Olá pessoal, hoje vamos continuar a nossa série de posts que fala sobre a profissão turismo, sendo que o post de hoje traz informações especialmente sobre a profissão de consultor de intercâmbio e tudo o que envolve essa profissão.
Vamos abordar informações sobre a carreira de consultor de intercâmbio, quais as qualificações necessárias, qual a remuneração média da profissão, assim como dicas para encontrar vagas de emprego.
Conteúdo desse artigo:
Sobre a profissão de consultor de intercâmbio
A profissão de consultor de intercâmbio é muito similar ao de um agente de viagens que trabalha em agência de viagens, só que o foco dele é vender os programas de intercâmbio para quem quer estudar ou trabalhar fora do país nas agências de intercâmbio.
Existem muitas agências de intercâmbio no Brasil que precisam de profissionais qualificados para vender seus programas de intercâmbio. Os programas de intercâmbio geralmente são montados de acordo com parcerias com escolas e universidades fora do país ou com empresas de recrutamento de fora do país.
Como muitos programas de intercâmbio são para alunos e estudantes, é comum para o consultor de intercâmbio ter de atender principalmente pais de estudantes para dar as explicações de como funcionam os programas.
É importante para o profissional que atua com a venda de intercâmbio passar credibilidade das instituições de ensino lá fora e demonstrar como a agência de intercâmbio aqui do Brasil presta o apoio e assessoria para o intercambista que está em outro país. Se ele não passar credibilidade, dificilmente conseguirá vender um programa de intercâmbio.
O bacana de trabalhar com essa profissão é que ele está muitas vezes realizando o sonho de várias pessoas que sonham em estudar e morar fora do país, em destinos como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha e Itália assim como está o tempo todo falando de viagens pelo mundo e da cultura de vários países diferentes.
Como ser consultor de intercâmbio
Para ser consultor de intercâmbio, é importante que ele tenha principalmente conhecimento sobre os produtos e cursos que está oferecendo, características muito semelhantes ao de um vendedor, ou seja, existem habilidades como memorização, persuasão e confiança. Existem sites como da Learncafé que podem ajudar nesse sentido.
Profissionais que já tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio antes saem na frente, porque tem mais propriedade para falar com os pais e alunos sobre o que os espera lá fora do país.
Não é à toa que vemos muitos donos de agências de intercâmbio como profissionais que estudaram e trabalharam fora do país e decidiram abrir suas agências de intercâmbio aqui no Brasil.
Fazer faculdades em cursos de administração e turismo ajudam muito os profissionais que estão buscando vagas de emprego nas principais agências de intercâmbio do Brasil como as que estão presentes nessa lista.
Cursos de faculdades como Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip podem ajudar nesse sentido, inclusive de maneira EAD, ajudando a conciliar os estudos com o trabalho durante o dia. Para pós-graduação, você pode consultar também a Uniasselvi. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.
Outro diferencial para lá de importante é o idioma, preferencialmente o inglês, para mostrar propriedade e fazer leituras de materiais fornecidos pelas escolas fora do país, assim como as regras das escolas, sendo que sites como da Babbel podem ajudar nesse sentido.
Remuneração do consultor de intercâmbio
A remuneração do consultor de intercâmbio funciona com um salário fixo mais remuneração variável de acordo com o número de vendas dos programas de intercâmbio da agência.
Os salários médios iniciam geralmente na faixa de R$ 1.200,00 e vão aumentando de acordo com o nível e experiência do profissional, de acordo com o grau de formação e de acordo com o aumento de responsabilidades na função.
Tal qual o agente de viagens, o consultor de intercâmbio também ganha incentivo na venda de programas de intercâmbio de algumas escolas, muitas delas através de viagens para fora do país.
Para trabalhar na função é importante ter bom poder de persuasão para venda de pacotes de intercâmbio, ter bons conhecimentos de geografia, ter boas habilidades de comunicação e suportar pressão por metas. Formação em cursos universitários de turismo também contam pontos a favor por demonstrar o conhecimento de como funciona o mercado de turismo.
Onde encontrar vagas para a profissão
As vagas para a profissão de consultor de intercâmbio podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelas principais agências do setor.
A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.
Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.
Minha experiência com consultor de intercâmbio
Para trazer informações atualizadas aqui para o blog, fui há um tempo atrás em duas agências de intercâmbio de Blumenau: a CI Intercâmbio e a STB Intercâmbio. Ambas são grandes empresas de renome nacional do setor de intercâmbio.
Fui buscar informações sobre intercâmbios de estudo para destinos como Estados Unidos e Inglaterra, assim como intercâmbios de trabalho para destinos como Irlanda ou Austrália, no qual pude conhecer um pouco mais do serviço do profissional consultor de intercâmbios.
Comparando as duas instituições em que fui atendido, um dos profissionais já tinha feito ao menos três intercâmbios para fora do país e o outro não tinha feito nenhum programa de intercâmbio.
Adivinha qual profissional passou mais credibilidade? Qual que prestou melhores informações? Por isso a experiência conta muito para esse profissional. E se não tiver a oportunidade de ter feito intercâmbio, pelo menos tem de ter as informações sobre os programas na ponta da língua.
Finalizando
A profissão de consultor de intercâmbio é muito importante para os estudantes e pais de estudantes que estão buscando fazer intercâmbio pela primeira vez, sendo que esses profissionais muitas vezes são o principal contato antes de um aluno se aventurar para fora do país.
Aqui nesse artigo abordamos assuntos relacionados a carreira, qualificação profissional, salários e também dicas para você encontrar vagas na profissão.
Agora queremos escutar a sua opinião. Você já conhecia a profissão de consultor de intercâmbio? Ficou com interesse em trabalhar com essa profissão? Já fez algum intercâmbio na vida? Deixe abaixo o seu comentário!
Abraço e até o próximo post!
Muito bom artigo!!!
Olá Patricia, que bom que gostou. A profissão de consultor de intercâmbio pode ser uma profissão muito gratificante. Se precisar de ajuda para entrar na área, me avise. Abraço!
Estou querendo fazer intercâmbio,no Uruguai,pois fiz 5 anos de espanhol e sou formado em Turismo!!!
Bom artigo. Uma curiosidade, é possível ser uma consultora de intercâmbio autônoma online,(eu seria a ponte, a agência) morando na Europa Viajando, tendo ligação com as escolas europeias?
Intermediando intercâmbio Brasil e Europa?
Olá, Thiago.
Eu amei este artigo.
Tenho muito interesse em ingressar na área. Já tenho experiência em hotelaria (5 anos de registro) e já fiz intercâmbio para a Inglaterra. Como devo começar à procurar? Sinto que estou preparada para esta nova experiência e estou ansiosa para conhecer o processo que me fez realizar meu sonho de estudar fora.
Me ajuda?
Um beijo.
Tassiane Ramos
Legal Tassiane! O primeiro caminho mesmo é participar de processos seletivos em agências de intercâmbio. Entre nos sites das grandes empresas, cadastre o seu currículo, deixe mensagens nos sites deles, procure vagas no Linkedin, procure vagas em sites de empregos e também procure vagas em empresas especializadas de recrutamento. Procure mostrar no seu currículo a sua experiência em hotelaria e dê destaque de que você já foi uma intercambista, porque esse é um trunfo bacana seu, já que muitas das pessoas que procuram agências de intercâmbio querem saber como é a experiência e você poderá falar com propriedade com os clientes. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá Thiago, legal o blog e a postagem! Eu gostaria de pedir sugestões de como ingressar no mercado de intercâmbio. Eu me identifico muito com a carreira de consultor de intercâmbio porque já morei no Canadá, falo inglês fluentemente, tenho ampla experiência com atendimento e experiência com vendas de cursos de inglês e já trabalhei em hotel como recepcionista e vendedor de pacotes e mesmo assim não consigo encontrar portas abertas nesta carreira, carreira que desejo muito ingressar. Mandei meu Cv e uma carta de apresentação para todas agências daqui de Campinas/SP e já fiz duas entrevistas e hoje mesmo em uma entrevista o dono da agência disse que até gostou do meu perfil mas prefere alguém com experiência. Me corrija se eu estiver errado mas não existem cursos de formação de consultor de intercâmbio( pesquisei mas não achei) então como eu vou explicar pra um cara desses que se a pessoa não começar em algum lugar ela nunca vai ter a experiência já que não existe onde aprender! Vira um circulo vicioso: eu não adquiro experiência porque não me contratam e não me contratam porque não tenho experiência. Faz , ao meu ver, muito mais sentido me contratar e me treinar. Está sendo mais difícil do que eu imaginava. O que eu faço? Obrigado.
Olá Marcelo, realmente isso que você comentou acontece não só com a profissão de consultor de intercâmbio, mas com muitas outras profissões também. Minha sugestão é você não desistir, porque uma hora vai surgir uma oportunidade e você mostrou que tem uma baita experiência que é totalmente complementar a profissão. Incrível não terem te chamado ainda. Fica tranquilo que logo vai dar certo. Para te ajudar na busca, uma sugestão é procurar vagas no linkedin, no site turijobs e também se mostrar aberto para buscar vagas em outras cidades. Um abraço e boa sorte!
Olá Thiago!
Me tira uma duvida? Vou abrir uma agência de viagem em uma cidade do interior de MG e me deparei com seu post quando me surgiu a ideia de agregar o intercâmbio nessa agência. Já fiz intercâmbio e amei, e acho uma ótima opção para agregar. Existe a possibilidade de trabalhar com alguma empresa sem precisar ser franqueado ou funcionário, mas apenas como parceiro?
Olá Cristina, sim é possível. Nesse caso você faria a venda dos intercâmbios como se fosse representante de uma agência sem necessariamente abrir uma loja física para comercialização. Você poderia vender pela internet ou fazendo visitas nas casas das pessoas. Minha sugestão é você procurar as grandes empresas de intercâmbio do Brasil, como a STB, CI e EF. Abraço!
Olá Thiago. Tudo bem? Adorei seu blog. Bom, acabei de voltar da Argentina, fiquei 2 semanas estudando em uma escola de espanhol. Adorei a experiência, sou graduada em Turismo e estou fazendo Pós Graduação em Turismo e Hotelaria. Minha experiência é totalmente na área do turismo e buscando vagas de trabalho surgiu a ideia de trabalhar em agência de intercâmbio e tal. Você acredita que com o meu diploma de turismo e essa minha experiência de 2 semanas em BsAS ajuda na candidatura de uma vaga na área de agências de intercâmbio?
Abraços
Olá Maria, que bom que você gostou do blog, fico muito feliz. É mesmo muito bacana ter essas experiências em outros países, além de enriquecer o currículo também traz oportunidade de aprendizado. Agora o primeiro passo é participar de processos seletivos em agências de intercâmbio. Entre nos sites das grandes empresas, cadastre o seu currículo, procure vagas no Linkedin e também procure vagas em empresas especializadas de recrutamento. O importante é não desistir. Boa sorte. Abraço!
Obrigada Thiago pelas informações! Eu atuo como Ambassador pela EF, mas nunca fiz intercâmbio, eu pesquiso tudo sobre o local que tem as escolas da EF e assim efetuar minhas vendas. Não sou funcionária e sim parceira, a EF tem um programa para ambassador, para estudantes que fizeram intercâmbio e ganhamos incentivos por pontos a cada venda feita. Inclusive um intercâmbio de 15 dias incluso hospedagem e alimentação pago pela EF. Mas estou querendo alçar voos maiores e ter minha agência de intercâmbio em parceria com escola de inglês para crianças aqui em Salvador. Mas eu sei que preciso viver esta experência.
Olá Shirlei, realmente fazer um intercâmbio para passar a sua experiência e maior credibilidade na hora de vender intercâmbios seria ótimo. Porém não é obrigatório, você pode abrir sua agência de intercâmbio sem ter feito intercâmbio. Entre em contato com as escolas de inglês e ofereça sua proposta. Desejo desde já, boa sorte. Abraço!
Boa tarde Thiago! Tudo bem? Eu fiz intercâmbio para África do Sul, tenho uma agência de turismo (home office) e consegui parceria com uma escola de inglês na África do Sul. Preciso de dicas para facilitar as vendas.
Olá Karen, que história de vida bacana. Com certeza com essa experiência você tem muito mais propriedade para vender pacotes de viagem para África do Sul do que qualquer outra pessoa que vende pacotes para lá, mas nunca viajou. Minha sugestão é você aproveitar essa experiência para montar pacotes personalizados de intercâmbio para esse país. Não venda somente o intercâmbio, mas sim toda experiência cultural, o contato com os animais através de safáris e toda causa humanitária que os países africanos necessitam. Também venda os lindos destinos turísticos do país, como as praias da Cidade do Cabo, Durban e Porto Elizabeth. Tenho certeza que explorando bem esse nicho você vai se destacar no mercado e realizar muitas vendas. Abraço!
Olá Thiago, bom dia! Tenho uma vasta experiência de vida, trabalho e estudo no Reino Unido onde morei por 22 anos, trabalhando nas áreas de A&B, Vendas e Business Development. Falo fluentemente Inglês e outros idiomas e tenho certificações para ensinar a lingua (CELTA) e nivel C2 do CEFR adquiridos no Brasil depois do meu retorno. Tenho vivência na área de ensino da lingua tendo trabalhado para empresas de renome no Brasil (Cultura Inglesa) e escolas bilingues e sou um grande defensor da imersão no aprendizado da lingua. Recentemente me foi oferecida uma oportunidade para trabalhar como agente para um grupo educacional do UK e preciso agir para ingressar neste mercado. Minhas perguntas;
1) Qual a melhor ferramenta/plataforma para alcançar clientes em potencial, jovens, adultos, grupos ou individual? Seria um ebook, uma webpage, midias sociais?
2) Como um profissional independente qual seria um approach para passar credibilidade e valor?Tenho uma pequena empresa no Brasil voltada ao ensino de Inglês online e presencial atuando de Brasília e quero expandir para a área de intercâmbio focado no UK.
Obrigado!
Marcelo Durigan
Olá Marcelo, que bacana sua história e experiência. Pelo que vejo um profissional altamente dedicado e qualificado. Deixa eu ver o que posso contribuir com suas dúvidas.
1) Aqui caberiam uma série de estratégias em paralelo aumentando a exposição em cada uma de acordo com os primeiros resultados colhidos. Para resultados imediatos, eu faria uma publicação paga via Google Ads e Facebook Ads segmentando o público alvo da campanha. Em paralelo avançaria nas ações de webpage e e-book, já que é uma ação mais demorada para conquistar clientes e ficar bem indexado nos mecanismos de busca.
2) Mesmo sendo independente, o melhor approach é aquele que demonstra profissionalismo e confiança. Você tem uma experiência de vida bacana e pode utilizar a seu favor, contando suas histórias e compartilhando conhecimentos. Outra sugestão é visitar empresas, entrando em contato com elas e solicitando para marcar um horário para apresentar seu trabalho. Muitas empresas de gabarito internacional necessitam de profissionais qualificados e um intercâmbio focado em UK pode agregar muito valor para os profissionais dessas empresas. Prepare uma lâmina deixando claro os prós e benefícios para as empresas e funcionários.
Abraço e bons negócios!
Olá Thiago!
Quando fui prestar vestibular, há mais de 20 anos, minha primeira opção de curso era Turismo. Mas acabei passando em Letras na USP e segui outros caminhos… Trabalhei muito tempo com Programas de Aprendizagem e Estágio, no qual também realizava orientação de carreira para jovens, Sou casada com um australiano (inclusive já morei um tempo na Austrália), tenho inglês fluente, realizei intercâmbio na Irlanda e já conheci quase 30 países. Temos planos de nos mudar para a Perth em médio prazo e eu gostaria muito de já ingressar nessa área de Consultoria de Intercâmbios aqui no Brasil para poder continuar realizando essa atividade quando me mudar. Porém, apesar de toda essa vivência que te falei, não tenho formação e nem experiência na área. Gostaria de um conselho em relação à qual curso seria mais adequado para minha situação (tecnólogo em Turismo ou pós-graduação na área). Não mencionei graduação, pois preciso de algum curso que seja mais rápido e focado… Agradeceria muito se pudesse me ajudar. Abraço!