Se você deseja estudar fora do país, mas não sabe qual localidade escolher, que tal pensar na possibilidade de tirar visto de estudante para o Uruguai?
Nesse artigo estamos trazendo os principais motivos para tomar a decisão de estudar no Uruguai, como fazer para obter o visto de estudante e muitas outras dicas para orientar e ajudar na escolha.
Conteúdo desse artigo:
Por que estudar no Uruguai?
A proximidade entre as culturas Brasil e Uruguai é um dos fatores que contam positivamente no momento de escolher o Uruguai para estudar.
Que tal estudar em um país onde é comum beber o tradicional mate, fazer um delicioso churrasco no domingo, ficar perto das maravilhosas praias de Punta del Este e de cidades turísticas como Montevidéu, Colonia del Sacramento e Salto?
Além disso, os uruguaios adoram futebol e também uma boa festa, tanto que eles possuem um carnaval com duração de 40 dias, pasmem!
Mas, esse não é o principal atrativo para você querer estudar no Uruguai: os países firmaram entre si um acordo que facilita o reconhecimento dos títulos acadêmicos já obtidos (o que inclui os do Ensino Médio).
Isso evita toda a burocracia existente, como a validação dos documentos e a tradução juramentada desses documentos, acordo conhecido como Convenção de Haia.
De quebra você ganha o aprimoramento da língua espanhola e a facilidade de cursar uma graduação sem precisar prestar o vestibular, somando pontos no momento da decisão do estudante sobre qual país estudar.
>> Leia também: Como são as férias de julho no Uruguai
Quais tipos de visto existem no Uruguai?
Existem 3 tipos de visto para o Uruguai:
- Visto de turismo
- Visto de residência temporária do Mercosul
- Visto de residência permanente do Mercosul
Para quem quer estudar, pode optar pelas 3 opções considerando os seus objetivos de estudo, conforme vamos ver a seguir.
Os países do Mercosul, o que inclui o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, não precisam residir temporariamente no país para pedir a residência.
Basta apresentar a documentação (veja a listagem a seguir), fazer o agendamento online pelo site do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai e comparecer no consulado do Uruguai no Brasil ou no Departamento de Residencias de la Dirección Nacional de Migración, em Montevidéu.
“O processo é mais fácil fazendo diretamente no Uruguai do que pela internet ou dentro do Brasil, porém isso vai requerer que você viaje até lá.”
Visto de turismo
É o visto indicado para quem vai fazer cursos de curtíssima duração. Na verdade ele não é nem exigido para entrar no país. A pessoa entra no Uruguai como se fosse fazer uma viagem e aproveita e faz o curso de curtíssima duração.
Visto de residência temporária do Mercosul
Esse é o visto indicado para os estudantes brasileiros que forem cursar alguma instituição por menos de dois anos, no qual basta pedir o visto de residência temporária.
Ele é mais fácil de ser obtido, pois não é necessário comprovar os motivos da moradia, por exemplo, e pode ser renovado por mais dois anos.
“É o tipo de visto ideal para um curso de idiomas, para um curso técnico ou até mesmo uma pós-graduação no Uruguai.”
Visto de residência permanente do Mercosul
Já quem pretende cursar uma universidade é exigido que o estudante brasileiro comprove residência no país superior a três anos.
E não adianta tentar se inscrever em uma faculdade no Uruguai sem o visto permanente porque as faculdades vão negar a sua inscrição, mesmo que você tenha o visto temporário.
>> Leia também: Como é o Estádio Centenário do Uruguai
Como funciona o sistema educacional do Uruguai?
Existem muitas oportunidades para um imigrante estudar no Uruguai, seja fazendo um curso de idiomas no Uruguai, um curso técnico no Uruguai, uma faculdade no Uruguai ou pós-graduação no Uruguai.
Além disso, existem as opções do ensino público no Uruguai, que são pagos, mas possuem mensalidades bem atrativas.
Em relação às pessoas que têm filhos, vale ressaltar que a igualdade é colocada em primeiro patamar: as crianças usam um jaleco branco e um lenço azul por cima das suas roupas na intenção de igualá-las socialmente.
Quem vai ao país em busca de aprimorar o espanhol, também pode aproveitar a oportunidade para estudar francês, italiano e alemão. Outras línguas também bastante procuradas nas escolas.
Caso a opção seja um curso profissionalizante no Uruguai, existe a possibilidade de realizá-lo de maneira presencial, semipresencial ou online.
>> Leia também: Onde fazer compras em Montevideo
“Os cursos de Tecnologia da Informação, Administração, Negócios, Comunicação, Marketing, Desenho, Economia, Finanças, Beleza, Saúde e Gastronomia estão entre os mais procurados.”
Muitas instituições de ensino do Uruguai ainda orientam o aluno no direcionamento para conquistar uma vaga de trabalho.
Outra forma comum de estudo no país é pelo Programa de Mobilidade Acadêmica: o brasileiro pode passar de um a dois semestres estudando no Uruguai e depois continuar sua graduação no seu país de origem.
Inclusive, algumas universidades uruguaias oferecem programas de espanhol para estrangeiros.
Em relação às universidades, existe uma única universidade pública no Uruguai que é a Udelar, além das universidades privadas do Uruguai.
Também pode ser opção estudar em uma faculdade tecnológica no Uruguai, com certificados profissionalizantes para quem pretende trabalhar rapidamente, sendo que os cursos variam de dois a cinco anos.
5 passos para solicitar visto de estudante para o Uruguai
Para solicitar visto de estudante para o Uruguai não é difícil, levando em consideração a facilidade de acesso que o Brasil tem com o vizinho.
Os seguintes passos devem ser tomados:
- Escolher um curso ou universidade
- Solicitar a aprovação para realizar o curso
- Preparar a documentação
- Agendar entrevista no consulado ou embaixada
- Fazer a entrevista presencial
- Retirar o visto com o deferimento
- Reservar a viagem
Leia também: Um passeio pelas livrarias do Paraguai
1. Escolher um curso ou universidade
O primeiro passo para tirar o visto de estudante para o Uruguai é decidir que tipo de curso quer fazer e o local onde quer estudar. A instituição escolhida é a que você passará meses da sua vida e também a que colocará depois no currículo.
Abaixo trouxemos uma relação de instituições para ajudar a encontrar as melhores instituições separadas por modalidade de ensino:
Curso de idiomas e profissionalizantes
- Berlitz
- BIOS
- Dickens
- IBEC
- Alianza
- Academia Uruguay
- Gato Dumas (gastronomia)
- UTU – Universidad del Trabajo
Graduação pública no Uruguai
- Udelar (Universidad de La República): a única faculdade pública do país, com sede em Montevidéu e campos em outras localidades do país. Os cursos de pós-graduação são pagos.
Graduação particular no Uruguai
- ORT: considerada a 10ª melhor da América Latina pelo Times Higher Education, possui cinco faculdades com cursos de graduação, pós-graduação e técnicos curtos de seis a 18 meses.
- UDE: primeira universidade privada do Uruguai com mais de 60 programas. Também possui programas de intercâmbio, principalmente para brasileiros.
- Universidad Católica del Uruguay (UCU): a mais antiga universidade privada do país, com seis faculdades e 22 departamentos. Possui o programa de intercâmbio “Free Movers”.
- Universidad de Montevideo: universidade católica conta com uma escola de negócios e um centro de Ciências Biomédicas. Os alunos podem participar do “Free Movers” como na UCU.
>> Leia também: Uma visita ao Teatro Solís em Montevideo
2. Solicitar a aprovação para realizar o curso
Após a escolha da escola ou universidade, o próximo passo é entrar no site de cada uma delas, pesquisar os cursos que elas oferecem, identificar os cursos pretendidos por você e então entrar em contato com a universidade.
Caso o estudante seja aprovado, será enviada uma carta convite, uma declaração que deverá ser apresentada no consulado para solicitar o visto de estudante.
“O ideal é que você faça todo esse processo com antecedência, sendo o recomendado de 3 a 4 meses antes de iniciar o programa de estudos escolhido daquela universidade.”
3. Preparar a documentação para o visto de estudante para o Uruguai
Com a Convenção de Haia, o processo de documentação ficou mais simples. Basta apenas fazer um apostilamento de tudo, sem a necessidade da tradução juramentada.
Atente-se para as exigências da instituição de ensino escolhida, já que cada uma solicita um tipo de documentação diferente, que deve ser apresentada na versão original e com cópias autenticadas.
Conforme site do Ministério de Relações Exteriores, para conseguir o visto de residência no Uruguai para ingressar em uma faculdade, a exigência de documentos do governo uruguaio é a seguinte:
- 1 foto 3×4;
- RG, CPF, passaporte, certidão de nascimento e de casamento (se houver);
- Formulários e taxas pagas solicitados pelo consulado;
- Diploma escolar com firma reconhecida de uma das assinaturas do documento;
- Comprovação de residência no país para cursos acima de 90 dias;
- Revalidação do ensino médio no Consejo de Educación Secundaria (CES);
- Data de ingresso no Uruguai e a data de volta ao país de origem;
- Carteira de vacinação ou Carné de salud emitido no Uruguai;
- Certificado de antecedentes criminais da Polícia Federal, validado no Brasil e no Uruguai;
- Comprovante de residência no Brasil e comprovantes financeiros (extrato bancário, holerite, imposto de renda etc);
- Apostilamento de toda a documentação em cartório reconhecidos de sua cidade (conforme site da CNJ).
Carta verde
Ainda falando sobre documentação, quem pretende ir ao Uruguai de carro (muito comum para quem mora no Rio Grande do Sul) deve apresentar o Seguro Carta Verde do Mercosul junto da autorização do proprietário do veículo (registrado em cartório e com firma reconhecida no consulado uruguaio no Brasil), caso este não seja próprio.
Esse documento permite você circular livremente pelo país sem ter de pagar multas e ter o carro apreendido caso seja pego andando sem a documentação.
>> Leia também: Onde comer em Montevideo
4. Agendar entrevista no consulado ou embaixada uruguaia
A Embaixada do Uruguai ou um dos consulados do Uruguai tratam-se dos locais onde o estudante faz visita para dar a entrevista e entregar a documentação para tirar o visto de estudante uruguaio, além de proceder com os trâmites antes da sua viagem ao Uruguai.
O agendamento precisa ser feito pelo site do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, na parte de Trâmites e Serviços, buscando a opção “Tramitar la residência”. Ali você vai precisar criar um cadastro no site para ter acesso aos serviços para realizar o agendamento.
Os principais consulados uruguaios estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre e a embaixada do Uruguai no Brasil fica localizada em Brasília. Os endereços da embaixada e consulados você encontra abaixo, conforme site do Ministério das Relações Exteriores:
Embaixada do Uruguai em Brasília
- https://www.emburuguai.org.br/
- [email protected]
- SES Avenida das Nações, Quadra 803, Lote 14
- CEP 70450-900 – Brasília – DF
- Tel: +55 (61) 3322-4528 / 1200
Consulado-Geral do Uruguai em Belo Horizonte
- Av. do Contorno, 6777, salas 1301/2
- CEP 30110-110 – Belo Horizonte – MG
- Tel: +55 (31) 3296-7527 / 8293
Consulado-Geral do Uruguai em Porto Alegre
- [email protected]
- Avenida Cristóvão Colombo, 2999
- CEP 90560-005 – Porto Alegre – RS
- Tel: +55 (51) 3325-6197 / 6194 / 6193 / 6200
Consulado-Geral do Uruguai no Rio de Janeiro
- Cônsul-geral: María Noel Reyes Paisal
- [email protected]
- Av. Atlântica 1130, 6º andar, Edifício Atlantic Business Center – Copacabana
- CEP 22.021-000 – Rio de Janeiro – RJ
- Tel: +55 (21) 2553-6030 / Emergências: +55 (21) 98052 9457
Consulado-Geral do Uruguai em São Paulo
- Rua Alameda Santos, 905, 10º andar – Cerqueira César
- CEP 04002-033 – São Paulo – SP
- Tel: +55 (11) 3284-0998
5. Fazer a entrevista presencial para o visto de estudante para o Uruguai
Será necessário comparecer ao menos uma vez ao consulado e participar de entrevista que pode acontecer durante o processo de deferimento do visto de estudante Uruguai ou então somente ao término do processo no dia da retirada dos documentos.
6. Retirar o visto de estudante para o Uruguai com o deferimento
Se tudo der certo você vai receber o visto de residência para o Uruguai deferido com toda a documentação. A Embaixada do Uruguai às vezes deixa tudo pronto somente para o dia seguinte da entrevista. Por isso é recomendado ficar um dia a mais na cidade onde vai fazer a entrevista para retirar o visto de residência com segurança.
7. Escolher onde morar e reservar a viagem
A partir desse momento é que você pode começar a se preocupar com a compra das passagens aéreas a partir de sites como da Skyscanner, na reserva de estadias para os primeiros dias em sites como do Booking e na compra do chip de viagem para se manter conectado durante todo o período em sites como da Holafly.
Bolsas de estudo para o Uruguai
Um dos primeiros passos para a obtenção de visto de estudo no Uruguai é se inscrever em instituições que aceitam estrangeiros para então avaliar aquelas que oferecem bolsas de estudo para o Uruguai.
Existem 2 formas para você encontrar instituições que oferecem bolsa nesse sentido:
- Universidade da República: Existe um departamento específico para mostrar as bolsas existentes, chamado Departamento de Relações Internacionais e Cooperação
- Sites das universidades: Cada universidade oferece seus próprios programas e bolsas de estudo, no qual vale a pena olhar antes de se matricular.
Além dos programas oferecidos pelas universidades, existem também outros programas de incentivo oferecidos pela iniciativa privada ou parcerias com universidades brasileiras, como:
- Bolsa de estudos Santander: Algumas empresas, como o Grupo Santander, oferecem bolsas de estudos para os brasileiros. Ele oferece a bolsa Ibero-Americana, que envolve um intercâmbio em um dos nove países participantes do programa, com as despesas de transporte, moradia e alimentação pagas durante todo o período.
- Acordos de transferência: A Universidad Católica del Uruguay (UCU) também firmou acordos de transferência com diversas universidades do exterior. No Brasil, a PUC do Rio Grande do Sul, a PUC de Minas Gerais, a UERJ do Rio de Janeiro, entre outras instituições fazem parte. Quem pretende cursar apenas um semestre na UCU, basta participar do programa “Free Movers”. A UCU oferece, ainda, a opção de cursos de espanhol de apenas duas semanas para estrangeiros, sendo gratuito para quem participa dos programas citados acima.
- Bolsa de estudo do ISEP: Outra possibilidade é se candidatar a bolsas de estudos para os participantes do ISEP, o International Student Exchange Program. O ISEP é uma instituição formada por um grupo de empresários com objetivo de ajudar os estudantes que estejam de fato interessados nos estudos.
Perguntas e resposta sobre Visto de Estudante para o Uruguai
Onde a documentação para visto Uruguai deve ser entregue?
Por fazer parte da lista de países do Mercosul, o estudante não precisa de nenhum documento para entrar no país, além do Registro Geral (RG), diferentemente de outros países que geralmente exigem o visto de estudante.
Contudo, para ingressar em um cursos de universidade é necessário tirar o visto de residência, entregando a documentação necessária à Instituição de Ensino que escolher, conforme o passo-a-passo listado acima.
Posso ir ao Uruguai e depois procurar a melhor instituição de ensino?
Sim, você pode visitar o país e fazer pesquisa da instituição de ensino mais adequada às suas necessidades tranquilamente.
Inclusive é o ideal a se fazer, principalmente se você tiver condições, já que com uma boa pesquisa você mitigará futuros problemas e frustrações por desconhecer a instituição, seu plano de ensino e tudo mais.
É obrigatório seguro viagem para estudantes brasileiros no Uruguai?
O seguro viagem não é obrigatório para estudantes brasileiros no Uruguai, porém, trata-se de um item indispensável, levando em consideração de que imprevistos podem acontecer e você precisa estar amparado financeiramente.
Um dos lugares que oferecem bons seguro nesse sentido é o da Seguros Promo, uma empresa que conhecemos e confiamos. Inclusive são parceiros aqui do blog pelo bom serviço prestado. Com o cupom VIDADETURISTA5 você ganha 5% de desconto na compra do seguro viagem para o Uruguai.
>> Fazer pesquisa gratuita de preços sobre o seguro de viagem
Vantagens de estudar no Uruguai
Vamos ver agora algumas das vantagens de tirar o visto de estudante no Uruguai.
- Não é necessário o vestibular
- Qualidade de ensino
- Estudo gratuito e facilidades
- Vagas de estudo para todos
- Maior taxa de alfabetização
- Economia do país
Para estudar em uma instituição de ensino do Uruguai, não é necessário realizar vestibular, o que já é um passo considerável para quem deseja começar imediatamente os estudos após a sua formação no Ensino Médio.
A qualidade de ensino é ótima, sendo esta uma excelente oportunidade para quem deseja realizar intercâmbio em outro país, mas ainda não se decidiu em qual será.
O estudo gratuito primário e a facilidade de ingressar na universidade são outros benefícios que se estendem aos estrangeiros residentes e que estão com a documentação regularizada.
Há vagas de estudo para todos e isso pode gerar um incômodo em quem não gosta de salas de aulas com um número muito alto de alunos.
Ao contrário do Brasil, entrar em uma universidade não é um mérito, é algo que já faz parte da cultura uruguaia. Tanto que os trotes comemorativos são aplicados nos estudantes somente ao final do curso da graduação e não na entrada, como um prêmio por concluírem a graduação.
O Uruguai possui a maior taxa de alfabetização da América do Sul e um dos destaques fica para o sistema de Ensino Superior que, ao todo, conta com sete universidades altamente qualificadas e reconhecidas mundialmente.
Mesmo considerado um dos países com uma das menores economias do Mercosul, o Uruguai vem se destacando pelas exportações, seu potencial energético com a energia eólica e as negociações com empresas com forte potencial para investir no país.
Ou seja, é uma boa opção para quem pretende, além de estudar, fixar residência e ganhar a vida trabalhando no Uruguai.
Desvantagens de estudar no Uruguai
Vamos ver agora alguns fatores que acabam por desmotivar os estudantes e são consideradas desvantagens de estudar no Uruguai.
- Custo de vida
- Salas lotadas
O custo de vida no Uruguai é relativamente alto para quem opta por morar no Uruguai, apesar do peso uruguaio ter menor valor do que o real brasileiro.
A segunda moeda do Uruguai é o dólar, sendo que muitas vendas e pagamentos de funcionários são feitos na moeda americana.
Outro ponto que encarece a estadia no Uruguai é a importação da maioria dos itens de consumo, como alimentos, produtos de manufatura, entre outros.
No geral, o custo de vida chega a ser 20% mais alto do que em outros países do Mercosul. Contudo, ao realizar boas pesquisas em mercados, postos de gasolina e aluguel, isso se torna algo fácil de ser superado.
Com relação a moradia, para economizar pode ficar alojado em Montevideo nos bairros de Ciudad Vieja, Centro, Córdon e Palermo, ou então em cidades próximas, como Atlântida, Piriápolis e Colonia del Sacramento.
Quem puder investir mais, pode escolher os bairros Pocitos, Punta Carretas, Parque Rodó e Carrasco para viver no Uruguai.
Além do maior custo de vida, é natural que nos primeiros meses as salas de aula no Uruguai fiquem lotadas pelo fato das universidades não exigirem vestibular para o ingresso de estudantes.
As salas podem chegar a ter mais de 300 alunos, o que pode ser algo que incomode alguns estudantes. Portanto é importante você considerar isso na sua tomada de decisão para estudar no Uruguai.
>> Leia também: Como é o réveillon em Montevidéu
Outros artigos sobre visto de estudante
Esse artigo faz parte de uma série de artigos para ajudar os leitores do blog a tirar seus vistos de estudante. Veja outros artigos publicados da série:
- Visto de estudante Portugal
- Visto de estudante Estados Unidos
- Visto de estudante Canadá
- Visto de estudante México
- Visto de estudante Argentina
- Visto de estudante Uruguai
- Visto de estudante Colômbia
- Visto de estudante Austrália
- Visto de estudante China
- Visto de estudante Índia
Conclusão
Estudar no Uruguai é uma excelente oportunidade para estudantes que desejam conhecer outros países, realizem intercâmbio e estarem em contato com uma nova cultura.
Ademais, assim como em outros países, existem prós e contras a respeito de investir no estudo no Uruguai.
Um deles, diz respeito ao custo de vida, que, como pudemos ver, é bastante alto, principalmente levando em consideração de que, em alguns lugares, a moeda aceita é o dólar.
Nesse caso, é importante analisar muito bem o que será feito para que, posteriormente, você não se arrependa dessa decisão.
Para finalizar vale lembrar da importância de um seguro de viagem para o Uruguai, já que os custos com médicos e hospitais podem sair alto caso você venha a ficar doente ou se acidentar durante a viagem.
Se ficar alguma dúvida, não deixe de colocar o seu comentário no texto! Assim que possível vamos responder e a sua pergunta pode ser a pergunta de outra pessoa.
Abraço e até o próximo texto!
Boa tarde, existe alguma forma de brasileiro conseguir ingressar em universidade uruguaia, sem ter os 3 anos de residência?
Oi Victoria, para um curso universitário é necessária a residência. As universidades não vão aceitar a inscrição sem o documento de comprovação de residência. No site do governo não traz nenhuma restrição quanto a um prazo mínimo em anos. Minha sugestão é realizar os procedimentos de solicitação da residência e se eles solicitarem algo diferente disso aí sim verificar. Abraço!
Olá Thiago, tudo bem? Tenho algumas dúvidas, se puder ajudar agradeço.
A relação/lista de documentos para estudar curso de idioma (espanhol), são os mesmos documentos para Universidade?
Para curso de idioma, eu preciso viajar para o Uruguai e fazer todo o processo de visto lá? E se a resposta for positiva já fico por lá, ou tenho que voltar e aguardar a resposta no Brasil?
Estudante de curso de idioma pode trabalhar? Quantas horas por semana são permitidas? Qual o valor da hora para estudante?
Caso seja positiva a resposta, o que é necessário para trabalhar legalmente? E geralmente em qual setor os estudantes são bem aceitos para trabalhar?
Desde já agradeço sua atenção para com este assunto.
Um abraço!
Keyth
Olá, existe a possibilidade de bolsas de mestrado e doutorado na Udelar? Se sim, é possível pleitear ainda do Brasil?
Oi Thiago poderia me tirar uma duvida?
Eu sou filha de Uruguai e minha filha quer fazer faculdade no Uruguai, sendo descendente precisa comprovar esses 3 anos de residência?