Buenos Aires é a capital da Argentina e possui aproximadamente 13 milhões de habitantes, sendo a cidade com maior população do país. Estive de viagem em Buenos Aires em outubro de 2010 e pude constatar que é uma cidade com um tremendo potencial turístico.
Existem lugares fantásticos para se conhecer com uma cultura incrível de um povo de origem espanhola. Você logo se surpreende na arquitetura da cidade, onde casarões construídos num passado nem tão distante mostram a imponência da colonização europeia.
Ao fazer um passeio pela cidade, você também se depara com inúmeras estátuas e monumentos lembrando suas conquistas, seu povo e sua história. Um dos principais é o Obelisco que fica na região central de Buenos Aires. A recomendação do blog é fazer um city tour e deixar um tempo na agenda livre para andar pela cidade a pé.
Sobre a história ainda, é impossível ir para Buenos Aires sem ouvir falar de Evita Perón, líder política argentina que tinha personalidade forte e defendia veementemente os pobres. O túmulo onde está enterrada é um ponto turístico à parte. Particularmente não achei tão interessante assim.
Outro local histórico é a Praça 25 de maio, que fica em frente da Casa Rosada (palácio presidencial) e palco até hoje de protestos dos portenhos.
Para quem curte antiquarias, existe a Feira de San Telmo, no qual todos os domingos amantes de antiguidade reúnem seus produtos em exposição para mostra e venda.
Durante a feira de San Telmo, assim como em outros pontos de venda de produtos de rua, você encontra vários artistas de rua, muitos deles dançando o tango argentino.
Pude ir num show de tango argentino e posso afirmar que foi o ponto alto da viagem. Incrível a coreografia, dança, envolvimento da música e agraciação dos turistas e povo argentino por essa dança. Realmente marcante.
Mas Buenos Aires não vive só do passado não. Apesar de ele ser muito marcante na cidade, existem também os bairros Puerto Madero que é considerado bairro nobre e dos mais modernos da cidade, valendo a visita para saborear frutos do mar.
E por falar em mar, quem desemboca no mar argentino é o Rio da Prata, que pelo que o taxista argentino falou é o maior rio em largura do mundo. Falei para ele sobre o Rio Amazonas, porém o mesmo foi enfático em dizer que em largura são eles.
Não questionei ou pesquisei sobre o assunto, mas pelo que observei o rio era enorme e até duvidei que fosse um rio. Vi ele logo no desembarque do aeroporto Aeroparque de Buenos Aires.
Sobre o acolhimento argentino, achei eles prepotentes bem como eu ouvia falar antes de ir viajar, mas tive que ver para acreditar. Não podemos generalizar, porém constatei isso em alguns momentos como no atendimento do hotel, ruas, lojas e o taxista argentino questionando o Rio de La Plata.
E essa marra argentina pôde ser vista também quando falei de futebol com eles. Isso foi forte na visita ao bairro La Boca, quando entrei no estádio La Bombonera do Boca Juniors. O Caminito também foi a sensação do bairro e recomendo visitar.
Nessa parte da cidade deu pra ver também um pouco da diferença social da população. Eles também são países sul-americanos e sofrem com problemas econômicos.
No momento, nosso real está valendo quase o dobro do peso argentino. Isso favorece e muito as compras na Argentina, especialmente em Buenos Aires. Voltei com algumas lembranças e poderia ter voltado com mais.
Por curiosidade antes da viagem, pesquisei na internet e vi que os brasileiros chamam historicamente os argentinos de “hermanos” por serem nossos vizinhos de território e também por ajudarem na Guerra do Paraguai contra o próprio Paraguai, apesar dos inúmeros conflitos entre Brasil e Argentina.
Porém se forem irmãos, posso dizer que são irmãos de pais diferentes.
Conteúdo desse artigo:
Pontos turísticos de Buenos Aires
Dentre os principais pontos turísticos de Buenos Aires estão:
- Caminito
- Estádio La Bombonera
- Túmulo Evita Perón
- Puerto Madero
- Bairro Recoleta
- Praça 25 de Maio
- Casa Rosada
- Obelisco
- Feira de San Telmo
- Museu Malba
- Galerias Pacífico
- Museu Nacional de Bela Artes
- Teatro Colón
- Livraria El Ateneo
- Avenida Santa Fé
- Entre outros…
No geral, achei a viagem fantástica e recomendo a todos fazer turismo em Buenos Aires. O clima é agradável e a temperatura é mais fria que o Brasil. O Google Maps também ajuda bastante para quem procura mapa Buenos Aires. E não se esqueça do seguro de viagem para a Argentina.
Eu teria ainda muito mais histórias, dicas e fatos para contar, além de fotos para mostrar que vamos deixar para uma próxima oportunidade. E você, conhece Bueno Aires?
Abraço e até o próximo post!
Parabéns pelo post. Sempre leio os artigos e sinto falta de alguns destinos nacionais. Seria legal ver melhor explorado o nosso litoral. Peruíbe é uma ótima cidade, vale a pena conferir.
Peruíbe.Tur
Olá Vitor,
Sugestão anotada. Estamos de vez em quando falando do litoral, mas a princípio o litoral de Santa Catarina que fica mais perto de onde moro.
Já falamos de Penha, Piçarras, Balneário Camboriú, Florianópolis e tantos outros.
Abraço,
Thiago
Buenos Aires é óóóóóóóóóóótimo!
O clima fantástico, a cidade é linda e a arquitetura de encher os olhos!
Passe no mínimo 4 dias e ande, ande muito, realmente vale à pena.
E aproveite para conhecer Montevidéu!
Legal Sandra, obrigado pelas dicas. Abraço!
AGORA ENTENDO PORQUE SEMPRE ACHEI OS ARGENTINOS ERAM MARRENTOS SUA CIDADE BUENOS AIRES É LINDA, LIMPA, ORGANIZADA E O ´POVO GENTE BOA E O ZOO LUJAN É DE TIRAR O FOLEGO, ABRAÇOS IRMANOS.