O Mundo a Vapor foi nossa última parada da viagem a Gramado e Canela. Ele fica localizado no trajeto entre Gramado e Canela e pode ser considerado um museu científico, coisa rara de ver no Brasil.
Imagina uma série de máquinas, fábricas e usinas dos mais variados tipos reduzidos a tamanhos de miniaturas e todas elas movidas a vapor. É o que encontramos dentro do museu do Mundo a Vapor.
Logo de cara na entrada vemos uma locomotiva gigante em pé saindo de dentro de um prédio, máquina esta que faz barulho e emite vapor. É só para dar uma amostra do que encontramos lá dentro.
Lá dentro tem uma série de maquetes, que lembram aquelas maquetes de escola, no qual todas elas são máquinas movidas a vapor, dentre elas tem usinas hidrelétricas, máquinas de ferragem, siderúrgicas, olarias, entre outras, contando um pouco da nossa história, já que antes da eletricidade aparecer a maioria delas eram movidas a carvão.
As principais máquinas expostas são guiadas por tutores do museu. Ou seja, tem uma pessoa que conta como a máquina funciona e para que ela serve. Geralmente eles esperam formar um bom público de turistas para fazer a explicação e nesse caso há disputa por espaço para ver a máquina funcionar. Portanto, fique ligado.
Conteúdo desse artigo:
Outras atrações do Mundo a Vapor
No Mundo a Vapor tem até um passeio de mini trem num trajeto curto fora do galpão. Claro que ele é mais voltado para as crianças, porém os adultos também podem participar. Eu participei pelo menos. =)
No local há um bar para tomar um bom café e comprar produtos artesanais que vão desde vinhos, queijos, sucos de uva e outras especialidades gaúchas.
Na saída encontra-se uma loja de souvenirs para comprar lembranças do local e da cidade. Eu comprei uma miniatura do trem a vapor para compor minha coleção de miniaturas de viagem.
O custo da entrada do Mundo a Vapor é de 18 reais por pessoa e também não aceita cartão de crédito, tal qual o Mini Mundo. Portanto, leve dinheiro.
Mesmo assim, é um passeio realmente diferente e que vale a pena presenciar. Conseguimos entender porque ele é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado e Canela.
Abraço!
Esse lugar é muito legal! A miniatura mais impressionante é a que fabrica papel! Só não gostei dos guias, que falam muito mecanizados, com o texto meio forçado. Espero que eles tenham melhorado. Abraço!
É verdade Douglas, também curti muito mais a fábrica de papel que te entrega um papel impresso no final de brinde. Muito interessante. Quanto aos guias, não esperava que fosse diferente, então não me chamou tanto a atenção. Hehe.. Abraço!
Acho o nome dessa cidade tão fofo! Imagina, falar que mora em Canela? É muito fofo xD
Minha vó e minha tia foram pra Canela/Gramado tbm, e visitaram o Mundo a Vapor (http://www.locamob.com.br/mundo-a-vapor/details). As fotos que elas mostraram na volta são a coisa mais linda do mundo, haha, deu vontade de ir também.
Ótimo post!
Que legal Sabrina. Realmente a cidade de Canela é tão boa quanto Gramado para se visitar. Uma completa a outra. Eu também quando voltei de viagem até cansei a família de tantas fotos que eu mostrei para eles. 🙂