Planejando viagem para Minas Gerais? Sempre tive muita vontade de conhecer o estado de Minas Gerais. É um dos estados que mais oferece atrações turísticas para se conhecer, principalmente quando falamos de belezas naturais, gastronomia e história.
A começar pelas cidades históricas de Tiradentes, Ouro Preto, São João Del Rei e Diamantina que fazem lembrar as épocas da colonização portuguesa com casas, ruas, igrejas e construções diversas ainda preservadas daquele tempo.
Para quem é fã de aventura e história, vai se encantar com a Estrada Real que é a maior rota turística do país com mais de 1.630 quilômetros de extensão e lembram os caminhos de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
Já quem é fã de belas artes, o Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Ele fica localizado no município de Brumadinho.
Sem falar na capital Belo Horizonte que é o centro cultural do estado, onde é possível encontrar peças de teatro, feiras, museus, praças, entre outras atrações relacionadas.
Conteúdo desse artigo:
Principais Regiões Turísticas
O Estado de Minas Gerais é muito grande e composto por 48 regiões turísticas, conforme site do Ministério do Turismo! São elas:
- Águas
- Alta Mogiana
- Belo Horizonte
- Cachaça
- Caminho Novo
- Caminhos do Serrado
- Caminhos do Indaiá
- Caminhos do Sul de Minas
- Caminhos Gerais
- Caminhos Verdes de Minas
- Campo das Vertentes
- Canastra
- Diamantes
- Grutas
- Grutas e Mar de Minas
- Guimarães Rosa
- Lago de Furnas
- Lago de Irapé
- Lago de Três Marias
- Malhas do Sul de Minas
- Mata Atlântica de Minas
- Montanhas Cafeeiras de Minas
- Montanhas e Fé
- Nascente do Rio Doce
- Nascentes das Gerais
- Noroeste das Gerais
- Ouro
- Pedras Preciosas
- Pico da Bandeira
- Rota do Muriqui
- Serra do Brigadeiro
- Serra do Cabral
- Serra do Cipó
- Serras de Ibitipoca
- Serras de Minas
- Serras e Cachoeiras
- Serras Verdes do Sul de Minas
- Sertão Gerais
- Terras altas da Mantiqueira
- Trilha dos Inconfidentes
- Trilhas do Rio Doce
- Urucuia Grande Sertão
- Vale do Jequitinhonha
- Vale Verde – Quedas D’Água
- Velho Chico
- Verde- Trilha dos Bandeirantes
- Veredas do Paraopeba
- Villas e Fazendas de Minas
Assim como nos demais estados, algumas regiões turísticas possuem uma maior estrutura, outras são mais rústicas, mas compensam pela conhecida hospitalidade mineira e excelente gastronomia. Conheça melhor algumas delas abaixo.
Região de Belo Horizonte
Claro que precisamos começar pela região da bela capital mineira, a cidade de Belo Horizonte.
Um de seus grandes atrativos é a cultura, sendo que o Circuito Cultural Praça da Liberdade é considerado um dos maiores complexos de cultura da cidade incluindo espaços como bibliotecas, museus, memoriais, centros de artes e a famosa Academia Mineira de Letras.
Vale conferir o lugar e respirar a cultura em cada um desses espaços conhecendo de quebra ainda diversos patrimônios históricos do país.
A linda Lagoa da Pampulha
Outro lugar muito famoso é a Lagoa da Pampulha, que na verdade é parte de um projeto de Oscar Niemeyer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, considerado pela UNESCO um Patrimônio Cultural da Humanidade.
Além de desfrutar do Parque Ecológico da Pampulha que possui grande área verde para recreação, para uma agradável caminhada ou para um passeio de bicicleta, você também encontra diversas atrações como a Igreja de São Francisco e a Casa Kubitscheck (um memorial do ex-presidente Juscelino).
Na região da Pampulha você também encontra a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube, além de ter a possibilidade de visitar também o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, onde fica a sede do Museu Brasileiro do Futebol.
No complexo você encontra ainda um parque de diversões clássico, nos moldes de antigamente: o Parque Guanabara.
Ainda na Lagoa da Pampulha, outra dica é desfrutar de um belo pôr-do-sol, que geralmente começa pelas 17:30 h, no qual os raios solares refletem na lagoa e deixam tudo colorido em tom alaranjado.
“Outros lugares para ver o pôr-do-sol são na Praça do Papa ou no Mirante das Mangabeiras, que são os pontos mais altos da cidade e a vista justifica o nome de Belo Horizonte”
A noite em Belo Horizonte
A noite em BH também tem seus atrativos, diversos bares, restaurantes, teatros e opções de lazer para todos os gostos durante a viagem para Minas Gerais.
Em Santa Teresa ficam alguns dos bares mais boêmios com boa música e gastronomia, cercados pelo patrimônio histórico da cidade. Já na Região do Savassi você encontra além de bares e restaurantes alguns shoppings, lojas, boates, casas noturnas e centros comerciais.
Vale conferir ainda a Rua do Amendoim, famosa por sua ilusão de ótica de “desafiar a gravidade” quando o carro desligado em uma ladeira parece subir ao invés de descer. Ela é visitada por milhares de turistas mensalmente.
Região da Canastra
Considerado um dos mais belos destinos de Minas Gerais, a região da Canastra ao sudoeste de Minas Gerais, tem como cidade principal o município de São Roque, sendo a mais próxima da entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Vale mencionar que o Parque Nacional da Serra da Canastra também faz parte dos municípios de Sacramento e Delfinópolis.
Dentro da Serra da Canastra está a nascente do Rio São Francisco, além de diversas cachoeiras. Uma delas merece destaque que é a cachoeira Casca D’Anta com quase 200 metros de altura.
A fauna e a flora são muito ricas e além da paisagem exuberante, é possível observar no parque animais como o tamanduá-bandeira, que continua em extinção no Brasil.
Outro destaque fica com Capitólio, conhecido com o Mar de Minas, uma cidade próxima do Parque Nacional da Serra da Canastra, repleto de cânions e formações rochosas, com seus afluentes que tornam cada foto tirada como se fosse foto de revista.
Para conhecer mais de Capitólio, recomendamos o e-book Guia de Capitólio, elaborado pela Camila e Nange do blog Vida Sem Paredes. Um guia completo sobre os melhores meses para visitar Capitólio, como chegar na cidade, melhores regiões para se hospedar e muito mais.
Caminhos Gerais
Um dos circuitos mais hospitaleiros é o de Caminhos Gerais que inclui os municípios de Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento.
O destaque principal da região é o município de Poços de Caldas, que tem fontes hidrominerais e águas com ação terapêutica. A cidade oferece trilhas, pontes e cachoeiras para a prática de esportes e até mesmo passeios de charrete.
É um ótimo passeio para desfrutar de atividades de ecoturismo, da hospitalidade e da gastronomia mineira. Recomendamos o passeio de teleférico até o topo da Serra de São Domingos. Entre as hospedagens em Poços de Caldas existe o Hotel Nacional Inn.
A cidade tem também um calendário de eventos com muitas atrações e que vale ficar de olho na data da sua viagem para Poços de Caldas.
“Entre os eventos de destaque de Poços de Caldas podemos citar o Festival Música nas Montanhas, o Carnaval de Poços de Caldas, o Noite Fora do Eixo e o Sinfonia das Águas.”
Região do Ouro
A Região do Ouro é rica tanto em história como também em cultura, tradições, belezas naturais e gastronomia que merece ser visitada ao menos uma vez na vida por todos os brasileiros.
A região nos conta muito da História do Brasil e da Inconfidência Mineira, além de dar a oportunidade de ver de perto as obras de Aleijadinho.
Como a Região do Ouro é muito grande e possui muitas atrações turísticos, o Circuito do Ouro possui quatro tipos de roteiro para você conhecer:
- Entre ruralidades e personalidades
- Entre serras da piedade ao caraça
- Entre cenários da história
- Entre trilhas, sabores e aromas
É no terceiro roteiro que está o município de Ouro Preto, um dos grandes destaques da região e Patrimônio Histórico da Humanidade segundo a Unesco.
É ali que encontramos o Museu da Inconfidência e o Monumento à Tiradentes, além do Museu do Aleijadinho e a Igreja de São Francisco de Assis projetada por ele.
“Realmente a cidade respira história e se você quiser, pode ouvir parte dela sendo contada na Casa do Conto.”
Para quem gosta, o carnaval de Ouro Preto é um dos mais animados e mais belos do país, seja pelas pessoas que frequentam, ou por ser realizado em meio aos prédios históricos.
Trilha dos Inconfidentes
A Trilha dos Inconfidentes é outro circuito rico em história e belezas naturais. A região é composta por 20 cidades com diversas construções históricas, artes como pintura e escultura, música e gastronomia.
Entre as cidades de destaque da região podemos citar Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, Barroso e Barbacena na sua viagem para Minas Gerais.
O ecoturismo, o turismo de aventura e a prática de esportes náuticos também é destaque da Trilha dos Inconfidentes e você pode ainda decidir fazer um passeio de cavalos ou degustar de cachaça artesanal em vários lugares do percurso.
“Na região ainda existem diversos festivais, festas religiosas e até mesmo rodeios, com eventos que acontecem durante todo o ano.”
Os destaques vão para a Mostra de Cinema de Tiradentes, a celebração de São Sebastião em Santa Cruz de Minas, o festival de Inverno em São João del Rei, o festival de Cultura e Gastronomia em Tiradentes e a festa das Rosas em Barbacena.
Vale Verde e Quedas D’Água
Um dos principais municípios da região do Vale Verde é São Thomé das Letras, famoso por ser uma das principais cidades místicas do Brasil.
O local mais visitado é o Parque Municipal Antônio Rosa onde estão localizados o Cruzeiro, a Toca da Bruxa e a Casa da Pirâmide, além das incríveis belezas naturais da cidade, com uma vista maravilhosa tanto para o nascer como para o pôr-do-sol.
Vale ver também as mais de 20 cachoeiras espalhadas pela cidade, as grutas da região e as lojinhas do centro para as compras, ideal para levar lembranças da viagem para casa ou dar para os amigos.
“Entre as cachoeiras que merecem destaque estão a Cachoeira do Flavio, a Cachoeira Vale das Borboletas e a Pirâmide São Thomé das Letras.”
Como chegar até Minas Gerais
Como chegar até o Minas Gerais vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que Minas Gerais tem regiões lindas principalmente no litoral do estado.
Se você escolher viajar para a capital Belo Horizonte, você pode chegar de carro ou de avião. Já se você viajar para o interior mineiro, o caminho vai ser de carro ou de ônibus mesmo.
Passagem aérea para Minas Gerais
Para a escolha da passagem aérea para Belo Horizonte, é importante saber que existem 2 principais aeroportos.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, também conhecido como Aeroporto de Confins, realmente fica “nos confins” mineiro
Ele fica distante 40 km do centro da capital mineira, ou seja, há 1 hora mais ou menos de viagem. Por isso, tenha sempre bem organizado seu transporte quando chegar no aeroporto, principalmente se você tem compromissos marcados.
Já o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, também conhecido como Aeroporto da Pampulha, fica distante apenas 9 km do centro, muito mais rápido.
De qualquer forma, nos dois aeroportos a empresa Expresso Unir disponibiliza o transporte de passageiros em ônibus (tanto comuns como executivos) que saem em vários horários para o centro e rodoviária de Belo Horizonte
O Expresso Unir também conecta os dois aeroportos, caso você precise fazer baldeação, além de recolher eventuais hóspedes do Ouro Minas Palace Hotel que precisam ir ou vir até o aeroporto, já que fica no caminho.
As companhias aéreas que oferecem voos para a maioria das cidades mineiras são a LATAM, AZUL e a GOL. Você pode consultar os preços em sites como do Skyscanner.
>>> Passagens aéreas com desconto para Minas Gerais!
Caminho terrestre
Para quem tem a intenção de viajar de carro até Minas Gerais, existem algumas opções de caminhos disponíveis que variam conforme a sua região de saída.
Para quem parte de São Paulo até Minas Gerais, pode ir pela BR-388 ou BR-459 e BR-381. O caminho demora em média 6 horas e meia.
Para quem parte do Rio de Janeiro até Minas Gerais, a opção mais rápida é via BR-040, que demora em torno de 10 horas. É possível também ir pela BR-040 e BR-381, ou apenas pela BR-381, mas a viagem duraria em média 11 horas nessas outras opções.
Saindo de Vitória no Espírito Santo até Minas Gerais, pode utilizar a BR-262 ou BR-259 com duração também em média de 11 horas de viagem.
Para quem sai do Nordeste, passando por Salvador na Bahia, pode utilizar a BR-116 e também a BR-101, mas o trecho que economiza mais tempo é através da BR-116 e BR-251. Já saindo de Brasília ou de Goiás a principal opção é a BR-040.
Aluguel de carro em Minas Gerais
Alugar carro em Minas Gerais, torna fácil o acesso aos pontos históricos mais afastados, além de facilitar o deslocamento entre uma cidade e outra, ajudando a economizar tempo para aproveitar melhor os passeios.
Existem inclusive alguns roteiros especiais para fazer de carro aproveitando as belezas naturais, gastronomia e história presentes também nas estradas.
Escolhemos aqui 3 exemplos de roteiros para fazer de carro em Minas Gerais:
- Bem perto da Capital: Itabirito, Ouro Preto e Mariana
- Roteiro Místico: Carrancas, São Thomé das Letras e Aiuruoca
- Roteiro Histórico: Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes
Para fazer pesquisa de aluguel de carro em Minas Gerais você pode consultar sites especialistas, como o site da Rentcars que tem parceria com locadoras de várias cidades.
>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!
Passagem de ônibus em Minas Gerais
A principal rodoviária de Minas Gerais é a rodoviária de Belo Horizonte que fica localizada na Avenida do Contorno, 340.
Ela recebe conexões do país inteiro, que partem principalmente das cidades mais próximas da capital, já que o fluxo de pessoas vindo dessas regiões com esse meio de transporte é comum.
As principais viações operam para a rodoviária com destaque para a Autoviação Cometa, a Expresso Gardenia, a Auto Viação Presidente e a Viação Útil.
Para realizar sua pesquisa de passagem rodoviária para Minas Gerais você poderá utilizar o site da ClickBus.
>>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!
Onde ficar em Minas Gerais
Nada como a famosa hospitalidade mineira! Existem várias opções de hospedagem em Minas Gerais que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada reservando pelo Booking.
Hospedagem em Belo Horizonte
A dica de hospedagem em Belo Horizonte é se hospedar próximo da Lagoa da Pampulha e assim desfrutar de tudo o que o complexo oferece sem perder muito tempo de deslocamento. Ou ainda escolher a região do Savassi.
Tem várias opções de hotel em BH, sendo que podemos indicar o Allia Gran Hotel de categoria 4 estrelas, com lindos quartos e café de manhã incluso com diárias a partir de R$ 190,00.
Outra opção de hospedagem em BH é o Trip by Wyndham Belo Horizonte Savassi, também de categoria 4 estrelas, ideal para quem busca principalmente um lugar confortável para recarregar as energias após um dia de viagem, com diárias a partir de R$ 318,00.
Mais uma opção de hotel em Belo Horizonte é o Bourbon Hotel que possui uma linda piscina para relaxar naqueles dias mais quentes da viagem com diárias a partir de R$ 271,00.
Outros lugares para ficar hospedado
Minas como a gente viu tem vários destinos turísticos. Trouxemos abaixo algumas outras opções de lugares para se hospedar na viagem em Minas Gerais.
Em São Roque de Minas, você pode escolher entre alguns tipos de hospedagem como as casas de temporada, as pousadas urbanas ou pousadas rurais como a Caminhos da Serra e a Pousada Barcelos.
Em Poços de Caldas você encontra hotéis all inclusive, como o Golden Park e o Thermas Resort, também o Hotel Monreale Resort com pensão completa e também hotéis mais econômicos como o Hotel Villa Fiori e a Estalagem do Café.
Já em Ouro Preto há diversas opções de pousadas como o Hotel Solar do Rosário, localizada no centro histórico, o Solar da Ópera, o Hotel Pousada Arcanjo ou a Pousada do Mondego.
Para encontrar a melhor opção de hospedagem recomendamos sites como do Booking.
>>> Reservar hotéis e pousadas em Minas Gerais!
Gastronomia de Minas Gerais
Não dá para negar que a gastronomia é um dos cartões postais do estado de Minas Gerais, desde o famoso pão de queijo, às comidas caseiras feitas em fogão a lenha e panelas de barro passando ainda pelo café e a cachaça artesanal.
E já que Minas é cheia de delícias, segue abaixo algumas dicas para desfrutar da gastronomia de Minas Gerais.
Dicas de restaurantes em Belo Horizonte
Um dos restaurantes de Belo Horizonte mais recomendados é o Glouton, que mistura a culinária mineira à francesa. Vale conferir esta mistura num ambiente sofisticado durante viagem para Minas Gerais.
Uma opção mais simples e caseira muito bem recomendada pelos viajantes na Capital Mineira é o Restaurante da Leia.
Para desfrutar da famosa comida no fogão a lenha em Belo Horizonte, a opção é o Restaurante Xapuri que representa o verdadeiro estilo mineiro em 30 anos de tradição. O buffet conta ainda com doces mineiros variados.
Para um happy hour com os amigos também existem os bares em Belo Horizonte. Alguns inclusive são considerados imperdíveis pelos viajantes como o famoso Bar Ideal, especialista em chopp acompanhado de alguns sucessos como as carnes nobres assadas na Parrilha (tipo de churrasqueira Uruguaia).
Dicas de gastronomia fora de Belo Horizonte
Na Serra da Canastra uma opção é o restaurante Cozinha Original localizado na cidade de São Roque de Minas. Ideal para desfrutar da cozinha mineira com algum toque inovador da chef.
Na mesma cidade também está o tradicional restaurante com música ao vivo chamado Velho Chico, considerado o destaque da região. Às sextas feiras você também pode comer diretamente na feira do Produtor Rural na praça central do município.
No Recanto de Minas Restaurante, na cidade de Rodeio, você pode desfrutar do famoso café colonial mineiro. O restaurante promove ainda diversos festivais para promover a cultura gastronômica mineira.
Vale também conferir na cidade de Tiradentes o Festival de Cultura e Gastronomia, no qual vários pratos são elaborados por chefs e restaurantes locais sendo uma atração à parte da cidade.
>>> Comprar passeios para Minas Gerais!
Seguro de viagem para Minas Gerais
Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.
Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para Minas Gerais.
O bom é que o seguro de viagem para Minas Gerais é muito barato e você pode fazer a compra em sites como da Seguros Promo.
- >> Passagens para Belo Horizonte mais baratas
- >> Alugue um carro em Belo Horizonte
- >> Não se esqueça do seguro de viagem
O que fazer na viagem para Minas Gerais
- Comer um delicioso pão de queijo mineiro
- Visitar as cidades históricas
- Se aventurar pela Estrada Real
- Apreciar as belas obras de arte de Inhotim
- Assistir jogos de futebol no Mineirão
- Se divertir nos bares da capital Belo Horizonte
- Aproveitar as delícias da gastronomia mineira
- Passear de trem Maria Fumaça
Informações sobre Minas Gerais
- Capital: Belo Horizonte
- População: 20,870 milhões de habitantes
- Localização: Sudeste do Brasil
Aeroportos de Minas Gerais
- Aeroporto Internacional de Confins
- Aeroporto de Divinópolis
- Aeroporto de Barbacena
- Aeroporto Carlos Prates
- Aeroporto de Montes Claros
- Aeroporto da Pampulha
- Aeroporto de Poços de Caldas
- Aeroporto de Uberaba
- Aeroporto de Uberlândia
Cidades importantes de Minas Gerais
- Belo Horizonte
- Uberlândia
- Contagem
- Juiz de Fora
- Betim
- Montes Claros
- Ribeirão das Neves
- Uberaba
- Governador Valadares
- Ipatinga
- Sete Lagoas
- Divinópolis
- Santa Luzia
Artigos sobre Minas Gerais
- Férias de julho Minas Gerais
- Carnaval São João del-Rei
- Carnaval BH
- Carnaval Diamantina
- Carnaval Muzambinho
- Réveillon Betim
- Réveillon Uberlândia
- Réveillon Juiz de Fora
- Réveillon Contagem
- Réveillon Belo Horizonte
Minas Gerais possui muitos pontos turísticos incríveis para se visitar e aproveitar. E o pão de queijo e queijo caseiro são divinos. Obrigado pelo artigo.
Com certeza Gustavo! Um lugar que mistura história, cultura e muitos pontos turísticos, além de toda uma gastronomia deliciosa. Obrigado pela visita!
Pena não terem falado do Santuário do Caraça (Catas Altas), antigo seminário para padres. Quem sabe não fica para a próxima? Vejam no youtube, se quiserem.
Olá Cristiano, Minas Gerais é mesmo um estado com muitas atrações turísticas. Ainda não conhecia esse santuário, mas podemos deixar para o próximo post. Obrigado pela indicação. Abraço!
Vale ainda destacar que prefeitura de Belo Horizonte soltou a pesquisa que a cidade tem cerca de 28 bares a cada km², sendo uma das cidades mais boêmias do país. Além disso, a energia cultural e artística de Minas Gerais é imensa com um acervo de inúmeros museus da colonização portuguesa, moda, pinturas, esculturas, etc. É aquele velho ditado “já que Minas não tem mar, eu vou pro bar”.
Bacana, não conhecia essa estatística Gustavo. Mas confesso que tenho alguns amigos mineiros que colaboram muito com ela. 😀
Além do circuito histórico, vale a pena dar uma visitada nas cidades do “Circuito das Águas” no sul de Minas. É lindo!
Legal Bernardo, valeu pela colaboração aqui no blog. Pelo que pesquisei, o Circuito das Águas contempla as seguintes cidades: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações. É isso mesmo? Abraço!
Olá Thiago. Como disse Guimarães Rosa “Minas são muitas”. Moro no Triângulo Mineiro (Uberlândia) e indico a Serra da Canastra. No lado Sul, Capitólio com seus canyons e o Mar de Minas (Furnas). No lado norte a nascente do Rio São Francisco, São Roque de Minas e o Queijo da Canastra, lindas cachoeiras e uma culinária de dar água na boca.
Show de bola Percival, recentemente atualizamos o texto trazendo informações das regiões turísticas de Minas e ficamos surpreso que ao todo são 48 regiões, cada uma com suas características. Um turista que quiser conhecer todas elas, vai precisar ficar mais de um mês no estado.