Hoje vamos falar sobre a cidade de Joinville – SC, cidade que já tive a oportunidade de visitar algumas vezes. Joinville é a maior e mais populosa cidade do estado de Santa Catarina e conta com aproximadamente 527 mil habitantes, conforme informações do site da prefeitura.
Os primeiros habitantes da cidade foram os indígenas e os portugueses mas logo em seguida vieram os imigrantes alemães, suíços e noruegueses.
Conhecida por muitos com os títulos de “Cidade das Flores” e “Cidade dos Príncipes”, Joinville se destaca por ser uma forte potência industrial. Nesse caso o turismo de negócios é muito forte.
A cidade também é muito conhecida por realizar a Festa das Flores, uma tradicional festa que acontece anualmente há 72 anos e que atrai muitos visitantes durante o período da festa. Ainda não tive oportunidade de conhecer essa festa.
O Festival de Dança de Joinville também atrai muitos turistas para cidade justamente por ser reconhecido como o maior do mundo em seu gênero. Entre as apresentações estão as danças populares, balé clássico, sapateado, jazz, entre outras.
Não bastasse só isso, a cidade de Joinville possui uma filial da Escola do Teatro Bolshoi, a única fora da Rússia, que se destaca na formação de bailarinos e também sedia um festival de música instrumental, o Joinville Jazz Festival.
Logo na entrada principal da cidade, vindo pela BR-101, é possível ver um moinho que mostra detalhes da cultura da cidade. Por sinal, cuidado para não se enganar nas entradas da cidade. Joinville é muito grande e possui várias entradas e estas ficam espalhadas na BR-101. Guarde bem na memória a entrada que você precisa para não se perder. Se perder a entrada, o retorno de carro pode vir somente daqui a 5 KM. Foi o que aconteceu comigo.
Por morar em Timbó, sempre que precisei visitar a cidade fiz viagem de carro, mas Joinville também possui um aeroporto, o aeroporto Lauro Carneiro Loyola e que existem voos comerciais operando na cidade com cias aéreas conhecidas como TAM, GOL e AZUL.
Conteúdo desse artigo:
Pontos turísticos de Joinville
Entre as várias opções de turismo em Joinville para os visitantes da cidade destacam-se os pontos turísticos abaixo.
Pórtico de Joinville
Logo na entrada da cidade você se depara com um lindo portal que mostra já o que você vai encontrar na cidade: tradição, cultura e muito charme. Parada obrigatória para qualquer turista.
Parque Expoville
Fica logo na entrada cidade, sendo que o pórtico de entrada faz parte do Parque Expoville, além desse moinho de vento alemão. Também possui um lago, local próprio para eventos, parquinho para crianças e pista de automodelismo. Também é o local da Gut Brau Cervejaria com almoço e café/bar.
Avenida Beira-Rio
Se você passear por Joinville em um lindo dia de sol vai conseguir tirar fotos lindas da Avenida Beira-Rio, principalmente ao amanhecer ou entardecer na cidade, com muito verde e as belezas do córrego.
Morro do Amaral
Outro lugar que merece a visita para se encantar com as belezas naturais de Joinville, em uma região mais simples da cidade, mas que tem suas reservas lindas imagens aos visitantes.
Rua das Palmeiras
Imagine uma rua toda contornada por enormes e bonitas palmeiras. Sim, essa rua existe em Joinville e é um famoso cartão postal da cidade. As palmeiras foram plantadas em 1873 em frente ao Museu Nacional de Imigração e ficam em uma rua cheia de flores localizada no centro da cidade.
Museu Nacional da Imigração e Colonização
Conhecido também como Palácio dos Príncipes, este lugar permite que o turista conheça os objetos que foram usados pelos imigrantes da cidade e a sua forma de vida na época.
Casa Kruger
A Casa Kruger fica localizada em Pirabeira, mais afastada na cidade de Joinville, com traços da colonização alemã e que hoje funciona como se fosse um museu com vários objetos antigos, tombada pelo Patrimônio Histórico.
Campos do Quiriri
Para os amantes da natureza, o Campos do Quiriri é mais uma sugestão para você curtir as belezas da região, nesse caso com um toque a mais de aventura para caminhar por trilhas em meio a vegetação nativa e subida pelos morros do lugar.
Praça Nereu Ramos
Muitos moradores da cidade a consideram como a praça central de Joinville. Nela acontecem diversas manifestações culturais e ao seu lado está o Palacete Schlemm.
Palacete Schlemm
O Palacete Schlemm fica localizado no centro de Joinville e foi construído em 1930. Com sua arquitetura única, ainda mantém preservada a história da cidade.
Mirante de Joinville
Com 250 metros de altura, esta é uma das principais atrações da cidade. A recompensa da subida está na encantadora visão de toda a cidade de Joinville. Quando visitei a cidade, o acesso ao mirante estava em reformas. Mas fica o registro.
Praça da Bandeira
Localizada bem no centro da cidade, esta praça é considerada uma das mais importantes de Joinville já que por muitos anos serviu como local de lazer e descanso para seus moradores.
Parque Zoobotânico
Esta é uma ótima opção de lazer para família e também para os apaixonados pela natureza. O parque é muito bonito e conta com cerca de 200 animais de espécies variadas o que aproxima ainda mais as pessoas da natureza. Encontramos também no parque um lago, playground para crianças e vários quiosques para se fazerem lanches. Não deixe de conhecer!
Praça Dario Salles
Com diversas feiras de artesanato e eventos culturais, esta praça também é muito procurada pela população por ter vários equipamentos para exercícios físicos gratuitos. Ao fundo da Praça Dario Salles você avista a Prefeitura de Joinville.
Estrada do Rio Bonito
Esta é uma bela estrada contornada pelo verde da natureza e pela rica arquitetura das casas com traços dos imigrantes de origem alemã. As recompensas para quem conclui o caminho estão no encontro de um restaurante típico alemão, o rio Bonito, diversas trilhas e um espaço dedicado para o lazer do visitante.
Museu Arqueológico de Sambaqui
Este museu conta a história de mais de 40 sambaquis que existem na região e também possui mais de 20 mil peças. Um prato cheio para quem gosta de história!
Parque Ecológico Morro do Finder
Este parque possui várias trilhas para caminhada e uma em especial feita para os praticantes de mountain bike, o que atrai ainda mais aventureiros para o local.
Centreventos Cau Hansen
Local que recebe os maiores eventos teatrais, esportivos e musicais, já que é uma arena multiuso muito bem aproveitada pela cidade.
Estação da Memória
Estação ferroviária que funcionou do período de 1906 a 1996 e que foi reinaugurada em 2008 como Museu Ferroviário. Local muito bonito e um famoso cartão postal da cidade, possui também uma ampla área de lazer para os visitantes como parque para crianças, ciclovias e espaços para práticas de esportes.
Parque Caieira
Em meio a Baía da Babitonga, este parque é uma unidade de conservação da natureza e caracteriza-se pela presença de material arqueológico e ambiente típico das restingas e manguezais. Possui trilhas para caminhada e também um mirante onde o visitante pode admirar este ponto turístico.
Praça dos Suíços
Esta praça foi feita com o intuito de homenagear a grande imigração suíça em Joinville.
Barco príncipe de Joinville
Uma opção de passeio muito legal é o Barco Príncipe de Joinville. O passeio é realizado em um iate com bar e piscina a bordo passando por diversas ilhas da cidade até chegar na cidade de São Francisco do Sul e logo depois retornando para a cidade.
Me surgiram algumas oportunidades para andar no Barco Príncipe de Joinville, mas ainda não fiz a viagem devido a outros compromissos. Com certeza está na lista de atividades para realizar e depois trazer as informações aqui no blog.
Opções de hotéis em Joinville
- Bourbon Business Hotel
- Blue Tree Towers
- Slaviero Slim
- Hotel Tannenhof
- Comfort Hotel
- Le Canard
- Naalt Hotel
- Alven Palace Hotel
- Mercure Prinz
- Hotel Dois H
- Hotel Mattes
- Avenida Palace Hotel
- Hotel Zandoná
Finalizando
E você já conhece a cidade de Joinville em Santa Catarina? Conte sua experiência para nós aqui nos comentários!
Abraço e até o próximo post!
Bom dia!
Parabéns pelo post de Joinville. Seria bom se você posta-se mais fotos de alguns lugares que ficaram sem fotos e quanto ao festival de danças e a festa das flores, são dois eventos que cabem um post exclusivo.
Olá Luis, bacana, obrigado pelas dicas. Recentemente citei novamente sobre a festa das flores em um post que fala de lugares para conhecer na primavera. Sempre que posso recomendo o turismo pela cidade de Joinville aqui no blog. Abraço!
Meu pai conta que era herdeiro de um bom pedaço do centro de Joinville. O qual foi deixado para os avós como herança e passou a ser do pai dele, que nunca se apresentaram como herdeiros. Hoje fica na lembrança dele um fato que contaram pra ele, que seu pai era dono daquilo tudo. Receberam a herança no tempo da princesa libertadora dos escravos, na qual seus avós trabalhavam na época. Meu pai ainda é vivo e conta essa história, nitidamente. Ele tem hoje 86 anos, nascido em Joinville. Conta que procurou pela justiça, mas sem sucesso, pois alegaram que não tinham tempo pra procurar a documentação no cartório. Hoje já está cheio de posto de gasolina, hospital e tudo mais no local.
Olá Lia, caramba, que história. Que pena que ele não conseguiu, naquela época a documentação e registros era mais complicada do que hoje em dia. Infelizmente não tenho como ajudar para reverter essa situação. Obrigado pelo comentário e volte sempre que quiser aqui no blog. Abraço!
Nossa! Muito linda! Até parece viajar no tempo. Espero um dia conhecer essa cidade maravilhosa. Só não sei se ia aguentar tanto frio.
Olá Catiane, a maior parte do frio acontece somente no inverno e em alguns dias isolados. Tenho certeza de que você vai gostar da cidade e o frio não será impeditivo. Abraço!
Olá! Estou me programando pra conhecer Joinville em janeiro! Você acha que 1 dia é pouco pra conhecer os principais pontos da cidade? Abraço
Olá Carolinne, que legal, tenho certeza de que você vai gostar da cidade. Porém para visitar a cidade de Joinville, mesmo sendo uma das maiores de SC, acredito que 1 dia é o suficiente, desde que você não faça o passeio do Barco Príncipe, porque daí nesse caso eu sugeriria 2 dias. Abraço!
No início dos anos de 1980, eu morei em Joinville. Morei na BR-101, onde se localizava o DNER, hoje DNIT. Vim da cidade conhecida como “A Cidade do Sol”, que é Natal, e fui morar na cidade conhecida como “A cidade mais úmida do Brasil”. Foi uma mudança e tanto, mas ao mesmo tempo foi uma experiência muito boa. Tenho ótimas recordações da cidade que virou uma espécie de segunda cidade do meu coração, embora nunca mais tenha voltado para lá. Forte abraço a todos dessa bela cidade!
Que relato bacana Lyle. Torço para que um dia você tenha a oportunidade de voltar para a cidade. Joinville cresceu muito desde essa época e hoje é a maior cidade do estado de SC. Abraço e volte aqui no blog sempre que quiser!