Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

América do Sul

Planejando fazer viagem para a América do Sul? Esse é o post onde vamos trazer absolutamente tudo o que você precisa saber antes de embarcar na viagem.

A América do Sul é uma subparte do continente americano e atrai milhões de turistas todos os anos devido à beleza e a diversidade de suas paisagens.

Atrações turísticas não faltam, já que essa parte da América conta com lindíssimas praias, florestas exuberantes, cidades cosmopolitas, excelente gastronomia, e até mesmo neve.

Seja lá qual for o seu perfil, você certamente encontrará um destino perfeito para você fazer turismo na América do Sul, assim como eventualmente planejar uma viagem que passe por todos os países da América do Sul.

Principais regiões turísticas

A América do Sul é enorme! Possui mais de 17 milhões de quilômetros quadrados. Ao todo são 13 países repletos das mais diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de viajantes.

Abaixo você encontra uma lista dos países da América do Sul e logo abaixo dicas para visitar seus principais pontos turísticos:

  • Brasil
  • Argentina
  • Uruguai
  • Paraguai
  • Chile
  • Bolívia
  • Peru
  • Equador
  • Colômbia
  • Venezuela
  • Guia
  • Guiana Francesa
  • Suriname

Brasil

Uma viagem não precisa ser internacional para ser incrível, não é mesmo? Você pode conhecer lindas paisagens naturais, praias maravilhosas, cidades incríveis, saborear uma excelente gastronomia e ser recebido por um povo acolhedor aqui mesmo no Brasil.

Muitos turistas brasileiros preferem viajar em território nacional, ainda mais ultimamente, com o dólar e o euro nas alturas. Além disso, o turismo pelo Brasil é bom para o país, pois movimenta a economia.

Destinos turísticos incríveis não faltam no Brasil. O país recebe milhões de turistas todos os anos e é quase impossível encontrar alguém que não tenha se encantado com as belezas do país.

O destino turístico brasileiro mais famoso é, sem sombra de dúvidas, a cidade do Rio de Janeiro. Quem nunca ouviu falar das inúmeras atrações da Cidade Maravilhosa, não é mesmo?

Você pode conhecer a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, visitar o Pão de Açúcar, admirar o pôr-do-sol no Arpoador, entre tantas opções inúmeras.

Se você está em busca de um contato maior com a natureza, o Brasil é um excelente destino! Isso porque não faltam opções de ecoturismo no país.

A capital carioca é destino certo de viagem para o Rio de Janeiro

A capital carioca é destino certo de viagem para o Rio de Janeiro

Você encontra aqui no Brasil cachoeiras, montanhas, rios e cavernas. As cidades de Bonito, no Mato Grosso do Sul, de Alto do Caparaó, em Minas Gerais, de Alter do Chão, no Pará, e de Brotas, em São Paulo, são excelentes opções de destino para você que está em busca de ecoturismo.

Ainda falando sobre a natureza do Brasil, existem as belíssimas praias do litoral brasileiro, sendo que no total são 7 mil quilômetros de litoral, com destaque para as praias de Florianópolis, em Santa Catarina, as praias de Maceió, no Alagoas, as praias de Natal, no Rio Grande do Norte, e as praias de Fortaleza, no Ceará.

Se você gosta de esoterismo, não deixe de conhecer a cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais, de São Luís, no Maranhão, de Varginha, em Minas Gerais, e da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

O Brasil possui uma cultura riquíssima e é repleto de patrimônios históricos e culturais para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história desse lindo país.

Se este for o seu caso, com certeza você irá gostar de conhecer as cidades de Tiradentes, em Minas Gerais, Porto Seguro, na Bahia, Blumenau, em Santa Catarina, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Gramado, no Rio Grande do Sul, entre muitas outras.

QUER SE MANTER CONECTADO A VIAGEM TODA?

Conheça os chips internacionais eSIM da Truely!

Fazer cotação gratuita!

Rua histórica em Tiradentes lembra a história da colonização brasileira na América do Sul

Rua histórica em Tiradentes lembra a história da colonização brasileira na América do Sul

Argentina

A Argentina é um dos destinos internacionais favoritos dos turistas brasileiros. O país é o que mais recebe turistas estrangeiros da América do Sul e não é por menos.

O país é lindo e conta com diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de turistas, desde o mais aventureiro àquele que está em busca apenas de lazer e boa gastronomia.

O destino mais famoso da Argentina é a capital Buenos Aires, que encanta quem a visita devido às belezas de sua arquitetura, de sua gastronomia, de seus patrimônios históricos e de suas atrações culturais.

Difícil é encontrar alguém que foi a Buenos Aires e não gostou. Mas as cidades de Córdoba e Mendoza também são excelentes opções para quem deseja visitar os “hermanos”.

A Argentina também é muito visitada por quem deseja aproveitar o frio e a neve. A cidade de San Carlos de Bariloche (ou apenas Bariloche para os íntimos) é um dos destinos de inverno favoritos dos brasileiros.

Além de Bariloche, as cidades da patagônia argentina também são muito procuradas, com destaque para Ushuaia, El Calafate e El Chaltén.

Não vai faltar aventura em Bariloche

Não vai faltar aventura em Bariloche

Uruguai

O Uruguai, localizado na região sudeste da América do Sul, tem atrações que vão desde cidades cosmopolitas e praias badaladas, até pequenos vilarejos, vinícolas e lindos campos.

O país não é uma das primeiras opções de destino de muitos, mas não se engane: o país é lindo e com certeza vale a visita.

A cidade mais visitada do Uruguai é Montevidéu, a capital do país. A cidade conta com diversas atrações, bons bares, restaurantes e museus fascinantes. Além disso, a cidade é bem mais tranquila que muitos imaginam e também é bastante segura.

Não deixe de andar pelo calçadão de Montevideo, fazer compras no Mercado do Porto, de conhecer a famosa Praça da Independência e de visitar o Palácio Salvo.

Se você estiver com tempo, vale a pena alugar um carro e dar uma passadinha em outras cidades, como Punta del Este e Colonia del Sacramento.

O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório para uma viagem na América do Sul

O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório para uma viagem na América do Sul

Paraguai

O Paraguai é muitas vezes lembrado apenas como um lugar para fazer compras, mas não se engane: é um país de belas paisagens, cultura riquíssima, boa gastronomia e povo acolhedor.

Apesar de não ser muito conhecido pelos turistas brasileiros, o Paraguai tem um enorme potencial turístico e que certamente merece ser explorado.

A cidade mais visitada do Paraguai é Ciudad del Este, que faz parte da Tríplice Fronteira. A cidade é muito conhecida por seus centros comerciais e muitos brasileiros aproveitam a ida à cidade de Foz do Iguaçu para fazer um bate-volta na cidade paraguaia.

Lá é um lugar recomendado para comprar eletrônicos, perfumes e demais artigos importados com um preço mais em conta. Próximo à cidade também se encontra a Usina de Itaipu, que faz parte tanto dos brasileiros como dos paraguaios (meio-a-meio) e vale muito a visita.

A charmosa capital paraguaia, Assunção, também é um prato cheio para os turistas. Nela se encontram a maior parte dos museus, teatros e monumentos históricos. A boa notícia é que a maioria deles está localizada bem próximos um do outro e dá para visita-los a pé.

O ecoturismo é outra área que vem crescendo bastante no país. O país não tem um litoral, mas você pode conhecer também uma de suas praias de água doce, como a famosa praia de San Jose Beach, na cidade de Encarnación.

Assunción é um dos destinos mais famosos do Paraguai

Assunción é um dos destinos mais famosos do Paraguai

Chile

O Chile é um país localizado na região oeste da América do Sul. O país tem um imenso potencial turístico e surpreende a seus visitantes com suas belas paisagens, suas montanhas cobertas de neve, seu deserto, suas vinícolas.

O país também possui atrações para todos os gostos e bolsos. Não é à toa que muitos brasileiros escolhem o Chile para a sua primeira viagem internacional.

O destino mais visitado do país é, com certeza, a capital Santiago. A cidade é repleta de atrações como vinícolas, monumentos históricos, museus, entre outros.

Durante o inverno, a cidade é muito visitada por aqueles que procuram por estações de ski, que ficam localizadas na famosa Cordilheira dos Andes.

Como a cidade é muito procurada por turistas brasileiros, é muito comum encontrar funcionários falando português, portanto a comunicação não será um problema.

Porém não é só de Santiago que o turismo pode ser feito no Chile. Podemos destacar também o Parque Nacional Torres del Paine que fica localizado na patagônia chilena, além da famosa Ilha de Páscoa (mais retirada no Oceano Pacífico), o espetacular Deserto do Atacama e das belezas e vinhos de Valparaíso.

Exuberante paisagem do Deserto do Atacama no Chile

Exuberante paisagem do Deserto do Atacama no Chile

Bolívia

A Bolívia está localizada na parte central da América do Sul e não é nem de longe o destino mais óbvio para a maioria dos viajantes.

Ao contrário: muitas pessoas sequer cogitam a ideia de viajar para a Bolívia porque logo imaginam um país extremamente pobre, feio e perigoso, o que é uma pena.

O país tem sim seus problemas (assim como o Brasil tem os dele), mas não deixa de ter suas atrações, suas belas paisagens e sua incrível diversidade.

A Bolívia é o país mais barato da América do Sul para se viajar. Isso faz com que o país seja muito procurado por aqueles que desejam fazer um mochilão.

A cidade de La Paz, onde está localizada a sede do governo, não é exatamente uma cidade turística, mas possui diversos pontos turísticos bem interessantes.

A capital oficial do país, Sucre, também possui diversos pontos turísticos e um centro histórico que, com certeza, vale a visita.

Na Bolívia também fica o Salar de Uyuni que é nada mais, nada menos, o maior deserto de sal do mundo. Para conhecê-lo, é necessário que você vá com profissionais.

Outros destinos famosos são Cochabamba, Potosí, Oruro, e a cidade de Copacabana, que é banhada pelo famoso Lago Titicaca.

A linda natureza do Lago Titicaca na Bolívia

A linda natureza do Lago Titicaca na Bolívia

Peru

O Peru é um belo país da América do Sul cujo potencial turístico vem sendo cada vez mais descoberto e explorado.

Nele você encontrará paisagens naturais de tirar o fôlego, cidades cosmopolitas, praias banhadas pelo Oceano Pacífico e uma gastronomia para ninguém botar defeito.

Você certamente encontrará um destino no Peru perfeito para o seu perfil de viajante, seja ele mais aventureiro ou então mais pacato.

A atração turística mais famosa do país é, sem sombra de dúvidas, Machu Picchu. As ruínas Incas fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e para conhecê-las é preciso planejamento. Para você ter uma ideia, alguns passeios na região precisam ser reservados com meses de antecedência.

Mas o turismo no Peru vai além de Machu Picchu. A capital do país, Lima, e a cidade de Cusco também possuem diversas atrações que valem a pena conhecer, principalmente pela sua cultura e gastronomia.

As belezas do caminho até as montanhas em Cusco no Peru

As belezas do caminho até as montanhas em Cusco no Peru

Equador

O Equador é outro incrível destino turístico repleto de belezas naturais, lindas paisagens de tirar o fôlego, praias maravilhosas, vulcões ativos, cultura riquíssima, além de um povo acolhedor.

Apesar de todas essas qualidades, muitos viajantes simplesmente se esquecem do Equador na hora de planejar a próxima viagem, o que é uma pena, pois quem vai ao país se surpreende de forma bastante positiva.

A cidade de Quito, capital do país, é o principal destino turístico do Equador. Ela possui diversas atrações como o Centro Histórico, a Laguna Quitoloa e o Vulcão Cotopaxi.

Em Quito também fica o Parque Mitad del Mundo, um parque em que se acredita que representa a Linha do Equador.

Além da capital, vale a pena conhecer a cidade de Cuenca, a cidade de Montañita e a cidade de Baños, com destaque para os shows culturais, artesanato e também gastronomia.

Para quem gosta de natureza e de animais, vai se encantar com as Ilhas Galápagos, local super indicado para apreciar a vida selvagem.

Visão da cidade de Quito no Equador

Visão da cidade de Quito no Equador

Colômbia

Por muitos anos, a Colômbia foi apenas mais um destino da América do Sul ignorado por muitos turistas. Felizmente isso mudou.

O país, cujo potencial turístico vem chamando a atenção de turistas do mundo inteiro é o mais novo queridinho dos viajantes e não é à toa.

A Colômbia com uma cultura riquíssima, paisagens naturais incríveis, biodiversidade invejável, praias com aquele mar azul característico do Caribe, e muito mais.

Quem gosta de lugares históricos com certeza vai gostar de Bogotá e Medellín, as maiores e mais importantes cidades do país.

Aqueles que desejam curtir uma praia certamente se encanarão com Cartagena das Índias e Santa Marta, para esticar as pernas e ter lindas fotos de viagem na bagagem.

Impossível não se encantar com as belezas da cidade amuralhada de Cartagena

Impossível não se encantar com as belezas da cidade amuralhada de Cartagena

Venezuela

A Venezuela é um lindo país conhecido por suas belas paisagens naturais, sua história riquíssima, suas lindíssimas praias banhadas pelo Mar do Caribe, suas montanhas andinas e seu povo acolhedor.

É realmente uma lástima a crise política e econômica pela qual o país está passando e que faz com que muitos viajantes sequer cogitem a ideia de conhecer a Venezuela. A verdade é que com um bom planejamento ainda vale a pena conhecer nosso país vizinho.

A maioria das atrações da Venezuela está relacionada às suas praias, o que é compreensível uma vez que esse mar azul turquesa é coisa de cinema! Exemplo disso é Los Roques.

Outro cenário cinematográfico é o Monte Roraima, bem perto da fronteira com o Brasil. Para uma cidade histórica, você pode conhecer Maracaibo.

Se o seu desejo é ver neve, saiba que também é possível em Mérida, localizada ao norte da Cordilheira dos Andes.

A capital da Venezuela, Caracas, não é exatamente uma cidade turística. Muitas pessoas, inclusive, nem recomendam a visita à cidade, uma vez que a população sofre com diversas restrições e a cidade é considerada bastante violenta.

Isso tudo é uma pena, pois a cidade conta com atrações turísticas bem interessantes. Se você deseja conhecê-la mesmo assim, redobre a atenção com seus pertences e de toda a sua família. Segurança em primeiro lugar, ok?

Los Roques é a dica de viagem da Venezuela

Los Roques é a dica de viagem da Venezuela

Guiana

Localizada na costa do Oceano Atlântico Norte, a Guiana é mais um lindo país da América do Sul muitas vezes esquecido pelos turistas. É o único país da América do Sul em que a língua oficial é o inglês.

O país conta com muitas florestas, cachoeiras e até algumas praias. Uma das quedas d’água mais famosas são as Cataratas de Kaieteur do Rio Potaro, localizado na região central de Guiana. Se você gosta de viajar para lugares nada óbvios, a Guiana pode ser uma boa opção.

Se você vai à Guiana, não espere nada de muito luxuoso. O país não conta com muitas atrações e nem com aquela maravilhosa infraestrutura para os turistas, mas tem sim suas belezas.

O principal destino turístico do país é a sua capital, Georgetown. A cidade difere muito das outras cidades da região e atrai a atenção principalmente de aventureiros.

Muitos brasileiros também gostam de ir à Lanthem, localizada bem próxima à fronteira com o Brasil, para fazer compras. Vale ressaltar que se trata de uma cidade pequena, com ruas não pavimentadas e sem nenhum grande centro comercial.

Uma das belezas de Guiana são as Cataratas de Kaieteur

Uma das belezas de Guiana são as Cataratas de Kaieteur

Guiana Francesa

A Guiana Francesa é um departamento da França colado ao Brasil. O pequeno país é muitas vezes também esquecido pelos viajantes, mas possui características bem peculiares e atrações turísticas interessantes. O idioma oficial é o francês e a moeda é o euro.

O país é bastante procurado por aqueles que gostam de ecoturismo, uma vez que a maioria de suas atrações está relacionada à natureza exuberante, já que cerca de 90% de seu território é coberto por florestas.

O principal destino turístico do país é a sua capital, Caiena. Outro destino turístico famoso é a Ilha do Diabo, local onde funcionava um presídio. O país também tem praias que podem ser visitadas, como as praias das cidades de Rémire-Montoly e de Awala-Yalimapo.

O Farol Kourou é uma das atrações turísticas da Guiana Francesa

O Farol Kourou é uma das atrações turísticas da Guiana Francesa

Suriname

O Suriname (também conhecido como Guiana Holandesa), um pequeno país localizado na costa nordeste do continente, é mais um país da América do Sul que é facilmente esquecido pelos viajantes.

Cerca de 90% da área do país é coberta pela Floresta Amazônica e a principal característica do país é a mistura de culturas diferentes coexistindo no mesmo lugar. A língua oficial do país é o holandês, mas muitas pessoas também falam inglês.

O principal destino turístico do país é a cidade de Paramaribo, capital do país. De cara, a cidade impressiona devido à diversidade.

O Suriname recebeu influência dos povos indígenas, dos escravos africanos, dos colonizadores ingleses, entre outros povos.

Todas essas influências ficam evidentes na arquitetura, no povo e na culinária. Além disso, o país é muito procurado por aventureiros e pessoas à procura de ecoturismo.

A cultura africana é muito marcante no Suriname

A cultura africana é muito marcante no Suriname

Principais cidades turísticas

Vamos ver agora algumas das principais cidades turísticas da América do Sul. Algumas delas já falamos no decorrer do texto e que merecem o destaque para ser considerado em um plano de viagem para a América do Sul.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é o destino turístico mais visitado do Brasil e um dos mais visitados do mundo. A Cidade Maravilhosa cai nas graças tanto dos turistas brasileiros quanto dos estrangeiros e não é à toa: há atrações para todos os gostos.

Quando se fala em Rio de Janeiro, a imagem do Cristo Redentor localizado no alto do Morro do Corcovado logo vem à mente e existem diversas formas de conhecer este símbolo da cidade que entrou na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Você pode conhecer esta atração através de trilhas, trem turístico, bicicletas e vans. Além do Cristo Redentor, você pode também conhecer o famoso Pão de Açúcar, uma das atrações mais visitadas da cidade.

Quem gosta de praia também vai se encantar com a cidade. E não faltam opções. Você pode conhecer a mais famosa delas, a Praia de Copacabana.

Além dela, tem as Praias de Ipanema, Praia do Leme, Prainha e Praia do Grumari que também valem uma visita. Aproveite também para conhecer a Praia do Arpoador e assistir ao pôr-do-sol de lá. É lindo de se ver!

Outras atrações que valem a pena conhecer são: o Jardim Botânico, o AquaRio, o Estádio do Maracanã, o Museu do Amanhã, o Instituto Moreira Salles, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Mosteiro de São Bento e a Feira de São Cristóvão.

Nosso passeio no Pão de Açúcar

Nosso passeio no Pão de Açúcar

Buenos Aires

A capital da Argentina, Buenos Aires, é outro destino turístico muito famoso da América do Sul. A capital portenha encanta quem a visita devido à diversidade de atrações turísticas, a sua rica cultura e a sua gastronomia.

O centro cívico de Buenos Aires com certeza é uma das atrações que não devem passar batidas. Não deixe de conhecer a Casa Rosada, o Congresso da Nação Argentina e a Plaza de Mayo.

Buenos Aires possui uma imensa variedade de atrações históricas e a Plaza San Martín é um exemplo disso. O Cemitério da Recoleta, local em que estão enterradas importantes personalidades argentinas é outra atração muito visitada.

A cidade também respira cultura. Não deixe de visitar a Livraria El Ateneo, uma das mais bonitas do mundo. O Rosedal de Palermo e o Teatro Colón também valem uma visita.

Além disso, Buenos Aires possui uma imensa variedade de restaurantes e cafés. Não perca a oportunidade de saborear uma deliciosa empanada e um alfajor. Você certamente vai querer levar alguns na mala.

Um excelente lugar para saborear estas e outras delícias é o Mercado de San Telmo. Após conhecer o mercado, conheça também a tradicional Feira de San Telmo, um excelente lugar para garantir as lembrancinhas da viagem.

Para uma noite mais divertida, a sugestão é assistir um espetáculo de tango na Argentina que pode ser acompanhado de um delicioso jantar à base de parilla e outras delícias da Argentina.

Essa é a famosa Casa Rosada de Buenos Aires

Essa é a famosa Casa Rosada de Buenos Aires

Montevidéu

A capital do Uruguai vem chamando a atenção de turistas do mundo todo, especialmente dos brasileiros, nos últimos anos. Difícil encontrar alguém que não tenha se surpreendido positivamente com a cidade.

A cidade de Montevideo possui cerca de 1,5 milhão de habitantes e diversas atrações turísticas interessantes para surpreender quem a visita pela tranquilidade. Definitivamente um bom destino para quem deseja relaxar.

Uma vantagem de Montevidéu é que grande parte dos pontos turísticos são próximos uns dos outros e podem ser conhecidos a pé.

Um bom exemplo é a Plaza da Independencia, o coração da cidade. Nela estão localizados prédios históricos de grande importância como o Teatro Solís e o Palácio Salvo.

Não deixe também de caminhar pela Sarandí, uma rua fechada para os carros, e caminhar pelas praças da cidade. O Mercado del Puerto é um bom lugar para provar da gastronomia uruguaia.

Outros pontos turísticos de Montevideo que merecem destaque são o Jardim Botânico, a Catedral Metropolitana de Montevidéu, a Igreja de São Francisco de Assis e as Catacumbas, as Ramblas e o Parque Rodó.

Vale a pena fazer passeio pelas ramblas em Montevideo

Vale a pena fazer passeio pelas ramblas em Montevideo

Santiago

A gigantesca, cosmopolita, segura e linda capital chilena é um dos destinos internacionais favoritos dos brasileiros e não é por menos.

Santiago é uma cidade com belas paisagens naturais, montanhas cobertas por neve, vida noturna agitada, vinícolas, boa gastronomia, entre diversas outras atrações.

Entretanto, antes de fazer as malas é necessário bastante planejamento, pois a cidade é bastante cara, apesar do real valer mais do que o peso chileno.

A cidade de Santiago é muito procurada como um destino de inverno, principalmente por brasileiros que estão em busca da neve.

Não deixe de visitar uma das estações de ski do Chile. A mais famosa é o Valle Nevado, local onde fica o famoso resort de mesmo nome.

Porém ainda você pode curtir outras estações de ski do Chile, como as de El Colorado, La Parva, Nevados de Chillán, Portillo, Antillanca, Ski Pucón, Lagunillas e Corralco.

Importante ressaltar que não neva na cidade de Santiago e sim nas montanhas da região. O verão é a melhor época para visitar as famosas vinícolas de Santiago.

Não deixe de conhecer o centro histórico de Santiago, aproveitando para visitar o Palácio La Moneda, o Centro Cultural La Moneda, a Plaza das Armas e a Catedral Metropolitana.

Vale a pena visitar também o Museu Histórico Nacional e o Paseo Ahumada. Um bom lugar para conhecer melhor a gastronomia chilena é o Mercado Central de Santiago.

Outro ponto turístico tradicional da América do Sul é o centro histórico de Santiago no Chile

Outro ponto turístico tradicional da América do Sul é o centro histórico de Santiago no Chile

Bogotá

A cidade de Bogotá tem recebido e surpreendido muitos turistas, inclusive brasileiros, ao longo dos últimos anos.

A capital da Colômbia possui diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de viajantes. Quer viajar para um destino repleto de belas paisagens, rica cultura, vida noturna agitada e boa gastronomia? Bogotá então pode ser o destino ideal para você.

Fato é que Bogotá é recheada de atrações históricas e culturais. Dentre elas, se destacam o Museu Botero e o Museu do Ouro. Visite também visitar a Plaza Bolívar, onde estão localizados os prédios do governo boliviano.

Depois, não deixe de conhecer o bairro da Candelária e a sua belíssima catedral. Após o passeio, pegue o teleférico ou o funicular e vá conhecer o Cerro Monserrate. A vista de lá é incrível.

Linda arquitetura de Bogotá na Colômbia

Linda arquitetura de Bogotá na Colômbia

Machu Picchu

Quando se fala em viajar para o Peru, a cidadela de Machu Picchu logo vem à mente. As ruínas, que outrora foram consideradas como um local sagrado para os Incas é um destino turístico relativamente novo. Só foram descobertas em 1911.

Desde então vem recebendo turistas do mundo todo. Em 2007, o local foi declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Se você deseja conhecer o local, saiba que é necessário planejamento. A atração fecha na época das chuvas e por isso os melhores meses para conhecer o local vão de abril a outubro.

Além disso, dependendo da forma escolhida para chegar lá você precisará fazer as reservas com meses de antecedência.

Vale ou não vale a pena uma viagem para Machu Picchu no Peru

Vale ou não vale a pena uma viagem para Machu Picchu no Peru

Lima

A capital do Peru, apesar de não ser um destino tão popular como a histórica Machu Picchu, também é um prato cheio para os turistas.

Isso porque o local reúne diversas atrações entre museus, parques, sítios arqueológicos, um Centro Histórico que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e uma gastronomia que é um espetáculo à parte.

Não deixe de conhecer o centro histórico de Lima, visitando a Plaza das Armas e a Plaza San Martín.

Em volta dessas praças estão localizados importantes prédios como o Palácio Episcopal, a Catedral de Lima, a Basílica Menor, o Convento de São Francisco de Assis, as catacumbas e a Casa de Pizarro. Aproveite também para observar a troca de guarda na Casa de Pizarro.

O Mercado de Surquillo é um excelente lugar para descansar e matar a fome. Outras atrações que merecem destaque são o MALI, o Parque Kennedy, o Parque do Amor e a Huaca Pucllana.

O mais legal de Lima é conhecer a cultura do Peru

O mais legal de Lima é conhecer a cultura do Peru

Como viajar na América do Sul

A forma mais comum para viajar para a América do Sul é, sem dúvidas, de avião. Mas, dependendo do destino escolhido e do quão aventureiro é o viajante, é possível viajar para a América do Sul de carro, ônibus ou até mesmo de trem.

Passagem aérea

A passagem aérea para uma viagem para a América do Sul costuma ser um dos principais gastos da viagem. Entretanto, diversos fatores fazem com que as passagens aéreas sejam mais baratas para quem deseja viajar para os países da América do Sul.

Uma boa dica para quem deseja economizar é pesquisar em sites que trocam passagens por milhas, como é o caso da Skyscanner, e também comprar as passagens com antecedência.

Os principais aeroportos da América do Sul são:

  • Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Brasil;
  • Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza), na Argentina;
  • Aeroporto Internacional Santiago-Pudahuel, no Chile;
  • Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla, na Colômbia
  • Aeroporto Internacional de Punta del Este, no Uruguai.

As principais empresas aéreas que operam para os aeroportos da América do Sul são:

  • GOL
  • LATAM
  • Azul Linhas Aéreas
  • Aerolíneas Argentina
  • Avianca
O Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos principais hubs da América do Sul

O Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos principais hubs da América do Sul

Caminho terrestre

Muitas pessoas desejam se aventurar para a América do Sul de carro. É possível, mas é bem mais trabalhoso e demorado que ir de avião.

Muita atenção também à documentação necessária para viajar pelo Mercosul: além da sua CNH, você também vai precisar do RG ou do passaporte originais, do CRLV do veículo no nome do condutor, do Seguro Carta Verde, de um kit de primeiros socorros e dois triângulos.

Para dirigir no Chile, é necessário possuir a PID (Permissão Internacional de Dirigir).

Se você deseja viajar pela América do Sul de ônibus, saiba que é possível sair de São Paulo para a Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile, Colômbia e Equador.

As empresas que fazem o transporte de ônibus são:

  • JBL
  • Crucero del Norte
  • Viação Ormeño
  • NSA
  • Sol del Paraguay
  • EGA TTL
Viajar de carro também pode ser uma opção

Viajar de carro também pode ser uma opção

Aluguel de carro

Alugar um carro na América do Sul é uma boa opção para quem deseja ter mais liberdade dentro do destino desejado sem depender de táxi, Uber ou ônibus e ficar restrito a horários e tudo mais.

E alugar um carro é bem mais simples e barato que muitas pessoas imaginam. Você só precisa apresentar a sua CNH, o seu RG ou o seu passaporte e um cartão de crédito internacional.

Entretanto, algumas cidades da América do Sul tem a fama de ter o trânsito caótico (Lima, por exemplo) e muitos dizem que não compensa o trabalho.

Mesmo assim, vale a pena colocar esse item na sua lista de itens para cotação. Você pode fazer a consulta de preços atualizada em sites como da Rentcars.

Onde ficar na América do Sul

A América do Sul tem diversas opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos. Você pode se hospedar em resorts, hotéis, pousadas, casas de temporada, hostels, entre outras opções.

Hotéis na América do Sul

Para a escolha de um hotel na América do Sul, a primeira atividade que precisa ser feita é a definição de qual país você vai visitar. Para ajudar nessa tarefa, trouxemos opções de hotéis para os 6 países das 7 cidades da América do Sul citados no texto.

Nossas sugestões de hotéis na América do Sul são:

A dica de hotel para o Brasil é o Pestana Rio Atlântica, localizado em plena Praia de Copacabana, e que oferece excelentes acomodações, vista para o mar, serviço de quarto, wi-fi gratuito e café da manhã incluso. O preço médio da diária para dois adultos sai a partir de R$ 468,00.

Pestana Rio Atlântica no Rio de Janeiro

Pestana Rio Atlântica no Rio de Janeiro

A dica de hotel para o Chile é o DoubleTree by Hilton Santiago, localizado na área mais bem avaliada de Santiago e oferecendo excelentes acomodações, salas de conferências e reunião, sala de eventos, serviço de lavanderia, lounge privativo, business center, uma cafeteria, um bar e um restaurante. O preço médio da diária para dois adultos sai a partir de R$ 658,00.

Double Tree Hilton Santiago no Chile

Double Tree Hilton Santiago no Chile

A dica de hotel para o Uruguai é o Sheraton Montevideo Hotel, de categoria 5 estrelas, localizado a apenas 800 metros do centro, com vista para o Rio de La Plata e com diárias a partir de R$ 962,00.

Sheraton Montevideo

Sheraton Montevideo

A dica de hotel para a Argentina é o CasaSur Recoleta, localizado em um dos bairros nobres de Buenos Aires, com decoração estilo hotel boutique, elegantes e finos, que tornam a viagem ainda mais especial, tudo isso com diárias a partir de R$ 941,00.

Casasur Recoleta Hotel em Buenos Aires

Casasur Recoleta Hotel em Buenos Aires

A dica de hotel para a Colômbia é o Sonesta Hotel, de categoria 5 estrelas, localizado próximo ao 127 Metro Shopping, com quartos com design sofisticado e café-da-manhã de alta gastronomia, com diárias a partir de R$ 310,00.

Sonesta Hotel em Bogotá na Colômbia

Sonesta Hotel em Bogotá na Colômbia

A dica de hotel para o Peru é Hilton Lima Miraflores, que possui piscina ao ar livre com 2 banheiras de hidromassagem, um hotel de alto nível, da categoria da marca Hilton, com diárias a partir de R$ 766,00.

>> Fazer pesquisa mais completa de hotéis

Hilton Lima Miraflores em Lima no Peru

Hilton Lima Miraflores em Lima no Peru

Aluguel de temporada na América do Sul

Outra opção de hospedagem que vem conquistando os corações dos turistas na América do Sul é o aluguel por temporada, com reservas que podem ser feitas a partir de sites como o Booking.

Esta opção não conta com alguns luxos típicos dos hotéis, como café da manhã, serviço de quarto, academia e restaurante, por exemplo, mas o preço das diárias costuma compensar, principalmente se você viaja com mais pessoas.

Praticamente em todos os países da América do Sul você vai encontrar boas opções de quartos, casas e apartamentos. Basta fazer uma pesquisa nas cidades que você está planejando visitar.

>> Fazer pesquisa de aluguel de temporada

Gastronomia da América do Sul

Os países da América do Sul têm uma gastronomia riquíssima com influências indígenas, africanas, espanholas, italianas e portuguesas.

A gastronomia de cada país tem as suas particularidades e provar os pratos típicos do local visitado é indispensável para uma experiência mais completa.

Os pratos típicos mais famosos da América do Sul são a feijoada brasileira, as empanadas argentinas, o tradicional ceviche peruano, as arepas e os vinhos chilenos.

Quando você decidir visitar um dos países da América do Sul, não deixe de experimentar as comidas típicas de cada país. A experiência gastronômica é uma das recordações mais bacanas de uma viagem internacional.

O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo

O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo

Seguro de viagem para a América do Sul

Turistas brasileiros não necessitam de seguro para viajar para a América do Sul. Entretanto, é altamente recomendado que você faça um seguro de viagem.

Todo mundo está sujeito a imprevistos e ninguém gostaria que uma mala extraviada, um voo cancelado ou alguma emergência médica estragasse uma viagem que tinha tudo para ser incrível.

A boa notícia é que contratar um seguro de viagem é mais barato que muitos imaginam e você assim você poderá viajar tranquilo.

Um bom local para fazer cotação de seguro de viagem é o site da Seguros Promo. Inclusive eles são parceiros do site pela qualidade dos serviços prestados.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

Finalizando

Viajar para a América do Sul é uma das opções mais indicadas para quem quer se aventurar pela primeira vez em uma viagem internacional.

As viagens são mais curtas, mais baratas e permitem você ter a experiência de conhecer culturas diferentes e aprender as burocracias e processos necessários para viajar em segurança.

Se precisar de dicas mais detalhadas sobre cada país para fazer turismo na América do Sul, não deixe de pesquisar mais informações aqui no blog. Temos muito conteúdo postado sobre nossos países vizinhos.

Também fique à vontade para deixar um comentário aqui no blog ou entrar em contato conosco por outro meio. Importante é você viajar sem dúvidas.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para a América do Sul?

A América do Sul tem o clima predominantemente tropical, o que faz com que grande parte do continente seja bastante quente. Entretanto, em alguns lugares como a Patagônia o frio pode ser extremo. Se você estiver indo a um destino quente, não deixe de colocar na mala roupas leves e claras, roupas de banho, protetor solar e óculos de sol. Vale ressaltar que você vai andar bastante então dê preferência a sapatos baixos e confortáveis. Se você estiver indo a um lugar frio, não se esqueça de colocar na mala roupas mais quentes como casacos pesados, calças compridas, meias grossas, luvas para touch screen, gorros e cachecol. Uma boa dica é se vestir em camadas e usar aquelas roupas do tipo segunda pele por debaixo da roupa. Alguns destinos turísticos possuem lojas de roupas de aluguel para a neve, evitando que você compre roupas que vai usar uma vez só na vida.

Quais documentos obrigatórios para a América do Sul?

Turistas brasileiros que vão viajar para países do Mercosul não precisam de passaporte, podendo viajar apenas com o RG, desde que este esteja em bom estado. Além disso, não é necessário visto se for permanecer no país por menos de 90 dias, o que se encaixa principalmente para as viagens de férias mais tradicionais. Já viajar para a Guiana, Guiana Francesa e Suriname, o passaporte é necessário, e a Guiana Francesa exige visto. Para viajar para a Bolívia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Equador, também é necessário o Certificado Internacional de Vacina contra a febre amarela. Você pode tirar ele em um posto de saúde mais próximo da sua cidade.

Quanto custa uma viagem para a América do Sul?

O custo é relativo e vai depender do país escolhido e da época do ano da viagem, já que existe a alta e baixa temporada de cada país. Por exemplo, no Brasil e na Colômbia, a alta temporada é no verão, já na Argentina e no Chile, a alta temporada é no inverno. Para tomar como base de preços, as passagens aéreas partindo de São Paulo custam em torno de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Boas hospedagens podem ser encontradas a partir de R$ 500,00 a diária. E para alimentação e passeios, vai depender a quantidade de dias da viagem, mas podemos tomar como base um gasto diário médio de R$ 400,00.

Que moeda levar para a América do Sul?

Cada país da América do Sul tem a sua própria moeda, ou seja, não existe uma moeda única, tal qual se você fizesse uma viagem para a Europa, e utilizasse o euro. No Brasil a moeda é o real, na Argentina é o peso argentino, no Chile é o peso chileno, no Uruguai é o peso uruguaio, na Colômbia é o peso colombiano, e assim por diante. Recomendamos sempre levar um cartão de crédito internacional, assim como levar uma quantia de dinheiro em espécie. Para evitar trocar dinheiro em espécie demais, uma dica é levar uma quantia na moeda local, uma quantia em dólar e também uma quantia em real (já que alguns países aceitam). Lembre-se sempre de consultar a cotação mais atualizada da moeda na hora de fazer a troca para evitar perder dinheiro na hora do câmbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais