Os cruzeiros fluviais têm atraído a atenção do público brasileiro, mas você sabe qual a diferença de um cruzeiro marítimo para um cruzeiro fluvial? Quais os benefícios que os cruzeiros fluviais oferecem? Como funcionam as acomodações? E se vale a pena fazer um cruzeiro fluvial? Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Diferente dos cruzeiros marítimos, com capacidade para mais de mil passageiros, os cruzeiros fluviais podem transportar em média 150 pessoas. Por ser um número menor, a experiência é mais intimista, tornando a presença de todos passageiros do navio mais próxima.
Os navios fluviais geralmente têm dimensões semelhantes, sendo em média 4 andares e 110 metros de comprimento. Já as paradas nos destinos turísticos são mais longas para o turista explorar bem a região.
No caso das acomodações dos navios, como o número de passageiros é reduzido, o atendimento é mais personalizado. Em média, as empresas costumam deixar um tripulante disponível para cada 3 passageiros, independentemente da localização e tipo da cabine.
Na Europa, os cruzeiros fluviais são bastante procurados e os turistas costumam ficar encantados com os inúmeros castelos, vilarejos históricos e vinhedos que são vistos pelo caminho. Um exemplo pode ser visto nesse texto que fala sobre um cruzeiro no Rio Reno que nossa correspondente Gabriela fez durante sua viagem para a Europa. O perfil do público geralmente são casais, grupos de amigos e pessoas que já conhecem muitos lugares.
Os cruzeiros fluviais de luxo, que oferecem uma experiência all inclusive, tanto pelo Rio Negro e Rio Amazonas, quanto pelos rios europeus, também vem ganhando espaço. Companhias como AmaWaterways e Uniworld oferecem roteiros de luxo pelos rios Danúbio, Douro, Danúbio, Reno e Sena, incluindo saídas com programas especiais para amantes de vinhos.
Os cruzeiros fluviais oferecem uma experiência ótima, conforto, bom atendimento, atrações e, no final, uma experiência turística única.
>> Clique para conferir as melhores opções!
Conteúdo desse artigo:
Vantagens dos cruzeiros fluviais
Segue abaixo um resumo das vantagens de se fazer um cruzeiro fluvial:
- Mais convivência com outros hóspedes;
- Maior interatividade com a região que se está visitando;
- Ancoragem muitas vezes feita no centro da cidade;
- Cabines para ocupação dupla e tripla;
- Pernoites nos destinos permitem passeios mais demorados ou até mesmo deslocamentos de trem ou carro;
- Foco na gastronomia, atividades culturais, além de passeios e experiências fora do barco;
- Encontrar navios exclusivos para brasileiros em roteiros europeus e a principal vantagem é que os serviços são 100% em português;
- Há pacotes em que refeições, bebidas, passeios, taxas e até gorjetas já estão incluídos.
Dicas de cruzeiros fluviais
Segue algumas opções de cruzeiros fluviais para fazer no Brasil e no exterior:
Cruzeiro fluvial pelo Brasil
Um dos poucos navios que fazem cruzeiros no Amazonas brasileiro é o Gran Amazon, da Iberostar. Os itinerários oferecidos pela empresa são de 3, 4 ou 7 noites, navegando pelos rios Negro, Solimões e Amazonas. Os hóspedes podem conferir o encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões, participam de caminhadas, pesca de piranhas, entre outras aventuras pela Amazônia, sendo uma experiência enriquecedora para todos.
>> Clique para conferir essa e outras opções!
Cruzeiro fluvial pela França
Duas das regiões mais belas da França são Borgonha e Provença e podem ser conhecidas de navio. Banhadas pelos rios Saôna e Ródano, é possível fazer visitas a vinhedos e castelos que ficam às margens dos rios, fazendo com o que o roteiro envolva belas paisagens e gastronomia em perfeita harmonia.
>> Clique para conferir essa e outras opções!
Cruzeiro fluvial pela Holanda e Bélgica
Uma opção de cruzeiro pela Holanda e Bélgica envolve 9 cidades e dezenas de histórias. O navio parte de Amsterdã e vai até Bruxelas passando pelos principais rios da região. No caminho ainda é possível conhecer as cidades de Roterdã e Antuérpia.
>> Clique para conferir essa e outras opções!
Cruzeiro fluvial pelo Leste Europeu
Explorando as margens do Rio Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, as localidades visitadas durante os 10 dias a bordo são diversas: Praga, Viena e Budapeste são apenas algumas delas. Um roteiro encantador repleto de monumentos antigos e paisagens lindas.
>> Clique para conferir essa e outras opções!
Cruzeiro fluvial pela Rússia
Um cruzeiro fluvial que passa pela Rússia é o cruzeiro que parte de Moscou e vai até São Petersburgo. A quantidade de cultura que você vai conhecer durante 13 dias de passeio é enorme, além de levar lindas fotos na bagagem. O objetivo principal dessa viagem é mostrar uma Rússia que você nunca viu antes.
>> Clique para conferir essa e outras opções!
Uma ótima companhia que vende cruzeiros fluviais é a LogiTravel com parceria com cruzeiros nacionais e internacionais. Inclusive nós fizemos parceria com eles pelo bom serviço prestado. Você pode conferir a parceria a partir desse link.
Abaixo trouxemos a caixa de pesquisa de cruzeiros da LogiTravel para facilitar a pesquisa dos cruzeiros de navio.
QUER SE MANTER CONECTADO A VIAGEM TODA? Conheça os chips internacionais eSIM da Truely!
Espero que tenham gostado das dicas e que ajude na sua viagem em um cruzeiro fluvial. Desejo desde já uma ótima viagem! Abraço!