Como viemos dizendo ao longo da nossa série especial de artigos sobre a viagem a Bonito e Pantanal, Bonito é muito conhecido pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura. E uma das aventuras mais divertidas é o arvorismo no Hotel Cabanas.
Já tinha ouvido falar sobre arvorismo há um tempão, principalmente aqui na região do Médio Vale do Itajaí, mas nunca tinha feito a prática da atividade. Agora que fiz posso dizer que é emocionante.
Arvorismo acrobático é a técnica de subir em árvores e passar por passadiços e obstáculos feitos de cordas e madeira durante um percurso entre uma árvore e outra que varia de acordo com o grau de dificuldade do arvorismo.
Conteúdo desse artigo:
Como é o arvorismo no Hotel Cabanas
O arvorismo no Hotel Cabanas é considerado de grau de dificuldade nível 2, um dos graus intermediários, conforme orientações do guia no início do passeio, portanto aumentando o desafio para quem nunca fez.
O primeiro desafio do arvorismo é a altura, no qual no Hotel Cabanas ela foi aumentando de acordo com o passar do percurso. O segundo desafio é o equilíbrio, já que os passadiços são feitos de madeiras presas em cordas fazendo você bambolear, justamente para dar emoção ao passeio. O terceiro é a força, já que você tem de se equilibrar se segurando com força nas cordas de apoio.
Ao todo são 18 obstáculos e 2 tirolesas, sendo que na última tirolesa você cai na água do Rio Formosinho em Bonito, aumentando a adrenalina e diversão do passeio.
Era comum a cada etapa do arvorismo no Hotel Cabanas você se deparar com o desafio que vinha pela frente e pensar: “Caraca! Será que vou passar por aqui?”. E o mais gratificante era ver que sim, você pode e você consegue fazer aquilo vencendo desafios.
Não é à toa que arborismo são práticas utilizadas em coaching e formação de times para desafiá-los a vencer seus medos e ter melhores resultados nas empresas.
Como eu gostei da prática, penso em realizar mais vezes a prática do arvorismo nas viagens que faço e que oferecem a modalidade. Aqui na região conheço em Balneário Camboriú no Parque Unipraias e em Florianópolis, no Costão do Santinho.
Importante avisar que o arvorismo é uma prática segura, porque você é preso por cabos de aço o tempo inteiro, no qual uma corda com roldanas vai acompanhando você, sendo que você prende e desprende o cabo somente em superfícies fixas. A troca é obrigatória ao passar de um obstáculo para o outro.
O equipamento de segurança do arvorismo é formado por capacete, luvas e cadeirinha (as cordas que ficam entre as pernas). Também é obrigatório o uso de tênis para dar firmeza na hora do passeio. Não leve objetos que podem cair durante o passeio como óculos, máquina fotográfica e joias.
No caso do arvorismo no Hotel Cabanas os guias de viagem vão acompanhando do início ao fim, assim como o fotógrafo que vai tirando as fotos da sua atividade. Depois elas podem ser compradas no quiosque do hotel.
Para quem gostou o passeio pode ser comprado através dos pacotes das agências de viagens receptivas, como a H2O Ecoturismo que mostra os preços e maiores descrições da aventura.
E você, já fez a prática do arvorismo antes? Teria coragem de fazer a prática do arvorismo do Hotel Cabanas em Bonito?
Abraço e até o próximo post!
Olá!
Já fiz arvorismo em Socorro, no Parque dos Sonhos, mas confesso que desisti quase no final. Não sei explicar o motivo mas senti muito mais medo do que fazer a tirolesa.
É normal essa sensação Bruna. Ainda mais para quem nunca fez tirolesa antes. Por exemplo, minha namorada resolveu não fazer a tirolesa aquática porque tem um pouco de fobia de águas profundas. Porém a terrestre ela fez tranquilamente.