Estive em Porto Alegre a trabalho no 8º Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI do Rio Grande do Sul e aproveitei a estadia na cidade para conhecer seus principais pontos turísticos.
Porto Alegre é uma cidade que tem mais de 1,4 milhões de habitantes e podemos ver sua grandeza e representatividade no cenário nacional. E por ser tão grande, pude ver os problemas que uma cidade desse tamanho tem.
Estava super empolgado, pois havia pesquisado bastante e conversado com outros amigos blogueiros antes de ir. Porém a primeira impressão que tive não foi boa. A cidade estava suja e mal cuidada, com vários moradores de rua e papeleiros andando por Porto Alegre.
Vi várias construções antigas, numa arquitetura incrível, principalmente no centro da cidade, só que mal conservadas. Se não for feito um projeto de revitalização e iluminação dos prédios antigos, a cidade corre o risco de ser a cidade feia da Copa do Mundo no Brasil. Os próprios taxistas concordavam ao tocar no assunto.
Devido ao evento, consegui fazer um city tour à noite e nele foi possível conhecer quase tudo, como Cidade Baixa, Ipanema, Gasômetro, passagem na frente dos parques, além dos estádios de futebol do Grêmio e do Internacional, que renderam algumas fotos.
O bom é que os pontos turísticos de Porto Alegre são perto entre si. Perto o suficiente para você conhecer a cidade em 2 horas de carro. Consegui negociar com o taxista um pelo preço de R$ 120,00.
E para quem estiver durante o dia, pode fazer um city tour por um ônibus especial para os turistas da Linha Turismo da cidade que percorre ou o Centro Histórico ou a Zona Sul pelo preço de R$ 15,00 por pessoa.
O Rio Guaíba marcou presença em vários momentos e foi um dos pontos positivos da cidade.
A quantidade de parques também chamou a atenção: eram muitos. Não é a toa que dizem que fim de semana é dia de parque em Porto Alegre.
Porém mais uma vez, se não for colocada maior iluminação nas praças com seguranças, não será destaque positivo para a Copa do Mundo. À noite, todos diziam que eles eram inabitáveis.
Muito bom também é a parte cultural da cidade, com destaque para os teatros, as igrejas, o observatório, o mercado público, os shoppings da cidade e as duas universidades principais: PUC e UFRGS.
Conteúdo desse artigo:
Hotéis em Porto Alegre
- Brick Hostel
- Hotel Laghetto Viverone Moinhos
- Hotel Deville Prime
- B Flat V
- Ibis Styles Centro
- Sheraton
- Novotel Aeroporto
- Intercity
- Hostel Boutique
- Master Express Dom Pedro II
- Radisson
- Ibis Assis Brasil
- Garibaldi Business Hotel
- Master Premium Cosmopolitan
- Holiday Inn
- Intercity Piazza Navona
- Blue Tree Towers Millenium
- Quality
- Swan Molinos Business
- Plaza São Rafael Hotel
- Letto Hotel
- Nacional Inn
- Swan Tower
- Intercity Aeroporto
Pontos turísticos de Porto Alegre
Dentre os principais pontos turísticos de Porto Alegre estão:
- Lago/Rio Guaíba
- Gasômetro
- Calçadão de Ipanema
- Cidade Baixa
- Mercado Público Municipal
- Praça Igreja Matriz
- Parque Harmonia
- Parque Farroupilha (Redenção)
- UFRGS
- PUC – RS
- Planetário
- Rua Padre Chagas
- Parque Moinhos de Vento (Parcão)
- Museu de Ciências e Tecnologia da PUC
- Jardim Botânico
- Estádio Beira Rio do Internacional
- Estádio Olímpico do Grêmio
- Parque Marinha do Brasil
- Hipódromo Cristal
- Santuário Mãe de Deus
Considerações finais
Porto Alegre é uma cidade que tem potencial turístico, porém precisa melhorar muito. A tradição gaúcha é forte e tem tudo para conseguir reverter a situação de sua capital transformando ela em um excelente destino turístico.
O trabalho é duro e vai envolver grandes investimentos, mas se todos se envolverem, órgãos públicos e privados, a cidade tem tudo para ser destaque nos próximos anos nesse setor.
E você, já conheceu Porto Alegre? Quais suas impressões sobre a cidade? Tem uma opinião diferente?
Abraço!
Oi Thiago. Retribuindo a visita, vim até aqui para conhecer seu blog e ler o post sobre Poa que vc comentou lá no Mochila da Juli. Essa sensação de vir pra Porto Alegre e achar que não conheceu mta coisa não é incomum. Poa é a cidade das minúcias. Não existe um grande cartão postal conhecido mundialmente. Vc encontra o que tem de legal numa esquina, num prédio escondido entre prédios, numa ruazinha qualquer, num parque que passa despercebido, numa balada undergroud…
Queria aproveitar pra sugerir o blog Mochila da Juli, onde tem muitas dicas sobre Porto Alegre. Um abraço!
Legal, obrigado pela visita Juli. Muito boa a sua contribuição para quem for visitar Porto Alegre. Cidade das minúcias caracteriza bem o que a cidade tem a oferecer. Abraço!
Com certeza POA e feia. Predios suja, calcados mal conservados, etc. Rua com pedras e so para andar cavalos.
Olá Chew, foi o que senti pelo menos quando visitei a cidade. Acredito que eu estava com uma expectativa muito alta e isso afetou minha percepção.
Não sei como está agora após os investimentos para a Copa, se a cidade melhorou a fachada dos prédios. Talvez alguém que foi mais recentemente possa contribuir com a gente.
Olá amigos, realmente posso dizer que Porto Alegre é uma grande cidade, com muitos pontos a se conhecer e desfrutar, de movimentado interesse turístico pelos demais estados brasileiros e países próximos como muitos do MERCOSUL. Há artigos interessantes também no site Viagens Ônibus, onde localidades e destinos rodoviários também são comentados, realmente muito bons.
Olá Vitor, realmente é uma grande cidade. Quero voltar para lá em alguns anos para conhecer melhor o que ela tem a oferecer, já que por ter ido principalmente para participar de um evento, senti falta de vivenciar mais um pouco da cidade, principalmente durante o dia.
Oi, onde vc se hospedou? Estou procurando dicas de hotéis ou pousadas em Porto Alegre.
Olá Laressa, fiquei hospedado no hotel Umbu, mas não recomendo a ninguém ficar hospedado lá, já que a localização dele fica numa região mais “perigosa” da cidade, a mobília era antiga e o quarto precisava de reformas urgentes.
Fiquei lá somente por ter sido o hotel escolhido da empresa, mas com certeza existem hotéis melhores na cidade.
Vou p Poa em setembro e meu hotel e o Residence Master Bordini, que fica na Rua Cel Bordini n 707 moinho dos ventos, eu preciso ir p o Centro de Eventos FIERGS, qual o melhor trajeto p eu fazer de ônibus, muito obrigada !!!!
Olá Marcelle, desculpe a demora em responder. O trajeto principal para chegar até lá passa pela Rua Coronel Bordini, depois BR-290 e então pela Avenida Assis Brasil onde fica a FIERGS. Tempo de 20 minutos aproximadamente, conforme informações buscadas no Google Maps. Abraço!
Oi Thiago! Vim aqui ver seu post de POA porque você comentou no nosso post da cidade!
Nós fomos agora no final de 2014, e tivemos uma impressão de que a cidade não está tão abandonada assim – mas claro, tem que ver que no clima de natal/final de ano, com um monte de turistas, os governos sempre investem um pouco mais em dar um tapa na limpeza da cidade em geral, então também pode ser isso… Nossa maior impressão foi de uma cidade muito arborizada, com parques e ambientes ao ar livre legais, mas num geral uma cidade pequena e pacata. Quem está acostumado com a loucura de Sao Paulo as vezes tem essa impressão de cidades menores – mas não achamos isso de ser pequena e calma ruim não, muito pelo contrário! 🙂
Adorei seu blog! 🙂
Olá Gabi, obrigado pela visita. Realmente estive na cidade novamente em setembro de 2015 e vi que a cidade melhorou bastante desde minha última visita. Acredito que os esforços para a Copa do Mundo ajudaram a melhorar Porto Alegre. Torço para que a cidade melhore ainda mais. Abraço!
Porto Alegre é suja, mal cuidada, as ruas tem asfalto péssimo e esburacado em 90% das vias asfaltadas por que as outras são de pedras irregulares que ninguém merece. – O portoalegrense atende mal no comércio, é um povo arrogante e juram que são o povo mais simpático do Brasil devido à parcialidade e prepotência da imprensa riograndense em achar o Rio Grande do Sul o paraíso brasileiro. – Bem distante disso, o RS está atrasado, parado no tempo. – A rede hoteleira é piégas, para não dizer de terceira qualidade, com uns poucos hotéis – os mais caros e que se contam em uma mão – capazes de atender com satisfação o turista, bem distante da enorme e opulenta oferta de hotéis para todos os bolsos e públicos existente em Curitiba e São Paulo, por exemplo, capitais cuja infra-estrutura encontram-se a anos luz a frente de Porto Alegre mas coisa que o cidadão da cidade não vê por que quando viajam vão para o litoral do estado ou para as praias de Santa Catarina, lugares estes que tem infra-estrutura pior do que a de Porto Alegre. – O que há de “interessante” em Porto Alegre é sua geografia, de resto, é uma das capitais mais caras do Brasil com serviços de péssima qualidade com um centro sujo, com uma arquitetura de prédios baixos e mal cuidados. – A capital do RS deveria ser Caxias do Sul, esta sim, uma cidade próspera e contemporânea.
Olá Everson, vi que você foi bem duro nas críticas e acredito que elas vêm para sinalizar e alertar os governantes de que é preciso mudar e melhorar a cidade para que ela vire de fato referência no turismo do estado e orgulho para os seus moradores. Obrigado pelo seu comentário e opinião!
Bem, gente! Moro no Rio de Janeiro há oitocentos anos e sou oriundo de Porto Alegre, minha cidade de criação e de coração. Vou a Porto Alegre, sempre, todo ano e olha que moro no Rio há 35 anos!!! O Rio de Janeiro hoje é a cidade mais mal cuidada e relaxada da federação, com milhões de mendigos pelas ruas e tudo detonado! O prefeito atual, um tal de Crivella, um merda! Minha Porto Alegre tem minúcias, a maior parte das pessoas que vai a cidade fica pelo centro e lógico acaba tendo péssima impressão da cidade. A região bonita e bem cuidada de Porto Alegre é a região de Alto Petrópolis e Bela Vista imediações do shopping Iguatemi! Até hoje jamais entendi o porque do centro de Porto Alegre ser sempre tão relaxado e mal cuidado! Isto há décadas! Não tem um desgraçado de um prefeito em Porto Alegre que tenha vergonha na cara de recuperar o viaduto da Borges de Medeiros, vandalizado e pichado, patrimônio da cidade e pior a população nada reclama! O calçadão do centro é um lixo! E falta um comércio de qualidade no centro de Porto Alegre! Realmente Curitiba supera Porto Alegre! É mais limpa e mais bem cuidada embora também tenha muita pichação no centro, coisa da péssima educação do brasileiro, que não respeita nada, nem a sua cidade. Quando você viaja para os Estados Unidos e vê cidades como Chicago, por exemplo! Uma cidade lindíssima e super cuidada, limpíssima, onde não se enxerga uma pichação em lugar algum e todas as cidades americanas são moderníssimas com uma arquitetura esplendorosa! Aqui, um país tão novo quanto, cidades velhas, mal cuidadas, relaxadas ao extremo e o centro da maioria das cidades brasileiras é uma vergonha! Coisa da péssima cultura brasileira e do atraso brasileiro!
Olá Paulo, realmente há muita coisa para se melhorar. Se nossos governantes tivessem respeito e de fato investissem em educação com certeza tudo seria diferente. Temos de ter esperança que um dia nossa realidade mude. Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço!
Apenas um acréscimo em meu comentário!! O bom bairro de Porto Alegre é o Moinhos de Vento, entretanto, Bairro pequeno!! Região bonita na cidade, todo o bairro de Alto Petrópolis, entorno da Avenida Carlos Gomes e adjacências. Aí, nesta região bairro bonitos – residenciais e com ruas também muito bonitas e arborizadas. Quem chega a Porto Alegre, por não conhecer a cidade só ficar parado no centro e no caminho de estádio Beira Rio e entorno que é a parte feia da cidade. O bairro do Menino Deus, onde fui criado, Bairro do estádio Beira Rio é hoje, como sempre foi, um bairro de classe média baixa. O centro de Porto Alegre realmente é muito feio, mal cuidado por prefeituras relaxadas e omissas, há décadas!! Fui garoto no centro de Porto Alegre, quando frequentava os cinemas que ali existiam na década de 70. Cine Cacique, Scala, Lido, e tantos outros que existiam e o centro já era feio naquela época – ficou pior, muito pior. Hoje Porto Alegre – tem até camelô africano na cidade! Senegaleses – e o público de rua em Porto Alegre, sempre foi muito escasso, o que estes caras ganham com isso em uma cidade fraca de transeuntes estou para saber até hoje. Porto Alegre – realmente parou no tempo!! Vivo no Rio, outra cidade totalmente decadente, e acho que Porto Alegre empobreceu e perdeu a sua representatividade no país. A população gaúcha é uma das que possuí menor natalidade no país. A população do RGS vai começar a decair ano a ano, daqui a pouco. A economia do estado também congelou no tempo, sem inovação e com baixa produtividade! Acho que o Brasil parou no tempo, ficamos na janela, olhando para o tempo, enquanto outras nações fizeram a sua história!! Quem sabe faz a hora e não espera acontecer! O RGS já foi aquele estado que orgulhava a todos!! Hoje uma sombra do que foi! E olha que sou gaúcho; o gaúcho tem muita soberba e hoje vive em alguma realidade paralela. Perto de uma cidade como São Paulo – Porto alegre, sinceramente!