Solicitar o visto de estudante para a Austrália é muito mais fácil do que muitos brasileiros imaginam. Por isso, se você deseja se tornar um imigrante nesse país, basta atender aos requisitos básicos solicitados.
Neste artigo, vamos falar sobre o visto de estudante para a Austrália e tudo o que você precisa saber para passar uma temporada de estudos em terras australianas sem complicações.
Conteúdo desse artigo:
Por que estudar na Austrália?
O levantamento feito pela Economist Intelligence Unit, da revista britânica The Economist, classificou a Austrália como uma das melhores cidades do mundo para se viver e, consequentemente, estudar.
Tanto é que Sydney é a mais requisitada pelos estrangeiros que querem aprimorar o inglês. O país conta com mais de 40 universidades distribuídas em todos os setores da educação, sendo que sete delas constam na lista das 100 melhores do mundo, segundo dados da QS University Rankings.
Além de ensino de qualidade, a Austrália ficou em segundo lugar no ranking de desenvolvimento humano de 2017 de acordo com o índice da Organização das Nações Unidas, a ONU.
Quais tipos de visto existem na Austrália?
Ao todo são mais de 80 tipos de vistos para a Austrália que são solicitados pelo site Home Affairs do Departamento de Imigração da Austrália para a apresentação da documentação.
Não é necessário entrevista e normalmente a aprovação leva 40 dias, já que não é um processo tão burocrático como nos outros países.
As informações pessoais são gravadas na central de imigração e ficam vinculadas ao número do passaporte, não havendo necessidade de ser “colado” no passaporte.
Os 3 tipos de visto para a Austrália mais comuns para estudantes são:
- Visto de turismo: Visitor Visa (subclass 600)
- Visto de estudante: Student Visa (subclass 500)
- Temporary Graduate: Visa (subclass 485)
Visto de turismo: Visitor Visa (subclass 600)
O visto de turismo do tipo Visitor Visa (subclass 600) permite por três meses passear pelo país e fazer cursos de curta duração (até 3 meses), como cursos de idiomas, por exemplo. Também é usado em casos de viagens rápidas a negócios.
O visto é válido por dois anos e não é permitido trabalhar com ele com risco de ser deportado. Se a intenção é retornar ao país, é preciso sair e voltar para ficar mais três meses.
Documentos solicitados para tirar esse visto, conforme informações retiradas do site do consulado:
- Carta do empregador com dados base da empresa, como função, tempo de casa, folha salarial e férias. Para quem tem empresa pode ser contrato social da empresa;
- Comprovante de matrícula da escola ou universidade;
- Cópia do itinerário ou reserva de passagens. Monte o itinerário, mas não compre as passagens até ter a aprovação do visto. São orientações do próprio Departamento de Imigração e Proteção de Fronteira do Governo Australiano;
- Declaração de familiar ou amigos na Austrália na forma de Statutory Declaration;
- Comprovante de visto permanente;
- Provas de disponibilidade financeira, como contas bancárias e investimentos ou de alguém que vai bancar a permanência.
Exemplos de provas de disponibilidade financeira:
- Três últimos contracheques;
- Declaração de imposto de renda atual;
- Extratos bancários de conta corrente dos três últimos meses;
- Extratos de investimentos de renda fixa dos três últimos meses; e
- Extratos de cartão de credito dos três últimos meses.
Visto de estudante: Student Visa (subclass 500)
O visto de estudante para a Austrália do tipo Student Visa (subclass 500) é o visto para quem deseja estudar por mais de 3 meses, independentemente do tipo de ensino.
Com ele o estudante pode, inclusive, trabalhar por até 20 horas semanais nos períodos letivos, e 40 horas semanais durante as férias. É preciso ser aceito por uma instituição de ensino certificada pelo governo.
Documentos solicitados para tirar esse visto, conforme informações retiradas do site do consulado:
- Passaporte válido pelo período do curso matriculado e estadia no país;
- 2 fotos 3×4;
- Formulários e vistos exigidos pelo consulado, conforme link;
- Comprovação do histórico escolar e a carta de aceite da instituição contratada;
- Comprovação de matrícula do curso contratado (COE);
- Carta de intenção, custeio e de apresentação que o leva a fazer o curso;
- Comprovação do histórico profissional como diplomas, certificados, carteira de trabalho, currículo, etc (caso sua opção seja trabalhar e estudar no país);
- Exames com médicos credenciados pela embaixada;
- Passagens de volta e documentos de vínculo com o Brasil;
- Comprovantes financeiros para se manter no país (imposto de renda, holerites, extratos bancários, etc);
- Antecedentes criminais;
- Vacina Febre Amarela e carteira de vacinação em dia;
- Seguro saúde;
- Aprovação do Departamento de Imigração na Austrália (DIMIA).
Temporary Graduate: Visa (subclass 485)
O visto australiano do tipo Temporary Graduate (subclass 485) pode ser usado após a conclusão de um curso de graduação ou pós-graduação.
Permite trabalhar temporariamente (40 horas semanais), caso o interessado esteja na listagem SOL (Skilled Occupation List). Válido para pessoas com menos de 50 anos. A duração do visto depende da área de trabalho.
Documentos solicitados para tirar esse visto, conforme informações retiradas do site do consulado:
- Resultados de testes de inglês;
- Certificado de credenciamento da polícia australiana;
- Seguro saúde;
- Certificado de qualificação e comprovante de estudo;
- Atestado médico.
7 Passos para solicitar o visto de estudante para a Austrália
Para que você possa tirar o visto para ir para a Austrália, é de extrema importância que foque nestes 7 passos para assim ter uma chegada sem muitas surpresas e bem mais preparado para tudo o que esse país tem a oferecer.
- Optar por graduação, estágio ou college
- Escolher um curso ou universidade
- Solicitar a aprovação para realizar o curso
- Preparar a documentação
- Enviar a documentação para o consulado
- Retirar o visto com o deferimento
- Escolher onde morar e reservar a viagem
1. Optar por graduação, estágio ou college
Na Austrália, é obrigatório estudar até o décimo ano do High School, sendo os dois outros anos opcionais para quem pretende ingressar em uma universidade (graduação), o que permite escolher as disciplinas que foquem mais na área que o futuro profissional pretende atuar.
Estágios profissionalizantes ou college
No caso de não querer seguir o caminho da graduação, existem duas opções: os estágios profissionalizantes ou o college, como cursos vocacionais ou cursos técnicos certificados.
No caso dos imigrantes, o que não faltam são opções de cursos para quem quer aprender o idioma, facilidades das universidades e benefícios do governo com os programas de bolsas de estudos. Em alguns casos, eles chegam a cobrir 100% das despesas de estudos e moradia do aluno.
Cursos de graduação
Os processos seletivos para a graduação, extensão e especialização exigem fluência no inglês com certificação comprovada junto com o currículo (normalmente aceitam o exame C1 Advanced da Cambridge Assessment English).
Uma característica interessante é que o aprendizado vai além das salas de aulas. Os australianos prezam pelo conhecimento prático e a vivência do dia-a-dia, ou seja, o mundo é um verdadeiro laboratório.
O conselho aqui para quem pretende estudar no país é fazer uma pesquisa das universidades e o que elas oferecem e do tipo de ensino que deseja, pois existem cursos de curta duração (que podem ser feitos no período de férias do Brasil) e os cursos de extensão.
Se o aluno já cursa uma faculdade brasileira é possível verificar se algumas disciplinas podem ser eliminadas. Para isso, a instituição deve ser certificada pelo governo australiano.
Um caminho é olhar a listagem que consta no Registro de Instituições e Cursos para Estudantes Estrangeiros da Comunidade da Austrália (CRICOS).
Abaixo você vê como estão divididas as etapas para construir uma carreira de estudos na Austrália a partir da graduação:
- Graduação: O undergraduate, de dois a cinco anos, equivale a graduação brasileira.
- Pós-Graduação e Pesquisa: é composta por três módulos: Graduate Certificate, Graduate Diploma ou Master. Cada um dura de um a dois semestres, totalizando um ano e meio a dois anos de estudos. Os módulos podem ser feitos separadamente e são opcionais. No caso da Master é dividida em Master by Coursework e Master by Research. A segunda opção equivale ao mestrado brasileiro e possui um tempo para desenvolver uma pesquisa de campo.
- Master of Business Administration (MBA): para quem tem interesse no ambiente de gerenciamento de negócios.
>> Leia também: Como é o réveillon na Austrália?
2. Escolher um curso ou universidade
Ao todo, o país conta com 43 universidades com sistemas globais de educação e reconhecimento mundial, sendo que sete estão entre as 100 melhores do mundo, que apareceram no ranking 2020 da QS University Rankings:
- Universidade da Austrália Ocidental
- Universidade de Melbourne
- Universidade de Monash
- Universidade de Nova Gales do Sul
- Universidade de Queensland
- Universidade de Sydney
- Universidade Nacional da Austrália
A maioria delas oferece oportunidades para estrangeiros por meio de bolsas de estudo.
Cada instituição de ensino australiana tem sua história e suas particularidades. Sugiro entrar no site de cada uma, fazer uma pesquisa mais aprofundada e somente então tomar a decisão por cada uma delas.
Fora essas, existem muitas outras opções, igualmente interessantes. Abaixo você encontra uma lista com outras universidades da Austrália para levar em consideração:
- Endeavour College of Natural Health
- Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT)
- Universidade Católica Australiana
- Universidade Curtin
- Universidade de Notre Dame Austrália
- Universidade de Tecnologia de Queensland
- Universidade de Tecnologia de Swinburne
- Universidade de Victoria
- Universidade Edith Cowan
- Universidade Griffith
- Universidade La Trobe
- Universidade Murdoch
3. Solicitar a aprovação para realizar o curso
Após a escolha da escola ou universidade, o próximo passo é entrar no site de cada uma delas, pesquisar os cursos que elas oferecem, identificar os cursos pretendidos por você e então entrar em contato com a universidade.
Caso o estudante seja aprovado, será enviada uma carta convite, uma declaração que deverá ser apresentada eletronicamente no consulado para solicitar o visto de estudante.
“O ideal é que você faça todo esse processo com antecedência, sendo o recomendado de 3 a 4 meses antes de iniciar o programa de estudos escolhido daquela universidade.”
4. Preparar a documentação
Toda a documentação deve ser apresentada em estado original e com cópia autenticada e com tradução juramentada.
Na primeira parte do artigo colocamos quais são os tipos de documentos a serem reunidos de acordo com o tipo de visto que você quer tirar.
5. Enviar a documentação para o consulado
O próximo passo é preencher o formulário do site do governo australiano Home Affairs, dando sequência nos procedimentos solicitados pelo site. O procedimento acontece de maneira totalmente online, mesmo que você esteja na Austrália.
Caso precise de apoio por algum motivo, você pode entrar em contato com a embaixada da Austrália em Brasília ou consulado australiano em São Paulo. Os endereços da embaixada e consulados você encontra abaixo, conforme site do Ministério das Relações Exteriores:
Embaixada da Austrália em Brasília
- [email protected]
- SES Avenida das Nações, Quadra 801, Conjunto K, Lote 7
- CEP 70200-010 – Brasília – DF
- Tel: +55 (61) 3226-3111
Consulado Geral da Austrália em São Paulo
- Cônsul-geral: Greg Wallis
- [email protected]
- Alameda Santos, 700, Conjunto 92, Edifício Trianon Corporate – Cerqueira César
- CEP 01418-000 – São Paulo – SP
- Tel: +55 (11) 2112-6200
6. Retirar o visto de estudante para a Austrália com o deferimento
Se tudo der certo você vai receber o visto deferido com toda a documentação por via eletrônica.
Não é necessário comparecer até o consulado para retirar o visto de estudante para a Austrália com deferimento.
7. Escolher onde morar e reservar a viagem
A partir desse momento é que você pode começar a se preocupar com a compra das passagens aéreas a partir de sites como da Skyscanner, na reserva de estadias para os primeiros dias em sites como do Booking e na compra do chip de viagem para se manter conectado durante todo o período em sites como da Holafly.
Como o foco é o estudo, o ideal é analisar as regiões mais próximas das universidades ou cursos mais interessantes de acordo com o objetivo individual para facilitar o deslocamento.
A preferência de cidades dos intercambistas para morar na Austrália são: Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast e Perth. Mas, é possível analisar as possibilidades de se viver em Adelaide, Cairns, Byron Bay, Sunshine Coast e Noosa.
O que não falta é diversidade: regiões praianas, centros urbanos, custos de vida mais alto e mais acessível.
Cursos de inglês na Austrália
Caso a opção de estudos na Austrália seja para aprender o inglês, o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo em aprender inglês. Aprender a língua no nível intermediário, conversação, interpretação de texto, voltado para negócios?
Abaixo trouxemos um detalhamento sobre cada uma das opções:
- General English: o mais procurado para melhorar o nível de inglês, incluindo gramática, conversação, linguagem coloquial e conhecimentos gerais. As escolas oferecem no mínimo quatro semanas de aula, sendo possível fazer pelo tempo desejado.
- Inglês para Negócios: para os profissionais que já dominam o idioma, mas precisam aprofundar e praticar o idioma para trabalhar incluindo técnicas de argumentação, apresentação e vocabulário. Em média dura de oito a 12 semanas.
- Cursos preparatórios de proficiência em inglês: os certificados têm validade de dois anos para cada um dos cursos.
Entre os cursos preparatórios de proficiência em inglês existem:
- IELTS (International English Language Testing System);
- TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
- TOIEC (Test of English for International Communication);
- Exames da Cambridge pelo certificado ESOL (English for Speakers of Other Languages) – sendo que este a validade não expira;
- CAE (Certificate in Advanced English) com reconhecimento também do governo;
- CPE (Certificate in Proficiency English)
A seguir segue uma listagem de alguns cursos de idiomas na Austrália:
- Ability English
- ACA (Academies Australasia Institute)
- APC (Australian Pacific College)
- Browns
- CCEB (Cairns College of English and Business)
- ELC (English Language Company)
- ELSIS
- English Unlimited
- Envirotech
- Greenwich English College
- ILSC
- Imagine
- Inforum Education
- International House (IH)
- Kaplan International English
- Langports
- Lexis
- Lonsdale
- Milner International English College
- Navitas English
- SACE
- SELC (English Language Centres Australia)
- Sun Pacific College (SPC) Group
Ajuda governamental da Austrália
Anualmente, o governo australiano investe pesado em educação, principalmente, para os estudantes internacionais. O objetivo é reter profissionais qualificados no mercado de trabalho, mão-de-obra que falta no país.
Os programas de bolsas de estudo oferecidos são reconhecidos mundialmente e extremamente concorridos. Se esta for a sua opção, vale a pena se informar mais profundamente sobre o Endeavour Scholarships and Fellowship, por exemplo.
Como já mencionado no início da matéria, o governo também facilita as condições para quem busca conciliar estudo com trabalho.
Vale a pena conferir a listagem da SOL (Skilled Occupations List), que traz uma lista de vagas profissionais que oferecem mais oportunidades no país e as vagas abertas para elas.
Perguntas e respostas sobre o Visto para a Austrália
Onde solicitar o visto de estudante na Austrália?
O visto pode ser solicitado pelo site do governo da Austrália chamado Home Affairs do Departamento de Imigração da Austrália para a apresentação da documentação.
É preciso fazer entrevista para tirar o visto de estudante na Austrália?
Não. Há apenas a necessidade de reunir a documentação completa.
Aqui já demos todas as orientações de como ela pode ser reunida para que você possa realizar o processo de maneira tranquila.
É preciso ficar quanto tempo no país para ter um visto de estudo e trabalho?
O visto de estudo e trabalho é concedido para quem ficar mais de 12 semanas no país.
Os órgãos governamentais asseguram os imigrantes com a Lei dos Serviços Educacionais para Estudantes Estrangeiros e o Código Nacional de Boas Práticas para as Autoridades de Registro e Prestadores de Educação e Formação para Estudantes Estrangeiros.
Assim, é preciso se planejar para esse tipo de viagem com a intenção de permanecer por mais tempo o possível e usufruir de todos os benefícios que essa viagem pode trazer.
É obrigatório seguro de viagem para estudantes da Austrália?
O seguro de viagem é obrigatório, conforme consta no site. Mesmo se não fosse, é mais do que indicado que estudantes que viajam para a Austrália tenham o seguro médico geralmente incluso no seguro viagem.
Existem vários tipos de seguro viagem aos quais o estudante pode aderir, no entanto, indicamos Seguros Promo, que são parceiros aqui do site devido à qualidade de seus serviços.
>> Fazer cotação gratuita e atualizada de preços de seguro
Vantagens de se estudar na Austrália
Estudar na Austrália permitirá que você viva novas experiências em um país muito receptivo para estrangeiros e cheios de oportunidades para quem deseja também trabalhar ali e estabelecer uma carreira.
Além do ensino, a Austrália é referência em qualidade de vida. As cidades são extremamente limpas e bem cuidadas, os sistemas de segurança, policiamento, leis, transporte e saúde realmente são bons e funcionam. O custo de vida é alto, mas com empregos bem remunerados também.
No quesito moradia, a Austrália oferece opções para todos os gostos e bolsos, desde as badaladas cidades como Sydney e Melbourne, como as cidades interioranas e litorâneas, consequentemente, mais calmas.
E falando em praia (que em sua maioria são paradisíacas), o clima é temperado e as águas muito frias na maior parte do ano. Caso more em uma região afastada do litoral, é possível se deslocar facilmente até ele por trem.
Quanto ao aprendizado em novos idiomas, os professores estão preparados para receber os estrangeiros que querem aprender o idioma, visto que metade da população local é composta por eles.
Inclusive, o calendário acadêmico é dividido em dois semestres igual ao que ocorre no Brasil, com início em fevereiro e julho. Tudo isso para minimizar a diferença do impacto cultural entre os países.
Para não chegar tão zerado, você pode começar lendo esse artigo que traz 150 frases em inglês para viagem.
Desvantagens de estudar na Austrália
É difícil encontrar desvantagens de estudar na Austrália. Realmente a Austrália é um dos países mais bacanas para os brasileiros estudarem fora do país.
Entre os pontos que podemos mencionar é a distância entre a Austrália e o Brasil, onde fica mais difícil fazer um bate-volta caso você sinta saudades de casa.
Outro é o custo da passagem aérea e o tempo da viagem, já que você praticamente atravessa o mundo inteiro para chegar na Oceania e também faz várias paradas em cidades ao redor do mundo.
>> Leia também: As 7 melhores agências de intercâmbio no Brasil
Outros artigos sobre visto de estudante
Esse artigo faz parte de uma série de artigos para ajudar os leitores do blog a tirar seus vistos de estudante. Veja outros artigos publicados da série:
- Visto de estudante Portugal
- Visto de estudante Estados Unidos
- Visto de estudante Canadá
- Visto de estudante México
- Visto de estudante Argentina
- Visto de estudante Uruguai
- Visto de estudante Colômbia
- Visto de estudante Austrália
- Visto de estudante China
- Visto de estudante Índia
Conclusão
Solicitar visto para estudo na Austrália é mais simples do que se parece e você terá muitas vantagens e permanecer por alguns meses nesse país.
A melhor delas, sem sombra de dúvidas, é poder estudar e trabalhar, permitindo assim, que você ganhe experiência enquanto adquire conhecimento. Vale a pena investir nisso.
Basta a pessoa ter o interesse de morar fora, se candidatar para um curso de faculdade, ser aprovada e reunir a documentação necessária, conforme mencionado no texto.
Depois basta comprar a passagem aérea, reservar um local para morar e contratar o seguro de viagem para cobrir toda a viagem.
Inclusive, você encontra um guia completo para contratar seguro de viagem para a Austrália.
Se ficar alguma dúvida sobre o processo de tirar o visto de estudante para a Austrália, deixe abaixo nos comentários. Vamos responder assim que possível e sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas.
Abraço e nos vemos por aí!
Gostaria de mais informações sobre o visto na Austrália!! Obrigada