrelas, com delicioso café da manhã e ótima recepção, com diárias a partir de R$ 310.
>> Conferir outras opções de hotéis
Aluguel de temporada
A cidade possui excelentes hotéis e apartamentos para alugar em sites como do Airbnb, principalmente nos destinos de praia.
É possível economizar mais de 30% com hospedagem escolhendo essa opção. Se você nunca teve a experiência, recomendo. Basta combinar dia e horário com o proprietário e retirar a chave para ter acesso à casa ou apartamento de temporada.
Finalizando
Resumidamente, Vila Velha é uma grande opção de cidade para se conhecer, com valores excelentes do passeio.
Você viu aqui ao longo do texto os principais pontos turísticos de Vila Velha, aqueles que passeamos e mais gostamos, assim como dicas para planejar toda a viagem.
Se você ainda não decidiu onde passar suas férias sem dúvidas Vila Velha será uma excelente opção de destino.
Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos pontos turísticos do texto você mais ficou com vontade de conhecer para sua viagem para Vila Velha? Deixe abaixo o seu comentário!