Nesse artigo nós vamos falar sobre os softwares e sistemas de turismo e conhecer algumas das opções existentes no mercado.
Os sistemas de turismo auxiliam muito a vida de empresas que trabalham com turismo, como agências de viagem, agências de intercâmbio, cias aéreas, redes hoteleiras, hotéis, pousadas, locadoras de carros, empresas de câmbio e muitas outras categorias de empresas do setor que precisam de sistemas para administrar seu negócio.
Inclusive empresas do mundo corporativo que não tem nada a ver com turismo, mas que tem grande volumes de compras de passagens, reservas de hotéis e locação de carros para as viagens de negócio, precisam de sistemas para ajudar na administração de viagens de suas empresas.
Muitas empresas ainda utilizam planilhas para controle de passagens, planilhas para controles de gastos, fazem anotações em papel, anotações em agenda e emitem relatórios feitos em programas editores de texto, tudo de forma manual.
Eu mesmo mostrei no post “Sites de compra de viagens” sites em que é possível comparar viagens, consultar preços e fechar a viagem. Porém imagina para uma agência de viagens ou empresa de grande porte, com seus profissionais trabalhando diretamente com seus clientes e funcionários a dificuldade de fazer toda essa comparação na hora que é preciso informar preços e fazer a melhor reserva para eles. Não é fácil e a improdutividade é grande.
Nenhuma empresa está errada em começar assim, porém se elas querem se profissionalizar de verdade, vão precisar passar para uma nova categoria de empresa comprando software de turismo para controle e administração de viagens.
Conteúdo desse artigo:
Ferramentas e sistemas de turismo
Com a tecnologia existente nos dias de hoje, existem várias ferramentas importantes para resolver os problemas citados e deixar o turismo das empresas bem administrados. Ferramentas que aumentam a produtividade, permitem a redução de custo com passagens aéreas e reservas de hotéis para as empresas e que administram de ponta-a-ponta o negócio.
Dentre as ferramentas estão sistemas de Backoffice, Booking, Selfbooking e Portais de Vendas, sendo que cada um tem sua particularidade.
Eu trabalhei diretamente com a produção dessas ferramentas por 3 anos e meio na Benner Sistemas em Blumenau em cada um deles e posso falar com propriedade sobre o seu funcionamento.
Alguns dos sistemas foram construídos para atender agências de viagem e outros sistemas foram construídos para atender empresas corporativas.
Conheça cada um deles em artigos exclusivos com detalhes do que faz cada um e uma sugestão de fornecedores para os sistemas e softwares de turismo:
Acompanhe cada um dos artigos sobre os sistemas de turismo e fique à vontade de deixar o seu comentário caso precise de ajuda na hora de escolher um softwares turismo para a sua empresa.
Abraço e até o próximo post!
Atualmente estou em um projeto de programação de um software para uma agência de turismo e o Vida de Turista me serviu de grande ajuda. Ótimo site.
Bacana Carol! Precisando é só entrar em contato! Abraço!
O vida de turista me ajudou bastante a conhecer os sistemas de turismo, além de me fornecer os links necessários para maiores detalhes sobre cada sistema. Muito obrigada !
De nada Elisângela! Precisando é só entrar em contato!
Gostaria de um local ou escola em que pudesse aprender estes cursos GDS, Amadeus, Galileo etc, tem onde ou somente trabalhando em agencias. Grato Fred
Olá Fred, não conheço nenhuma empresa que forneça cursos para GDS, porém existe uma boa documentação nos próprios sites dos GDSs. Sugiro você começar seus estudos a partir desse material. Abraço!
Hola, administro um pequeno hotel e para entrar em um determinado grupo de venda tive que fazer parte do GDS Pegasus. So que nao sei como funciona o mundo dos GDS e gostaria saber onde posso fazer um curso ou me informar para tirar melhor proveito disso. obrigado.
Olá Alejandro, a orientação é a mesma que dei para o Fred. Minha sugestão é você buscar estudar as documentações e materiais presentes em cada um dos GDSs existentes porque desconheço a existência de cursos de GDS. Abraço!
Olá,
Boa Tarde.
Parabéns pelo site, reúne informações muito úteis.
Mas gostaria de saber se tem algum site, aplicativo ou ferramenta que me possibilite efetuar a cotação de passagens em várias consolidadoras diferentes ao mesmo tempo, todas as que minha agência trabalha.
Desde já agradeço.
Olá Arianne, tudo bom? Obrigado pelos elogios. Não conheço uma ferramenta que faça consultas e cotações em várias consolidadoras, até porque as consolidadoras não abrem seus sistemas para sistemas de terceiros. Elas fazem isso, porque o que elas buscam é que cada agência parceira utilize suas ferramentas sem a necessidade de utilizar as ferramentas de outras consolidadoras. Bom seria, não é verdade? Já que assim você teria a opção de ver que uma consolidadora tem um desconto maior negociado com uma cia aérea do que outra para você oferecer pacotes mais atrativos para os seus clientes, porém tal integração em uma única ferramenta considero muito difícil de acontecer. Espero ter ajudado. Abraço!
Boa tarde!
Gostaria de saber qual seria o custo de um software para uma agência de viagem para emissão de passagens aéreas?
Olá George, o preço é muito variável. Tudo vai depender do tamanho da sua agência e das funcionalidades existentes no software que você vai adquirir. Para uma empresa iniciante a dica é começar com um software com menos recursos, um volume menor de licenças e ao longo do tempo com o crescimento da agência ir adquirindo ferramentas melhores. Também existem softwares na nuvem que você pode se inscrever para fazer a gestão da empresa pagando uma mensalidade que também começa pequena para poucas licenças. Espero ter ajudado. Abraço!
Qual o valor de um software para uma agência de viagens modalidade home office
Olá Pat, você pretende montar uma agência totalmente sozinha na modalidade home office ou você pretende fazer parte de uma franquia? Na primeira opção, as vantagens são a sua independência, não precisar pagar taxas de franqueado, marketing e royalties, porém a desvantagem é que você vai ter de arcar com a compra e manutenção do sistema sozinha, que não é barata por sinal. Dificilmente uma agência home office trabalha dessa forma. Ela faz parte de uma franqueada, que distribui os custos de aquisição e manutenção do software entre os franqueados, ficando mais barato para todos. Existem franquias de agências de viagem home office que cobram em torno de R$ 3.900,00 para você se tornar franqueado e ter acesso aos softwares, consultoria, marketing, suporte, treinamento, entre outros serviços que variam de acordo com a rede de franquia escolhida. Espero ter ajudado. Abraço!