Olá, aqui é a Mariana Lacerda e vim contribuir com minhas experiências de viagem aqui no blog Vida de Turista. Embora muitos contem histórias sobre como é difícil tirar o visto americano, eu não tive problemas e consegui tirar meu visto de turista para os Estados Unidos sem dificuldade. Como ainda é um assunto que gera bastante dúvidas, resolvi reunir as melhores dicas e tudo o que você vai precisar para tirar o visto americano.
Sempre tenho um entendimento de que é um direito nosso visitar outros países, assim como as pessoas que moram em outros lugares devem ser bem-vindas aqui no Brasil. Não falo isso por uma questão ética ou moral, mas simplesmente porque isso gera uma atitude positiva dentro de mim na hora de dar entrada em uma solicitação de visto ou mesmo em qualquer entrevista ou aeroporto.
Por isso também tento ser o mais honesta possível. Pela minha experiência percebi que a maioria das pessoas que tiveram problemas para tirar o visto americano ou ficaram nervosas tentando lembrar a história que tinham inventado ou realmente mentiram. Às vezes o oficial americano que está fazendo as entrevistas do visto americano está tão acostumado a ver milhares de pessoas que passam que já consegue ler a expressão das pessoas e ver se estão mentindo ou não.
O processo para tirar o visto americano mudou um pouco nos últimos anos, com mais exigências. Mas em compensação, o critério para a emissão de vistos novos está diminuindo. Realmente, é incrível o número de brasileiros que viajam aos Estados Unidos e uma boa relação entre os dois países, ao meu ver, é fundamental. Hoje em dia, mais de 90% das pessoas tem o visto americano aprovado.
- >>> Encontre as melhores passagens aéreas para os EUA
- >>> Reserve hotéis com desconto e cancelamento gratuito
- >>> Alugue um carro em nos EUA
- >>> Não se esqueça do seguro viagem
Conteúdo desse artigo:
Meu visto americano
Quando tirei o visto americano, em 2012 no Rio de Janeiro, lembro que cheguei a reunir uma quantidade enorme de papéis. Tinha quase tudo que mostrava algum tipo de vínculo ao Brasil, como contratos, recibos, extratos, etc. Confesso que estava um pouco nervosa, provavelmente pelas histórias que já havia escutado.
A fila do lado de fora do consulado americano era enorme, mas como as entrevistas eram organizadas por horário não tive que esperar muito. O que me lembro bem é como havia uma preocupação com a segurança, com pessoas o tempo todo nos lembrando o que não podia fazer, como usar o celular, além de câmeras e seguranças. O clima é um pouco tenso, por isso é importante estar com a cabeça tranquila.
Depois de entrar no prédio e ficar esperando a minha vez fui finalmente chamada. Haviam algumas janelas e uma delas era dedicada ao atendimento em inglês. Como era a que tinha a menor fila, fui diretamente falar com o oficial. Ao contrário das demais pessoas que trabalhavam naquele dia, ele estava bem tranquilo e até chegamos a conversar de coisas que não tinham nada a ver com tirar o visto americano. Por exemplo, ele me perguntou onde eu tinha aprendido inglês e respondi que já tinha morado na Nova Zelândia.
Ele não pediu nenhum documento extra e só me perguntou qual o meu destino nos Estados Unidos. Minha resposta foi rápida: Califórnia! Um sonho de infância que estava mais perto de se realizar.
Passo a passo para tirar o visto americano
Para a maioria das pessoas ao redor do mundo, querer ir para os EUA significa que elas precisam de um visto. As razões para querer ir diferem apenas das visitas de turismo ou negócios, trabalho, estudo ou mudança permanente para lá. O país atrai uma ampla gama de pessoas que têm vários objetivos e desejam alcançar o “sonho americano“.
Para solicitar um visto americano de turista, você seguirá um procedimento de solicitação. O pedido de visto nos EUA é feito no Consulado Americano. Normalmente se opta por fazer na cidade mais próxima de onde se vive, tendo como opções São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte, seguindo estas etapas simples:
1. Escolha o tipo de visto americano que você solicitará
A primeira etapa do pedido de visto americano é escolher o tipo de visto que você deseja obter. Como existem diferenças, dependendo do tipo de visto que você deseja, preste muita atenção na escolha do tipo certo de visto para solicitar. O visto americano para turismo é chamado de B-2.
2. Preencha o formulário de inscrição DS-160
O formulário DS-160 é o pedido de visto americano que você deve preencher se estiver solicitando um visto de não-imigrante dos EUA. O formulário pode ser encontrado on-line no site do consulado.
Você pode preencher o formulário DS-160 on-line através do Centro de Aplicação Eletrônica Consular ou usando os serviços de uma empresa terceirizada.
O que contém o formulário DS-160?
Consiste em duas partes. A primeira parte contém perguntas sobre informações pessoais como:
- Nome completo
- Estado civil
- Nacionalidade
- Data e local de nascimento
- Endereço
- País
- Número de celular
- Número do passaporte
- Informação familiar
- Educação
- Trabalho, etc.
A segunda parte do formulário de inscrição on-line consiste em perguntas sobre segurança e informações básicas, como:
- Se você já foi preso ou condenado por um crime ou delito.
- Se você já se envolveu em uma conspiração para violar qualquer lei relativa a substâncias controladas.
- Se você já esteve envolvido em lavagem de dinheiro.
- Se você já ordenou, incitou, cometeu, assistiu ou participou de algum tipo de genocídio, etc.
3. Pague sua taxa do visto americano
Lembre-se de que a taxa do visto não é reembolsável se você decidir cancelar sua entrevista ou se o seu pedido for recusado.
Para poder prosseguir com sua inscrição, você deve pagar todas as taxas necessárias e guardar os recibos para comprovação.
O pagamento pode ser feito em dinheiro em qualquer agência do Citibank, com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone ou por boleto bancário.
Quanto custa o visto americano?
O preço do visto americano é de US$160.
4. Agende uma entrevista para o visto
Todos os solicitantes de visto americano entre 14 e 79 anos devem passar por uma entrevista de visto. Para ter essa entrevista obrigatória, você deve agendar com o consulado dos EUA do qual está se candidatando. Como eles podem ter uma carga de trabalho alta e o tempo de espera pode variar de dias a semanas, você deve agendar sua entrevista o mais cedo possível.
No momento em que você envia seu formulário DS-160, você deve marcar um agendamento para sua entrevista. Você receberá uma carta de confirmação da entrevista que deve ser entregue no dia da entrevista.
5. Realize o CASV
Em seguida, para tirar o visto americano você vai precisar comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) para finalizar a solicitação do visto. Será necessário um passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.
6. Entrevista do visto americano
A etapa final no processo de solicitação do visto americano é a entrevista do visto. Você deve comparecer a tempo na entrevista com todos os seus documentos. O funcionário que o entrevistará fará perguntas sobre sua viagem e outros detalhes relevantes com base no visto para o qual você solicitou.
- >>> Consulte ingressos e passeios para os Estados Unidos
- >>> Compre chip de viagem para ficar conectado
- >>> Baixe nosso kit gratuito de planejamento de viagem
- >>> Fazer um cruzeiro pelos Estados Unidos
7. Aguarde o processamento
Após a entrevista do visto americano, você deve aguardar o processamento do seu pedido.
Quanto tempo demora para tirar o visto americano?
O tempo de processamento pode variar de alguns dias a alguns meses. Quando o seu visto for processado, você descobrirá se foi aprovado ou negado. Você só deve fazer o planejamento da viagem após a aprovação do seu visto e não correr o risco de fazer despesas caso seja negado.
No meu caso, o visto saiu rapidinho, em menos de uma semana.
Mesmo com o visto aprovado lembre-se que a entrada no país ainda não está garantida. Só na hora da chegada, dentro do aeroporto, você saberá se pode entrar ou não.
Quando entrei nos Estados Unidos pela primeira vez foi bem tranquilo. O oficial de imigração me fez poucas perguntas, como “quanto tempo você planeja ficar?” e “qual o intuito da sua viagem?”. Perguntas normais que eles devem fazer o tempo todo.
O visto tem duração de 10 anos. Contudo, somente no aeroporto o oficial de imigração irá dizer quanto tempo lhe vai ser permitido ficar. Em média o visto de entrada por viagem é dado por 6 meses. Em alguns casos pode acontecer deles autorizarem uma permanência mais curta.
Quando entrei pela segunda vez, consegui uma estadia de apenas 30 dias. Além de ter sido bem mais difícil o processo de passar pela imigração, mas isso talvez seja assunto para um próximo artigo…
Novas exigências do visto
A partir de junho de 2019, o governo americano começou a solicitar que todas as pessoas que dêem entrada ao pedido de visto incluam suas contas de mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, etc).
Apesar do novo governo brasileiro ter mudado a política de vistos para americanos, isso não refletiu em reciprocidade por parte do governo americano.
De qualquer forma, esperamos que todos que sonhem em conhecer as ruas de Nova Iorque ou as praias da Califórnia, as montanhas do Colorado ou os cassinos de Las Vegas lembrem-se que o mais importante na hora de tirar o visto americano é manter a calma.
E você, está iniciando o processo para tirar o visto americano? Ou já conseguiu ou está em uma fase avançada? Conte sua experiência aqui no blog e vamos ajudar outras pessoas! Abraço!
Apesar de extremamente burocrático, existem diversas brechas que facilitam a aprovação do visto americano. Por isso, leiam muito, consultem as empresas que trabalhem com esse serviço. Morar nos EUA é o sonho de muitos brasileiros e que pode ser realidade, basta persistir e encontrar o melhor caminho.