Estamos quase chegando ao fim da nossa série especial de posts sobre a viagem a Bonito e Pantanal e hoje começaremos a falar sobre o Pantanal brasileiro.
O Pantanal foi um dos lugares que mais me surpreendeu na viagem e por isso sempre friso que minha viagem não foi só a Bonito e sim Bonito e Pantanal.
Confesso que após grandes passeios feitos em Bonito, minha expectativa para o Pantanal não era muito alta. E como é bom se surpreender. O Pantanal brasileiro é muito bacana! Reserva surpresas e maravilhas únicas da natureza para quem o visita, vide suas paisagens, seu pôr-do-sol e seus animais, como o tuiuiú.
A começar pela geografia do Pantanal, não vista em nenhum outro lugar do país. Ele é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta totalizando mais de 150 mil quilômetros quadrados, sendo 65% do território no estado do Mato Grosso do Sul e 35% no estado do Mato Grosso. A vegetação predominante é o cerrado.
O Pantanal que conhecemos foi o Pantanal do Mato Grosso do Sul e quando estivemos lá pegamos uma época de seca, portanto não havia tanta água como vemos nos principais documentários sobre a região.
Mas para quem gosta de turismo, é um grande fator motivacional para querer voltar lá. Se nós gostamos do Pantanal brasileiro na seca, imagina na época das cheias. Portanto a primeira dica é você estudar o melhor período para visitar o Pantanal de acordo com seu gosto.
Durante os meses da seca (maio a outubro), a paisagem sofre mudanças radicais, já que no baixar das águas são descobertos campos, bancos de areia, ilhas e os rios retomam seus leitos naturais. É a melhor época para a observação de animais.
Durante os meses de cheia (novembro a abril) as chuvas caem torrencialmente nas cabeceiras dos rios e vão alagando as áreas mais baixas, umedecendo a terra e fazendo brotar o verde na região. Os rios e baías transbordam formando ilhas que servem de abrigos para os animais.
As fazendas do Pantanal são enormes, cada uma com grandes cercas dividindo seus espaços territoriais e placas indicando as propriedades. As estradas para chegar lá são na sua maioria estradas de chão e não são tão simples de se chegar. Nas cheias, inclusive fica mais difícil o acesso. Algumas fazendas ficam isoladas e só é possível chegar nelas por barcos ou transporte aéreo.
Minha recomendação é contratar um serviço de transporte para o Pantanal. Quem nos levou até lá foi a Vanzella e estava incluso no pacote que fizemos. A compra de pacotes para o Pantanal pode ser feito em agência de viagens receptivas como a H2O Ecoturismo.
O que fazer no Pantanal dependerá muito da fazenda que você ficar hospedado. Por isso, vale a pena pesquisar e escolher bem a fazenda da sua hospedagem. Portanto no próximo post da série vamos falar da Fazenda 23 de Março, local onde ficamos hospedados na viagem.
Conteúdo desse artigo:
Finalizando
O Pantanal brasileiro é realmente lindo e vale cada centavo investido para a viagem. Uma viagem que nos faz ter orgulho de ser brasileiro e chamar esse paraíso do ecoturismo como nosso.
Leve em consideração visitar o Pantanal em várias estações do ano. Uma das estações mais lindas é a estação de outono, tanto que o Pantanal foi uma das nossas indicações de lugares para visitar no outono.
Abraço e até o próximo post!
Oi Thiago!
Parece super bacano! Vou viajar pelo Brasil durante a minha volta ao Mundo. Terei apenas um mes e meio para explorar o Brazil- O Bonito esta na minha Lista, mas o Pantanal não sei O que e’ que voce acha? Vou tambem a Amazonia, a zona de Manaus- e’ parecido?
Abraco
Opa, bom dia Tiago! É diferente e vale a pena! A região do Pantanal é coberta por savanas e tem fazendas enormes de criação de gado e cavalos imergindo você em um clima rural e pantaneiro. Nos próximos posts vou contar das atividades que fizemos, como safári, focagem noturna, passeio com cavalos, pesca de piranha em um lago repleto de jacarés, voo panorâmico sobre o Pantanal, observação de aves e das iguarias culinárias da terra.
Wow- parecem ser actividades muito fixes (como se diz em portugal! 🙂 Vou ficar atento!
AB
Pretendo ir a Bonito no início de dezembro e estou muito entusiasmada, porém minha amiga e companheira de viagem me perguntou,: E porque não incluirmos o Pantanal na mesma viagem?
Estou com algumas duvidas porque me informaram que é bem distante, gostaria de saber se a informação procede, se o roteiro fica muito caro, e se é uma boa época para viajarmos. Desde já agradeço, um abraço
Vitória.
Olá Vitória, é distante de Bonito, mas não é tão distante assim. O trajeto até Miranda ou Aquidauana (cidades onde é possível conhecer o Pantanal) tem aproximadamente 160 quilômetros, o que deve demorar umas 2 horas de viagem. O roteiro não fica tão caro e você vai voltar com uma experiência incrível. Minha sugestão é ficar pelo menos 2 noites hospedadas em uma fazenda no Pantanal. O período que vocês vão viajar é o período das cheias das vazantes, o que vai tornar a paisagem ainda mais linda. Abraço e boa viagem para vocês!