Olá, aqui é a Gabriela, e dessa vez vim contar para vocês como foi nossa viagem a Florença, na Itália, quando passeamos por 20 dias pela Europa.
Florença, Firenze para os italianos, é a maior cidade da região da Toscana e considerada o berço do Renascimento. Uma cidade encantadora com importantes museus, obras famosas e lindas igrejas. A beleza das suas ruas, as pontes construídas há séculos e os detalhes dos seus casarões tornam Florença ainda mais especial e muito procurada pelos turistas do mundo inteiro.
Fizemos os passeios com um guia de viagem que nos acompanhou contando a história e as curiosidades dos locais, que se talvez fizéssemos sozinhos esses detalhes passariam despercebidos. Todos os passeios foram feitos a pé, porque tudo é bem próximo e poucas ruas separam os principais pontos turísticos.
Conteúdo desse artigo:
Passeios da viagem a Florença
Começamos os passeios conhecendo o Palácio Vecchio, (Palazzo Vecchio) que foi sede do governo fiorentino e casa da poderosa família Médici. Sobre sua fachada fica a Torre de Arnolfo (Torre di Arnolfo) um dos símbolos de Florença. O Palácio Vecchio é ricamente decorado, possui esculturas de Michelangelo e Donatello.
A Galeria dos Ofícios (Galleria degli Ufizzi) possui o mais importante acervo renascentista do mundo com obras de Boticelli, Rafael, Michelangelo e outros artistas da época. O museu guarda a coleção de arte dos poderosos Médici e está organizado por período histórico e artista.
A Galleria dell’Accademia é outro famoso museu de Florença e é a casa da obra Davi de Michelangelo, considerada a principal atração pelos turistas, e mais três outras estátuas do artista. Além de uma grande diversidade de artes.
- >> Passagens para Florença mais baratas
- >> Reserve hotéis com desconto e cancelamento gratuito…
- >> Alugue um carro em Florença
- >> Não se esqueça do seguro de viagem
Na Basílica de Santa Croce ficam os restos mortais de Michelangelo, Galileu e Maquiavel. É a principal igreja franciscana e uma das mais antigas da cidade, sendo também considerada uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo.
Outro conhecido ponto turístico é a Ponte Vecchio que atravessa o Rio Arno e é muito conhecida por ter sido um corredor para a família Médici que ligava o Palácio do Governo (Palazzo Vecchio) ao Palácio Pitti (Palazzo Pitti) a nova residência dos Médici. O Corredor Vasariano era uma passagem secreta onde a família Médici podia chegar com segurança ao centro administrativo da cidade.
Antigamente a Ponte Vecchio era ocupada por açougues e em 1596 passou a ter joalherias nela devido ao mau cheiro que os açougues causavam.
Infelizmente não conseguimos visitar o Palazzo Pitti, (Palácio Pitti) que foi a nova residência da família Médici, mas para quem quer conhecer, lá estão a coleção de artigos de casa dos Médici, galeria de pinturas e esculturas, roupas e acessórios da época e o Jardim de Boboli que é uma extensão do Palácio, um jardim grande com estátuas e muito verde.
Para quem gosta de boa gastronomia, uma dica é ir até o Mercado de Florença. Lá encontramos a verdadeira gastronomia toscana com queijos, presuntos, vinhos e comidas tradicionais da cidade.
Catedral de Santa Maria del Fiore
A Catedral de Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo di Firenze, é realmente incrível. Ela é gigante e seus detalhes são impressionantes, um daqueles locais que nos fazem pensar como foi possível realizar uma obra desse tamanho e tão rica em detalhes há tantos séculos atrás.
A Duomo teve sua construção iniciada no ano 1296 e acabou em 1436 e pode acomodar até 30 mil pessoas. Sua fachada é construída com mármore verde, rosa e branco e possui uma cúpula gigante e é um dos principais cartões postais da cidade.
Para nós foi o ponto alto da viagem a Florença, um daqueles lugares que não podemos deixar de conhecer.
Hospedagem em Florença
Uma sugestão de hospedagem em Florença é o Hotel Machiavelli Palace que fica bem localizado e tem um delicioso café da manhã e com diárias a partir de R$ 387,00.
Finalizando
Como deu para perceber, respiramos história por onde passamos em Florença. Confesso que não sabia muito sobre essa cidade e depois que a conheci vi o quanto ela é incrível e que vale muito a pena a visita.
Se pudesse ainda dar uma dica final, seria de você considerar uma viagem para Florença no feriado de Corpus Christi. Tradicionalmente a cidade celebra a tradição religiosa da procissão de Corpus Christi.
Também se puder, aproveite a viagem para conhecer outros destinos da Itália que merecem a visita como Veneza, Lucca, Monza, Pisa, San Gimignano, Bolonha, Siena entre tantas outras.
Não se esqueça do seguro de viagem para a Itália e da compra de chip de celular que são fundamentais em uma viagem internacional.
E você já teve a oportunidade de conhecer Florença? Gostaria de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!
Abraço e até o próximo post!