O Grande Desfile de Natal de Gramado é mais uma das grandes atrações do Natal Luz de Gramado. Pude presenciar o espetáculo na viagem que fiz a Gramado e Canela em novembro e posso dizer que realmente vale o ingresso.
Primeiro porque o profissionalismo das pessoas que participam do Desfile de Natal é fantástico. Seja na organização do evento, no controle das pessoas que entram e saem, na hora do espetáculo começar e na hora do desfile acontecer.
A dificuldade na organização é ainda maior porque o desfile acontece entre três das principais ruas de Gramado. Imagina o trânsito que fica ao redor e a paciência que os profissionais têm de ter na hora de montar a estrutura e responder tranquilamente os turistas. Para nós todas as informações que nos passaram foram nota dez.
Agora é durante o desfile mesmo que os turistas se encantam. Há uma série de coreografias, carros alegóricos, personagens, teatro, danças e bonecos todos focados no clima do Natal. No fundo há uma música que envolve o público a participar e interagir com o evento. O momento auge do evento é quando cai neve artificial sobre os participantes.
Quando assisti desfiles em outras cidades como desfiles cívicos como em Brasília, de festas tradicionais como na Oktoberfest ou outros de forma geral é comum ver pessoas distraídas, não cantando, não interagindo com o público, não sorrindo ou então cumprimentando os amigos. No Grande Desfile de Natal de Gramado não vi um único participante fazendo isso. Todos cantando, dançando, desfilando, interagindo, sorrindo, participando. Desfile de primeiro mundo.
Conteúdo desse artigo:
Ingressos no Grande Desfile de Natal
Fiquei sentado na arquibancada número 22. Minha recomendação é que a compra do ingresso seja para as arquibancadas mais próximas à Rua Borges de Medeiros, pois ali na rótula é que fica localizada a árvore de natal principal, no qual todo dia acontece o acendimento das luzes com coreografia e tudo.
Além disso, ficando nas primeiras arquibancadas você paga menos que camarote, vê os participantes chegando antes dos demais e de quebra consegue aproveitar para ver coreografias especiais que foram feitas somente para quem pagou camarote.
Essa é minha única crítica ao evento. O desfile começou, focou nas pessoas do camarote e demorou muito para vir para quem estava mais à frente. Talvez pudesse ter uma atração menor ou carros mecânicos específicos para os turistas da arquibancada.
Lembre-se de comprar o ingresso antecipadamente para evitar a tortura que aconteceu comigo no planejamento da viagem para Gramado.
Dicas para o Grande Desfile de Natal
Se alimente antes de ir para o evento. Foi difícil encontrar estabelecimentos vendendo algo perto do horário do desfile.
Recomendo ir agasalhado, pois o desfile é à noite e faz muito frio. Se você se esquecer, tem ambulantes que vendem capa de chuva como proteção para o vento da serra gaúcha. Foi bem comum ver as pessoas comprando essas capas.
Chegue cedo para evitar filas, evitar trânsito, conseguir estacionamento e garantir o melhor assento, já que estes não são numerados.
Por sinal, vale tanto ficar na parte de cima da arquibancada para você se encostar no alambrado, e assim ficar mais confortável, como ficar na parte inferior para ver de perto as atrações e interagir com os participantes. No meio da arquibancada deixaria como terceira opção.
E você, já assistiu o Grande Desfile de Natal de Gramado? O que achou do evento?
Abraço!