Esses dias parei para pensar o quanto faço da utilização de mapas para viajar, principalmente ao planejar uma viagem. Seja na hora de marcar os pontos turísticos que vou visitar, na localização de aeroportos, qual o melhor local para ficar hospedado, se vou precisar de táxi ou carros alugados e os melhores restaurantes. É incrível. Utilizo direto.
O meu principal amigo nesse sentido é o Google Maps. Lá consigo ver as distâncias que preciso percorrer, o tempo que demora de deslocamento e caminhos alternativos. Já me ajudou muito na tomada de decisões.
O Google Maps ainda provê vários serviços que utilizam de mapas embarcados. É o caso dos aplicativos de transporte, como Uber e 99 Pop que utilizo para economizar ao invés das corridas de táxi. Os mapas embarcados mostram o trajeto e o preço médio das principais cidades do Brasil. Existem vários serviços semelhantes fora do país e muitos deles também fazem da utilização de mapas para viajar.
Quando vou fazer a reserva de um hotel, os principais sites mostram a localização também utilizando mapas. Facilita na escolha de qual hotel vou ficar, afinal, um hotel perto dos pontos turísticos economiza em táxi. Pode até ser mais caro que os demais, mas se economizar no final, vale a pena.
Outro serviço de mapas muito famoso é o Bing Maps da Microsoft. Ele tem parceria com o serviço de mapas da Nokia e também fornece boas orientações, tanto para mapas do Brasil, como para mapas do mundo em geral. Fica como minha segunda opção.
Um que mostra informações de trânsito é o Waze. Eu utilizo muito e sempre ouvi falar muito bem dele. Enquanto estava escrevendo o texto fiz um teste agora digitando informações sobre a cidade de Balneário Camboriú e realmente prestou bem o serviço, além de ser muito rápido, até mais que o do Google.
Conteúdo desse artigo:
GPS ajuda na utilização de mapas para viajar
Outro recurso muito utilizado é o GPS. Quando fiz minha viagem a Gramado e Canela, utilizei de um GPS emprestado de um amigo. Nunca tinha utilizado, mas ele ajudou muito, seja na hora de encontrar a cidade de Gramado a partir do aeroporto, assim como me localizar dentro da cidade.
De vez em quando vemos nos noticiários pessoas que se perderam, ficaram presas ou andaram por terrenos perigosos, ou seja, o verdadeiro lugar que elas queriam ir não era aquele apresentado no GPS.
Então olha a importância hoje em dia de serviços de mapas para os usuários. As famosas caricaturas de turistas com mapa na mão fazem todo o sentido. Seremos eternamente turistas buscando os melhores lugares para viajar, porém agora de maneira digital.
E você, o quanto faz da utilização de mapas para viajar? Deixe o seu comentário no blog!