Nosso segundo post sobre as trilhas da Guarda do Embaú em Palhoça é para falar da Trilha Pedra do Urubu.
Como se preparar para encarar a trilha da Pedra do Urubu? Ter muita disposição, um bom tênis, roupas confortáveis, água, protetor solar e câmera fotográfica ou celular para registrar lindas imagens.
Conteúdo desse artigo:
Nossa experiência na Trilha Pedra do Urubu
Não somos de fazer muitas trilhas, mas faço atividade física regularmente e achei a trilha de média para difícil. Talvez o fato de ter chovido uns dias antes dificultou seu acesso já que havia muita lama e tivemos que fugir da rota já existente.
Estavam me acompanhando na trilha, meu namorado e mais um casal de amigos o que tornou a subida ainda mais animada, já que uma boa companhia faz a diferença nessas horas.
A entrada para a trilha Pedra do Urubu se dá pela trilha principal da Guarda do Embaú, que também pode levar para os dois acessos às trilhas para a Prainha, uma linda praia que pode ser encontrada pelo costão de pedras que contorna a trilha principal ou então pela mata fechada, mesmo sentido da Pedra do Urubu.
Mas voltando a falar da trilha para a Pedra do Urubu, não seguimos a trilha principal e sim fomos seguindo pela sua lateral onde a terra estava mais firme e segura.
Seguimos o fluxo das pessoas que estavam subindo antes da gente e sorte que deu certo, rsrss, já que o caminho é cheio de pedras e muitas árvores de vários tipos e tamanhos.
Um fato que nos chamou a atenção foi quando estávamos logo chegando à pedra, o quão íngreme era a subida final que dava acesso a ela. Tivemos que usar nossas pernas, braços e ainda a ajuda de mãos amigas de turistas da Argentina que estavam descendo da trilha, rsrss.
Paisagem trilha Pedra do Urubu
Mas será que todo esse esforço vale a pena? Com toda a certeza! Toda essa aventura é recompensada pela paisagem encantadora lá de cima e a incrível sensação de paz. Conseguimos ver as pessoas com os seus guarda-sóis pequenininhos lá embaixo, como uns pontinhos pretos na areia, rsrss.
Lá de cima também pudemos ver como é bonito o Rio da Madre encontrando o mar da Praia da Guarda do Embaú e pudemos avistar também mais algumas praias da região como a Prainha, Praia de Garopaba e a Praia da Gamboa. Tudo muito legal!
Havia muitos visitantes na Pedra do Urubu nesse dia e a pedra em si não é muito grande não, ou seja, o negocio é subir, apreciar a vista, tirar fotos e logo descer para dar chance para todos apreciarem a paisagem da Guarda.
Devo comentar sobre a segurança em cima da pedra: Não deixe nenhuma criança subir sozinha e nenhum bêbado escalar a pedra, já que tudo lá em cima é aberto, sem nenhuma proteção, e se cair lá de cima, já era!
É muito alto e cheio de mato e pedras em baixo. Sinto que a prefeitura de Palhoça deveria valorizar mais o turismo na Guarda do Embaú, em especial essa trilha, porque foi a que mais sentimos falta de sinalização e segurança.
Poderiam colocar umas cordas demonstrando o caminho a seguir ou mais placas, etc. Fomos fazer a trilha no sábado do feriado de carnaval e no horário que fomos, às 17 h, ainda havia muita gente fazendo a trilha. Levamos cerca de meia hora até chegar ao topo.
O que ainda me surpreendeu foi o orgulho de como os comerciantes da Guarda e os próprios moradores da Guarda tem ao falar da paisagem da Pedra do Urubu.
Logo na subida da trilha Pedra do Urubu, ouvimos de um nativo: “Se preparem! Agora vocês vão conhecer a paisagem mais linda de suas vidas. É muito xarope!” (engraçadas são as gírias usadas lá, rsrss).
Outro comerciante na qual pedimos informações antes de subir também comentou: “Não vão embora sem fazer a trilha da Pedra do Urubu, se não fizerem, não vão ter conhecido a Guarda! Vocês vão adorar, é muito visual!”, rsrss. De fato, tudo o que eles falaram é verdade, já que o visual lá de cima é incrível!
Enfim, agora também digo: você não pode deixar de ir na Trilha Pedra do Urubu na Guarda do Embaú! Se ficou alguma dúvida sobre a trilha, deixe um comentário aqui no post!
Até a próxima!
olá, tenho 18 anos e eu sou bem magro kkk eu gostaria muito de ir nessa trilha mas minha mãe fala q precisa de um bom preparo físico e eu não quero ir sozinho. Queria saber se meu primo de 15/16 anos pode ir cmg ou meu pai de 49 kkk.
Olá Vinicius, com certeza um bom preparo físico ajuda muito na hora de fazer qualquer trilha em geral, porém creio que, mesmo você sendo mais magro, você consiga fazer. Basta ir sempre devagar e fazendo pausas pelo caminho. Vá de tênis, leve água e uma barra de cereal para repor as energias. Entendo que tanto adultos quanto mais jovens podem fazer a trilha. Será um bom exercício físico para todos. Abraço e boa trilha!
É perigoso fazer a trilha sozinha?
Olá Alany, não vejo perigo em fazer a trilha sozinha. Ela é muito segura e sempre tem pessoas fazendo ela. Algumas dicas de segurança sempre são válidas, como fazer ela durante o dia, não carregar muitos pertences e evitar conversas com estranhos. Espero ter ajudado! Abraço!
Bem eu já fui muita vez na praia mais tenho medo de ir na pedra do urubu e longe
Fomos pra Guardinha no final de semana de dia dos pais, fizemos a trilha, meu marido (38), minha filha (15) e eu (36). Todos sem preparo físico algum (muitos risos). Ela tem alguns pontos bem puxados, o final principalmente assusta. Mas nada impossível e a vista lá de cima realmente é linda! Vale a pena subir devagar e depois descer devagar também, kkkk. Levamos mais de 40 minutos pra subir pq paramos bastante no meio do caminho para fotos. Ida e volta, contando com a saída da Pousada Xaxá, as pausas na trilha e tempo na pedra para apreciar a paisagem foram no total 2h de caminhada.
Que experiência bacana Taiana, valeu mesmo pela contribuição. Tenho certeza de que vai ajudar muitos outros leitores aqui do blog.
melhor para começar fazer trilha pela cidade ou pelo mar , rio?
Olá Geovane, eu prefiro pelo mar, onde o trajeto é mais acentuado, mas você tem acesso a mais mirantes.
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
Obrigado Mateus, que bom que pudemos ajudar. Precisando, estamos à disposição. Abraço!