Olá, aqui é o Cristian Kith, sou fotógrafo profissional, e estou escrevendo hoje no blog Vida de Turista em parceria com o Thiago para mostrar um pouco do meu trabalho como fotógrafo e de quebra compartilhar minhas aventuras, começando a falar sobre minha visita a Varanasi, uma cidade que fica localizada ao norte da Índia.
De acordo com a lenda, Shiva fundou a cidade de Varanasi há mais de 5.000 anos atrás o que faz de Varanasi uma das 7 cidades mais sagradas da Índia. Por ser a mais famosa e uma das mais sagradas, Varanasi conta com um grande número de visitantes, tanto de indianos quanto de estrangeiros.
Conteúdo desse artigo:
Rio Ganges em Varanasi
O Rio Ganges é um alicerce da cidade e norteia a vida dos seus moradores. Para acessar o rio ou ficar próximo você utiliza setores de escadaria, sendo que cada setor de escadarias é conhecido por Ghat, no qual a cidade conta com aproximadamente 88 Ghats, alguns deles privados.
Ali é onde grande parte da vida da cidade acontece, seja de grupos de corredores matinais, celebrações religiosas, jogos de críquete ou pescadores. Pode se ver de tudo acontecendo, até mesmo pessoas se banhando no Rio Ganges dependendo da época do ano.
Passeio noturno de barco em Varanasi
Uma das atrações locais de Varanasi é o passeio noturno de barco pelo Rio Ganges. Nas margens do rio ou nos Ghats pode-se encontrar vários tipos de embarcações. As mais comuns são a remo, que podem levar 2 pessoas, mais o condutor.
Ao longo do Rio Ganges, 3 ghats se destacam, sendo 2 deles para realizar o ritual da cremação e 1 específico para rituais religiosos.
Ghats de cremação
De acordo com a tradição, os familiares e amigos devem percorrer 1,6 quilômetros a pé carregando o corpo da pessoa falecida até o Ghat para que a cremação em Varanasi seja realizada. Então eles molham o corpo da pessoa que faleceu no Rio Ganges para assim colocar o corpo em cima das toras e acender o fogo, iniciando o processo de cremação a céu aberto.
Os Ghats funcionam 24 por dia, todos os dias do ano, portanto é muito comum andar pelas ruas próximas a um deles e ver pessoas comuns carregando um corpo em volta de uma mortalha, algo que para nós pode soar um tanto estranho e assustador.
Porém nem todas as pessoas necessitam ser cremadas. Segundo a religião Hindu, a prática é para libertar o corpo dos pecados cometidos e renascer com um bom Karma. Crianças, mulheres grávidas e Sadhus (homens santos) é um grupo de pessoas que teoricamente não tem pecado e fogem da tradição.
Já os leprosos, entende-se que pagaram por seus pecados em vida. Portanto esses grupos de pessoas não são cremados e seus corpos são enrolados em uma grande pedra para depois serem jogadas ao rio para que afundem.
Ghat para rituais religiosos
Já os rituais religiosos acontecem todos os dias após as 6 horas da tarde, com performances e música e são realizados no Ghat Dashashwamedh.
Em todos os dias do ano, os religiosos celebram o rio Ganges, o sol, o fogo, o universo e Shiva. Isso é normal e faz parte da cultura e da religião local, algo muito incomum para quem sempre viveu ou somente conheceu a cultura latino-americana.
Dicas de viagem para Varanasi
Varanasi é uma cidade para ficar hospedada pelo menos 3 dias para você se sentir acolhido, ter tempo para conhecer os lugares e se acostumar com a cultura e tradição local. O aeroporto mais próximo é o de Lal Bahadur Shastri International Airport, distante 30 minutos do centro.
A dica é ficar hospedado próximo ao centro de Varanasi para ter acesso fácil aos principais pontos turísticos e perder menos tempo de deslocamento. Uma sugestão de hotel em Varanasi é o Hotel Le Lotus Grand de categoria 3 estrelas e localizado a 5 quilômetros do centro com diárias a partir de R$ 290,00.
Finalizando
Se você busca fazer atividades diferentes, gosta de conhecer novas culturas e de quebra voltar com lindas recordações de viagem e boas histórias para contar, fica a dica de conhecer essa pitoresca cidade indiana.
Caso queira ficar mais tempo na Índia, pode pensar em fazer um intercâmbio de estudante para a Índia para desfrutar o país com calma enquanto aprende uma nova cultura, novos costumes e também novos idiomas. Nesse caso você vai precisar do visto de estudante para a Índia.
Agora queremos ouvir a sua opinião! O que você achou mais fascinante de Varanasi? Deixe abaixo o seu comentário!
Abraço e nos vemos no próximo artigo!
Estive em Varanasi, fiquei duas semanas na Índia. Amei tudo por lá e só vi muita paz, muita fé, muitas coisas e construções encantadoras. Amei o ritual de cremação, assisti de perto e sinto muitas saudades desse país acolhedor e encantador.
Namastê!
Gratidão.
Olá! Muito legal essa matéria. Sou desenhista de quadrinhos e estou procurando fotos p referência para desenhar uma HQ q passa na Índia. Basicamente seria uma próxima ao gangues e outra q mostrasse uma edifícação, se possível, por dentro e por fora. Poderia me ajudar?
Ola Márcio aqui quem fala é o Cristian, o fotógrafo que esteve lá, me adiciona no Instagram, tem mais algumas fotos lá e podemos entrar em contato tbm Instagram.com/cris_k1