Esse fim de ano estive novamente na cidade de Balneário Camboriú para passar a temporada de verão, as férias com a família e a passagem de ano novo e de uma coisa posso dizer: Balneário é e será sempre Balneário Camboriú.
Conteúdo desse artigo:
Temporada 2015 em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú estava lotada mais uma vez na temporada 2015. Principalmente entre o período do Natal e Ano Novo. É uma época festiva, de férias e de muito agito. Depois do réveillon a cidade ficou mais calma e também melhor de se aproveitar.
O réveillon em Balneário Camboriú não teve chuva e Balneário pôde novamente mostrar porque tem uma das melhores festas de réveillon do Brasil. Foram 15 minutos de fogos com shows e festa na areia em suas barracas. Perto da virada, todo mundo desce para celebrar o ano novo e depois permanece até mais tarde curtindo o momento.
Eu aproveitei a temporada em Balneário Camboriú para fazer coisas diferentes. Fui ao restaurante Taj Bar, no qual em um ambiente belíssimo decorado no estilo balinês, ao som de música eletrônica e rodeado de gente bonita conheci uma das melhores casas da cidade. Cada dia tem um ritmo diferente: tem dias de eletrônico, sertanejo, pagode e outros.
A dica para o Taj Bar é chegar cedo para não enfrentar filas e ter opção de escolha dos melhores lugares para se sentar, além do que o preço varia de acordo com o horário que você entra na casa. Quanto mais cedo, mais barato. Uma sugestão para economizar no Taj Bar é jantar antes de sair de casa e aproveitar mais as bebidas e os drinques da casa.
Também pratiquei meu lado esportista. Fiz caminhada, corrida e uma das coisas muito bacanas foi ter andado de bicicleta pelo calçadão. Aluguei bicicletas por R$ 10,00 a hora com os amigos e percorri tanto a barra sul quanto a barra norte. Um passeio completo desses leva em torno de 2 horas e você acaba conhecendo sempre Balneário Camboriú como um todo.
Só tem de cuidar com os pedestres que atravessam a pista e com a bicicleta que você pega. Por exemplo, uma das nossas caiu a corrente, outra não tinha o freio tão forte, outra estava sem campainha e assim por diante. A dica aqui é levar água junto ou dinheiro para comprar algo nos quiosques de Balneário Camboriú para repor as energias, porque o passeio é divertido, mas cansativo também.
Outro passeio que fiz foi pelo camelódromo de Balneário Camboriú em um dia nublado. Ele estava absolutamente lotado. Tinham produtos de tudo quanto é tipo para venda, como bolsas, roupas, eletrônicos, capas de celulares, bebidas e brinquedos. A sensação do momento foi o pau de selfie. Incrível como esse pau de selfie virou moda no Brasil.
No mais, curti como sempre a orla, o calçadão, o tempo com a família e os amigos, seja em restaurantes, passeios, torneio de canastra e também o merecido descanso depois de um longo ano de trabalho.
Problemas e soluções para Balneário Camboriú
A cidade aprendeu com a temporada de verão anterior e minimizou problemas graves que foram enfrentados no ano passado como falta de água, de energia e de telefonia. É isso que se espera de uma cidade que vive absolutamente do turismo. Ainda não estava 100%, mas melhorou bastante.
Um problema para resolver para 2016 são os estacionamentos. Dificilmente se encontra um local para estacionar o carro sem pagar, o que faz o turista desistir de estacionar na cidade para ir a restaurantes, curtir a praia ou simplesmente dar uma volta no calçadão de Balneário Camboriú.
A praia de Balneário Camboriú também está sofrendo com proliferação de algas que deixam as águas escuras, a praia suja e um cheiro insuportável. Nesse ponto a prefeitura deveria envolver um órgão ambiental para estudar uma solução para o problema. Porque a situação só está piorando ano após ano.
Ainda falando da falta d’água, ela faltou somente nos lava-pés e alguns prédios mais antigos que não tinham caixa d’água tão grande. O sofrimento da falta d’água dos moradores de Balneário e de turistas do ano passado ajudou na conscientização. Quero destacar os turistas paulistas que aprenderam a economizar e racionar pelos problemas enfrentados da falta d’água de São Paulo e trouxeram experiência, conscientização e técnicas de racionamento para cá e os paulistas representam uma boa parte dos turistas de Balneário Camboriú.
Enfim, se sempre Balneário Camboriú conseguir melhorar seus problemas, voltará a ser uma das melhores cidades de turismo do Brasil.
E para você, qual sua opinião sobre Balneário Camboriú? Esteve lá recentemente?
Abraço!
Muito boa tarde!!
Agradecemos por vivenciar nossa cidade e aproveitar um pouco do que temos a oferecer, também agradeço por sua colocações construtivas, e com certeza nos servirá para trabalhar para melhorar ainda mais tudo o que prezamos que é qualidade dos serviços, segurança e bem estar de todos que nos visitam,
me coloco a disposição
cordialmente,
Ademar Schneider
secretario de turismo e desenvolvimento econômico de Balneário Camboriú.
Obrigado pela ilustre visita secretário! E parabéns por estar acompanhando digitalmente o que é dito sobre Balneário Camboriú! Mostra pioneirismo e preocupação que é primordial para a execução de um bom trabalho. Também coloco o Vida de Turista à disposição da cidade. Abraço!
Thiago,
Não sou tão ilustre, mas os teus posts estão me ajudando a planejar minhas férias. Resumindo: estarei entre 30/12/2015 e 05/01/2016 com minha esposa e filho de 4 anos. Vamos ao Beto Carrero em dois dias, a Blumenau em 1 dia e vou passear no Parque Unipraias e fazer as praias da Interpraias.. Quero alugar carro. Já vi que a cidade fica complicada nesse sentido, mas com esse roteiro, o que você me indica? Estou propenso a alugar, mas me dê umas dicas. Saudações cariocas.
Obrigado e Parabéns,
Antonio de Pádua
Olá Antonio, obrigado pelos elogios, e que bacana que você escolheu Santa Catarina para passear. É um estado lindo que você não vai se arrepender de conhecer.
Pela distância que tem cada um desses destinos entendo que é uma boa alugar um carro. Por dentro de Balneário Camboriú, vale a pena ir de transporte público, o Bondindinho, que leva você até o Unipraias. Porém ele não vai até Cristo Luz e nesse caso ter um carro ou ir de táxi é uma boa (claro, bem cedo, já que é a data do Réveillon).
Só fica a dica para cuidar de viajar de carro para fora de Balneário Camboriú nos horários de maior movimento na BR-101 (entre 7 h e 19 h), porque as estradas de Santa Catarina geralmente ficam lotadas no fim do ano. Não é incomum perder 4 horas em um trajeto que levaria 1 hora nesse período de fim de ano.
Se você sair sempre bem cedo, umas 6 h da manhã por exemplo, conseguirá fugir do trânsito e aproveitará mais a viagem.
Espero ter ajudado,
Abraço,
Thiago