Olá pessoal, hoje estamos trazendo mais um artigo da série de posts sobre a profissão turismo, no qual vamos falar sobre a profissão do turismólogo e tudo que é relacionado a essa profissão.
Vamos trazer informações sobre carreira, sobre qualificação profissional, sobre remuneração média, assim como dicas para encontrar vagas de turismólogo no mercado de trabalho.
Conteúdo desse artigo:
Sobre a profissão de turismólogo
Turismólogo é o profissional que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. Ele é responsável pela pesquisa, planejamento, organização, promoção e divulgação de atividades ligadas ao turismo.
É muito comum ver o cargo do turismólogo em setores públicos, como secretarias de turismo de prefeituras ou de estados, justamente para eles planejarem o turismo como um todo desses locais.
Por exemplo, uma cidade turística como Pomerode, tem como grande catalisador de receitas para o município o turismo. É importante para ela organizar eventos na cidade para atrair e reter turistas, como é o caso da Osterfest, do Festival Gastronômico e da tradicional Festa Pomerana, assim como apoiar os estabelecimentos turísticos como restaurantes e passeios turísticos no município.
Também é importante cuidar do embelezamento da cidade para que o turista se sinta atraído com o local, incentivar a vinda de hotéis e pousadas para instalação no município, treinar e capacitar os profissionais ligados ao turismo para bem receber o turista, buscar recursos junto às instâncias estaduais e federais, e assim por diante.
Todas essas funções são responsabilidades do turismólogo quando atuando dentro de um órgão público, sempre seguindo as regras e orçamentos estabelecidos para a pasta do turismo e da cultura.
Porém o turismólogo também é importante para estabelecimentos turísticos privados, quando este local é grande o suficiente para catalisar turistas. Um exemplo são os parques ecológicos, como o Parque Nacional das Cataratas em Foz do Iguaçu.
É importante para um parque ecológico cuidar de todo o turismo que envolve o Parque das Cataratas, como a elaboração de roteiros turísticos dentro do parque, no cuidado dos equipamentos dentro do parque, na preservação das espécies de fauna e flora que estão no parque, na promoção turística do parque nos principais meios de comunicação e assim por diante.
Trabalhar como turismólogo nesses casos também dá um grande trabalho e ele é fundamental para o sucesso do negócio, já que uma parte importante da fonte de receitas dos parques ecológicos vêm através do turismo.
Como ser um turismólogo
É necessário para exercer a profissão de turismólogo ser formado em nível superior em Turismo, de preferência registrado nos órgãos competentes, como o Cadastur, por exemplo e no Conselho Regional da categoria.
A faculdade que regulamenta a profissão é a de Turismo e Hotelaria, sendo que é possível fazer cursos de formação superior em faculdades como a Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip, inclusive de maneira EAD. Para pós-graduação, você pode consultar também a Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.
Outros diferenciais para o profissional são as suas experiências de viagem internacional, já que terá vivenciado uma série de situações e poderá contribuir com dicas e sugestões para melhorar o turismo da região ou estabelecimento onde atua.
Bons profissionais também podem se especializar com cursos de qualificação profissional dos mais diversos como gestão do tempo, relacionamento interpessoal e comunicação, por exemplo, e sites como da Learncafé podem ajudar nesse sentido.
Remuneração do turismólogo
A maior base de comparação de salários para a profissão de turismólogo são os editais de concursos públicos. O edital do concurso público da Prefeitura de Pomerode de 2016, por exemplo, ofereceu um salário de R$ 2.177,99 para o cargo.
Claro que cada prefeitura tem autonomia para oferecer salários diferentes, que automaticamente mudam conforme região do país e o quanto é importante o turismo para aquela cidade. Porém esse pode ser considerado um salário médio para a profissão.
Um segundo idioma também faz toda a diferença na remuneração para esse profissional, já que muitas vezes precisará fazer a leitura de artigos e materiais em outros idiomas, fazer viagens para fora do país promovidas pela empresa ou órgão onde está trabalhando, assim como receber grupos de turistas estrangeiros que podem vir dos mais variados destinos como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália ou França, por exemplo.
Sites como da Babbel podem ajudar nesse sentido, tanto com materiais de estudo, como na conversação com professores que trabalham em outros países, a partir de aulas virtuais.
Onde encontrar vagas para a profissão
As vagas para a profissão de turismólogo podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelas principais empresas que promovem o turismo no país como parques ecológicos, por exemplo.
Outra dica é ficar acompanhando o lançamento de concursos públicos de turismo das prefeituras das cidades, assim como das secretarias de turismo dos Estados, já que ali também podem surgir boas oportunidades.
A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.
Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.
Minha experiência com turismólogos
Nunca tive o contato com um turismólogo de profissão, porém vejo que é um cargo que pode fazer toda a diferença para as instituições públicas ou para empresas privadas que tem o turismo como negócio principal.
Recentemente acompanhei mais de perto as ações realizadas pelo turismólogo aqui de Timbó, cidade onde moro. Pude ver ações realizadas como a conservação e limpeza de praças turísticas, a compra de letreiros e adornos para serem colocados nos principais pontos turísticos da cidade, assim como a organização e realização de eventos. Foi nítida a evolução do município desde então.
Finalizando
Com um planejamento eficaz de ações turísticas e a elaboração de bons projetos para angariar verbas públicas, um bom turismólogo pode ser o diferencial para elevar uma cidade a novos patamares turísticos.
Aqui nesse artigo você acompanhou tudo o que é necessário para exercer a profissão, as principais responsabilidades, sua remuneração, assim como local onde você pode encontrar vagas de emprego de turismólogo.
Agora queremos ouvir a sua opinião. Você já teve contato com algum turismólogo? Está pensando em trabalhar na área? Conte para nós a sua experiência!
Abraço e até o próximo post!
Artigo muito bom, era bem oque estava procurando! parabéns e obrigado
De nada Ana Luiza! Precisando, estamos por aqui! Abraço!
Olá Thiago eu tô pensando em trabalhar com turismo obrigado Thiago seus argumentos vão me ajudar no meu futuro eu tô estudando pra seguir essa carreira de turismo obrigado Thiago
Ola , Thiago, gosto muito de turismo, e agora virá o vestibular de Turismologo pra minha cidade, estou muito animada pra fazer, ja sou formada em Administração. Muito obrigado pelas informações.
Olá Thiago!
Muito bom ler posts que explicam um pouquinho da minha profissão aí!
Só uma correção, no trecho: “É muito comum ver o cargo do turismólogo em setores públicos, como secretarias de turismo de prefeituras ou de estados, justamente para eles planejarem o turismo como um todo desses locais.”
Na verdade, não é comum, pelo contrário. Como não temos a regulamentação, qualquer um atua em nossa área, limitando ainda mais o mercado para o profissional de turismo, com menores chances de crescimento profissional também. Então, é comum sim ter adminstradores, empresários, advogados e outros profissionais ocupando cargos públicos e não públicos por aí.
Olá Danielle, obrigado pela correção e que coisa triste isso, não. Aqui na região onde moro tem concursos para pessoas formadas em Turismo, como é o caso de Pomerode que citei no texto, o que acaba restringindo esse tipo de situação. Todas as cidades deveriam ser assim. =|
concordo plenamente, não se para que abrem a graduação se o mercado de trabalho é indiferente.
Infelizmente não temos tantos concursos publicos para turismólogo, o que é uma pena, pois o Brasil é tão grande e tão rico em diversidade que deveria ser turisticamente melhor explorado, porém a nossa profissão é pouco valorizada, por isso grande parte acaba se tornando agente de viagens.
Realmente é uma pena Ariadny. Se todas as cidades valorizassem seus potenciais turísticos, todas aumentariam suas economias substancialmente, principalmente com a vinda de turistas estrangeiros. E nada melhor do que um turismólogo para fazer todo o estudo necessário para uma cidade alcançar esse potencial.
Olá!
Infelizmente estou vivendo uma grande batalha para ser nomeado. Sou aprovado em concurso público para Turismólogo desde 2014, em um município do ES e acreditem nomeações de comissionados para exercerem funções que competem ao Turismólogo não param. Já iniciei processo administrativo e nada, agora estou impetrando mandado de segurança para tentar acabar com essa farra… Vale uma dica: concursados, fiquem no pé e não deixem de perturbar… Se for preciso coloquem na mídia, escancare!
Concordo Fernando, infelizmente isso ainda acontece. Minha prima também precisou entrar com processo similar para ser chamada. Ela conseguiu depois de muita luta e com ameaça de expor tal situação na rádio. O importante é não desistir que logo mais você será chamado. Boa sorte. Abraço!
Eu sou turismóloga e outro dia quando fui ao cartório e me perguntaram a profissão senti um tom de espanto ao falar esta palavra um tanto desconhecida da maioria das pessoas. Vou ser sincera em dizer que a profissão anda um pouco esquecida aqui no país e por não ser regulamentada não há muitos profissionais atuando no setor público, no entanto pessoalmente acredito que o setor privado é aquele que nos dá um leque maior de atuação e hoje depois de 15 anos na área sou muito orgulhosa da profissão que escolhi e sim, viajo o mundo todo ajudando pessoas a tornar seus sonhos em realidade. Uma dica especial para quem está pensando em entrar nesta área: aprenda a maior quantidade de idiomas que puder e não tenha medo de por uma mochila nas costas e cair no mundo 🙂
Que relato bacana Claudia! Muito bom ver turismólogas que nem você que atuam e gostam da profissão que exercem. Confesso que depois que criei o blog e aprendi como funciona o mundo do turismo também me apaixonei pela área e também me sinto muito feliz por ajudar tantas pessoas a viajar mais e melhor. Quem dera um dia a profissão de turismólogo seja de fato regulamentada e encontremos mais profissionais da área falando com propriedade e orgulho da profissão. Obrigado pela visita!
COMECEI MEU CURSO DE TURISMO ESTOU NO MEU PRIMEIRO SEMESTRE O QUE VC ME DIRIA UM MASSETE P DESENVOLVER NESSA ÁREA.
Oi Luci.. Que bacana.. Muito bom ver o pessoal mais novo estudando e se aperfeiçoando para a profissão. Na verdade não existe macete, mas sim muito trabalho duro e dedicação. Quanto mais você estudar, não só na faculdade, mas em outros cursos profissionalizantes, mais você estará preparada e terá um currículo diferenciado no mercado. Não deixe de conversar com pessoas que trabalham no setor, participar de feiras e participar de grupos no Facebook e Whatsapp. Isso também ajudará muito na sua carreira. Abraço!
Olá Thiago!
Excelente artigo e assuntos abordados.
Sou Turismólogo (Bacharel em Gestão do Turismo e Especialista em Turismo: Consultoria, Planejamento e Marketing).
Gostaria de comentar sobre alguns pontos importantes desse artigo, no que tange a atuação de Turismólogos nas secretarias municipais e estaduais de turismo, bem como, na questão salarial.
A gestão pública não tem aberto oportunidades aos Turismólogos para cargos de confiança (secretário ou diretor de turismo). Existe sim alguns Estados e municípios que abrem vagas de Turismólogo através de concurso público. Porém os salários são baixíssimos. Alguns municípios ao invés de contratar bacharéis ou especialistas em turismo, abrem concursos para técnicos em turismo, para que o salário a ser pago seja o menor possível. Outro fator a se destacar, é que os salários deveriam ser especificados no edital para cada nível de profissional. Se o aprovado for um Mestre em Turismo, deve ter um salário melhor que o Especialista, este melhor que o de Bacharel.
A classe de Turismólogos precisa se unir e cobrar da ABBTUR Estadual e Nacional, uma reunião com o Presidente da República, para que seja apresentado uma proposta com o intuíto da regulamentação da profissão, já com salários definidos e um Plano de Carreira para cada profissional com especialização.
É necessário também descrever salários para profissionais que atuam na gestão pública do turismo e na iniciativa privada (para cada nível de formação). Exemplo: Salários para cargos de Diretor, Gerente, Gestor, Analista ou Coordenador de Turismo.
Aqui em Santa Catarina nunca na história da gestão pública um Secretário de Estado de Turismo foi um Turismólogo. Um ponto positivo nesse ano, foi colocar na equipe da Secretaria de Turismo – dois Turismólogos, que são docentes em universidades. E no município de Florianópolis o atual prefeito foi mais positivo na escolha, ao colocar no cargo de Secretário Municipal de Turismo – um docente de universidade com grande experiência no setor.
Isso me fez acreditar que ainda restam esperanças aos colegas Turismólogos!
Olá Jacson, primeiramente muito obrigado pelo comentário. Excelentes considerações e pontos de vista acerca da profissão. Vejo que esse assunto é um velho assunto discutido pela classe há alguns anos, porém que não anda para frente. Isso só me faz questionar se ele não anda por questões políticas, já que sem essa arbitrariedade e regras para colocar profissionais preparados em cargos públicos, fica fácil para os políticos colocarem cargos comissionados, prejudicando o setor. Não sabia dessa questão das indicações em SC, mesmo morando por aqui, mas vejo que SC é um estado que depende muito do turismo e sabe que pode perder a referência que tem não colocando pessoas preparadas. Então sim, ainda nos faz ver que existem esperanças. Quem dera se todos os estados e municípios pensassem dessa forma. Abraço!
Olá!! Pretendo iniciar o curso de turismo e a publicação e os comentários estão me dando uma noção do meu campo de atuação, dos desafios da carreira… Mas o amor por viajar é enorme!! Vou seguir esse sonho!!
Olá Vinicius, que bom que estamos conseguindo ajudar de alguma maneira. Esse é o objetivo desse artigo: trazer informações e ajudar os leitores na tomada de decisão sobre suas carreiras. Boa sorte na profissão! Abraço!
Olá. Poderia falar sobre Ecoturismo?
Olá Camila, temos um artigo que fala sobre o assunto de maneira bem completa. Você pode acessar por esse link aqui: https://www.vidadeturista.com/artigos/ecoturismo-e-turismo-de-aventura.html. Espero que ajude. Abraço!
Boa noite, me chamo Rosa Maria, sou turismóloga uma profissão maravilhosa e linda que escolhi. Amo tudo relacionado ao turismo, me formei em 2015 e até agora não exerci a profissão. Me sinto um pouco frustrada, sei que depende de mim correr atrás, mas precisaria de apoio, de conversar assim como li vários comentários aqui que me encorajou muito. Estou até agora formada sem saber a direção certa, mas o que eu mais gosto é na área da secretaria de turismo por parte das prefeituras, planejamento para atração do Turismo, criar praças, entre outros, mas é muito difícil, agora eu vou correr atrás.
Relacionado a viagens também me encanto, pois um dos comentários de uma amiga nossa que incentiva as pessoas a falar vários idiomas é muito bom poder ouvir vários depoimentos e comentários aqui, agradeço muito a todos e que todos tenham muita sorte e nunca desistam de seus sonhos.
Qualquer coisa para fortalecer a nossa profissão de turismólogo, que nem disse um dos nossos amigos, também em seu comentário onde ele comenta aqui quer os técnicos do turismo ocupam a nossa profissão acadêmica, passando a desvalorizar o turismólogo por conta de salários baixos. Então eu me prontifico ajudar e vou deixar o meu número de telefone aqui para que se alguém quiser ligar para lutarmos juntos, e é muito bom que todos se unam para defender nossa profissão, nossa classe precisa de união para que a gente lute pelo nosso direito da nossa profissão que acaba se misturando com técnico em turismo e também deixando o turismólogo meio que de lado sem valor.
Então eu vou deixar o meu número de contato para que se alguém quiser contactar-me para que a gente juntos lute pelo nosso valor que é o turismólogo. Meu número é 11 9847-9587 São Paulo. Obrigado.
Olá Rosa, muito bacana ver o seu empenho e engajamento em uma causa tão nobre. Torço para que dê certo e que você consiga exercer a profissão. O importante é nunca desistir. Fica seu contato aqui para os leitores. Abraço!
Caro Thiago, não temos registro no CADASTUR, nem ainda temos Conselho Profissional … essa é nossa luta no Poder Executivo, Legislativo e Judiciário…
Boa tarde Thiago, tudo bom?! Espero que sim!
Trabalho em hotel a mais de 10 anos, sempre sonhei em fazer uma faculdade e surgiu a oportunidade, consegui me inscrever em HOTELARIA E TURISMO, estou indo para o segundo semestre, são 5. Mas no decorrer do curso mudaram a nomenclatura para TECNÓLOGO EM HOTELARIA. Nos sentimos meio que frustrados, meu objetivo tinha turismo junto, pesquisando notei que para fazer um curso de HOTELARIA E TURISMO precisaria de 5 anos (o meu são 2 anos e meio). Vc conhece a área da hotelaria? Poderia progredir na minha profissão? Sou encarregado de recepção, hoje! Um abraço, seu artigo é muito bom!
Olá Sandro, entendi, que pena que mudaram o curso. Devem ter feito a mudança por questões mercadológicas de procura do próprio curso. Porque realmente ter o curso de hotelaria e turismo abriria mais portas nesse caso. Pode até mesmo ter acontecido a mudança por não estarem cumprindo a grade mínima do MEC. Eu iria mais afundo entender o que aconteceu nessa mudança. Sobre a área de hotelaria, considerando que existem milhares de pousadas, hotéis e resorts pelo Brasil, posso dizer que é uma área de abrangência nacional e que sempre está em busca de bons profissionais. Com certeza você tem chances de crescer na carreira, basta estar sempre estudando, mostrando vontade de crescer e buscando novos objetivos. Você já parte de uma experiência na área, portanto mais portas vão se abrir nesse caso. Desejo desde já boa sorte e quem sabe nos esbarramos por aí. 🙂
Olá
Estou no 5° período do curso de turismo e fazendo algumas pesquisas cheguei até aqui.
Me surpreendi com tantos comentários interessantes qie resolvi deixar minha postagem.
OLÁ, SOBRE O ANEL DO CURSO DE TURISMO, QUAL O SIMBOLO QUE VEM NO ANEL?
Olá Priscila, o anel do curso de turismo vem geralmente com uma safira azul de destaque e o símbolo do curso é um globo escrito turismólogo embaixo. 🙂
Olá meu povo! Minha esposa é formada em “Licenciatura em Turismo”, pela UBA na Argentina. Abriu um concurso para “Gestão de Turismo” em uma cidade aqui do Norte do Brasil. Neste caso, se ela passar eles podem negar a posse dela? Se sim, um mandado de segurança resolveria isto?
Olá Daniel, o fato dela ter sido formada na Argentina não deveria implicar na habilitação para o concurso. Porém para evitar maiores problemas, minha sugestão é entrar em contato com uma universidade daqui do Brasil e convalidar as disciplinas. Assim evita essas dúvidas e eventual dor de cabeça. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá boa noite , preciso falar com alguém e formado na área de Turismologo
Olá Zenildo, você conseguiu falar com alguém formado na área? Qualquer coisa, você pode entrar em contato com universidades que fazem a formação na área para indicar alguém. Abraço!
Tenho 40 anos e sou formada pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade em Turismo desde 2005 e não trabalho na área. Já trabalhei na área de administração em loja.Mas nunca em hotel. E não tenho interesse em tal negócio !!
Oi Karla, bacana a sua formação na área, mas deixa eu entender melhor: por que você não trabalharia em hotel? Algum motivo em específico? Abraço!
Primeiro, Gostaria de fazer uma correção sobre o curso de Gestão em Turismo e de Bacharel(a) em Turismo. O de Gestão tem carga horária de 2 anos – Tecnólogo e o de Bacharel(a) é de no mínimo 04 anos 3º grau, universidade. Infelizmente, o curso de gestão foi aprovado pelo Conselho de Educação e o mesmo não levou em quanta o problema que causaria, pois tendo o curso de Bacharel em Turismo bastava acrescentar na grade curricular as disciplinas de tecnologia como foi o meu curso e no final o aluno decide pra que setor ele seguiria para trabalhar ou Gestão, ou Empresarial ou o de Terceiro setor.
Segundo, todos os diplomas conquistados no exterior é preciso ser revalidados no Brasil pra ter efeitos, principalmente, pra quem vai fazer concurso público.
Olá Thiago, obrigada por esse artigo! Estou matriculada no curso de turismo e em busca do maior número de informações possíveis. Muito entusiasmada com todas essas informações.
Que bacana Fernanda, tenho certeza de que a soma desse conhecimento só vai ajudar nas entrevistas e qualificação para as vagas de emprego. Abraço!
Eu espero que tudo que vc falou me ajude a seguir essa carreira de turismo obrigado Thiago
Eu tô pensando em trabalhar com turismo obrigado Thiago seus argumentos vão me ajudar no meu futuro eu tô estudando pra seguir essa carreira de turismo obrigado Thiago
Eu tô pensando em trabalhar com turismo obrigado Thiago seus argumentos vão me ajudar no meu futuro eu tô estudando pra seguir essa carreira de turismo obrigado
Gostei muito de saber sobre a profissão de turismólogo sou professora de Arte e Pedagogia e agora estou fazendo curso técnico de Guia de Turismo aqui no Guarujá, já trabalho com turismo na escola levando os alunos aos pontos turísticos da cidade e alguns em São Paulo quando tiver novidades de cursos me avise e próximos posts .
Feliz 2023 com muitos passeios e descobertas de lugares lindos.
Boa noite!
Sou turismóloga formada pela UFRRJ e suas informações são bem fundamentadas. Seria bacana, se todos os municípios com potenciais turísticos abrissem mais vagas para a nossa area. Além de turismologa, também sou professora concursada de português . Como turismologa tenho um projeto de turismo pedagógico, monto e ministro cursos pra prefeituras que tiverem interesses em profissionalizar seus servidores. Abraços!
To começando o 2 semestre de turismo e pretendo seguir. A prosissao de turismologo. Pela universidade federal do para (ufpa)