Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Quais as principais escolas de samba do Rio de Janeiro?

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Quando se fala em Carnaval, logo pensamos na folia carioca e na suntuosidade das escolas de samba do Rio de Janeiro. Por ano, milhares de turistas assistem ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí.

E quem quiser pode sair da arquibancada ou do camarote direto para a pista, sem problemas. Basta adquirir as fantasias com antecedência nas agências de turismo ou agremiações da escola.

Mas você sabe quais são as principais escolas de samba do Rio de Janeiro? Nesse artigo, trouxemos dicas e informações sobre as agremiações e seus enredos para o Carnaval 2019.

Saiba mais sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro

As 14 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilam no domingo e na segunda-feira de Carnaval, nos dias 3 e 4 de março de 2019. Um espetáculo grandioso que é visto por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Entre as principais escolas de samba do Rio de Janeiro estão:

  • Império Serrano
  • Viradouro
  • Portela
  • Salgueiro
  • Grande Rio
  • Imperatriz Leopoldinense
  • Mangueira
  • Beija-Flor.

Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas para que você possa conhecer mais sobre sua história e proposta para o carnaval carioca.

Império Serrano

A escola possui 9 títulos no Carnaval carioca e é conhecida pelos lindos sambas, como Heróis da Liberdade, de 1969. Criada em 1947, na comunidade do Morro da Serrinha, em Madureira, a escola levará para a avenida em 2019 o enredo “O que é, o que é?”. O desfile acontece dia 3 de março, às 21h15min.

Viradouro

Fundada em 1946, a Viradouro desfilou por 39 anos na cidade de origem, Niterói. Em 1986, ingressou no Carnaval carioca. Em 2019, a escola desfila no dia 3 de março, às 22h20min, e promete levar o público ao delírio com o enredo “Viraviradouro!”.

Grande Rio

Diretamente de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está no Carnaval carioca desde 1988. Nos anos de 2006, 2007 e 2010, a escola conquistou os vice-campeonatos no Grupo Especial. Nesse Carnaval, a escola desfila às 23h25min de domingo, 3 de março, com o enredo “Quem nunca…? Que atire a primeira pedra”.

Salgueiro

Com as cores vermelha e branca, a Acadêmicos do Salgueiro foi criada em 1953, no Morro do Salgueiro, e revolucionou a estética do Carnaval do Rio de Janeiro. Com 9 títulos no Grupo Especial e conhecida como “Academia do Samba”, a escola nunca foi rebaixada. Seu desfile será na madrugada de 4 de março, com o enredo “Xangô”.

Beija-Flor

Em 1948 nascia em Nilópolis a Beija-Flor. Nas cores azul e branca, a escola é conhecida pelas fantasias luxuosas e temas polêmicos. Com 13 títulos, o último no Carnaval de 2018, a Beija-Flor é a terceira maior vencedora da folia carioca e em 2019 leva para a avenida na madrugada de 4 de março o enredo “Quem não viu, vai ver… as Fábulas do Beija-Flor”.

Escolas de samba do Rio de Janeiro

Escolas de samba do Rio de Janeiro

Imperatriz

Em 2019, a Imperatriz Leopoldinense fará uma homenagem à cultura brasileira, com o enredo “Uma Noite Real no Museu Nacional”. Seu desfile acontece na madrugada de segunda, 4 de março. A escola, criada em 1959 e conhecida pelos desfiles sofisticados, já conquistou 8 títulos no Grupo Especial.

Portela

Fundada em 1923, no bairro de Oswaldo Cruz, a Portela é a mais antiga escola de samba em atividade permanente. Nesse período, conquistou 22 títulos, o último em 2017, sendo a maior campeã de todos os tempos. Em 2019, a Portela será a terceira agremiação a entrar na Marquês de Sapucaí, na noite de segunda, 4 de março, e promete abalar o sambódromo com o enredo “Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá”, em homenagem a cantora Clara Nunes.

Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro. Criada em 1928, é a segunda maior vencedora do Carnaval carioca, com 19 títulos, o último em 2016, e outros 19 vice-campeonatos. A escola entra na avenida na madrugada de terça-feira, 5 de março, com o enredo “História pra ninar gente grande”.

E então, agora que você sabe um pouco mais sobre cada uma das escolas de samba, suas histórias e tudo mais, qual delas você vai torcer para vencer o próximo carnaval? Deixe o seu comentário!

Abraço!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
sergio disse:

Qual a escola com maior numero de titulos e vice campeonatos?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Sérgio, no momento que estou respondendo o comentário aqui é a Portela com 22 campeonatos, mas vale a pena sempre consultar uma referência atualizada, como nesse link da Wikipedia. Abraço!

Giseli Broggian disse:

Somos de uma escola de samba do interior de São Paulo gostaríamos de ter um contato com a direção da portela para que eles nos apadrinhace. Seria possível?

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais