Continuando nossa série de posts sobre a viagem a Bonito e Pantanal vamos falar hoje da Estância Mimosa Ecoturismo. Esse foi um dos últimos locais que visitamos em Bonito antes de seguir viagem para o Pantanal.
A Estância Mimosa é uma fazenda que fica a aproximadamente 24 quilômetros de Bonito, na Rodovia MS 178 e possui infraestrutura completa para receber os turistas.
Logo na entrada, temos a recepção do lugar, uma chácara com um lago na frente repleto de jacarés. Isso mesmo, esse foi o primeiro contato visual que tivemos com os jacarés. Havia uma cerca separando e orientando os turistas a não jogar comida ou provocar os animais.
Nesse mesmo local preenchemos a ficha técnica com os nomes e com a confirmação de que o contato com a natureza pode envolver riscos, no qual é mostrado o seguro que existe se algo acontecer de errado. O objetivo desse termo é principalmente zelar pela segurança dos turistas.
Conteúdo desse artigo:
Trilha e cachoeiras da Estância Mimosa
O ponto auge da Estância Mimosa são as cachoeiras e quedas d’água. Quando começamos a trilha ecológica, o guia informa sobre como funcionará o passeio e os equipamentos de segurança.
Todos os equipamentos são vestidos antes de sairmos. É o caso do colete salva-vidas e as botas de borracha para os pés, já que os trechos são sinuosos e se estivessem molhados poderiam escorregar.
A trilha passa por uma reserva de proteção natural, no qual pelos cuidados e preservação do lugar é possível observar árvores gigantes e pássaros das mais variadas espécies.
A trilha começa e aos poucos é possível escutar o barulho de água corrente. É quando estamos chegando perto da primeira cachoeira. Ao todo são 7 cachoeiras e é possível tomar banho em 5 delas.
Infelizmente no dia que fomos estava um dia acinzentado e fazendo mais frio que os outros dias o que nos fez pensar duas vezes antes de entrarmos e tomar banho nas cachoeiras, apesar de uma ser mais bonita que a outra.
Eu lembro de ter tomado banho em pelo menos 3 delas. A mais distante, na minha opinião, era a mais bacana e exige um pedaço de passeio de barco a remo. Para chegar nessa, inclusive, os guias não vão com todos os grupos. Ele observa o perfil, vê se as pessoas têm condições para então tomar a decisão.
É porque para chegar até lá é necessário passar por escadarias íngremes e subidas e descidas constantes, exigindo maior fôlego dos participantes. Confesso que não senti absolutamente nada. Até porque esse já era um dos últimos dias da viagem a Bonito e já estava totalmente adaptado a trilhas e aventuras.
O passeio de barco a remo é tranquilo e, como mencionei, nos leva a uma das cachoeiras mais bonitas. Foi ali que paramos para descansar, tomar banho de cachoeira e aproveitar a estadia.
Logo depois se começa o trajeto de volta e é oferecido aos turistas aproveitarem cada uma das cachoeiras restantes.
Uma delas tem um diferencial. Um salto de 6 metros de altura para quem quer pular e se aventurar ainda mais. A única restrição era pular sem o colete e isso me fez tomar a decisão de não pular. Mas que deu vontade deu. Fiquei olhando e observando os outros pularem, fui até lá em cima, olhei para baixo, mas parei no caminho. Vai ficar para uma próxima oportunidade.
O passeio da Estância Mimosa dura em torno de 4 horas e posso resumir que é um excelente contato com a natureza, já que existe muito verde pelo caminho.
O passeio aconteceu de manhã e já aproveitamos a volta para fazer o almoço na Estância Mimosa. Um almoço tropeiro delicioso, com iguarias da terra, com destaque principalmente para as sobremesas. Fiz questão de comprar o doce de leite caseiro ao preço de R$ 10,00 o pote. Não durou nem um mês aqui em casa.
À tarde começou a chover e pedimos ao nosso motorista para já nos levar ao próximo destino da viagem. Dessa vez, o Pantanal sul-mato-grossense. Nos próximos posts você vai poder acompanhar de perto essa aventura.
Para quem quiser saber maiores informações da Estância Mimosa pode conferir no site da atração. Quem quiser saber os preços e tirar dúvidas ou informações com um atendente, pode consultar o site da H2O Ecoturismo.
E então, que tal curtir as cachoeiras e a trilha ecológica da Estância Mimosa?
Abraço e até o próximo post!
É UM LUGAR MARAVILHOSO PRETENDO CONHECER,EU GOSTEI MUITO DO FOGÃO E PRETENDO COPIAR PARTE DESTA CABANA P/CONSTRUIR UMA NA ILHA MARAVILHA EM RONDÔNIA NA BEIRO DO RIO MACHADO
Bacana Enio. Recomendo a visita, vale muito a pena. E convide quando tiver pronta a construção! 🙂
tenho ouvido fala muito bem .pretendo conhecer breve com minha familia
Legal Maria de Lourdes! Vai sim e leva a família toda junta para conhecer a Estância Mimosa! Você não vai se arrepender!