Falamos no post sobre Urubici que a cidade tem uma série de pontos turísticos para se visitar e que até surpreendeu nós aqui do blog pela qualidade desses pontos turísticos que reservam imagens belíssimas para quem visita. Nesse post vamos falar de um dos pontos turísticos de Urubici que é o Morro da Igreja, local onde fica a tão famosa Pedra Furada de Urubici.
Primeiro que o Morro da Igreja é realmente muito alto com 1.822 m de altitude sendo considerado o ponto mais alto habitado de toda a região sul do Brasil e por isso possui uma vista espetacular.
Para subir é necessário que você reserve com antecedência sua visita, já que há limite de pessoas e carros por dia para visitar o local e há muitos turistas sempre querendo conhecer o Morro da Igreja. Para reserva é necessário entrar em contato com o Parque Nacional de São Joaquim através do e-mail [email protected] e informar o dia em que você quer conhecer o morro e a quantidade de carros caso você faça uma viagem entre amigos para eles garantirem a vaga para a subida.
Após a reserva e antes de iniciar o passeio é necessário ir pessoalmente até a sede de atendimento do Parque Nacional de São Joaquim para retirar a autorização que é uma fitinha que você entregará ao responsável no meio do trajeto. Esse mesmo procedimento deve ser realizado tanto para carros, motos, vans, ônibus, bicicletas e outros veículos de transporte. Pronto! Agora você pode subir o Morro da Igreja!
Conteúdo desse artigo:
O que tem no Morro da Igreja
No Morro da Igreja se encontra a Base da Aeronáutica de Urubici. Ninguém tem permissão de passar pelos portões que permanecem sempre trancados e com segurança militar à vista todo o tempo. Ao todo são 40 militares que trabalham no local e que são responsáveis por manter em operação um radar capaz de visualizar todo o espaço aéreo entre o Rio Grande do Sul e o interior de São Paulo, conforme informado no site da FAB.
Todo o caminho até o topo do Morro da Igreja é asfaltado, mas é necessário tomar muito cuidado porque a estrada é estreita e mesmo com asfalto possui muitos buracos.
No topo do Morro da Igreja você tem uma visão privilegiada da Pedra Furada de Urubici, uma escultura em formato de janela que mede em torno de 30 metros de circunferência, além dos enormes cânions e de toda a natureza presente no lugar. Não dá para explicar a sensação de paz e liberdade que se tem no lugar. Você está em um dos pontos mais altos do Brasil e tem praticamente a visão de tudo. Vale muito a pena a visita.
Mesmo que esteja um dia quente é aconselhado levar roupas para o frio, como casacos, toucas e luvas. No topo do Morro da Igreja tem um vento muito forte e é realmente muito frio. Meus ouvidos praticamente congelaram quando estava sem touca. Tive de ir até o carro e buscar touca para proteger os ouvidos do vento gelado. Não é a toa que ali foram registradas as temperaturas mais frias da história do país, que na época chegaram a 17,8 graus negativos no ano de 1996.
Uma dica é subir o morro entre às 10 h e 15 h, pois em dias de sol nesse horário você consegue evitar a neblina e ter uma visão maior de toda a natureza, além de conseguir tirar as melhores fotos da Pedra Furada. Por sinal, não se esqueça de levar a câmera para registrar tudo.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
No caminho para o Morro da Igreja e Pedra Furada, cerca de 10 km do centro de Urubici, distrito de Santa Terezinha, você encontra a Gruta Nossa Senhora de Lourdes com acesso muito fácil.
É uma gruta natural cercada por paredões de pedra e uma queda da água com cerca de 10 metros de altura e no centro encontra-se a imagem da Nossa Senhora de Lourdes junto com objetos e fotos deixadas pelos fiéis como forma de agradecimento pelas graças.
A gruta é realmente muito bonita e a queda da água da um encanto especial, tem iluminação a noite e no mês de outubro é realizada a Romaria da Penitência. Vale a pena dar uma paradinha para conhecer.
E você, já esteve no Morro da Igreja em Urubici? Bateu muitas fotos da Pedra Furada? Conte sua experiência para a gente aqui nos comentários!
Abraço e até o próximo post!
Estive com a minha família é muito lindo. Estava com muita neblina e temperatura de 12 graus. Muito frio. Não deu pra ver a pedra furada, mesmo assim valeu a pena. Somos de Içara SC.
Olá Simone, realmente a vista do Morro da Igreja é incrível mesmo com neblina. Que bom que você gostou. Abraço!
Oi, você sabe se dá para alugar bike em Urubici e ir de bike para o Morro da Igreja? São quantos quilômetros do centro de Urubici esse morro? Obrigada.
Olá Margareth, quando estive visitando a cidade, confesso que não vi nenhum ponto de aluguel de bicicleta. Porém pesquisei e encontrei a Serra Sul Ecoturismo, eles têm aluguel de bicicletas por R$ 40,00 a diária incluindo capacete. O Morro da Igreja fica aproximadamente 30 km de distância do centro da cidade. Até dá para ir de bike, mas vai depender do seu preparo físico, já que o morro é considerado bem alto com 1.822 m de altitude. Abraço!
Tivemos neste feriado de carnaval no Morro Igreja e foi das mais incríveis experiências turísticas. Fomos no horário indicado e fizemos imagens incríveis. Almoçamos num restaurante no caminho da descida, chamado de Comida Caseira, super indico.
Que bacana Denize, que bom que pudemos ajudar de alguma forma e super obrigado por compartilhar a experiência com outros leitores aqui do blog também. Está anotada essa dica do restaurante Comida Caseira.
Tive o prazer de visitar.
Presente da minha norinha e meu filho, Dia das Mães.
É deslumbrante