Que tal fazer uma viagem para São Paulo? Quando conheci São Paulo de verdade, mudei completamente minha opinião sobre o estado.
A televisão acaba sendo maldosa por muitas vezes só fazer reportagens sobre violência, assaltos, acidentes, trânsito e tudo mais.
O estado me encantou principalmente pelas atrações culturais de São Paulo. Tudo o que você quiser encontrar ou fazer por lá nesse sentido você vai encontrar no estado, principalmente quando falamos da capital paulista.
O estado de São Paulo é muito grande. Só a capital São Paulo tem mais de 12 milhões de habitantes. Cada bairro da cidade corresponde ao tamanho de várias cidades do Brasil.
Se contar as cidades vizinhas da capital paulista, como Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, São José dos Campos e Osasco, todas também são cidades enormes com milhões de habitantes (ou próximas disso).
Tamanha quantidade de pessoas faz movimentar uma quantia enorme de negócios e não à toa que São Paulo é a capital do turismo de negócios. Muitas são as pessoas que viajam para lá para fazer negócios. Foi o meu caso quando estive no estado nas minhas primeiras 2 viagens.
Falamos até agora sobre o turismo de negócios e o turismo cultural, mas o estado se destaca também nas cidades do interior que oferecem descanso e lazer em redutos naturais. Locais para fugir do stress e da correria dos grandes centros, como é o caso das cidades de Campos do Jordão, Itu e Atibaia.
Em termos de praias paulistas, o estado também se destaca com as cidades de Santos, Guarujá e São Sebastião que é onde muitos dos próprios paulistas vão nos fins de semana ou feriados prolongados.
Outro destaque do estado fica no turismo religioso de São Paulo, já que lá fica a cidade de Aparecida do Norte, local do Santuário de Nossa Senhora Aparecida que recebe romeiros de todo o Brasil para acompanhar as missas celebradas e pagar promessas.
O estado é considerado um “pequeno mundo” e “o mais cosmopolita da América do Sul” e isso se deve ao fato de ter mais de 70 nações representadas por cerca de três milhões de imigrantes. Então você já pode imaginar o quanto é rico viajar por este estado, não é mesmo?
Esse é o artigo onde você vai encontrar todas as informações necessárias para você se inspirar e planejar uma viagem para São Paulo.
Você vai se informar sobre as principais regiões turísticas de São Paulo, os meios de transporte para se chegar até as cidades, recomendações de hospedagem, dicas de gastronomia e muito mais.
Conteúdo desse artigo:
Principais Regiões Turísticas
O mapa turístico do Estado de São Paulo conta com 432 municípios distribuídos em 52 regiões turísticas:
- ABCTur
- Águas do Oeste
- Águas e Flores Paulista
- Águas sertanejas
- Águas, Cultura e Negócios
- Alta Mogiana
- Alto Cafezal
- Altos de Paranapiacaba
- Bem Viver
- Caminhos da Mata Atlântica
- Caminhos da Mogiana
- Caminhos do Tietê
- Capital
- Cavernas da Mata Atlântica
- Centro Paulista
- Circuito das Frutas
- Circuito do Interior
- Coração do Tietê
- Coração Paulista
- Costa da Mata Atlântica
- Encantos Vale do Paranapanema
- Entre Rios
- Entre Serras e Águas
- Fé
- Grandes Lagos
- História & Aventuras
- Lagamar
- Lagos do Rio Grande
- Litoral Norte de São Paulo
- Mananciais, Aventura e Arte
- Mantiqueira Paulista
- Maravilhas do Rio Grande
- Mogiana Paulista
- Nascentes do Tietê
- Negócios e Cultura
- Picos da Mantiqueira
- Polo Turístico Cuesta
- Pontal Paulista
- Raízes do Interior Paulista
- Região Turística Histórias e Vales
- Rios do Vale
- Roteiro dos Bandeirantes
- Roteiro Fogão e Viola
- Serra do Itaqueri
- Sol do Oeste
- Tietê Vivo
- Trilhos e Trilhas da Baixamogiana
- Vale Histórico
- Vales do Rio Pardo
- Verde Sudoeste Paulista
- Vertente das Águas Limpas
Alguns municípios de São Paulo concentram o fluxo nacional ou o fluxo internacional de turistas, já outros recebem mais o turismo regional.
“Vamos descobrir juntos um pouco mais sobre algumas das regiões e das principais cidades.”
A capital paulista
São Paulo não chega a ser só uma cidade, mas sim uma metrópole, megalópole e tudo mais que possa representar que é uma cidade gigantesca, pois suas proporções são enormes não só em território, mas sim em concentração de pessoas, união de culturas e história.
A cidade de São Paulo é destaque no turismo de negócios, possuindo vastos parques fabris, concentração de lojas e escritórios de negócio, além de ser um grande polo consumidor. O montante de dinheiro que circula na cidade é enorme.
“Sempre quando estou na cidade o que me chama a atenção é a quantidade de lugares para visitar quando se pensa no entretenimento e turismo de lazer.”
Há inúmeras atrações turísticas em São Paulo como bares, restaurantes, parques, teatros, shoppings, cinemas, casas noturnas e outras atividades para curtir. Destaque para alguns lugares como: Memorial da América Latina, Museu da Língua Portuguesa, MASP, Parque Ibirapuera, Avenida Paulista, Mercadão e Avenida 25 de março.
Vale ainda consultar a agenda de espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. Com mais de 100 anos de história, ele é a maior casa de ópera do Brasil e sua construção foi inspirada nos maiores teatros de ópera da Europa.
O saguão do teatro municipal de São Paulo também normalmente é aberto à visitação todas as terças-feiras, das 10 h às 16 h e você pode ainda agendar uma visita educativa pelos diversos espaços do edifício.
Você também pode fazer um tour completo por São Paulo com acompanhamento de um guia de viagem que auxilia e ajuda a contar ao longo do trajeto a história de todos os principais pontos turísticos.
Você volta para casa com uma bagagem de conhecimento muito bacana sobre os principais arranha-céus, a arte urbana e histórias da capital. O preço dos tours sai a partir de R$ 230,00 por pessoa.
Outra dica é fazer um passeio de helicóptero em São Paulo para conhecer a cidade de cima. É possível fazer esse tipo de passeio a partir de R$ 840,00 por pessoa e contratar os serviços por meio de sites como da Civitatis.
Região do ABCTur
A região turística do ABCTur é composta pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O ABC oferece atrativos turísticos históricos, ecológicos, culturais, gastronômicos, de lazer e de esportes, além do turismo industrial, uma vez que cidades como São Bernardo do Campo estão ligadas diretamente à história da industrialização no Brasil.
Diversos são os eventos no ABC Paulista, sendo alguns deles: Festa Muitos Povos, Uma Cidade, Procissão De Nossa Senhora Dos Navegantes, Festa De São Bartolomeu, Procissão Dos Carroceiros, Festival Do Cambuci e Festival Bon Odori.
Para o turismo em Santo André você pode visitar o EMIA (Planetário Johannes Kepler), que é um dos planetários mais modernos do Brasil, visitar a Escola Municipal de Iniciação Artística, que oferece oficinas de artes para crianças e adultos, e visitar a Sabina Escola Parque do Conhecimento e conhecer o Pinguinário.
Na cidade de Santo André você também pode visitar o Parque Escola que promove a educação ambiental e permite aos visitantes o contato com a natureza. Esse é um lugar que também é uma fonte de inspiração e informações sobre biologia, botânica e reciclagem.
“Muitos visitam Santo André também para conhecer suas indústrias, voltado principalmente ao turismo de negócios ou de estudantes de faculdades (principalmente de engenharia).”
Para o turismo em São Bernardo do Campo você pode visitar a OMA Galeria que é uma galeria de artes visuais com foco no trabalho de arquitetos, designers de interiores e decoradores, além de visitar o Parque Cittá di Marostica que é um espaço voltado para a prática de esportes radicais como Skate, Patins, BMX e Escalada.
Outras atrações de São Bernardo do Campo incluem o Parque Zoológico, a Cidade da Criança, o Zoo Safári e o Parque Ecológico Imigrantes
Já para o turismo em São Caetano do Sul você pode visitar o Parque Cidade da Criança que oferece atrações como o teleférico e a xícara maluca, visitar a Fábrica de Chocolates Pan, o Espaço Verde Chico Mendes, o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena ou a Praça dos Meninos.
Região das Águas e Flores Paulista
A região turística Águas e Flores Paulista é famosa por causa das cidades que tem estâncias hidrominerais, balneários, hotéis-fazenda, comércio de malhas e principalmente por ser um importante polo de cultivo de flores.
A começar pela cidade de Holambra, a famosa Capital das Flores com sua herança de colônia holandesa presente tanto no paisagismo como também na arquitetura e gastronomia.
O passeio mais famoso de Holambra se chama “Flores que decoram o Brasil”, sendo que é um passeio que acontece pelas plantações e estufas de flores da cidade. Você pode reservar um horário com a empresa Theos Turismo.
“Visitar Holambra é daqueles passeios que você volta para casa repleto de fotos e conhecimentos gerais. Duvido não querer cultivar uma flor quando chegar em casa.”
Outra atração turística de Holambra é o maior moinho típico de grãos presente na América Latina, uma cópia fiel dos moinhos holandeses o “Moinho Povos Unidos” que possui dez andares, seis deles abertos à visitação, e cada um com uma atração à parte.
Não é à toa que sempre indicamos Holambra como uma das cidades para visitar na primavera, já que é a estação das flores e a cidade fica ainda mais colorida na estação.
Outra cidade muito famosa da região é Águas de Lindóia, por causa de seu grande balneário de águas termais, sendo reconhecida com o a Capital Termal do Brasil.
O balneário municipal de Águas de Lindoia tem mais de 30 serviços, dentre eles: banhos de imersão, massagens, piscinas de água mineral, ducha escocesa e banho de argila. A estrutura hoteleira conta com hotéis, resorts, pousadas e hotéis fazendas, opções para todos os gostos e todas elas oferecendo muito contato com a natureza.
As demais cidades da região das Águas e Flores Paulista também têm suas próprias particularidades e atrações turísticas, como Jaguariúna com sua Maria Fumaça, Lindóia com seu Grande Lago, Amparo por ser um Polo Astronômico, Monte Alegre do Sul com seu ecoturismo e esportes de aventura, Pedreira com suas ilhas, corredeiras e o zoo-bosque e a cidade de Serra Negra com seus mirantes e teleférico.
Região das Águas Sertanejas
A região das Águas Sertanejas é famosa por suas festas do peão de boiadeiro e toda a cultura caipira. Além de ser uma região que também possui águas termais e fazendas.
A cidade mais famosa da região é Barretos, justamente por causa da maior Festa de Peão e seus Festivais da Tradição.
Você pode visitar a fábrica de chapéus Barretos e a Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves”, uma estação ferroviária antiga que apresenta exposições culturais.
Um dos destaques da cidade é o Barretos Country Resort & Thermas, que é o primeiro resort country do Brasil com parque aquático termal, mini fazenda e mini zoo.
Na cidade de Bebedouro, você encontrará uma atração especial: o Museu do Automóvel com mais de 200 peças de automóveis antigos, além de algumas aeronaves também.
A cidade de Colina, por sua vez, é conhecida como a Capital do Cavalo por causa da criação e esportes com cavalos. Na cidade é realizada uma festa anual, conhecida como a Festa do Cavalo com programação típica e shows.
Para participar da Festa do Cavalo, você pode comprar um ingresso normal ou então reservar um camarote open bar a partir de R$ 80 para acompanhar os shows e espetáculos.
As demais cidades da região também têm suas atrações e grandes festas. Outro destaque vai para a famosa cidade de Olímpia, com suas águas termais, parques aquáticos e resorts.
O destaque fica com o parque aquático Thermas dos Laranjais de Olímpia, o terceiro mais visitado do mundo e o maior parque aquático de águas quentes da América Latina, com ingressos que custam a partir de R$ 45 por pessoa. A hospedagem indicada é o Nobile Resort.
Região de Alta Mogiana
O interessante é que a região turística de Alta Mogiana na verdade integra municípios de São Paulo e de Minas Gerais em seu circuito turístico. Aqui vamos falar do lado paulista. As cidades do estado de São Paulo mais famosas da região são Ribeirão Preto e Franca.
Em Ribeirão Preto você poderá conhecer a FERRLEO (trata-se de uma mini ferrovia em escala 1:10), o Jardim Japonês (com seus lagos, flores, cerejeiras, pontes, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa) e o Museu da Imagem e do Som (com acervo de discos, aparelhos de rádio, fitas de rolo, fitas cassete, máquinas de cinefotografia, fotos, gravadores, aparelhos de som e um pouco da história dos veículos de comunicação).
A cidade de Franca se destaca no cenário nacional, sendo muito conhecida por ser um dos polos econômicos mais fortes do país. Além de tudo, a cidade é conhecida como a capital do calçado, como a capital do basquete e também capital do café.
Existem diversas opções de passeios em parque, praças, cafeterias e museus, além dos dois grandes centros de compra, lazer e entretenimento.
As opções gastronômicas de Franca vão desde a comida italiana até a árabe, devido aos diversos imigrantes presentes na região. O prato típico mais famoso de Franca é o filé a JK.
Dizem que o presidente Juscelino Kubitscheck uma vez teve um jantar em Franca e pediu um filé de carne bovina à milanesa, recheado com queijo mussarela e presunto, acompanhado por batatas fritas, arroz, tomates, palmitos e bananas à milanesa e então o prato se tornou típico na região e ganhou o seu nome.
Região do Bem Viver
Não muito distante da capital paulista está a região do Bem Viver formada pelos municípios de Elias Fausto, Americana, Nova Odessa, Campinas, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.
“É uma região fácil de visitar em um bate-e-volta de carro quando se está na capital.”
Na região de Campinas você pode visitar um cafezal, andar de maria fumaça, praticar ecoturismo e desfrutar da gastronomia brasileira. Destaque para os restaurantes Vila Paraíso e o Estação Marupiara com ambientes ao ar livre. O Royal Palm Plaza Resort pode ser uma das opções de hospedagem.
Você pode ainda desfrutar das praias fluviais em Americana, praticar ciclismo e pesca em Elias Fausto, vivenciar uma experiência cultural ou tecnológica em Nova Odessa, ver um pouco da cultura norte americana em Santa Bárbara D´Oeste e visitar o orquidário municipal em Sumaré.
Litoral Norte
Com um belíssimo cenário, o Litoral Norte de São Paulo é formado pelos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Bertioga, São Sebastião e Ilhabela.
Além das belezas naturais, o litoral conta também com uma ótima infraestrutura de turismo, o que torna a viagem ainda melhor para as famílias.
Muitas são as praias paulistas que vale a pena conhecer na região. A escolha vai depender do que você procura.
Por exemplo, na praia de Itamambuca em Ubatuba, acontecem competições nacionais e internacionais de surfe, o que torna o ambiente bem jovem. Já a Praia do Prumirim também em Ubatuba, tem uma cachoeira, águas calmas e é boa para banho e mergulho.
O município de Ilhabela tem duas praias especiais que disputam o título de praia mais bonita do litoral paulista: Bonete e Castelhano. É muito difícil escolher uma só!
Em Maresias (São Sebastião) a vida noturna é mais agitada, enquanto Camburi tem o título de “praia mais gourmet” com hotéis mais estruturados.
No município de Caraguatatuba algumas das praias paulistas que você deve visitar são Cocanha, Massaguaçu, Tabatinga e Mococa.
Mantiqueira Paulista
O roteiro do circuito da Mantiqueira Paulista envolve três estados brasileiros, mas vamos focar nos sete municípios paulistas: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete e São Francisco Xavier.
A região fica entre o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira, sendo destinos muito procurados para o inverno com cidades envoltas pela natureza e ricas culturalmente. Há quem diga que se parecem muito com Gramado e Canela.
O maior destaque da região vai para Campos do Jordão. Nos meses de junho e julho a cidade se renova aproveitando o clima de inverno paulista que é extremamente favorável à cidade.
Em termos de frio, ela se compara com o frio de cidades do Sul do país, como São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, pois a cidade fica a 1.628 metros de altura do nível do mar, uma das cidades mais altas do país.
“Estivemos lá faz muitos anos atrás com toda a família e adoramos conhecer os vários pontos turísticos de Campos do Jordão.”
Logo na entrada cidade você vê o Portal de Entrada de Campos do Jordão construído em estilo colonial. Já dentro da cidade é possível ver a estrada de ferro que corta a cidade e que tem o bondinho que transporta o pessoal entre as cidades vizinhas.
Outro ponto turístico de Campos do Jordão é o Pico Itapeva que é um dos pontos mais altos do Brasil. Lá dá para ver todas as cidades do Vale do Paraíba numa linda paisagem para quem gosta de natureza e ar puro.
No local existe um comércio local repleto de artigos feitos por moradores da cidade para compra. Quando estivemos lá compramos camisas e várias outras lembranças da cidade.
Região da Fé
Não poderíamos deixar de falar de um dos lugares mais visitados em São Paulo: A região turística da Fé com municípios de grande importância religiosa como Piquete, Potim, Cunha, Canas, Lorena, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e em especial, Aparecida do Norte.
A cidade de Aparecida do Norte possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora Aparecida.
Por sinal, a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida é enorme, gigante tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros. Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.
“Eu me surpreendi com o tamanho do lugar e a quantidade de pessoas quando estive em Aparecida. Tranquilamente a pessoa pode se perder (eu me perdi, por exemplo). Por isso cuidado com as crianças.”
O lado positivo é a fé. Literalmente a pessoa volta renovada e agradecida para casa, principalmente se você consegue acompanhar uma das várias missas ministradas na basílica.
Existe também na cidade a Basílica Velha, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.
Para quem quiser conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, há o Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.
Como chegar até São Paulo
Como chegar até São Paulo vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que São Paulo tem regiões lindas seja no Sul, Sudeste, Norte ou Nordeste do estado.
Se você escolher viajar para a capital São Paulo, você pode chegar de carro ou de avião. Se você escolher viajar para o litoral paulista, pode chegar de carro, ônibus ou até mesmo com navio de cruzeiro no porto de Santos. Já se você viajar para o interior paulista, o caminho vai ser de carro ou de ônibus.
Passagem aérea para São Paulo
Ao comprar sua passagem aérea para São Paulo, atenção aos aeroportos! Quando você pesquisa sua passagem para a cidade de São Paulo, aparecem os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, e às vezes Campinas também.
Por isso, atenção para a localização que for mais adequada, mais próxima de onde você ficará hospedado ou do local de seu compromisso em caso de viagem de negócios.
O tempo de deslocamento entre os aeroportos, mesmo que seja feito com ônibus especial, dura em torno de 1 a 2 horas (isso se não tiver muito trânsito). Esse pode ser um tempo para aproveitar a cidade ou ter seu descanso.
Dependendo também de qual região turística você vai visitar, poderá utilizar diretamente o aeroporto de Viracopos (em Campinas) ou os aeroportos de São José dos Campos e de Bragança Paulista.
As companhias aéreas que oferecem voos para a maioria das cidades paulistas são a LATAM, AZUL e a GOL. Você pode consultar os preços em sites como da Skyscanner que fazem a consulta em várias cias aéreas e trazem as melhores opções.
>>> Passagens aéreas com desconto para São Paulo!
Caminho terrestre
São Paulo faz divisa com Minas Gerais (norte e nordeste), Rio de Janeiro (nordeste), Paraná (sul) e Mato Grosso do Sul (oeste). Ou seja, diversas são as opções de estradas para chegar até o estado de São Paulo.
Vindo do Paraná, a partir de Curitiba, a melhor rota (e mais rápida) é a BR-116. Quem vem de Minas Gerais, no caso a partir de Belo Horizonte, pode utilizar a BR-381. O trecho Rio-São Paulo também é feito pela BR-116. E quem vem do Mato Grosso do Sul pode utilizar a BR- 374.
Aluguel de carro em São Paulo
Como você percebeu ao longo do texto, o estado de São Paulo é cheio de atrações turísticas nas mais diversas regiões e alugar um carro pode te ajudar a “fazer seu tempo” sem depender de horários de ônibus ou de transportes por aplicativos.
Se você quiser aproveitar o litoral paulista ou a Serra da Mantiqueira, um carro alugado vai ajudar muito. Você pode retirar o carro diretamente na rodoviária ou no aeroporto, logo que desembarca na cidade.
Algumas empresas de locação de carro também alugam carros diretamente nos hotéis. No site da Rentcars você pode pesquisar as empresas e os valores de locação para o estado de São Paulo.
Tudo depende também de onde você pretende ir. Para mobilidade dentro da capital, fique de olho na questão dos estacionamentos e no trânsito. Muitas vezes compensa mesmo utilizar o trem ou metrô para chegar mais rápido em alguns pontos da cidade, especialmente em horário de rush.
E se no caso for aproveitar as festas de peão ou a vida noturna nas cidades, compensa utilizar os aplicativos de mobilidade como Uber para não se preocupar, por exemplo, ao experimentar as diversas opções de cervejas artesanais do interior paulista.
>>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!
Passagem de ônibus para São Paulo
Quem vem de ônibus e desembarca na capital, o principal desembarque acontece no Terminal Rodoviário do Tietê.
A rodoviária é interligada com vários outros tipos de transporte, sendo possível ir de lá aos aeroportos, como também pegar ônibus para outras cidades do interior, ou então o metrô para o centro de São Paulo. Tudo com muita facilidade.
Eu tive a experiência de visitar São Paulo de ônibus quando fui tirar o visto mexicano em 2009 para viajar para Cancun. Parti de Santa Catarina totalmente sozinho e desembarquei na rodoviária do Tietê, pegando um táxi para chegar até o consulado do México.
“Em São Paulo, assim como em qualquer outra grande capital do Brasil, vale ter os cuidados básicos de segurança e ficar sempre atento às pessoas, sendo que nas rodoviárias é necessária uma atenção redobrada.”
Um bom site que recomendamos para fazer a cotação de preço de passagens de ônibus é o site da ClickBus.
>>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!
Onde ficar em São Paulo
Existem várias opções de hospedagem no Rio Grande do Sul que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada podendo ser reservada pelo Booking.
Hospedagem em São Paulo
São Paulo tem a melhor estrutura de hotéis do Brasil com opções para todos os gostos: hostel, pousadas, hotéis, resorts, hotel fazenda e até mesmo camping.
Nossa sugestão de hospedagem para São Paulo é o Mercure Grand Plaza Paulista, um hotel que fica localizado na Vila Mariana, de grande elegância e categoria 4 estrelas com diárias a partir de R$ 382,00.
Nessa mesma linha também indicamos o Radisson Paulista. Destaque também para o Hotel Melia Paulista. Se você visitar São Paulo no final do ano poderá desfrutar de uma festa de réveillon em São Paulo com um cardápio cheio de variedades e vista dos fogos da Avenida Paulista.
Para encontrar a melhor opção de hospedagem na viagem para o Rio Grande do Sul recomendamos sites como o Booking.
>>> Reservar hotéis em São Paulo!
Outros lugares para ficar hospedado
Saindo da capital paulista e indo para outros lugares, começamos com uma indicação para Campos do Jordão.
A nossa sugestão de hospedagem para Campos do Jordão é o Hotel Palazzo Reale, um hotel deslumbrante e de ótima localização que tem diárias a partir de R$ 420,00.
Para hospedagem em São Caetano do Sul tem o Comfort Hotel São Caetano do Sul, que fica a poucos metros do Park Shopping, uma área estratégica da cidade.
Para hospedagem em Águas de Lindóia, o destaque vai para o Resort Villa Di Mantova, que surpreende por meio de uma experiência envolvendo os cinco sentidos, chamada de experiência “Benessere”, de categoria 4 estrelas, com vista para as montanhas, com diárias a partir de R$ 750.
E se quiser um contato com a natureza em uma pousada em Águas de Lindoia mais simples e familiar, também existem opções com diárias a partir de R$ 160 com café da manhã, com destaque para a charmosa Pousada Morro Verde (a partir de R$ 265 por pessoa).
Para hospedagem na Praia de Camburi, a sugestão é o Hotel Nau Royal. Lembrando que a região oferece desde campings até resorts, assim como muitas pessoas já aderiram a aluguel de temporada pelo Booking, o que é uma boa notícia para nós viajantes.
Pelo site ou aplicativo do Booking você poderá escolher a acomodação que tem mais a ver com seu estilo e com o seu bolso, desde um quarto em casa de família até um apartamento inteiro.
Gastronomia de São Paulo
Com relação a gastronomia de São Paulo, dizem que em São Paulo tudo acaba em pizza. Faz sentido, pois a pizza da cidade é muito famosa e vale a pena experimentar.
As pizzarias altamente recomendadas são a aconchegante Carlos Pizza, a moderna Bráz Elettrica, a Da Mocca Pizza Shop com sua pizza de fatias retangulares, a sofisticada Veridiana Pizza e a Pizzaria Speranza, uma das mais tradicionais da cidade. Opções não faltam, seja qual for o seu estilo!
Mas nem só de pizza vive Sampa, você também vai encontrar o famoso pastel de feira no Mercado Municipal de São Paulo, ou o famoso sanduíche de mortadela (com várias camadas de mortadela dentro de um pãozinho crocante).
Também pode se deliciar da gastronomia japonesa no bairro da Liberdade e um tour gastronômico completo no centro da cidade, com representações de diversas nacionalidades.
O restaurante português Arouche, o grego Acrópoles, o italianinho Terraço Italia, gastronomia francesa no La Casserole, e até mesmo uma gastronomia diferenciada aqui da América Latina no Riconsito Peruano.
Um dos restaurantes mais famosos no centro de São Paulo é o Sujinho, que serve um mix de comida de bar e churrasco em dois endereços.
Em Santo André, indicamos os restaurantes Baby Beef Jardim e o Calle 54. Em Franca, vale experimentar o famoso file à JK no Restaurante Barão.
Não deixe de comer um fondue na região de Campos de Jordão. A cidade conta também com restaurantes e bares diversos.
Uma sugestão é encontrar boas indicações de restaurantes de cada cidade pelo Tripadvisor.
Seguro de viagem para São Paulo
Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.
Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para São Paulo.
O bom é que o seguro de viagem para São Paulo é muito barato e você pode fazer a compra em sites como do Seguros Promo.
- >> Passagens para São Paulo mais baratas
- >> Alugue um carro em São Paulo
- >> Não se esqueça do seguro de viagem
O que fazer na viagem para São Paulo
- Surfar nas ondas de Maresias
- Rezar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
- Relaxar no litoral de Santos e Guarujá
- Apreciar o visual da Serra da Mantiqueira
- Curtir o frio em Campos do Jordão
- Assistir shows e espetáculos na capital paulista
- Sentir o aroma das flores de Holambra
- Participar de feiras e eventos na capital
- Conhecer as cidades do interior paulista
- Assistir a um show de rodeio em Barretos
Informações sobre São Paulo
- Capital: São Paulo
- População: 44 milhões de pessoas
- Localização: Sudeste
Aeroportos de São Paulo
- Aeroporto de Guarulhos
- Aeroporto de Viracopos em Campinas
- Aeroporto de Bragança Paulista
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto de São José dos Campos
Cidades importantes de São Paulo
- São Paulo
- Guarulhos
- Campinas
- São Bernardo do Campo
- Santo André
- Osasco
- São José dos Campos
- Ribeirão Preto
- Sorocaba
- Mauá
- Santos
- São José do Rio Preto
- Mogi das Cruzes
- Diadema
- Jundiaí
- Carapicuíba
- Piracicaba
- Bauru
- São Vicente
- Itaquequecetuba
- Franca
- Guarujá
- Taubaté
- Praia Grande
- Limeira
- Suzano
- Taboão da Serra
- Campos do Jordão
- Aparecida do Norte
Artigos de viagem para São Paulo
- Nossa viagem para a capital
- São Paulo
- Campos do Jordão
- Aparecida do Norte
- Carnaval de São Paulo
- Blocos de Carnaval SP
- Férias de julho São Paulo
Réveillon
- Réveillon em São Paulo
- Réveillon Santos
- Réveillon Sorocaba
- Réveillon São José dos Campos
- Réveillon São Bernardo do Campo
- Réveillon Santo André
- Réveillon Ribeirão Preto
- Réveillon Osasco
- Réveillon Campinas
- Réveillon Ubatuba
- Réveillon Guarulhos
- Réveillon Campos do Jordão
- Réveillon Ilhabela
- Réveillon Guarujá
gostaria de saber sobre passeio para idosos, tipo 3 dias, onde tenha piscina, atividades especificas para eles, idade 76 e 81 anos, são lucidos porem, idosos, nem tudo podem né? rs preciso de indicação, moramos em sjcampos, grata aguardo breve retorno
Olá Silvania, tem várias opções no estado de São Paulo para esse público. Algumas sugestões são o Mavsa Resort, um pouco mais caro do que a média, mas que oferece atividades para todos os públicos, em uma estadia com pensão completa. Também tem o Bourbon Atibaia, com referências para lá de positivas. Além do Royal Palm Hotels e Resorts que é espetacular. Tenho certeza que vocês vão adorar essas indicações. Abraço!
No tópico em que se fala de praia gostaria de esclarecer que Maresias não é uma cidade, e sim um bairro da cidade de São Sebastião. É fato que se trata de uma linda praia, pois moro no Região Metropolitana do Vale do Paraíba conheço todas as cidades litorâneas da região, como Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, assim como Campos do Jordão q fica a apenas 40km.
Olá Natalina, realmente foi um erro meu, obrigada por esclarecer. Fiz as devidas correções. Abraço!
Olá Thiago
Ótimas dicas….
Quando puder, venha conhecer a região Bragantina. Tem a represa Jaguary as montanhas, Pedra Bela e muitos outros passeios bem legais, muita gente visita e curte .
Adorei seu site, muito bom e cheio de ótimas informações.
Legal Roberto, eu que agradeço a visita e o comentário com essa indicação tão bacana. Fica aqui a dica para o pessoal também conhecer essa linda região de São Paulo que eu ainda não conheço, mas que deve ser linda. Abraço!
São Paulo é uma cidade encantadora e com diversos destinos incríveis. O litoral paulista possui praias maravilhosas, como por exemplo: Ubatuba no litoral norte paulista e Guarujá. No litoral sul conta com praias para todos os gostos e estilos. Adorei o blog, parabéns!
Olá Paulo, concordo com você. São Paulo tem opções e atrações para todos os gostos. Obrigado pelo comentário aqui no blog. Abraço!
Adorei as dicas… Como mencionado pelo amigo acima, o litoral paulista possui praias incríveis, como o próprio Guarujá mencionado.
Parabéns pelo blog.
Olá Carlos, verdade, ainda destaco além do Guarujá as praias de Ilhabela e Maresias. Abraço!
Boa Noite Thiago,
Navegando em seu blog vi que tem dicas de SP e muitas coisa próximo da cidade que já oferecemos como passeio receptivo saindo de SP (vai e volta no mesmo dia). Fazemos embarque nos hotéis do centro de SP. Alguns passeios já comercializado por nós; Aparecida, Campos do Jordão(temos 2 formatos) para quem se hospeda em Campos do Jordão temos 3 opções de passeios e em SP temos 1 formato que comercializamos, temo Holambra, City Tour em Grupo e Privativo em SP, Tour de Praias Santos, São Vicente e Guarujá um breve comentário sobre alguns de nossos passeios.
Gostaria de sabe como funciona para se tornar um parceiro/ou divulgar a agencia VIDA&ENERGIA Viagens e Turismo
Oi Regiane, enviei uma proposta de parceria para você por e-mail. Vejo algumas oportunidades para trabalharmos em conjunto. Abraço, Thiago!