Nesse artigo vamos falar sobre o Parque das Aves, um parque ecológico que fica localizado em Foz do Iguaçu e que conhecemos durante a viagem do BlogTur a Foz do Iguaçu.
Era um passeio que todos que estavam na viagem não apostavam quase nada, mas que todos saíram encantados pela incrível variedade de aves das mais variadas espécies, tamanhos e cores.
Conteúdo desse artigo:
Espécies de aves do Parque das Aves
Eu não me arrisco a dizer todas as espécies que você encontra dentro do Parque das Aves pela minha total falta de conhecimento no assunto, mas chuto a dizer que é uma das maiores coleções de aves do Brasil.
O site da instituição diz que chega próximo a 800 aves da Mata Atlântica. Com certeza se você é um ornitólogo de profissão ou amante das aves por natureza, você vai amar a variedade de aves encontradas lá dentro.
No Parque das Aves, as aves ficam dentro de viveiros e gaiolas gigantes que permitem que elas tenham espaço para voar à vontade. Algumas aves mais calmas nem sequer ficam presas e literalmente passam voando do seu lado nos corredores de passagem entre uma gaiola e outra.
Também não é difícil ver as aves voarem perto da sua cabeça. Parece que elas vão bater na gente, mas não batem e fazem um verdadeiro show de apresentação e de preservação da natureza.
Foram batidas inúmeras fotos por todos os participantes do passeio e muitos dos pássaros pareciam participantes do BBB de tão clicados e vigiados que foram por todos nós. O engraçado é que eles até faziam pose para as câmeras fotográficas de tão acostumados que estavam. Uma verdadeira festa para nós turistas.
Outros animais no Parque das Aves
No Parque das Aves você não encontra somente pássaros e aves lá dentro. Você encontra outros animais como jacarés, jabutis, cobras, borboletas e outros animais encantadores que complementam o repertório de fotos e a visita do turista ao Parque das Aves.
Foto com arara no Parque das Aves
O ponto auge da visita foi quando chegamos ao final do passeio e nos foi feita a pergunta se tínhamos interesse de posar para uma foto com uma arara em cima do braço.
É óbvio que eu quis participar da brincadeira e tirar a foto com a arara. Posso dizer que além de uma foto incrível de lembrança também foi muito divertido. A arara quis subir no meu braço inteiro. Acho que ela pensou que eu era uma árvore pelo meu tamanho de 1,90 m. Todos na viagem riram muito.
Hoje a interação com a arara somente é possível no passeio opcional chamado Backstage Experience que mostra aos turistas como é o trabalho dos bastidores, da recuperação e conservação do parque, além de incluir o acesso a algumas áreas restritas, a opção de alimentar tucanos e flamingos, entre outros.
Dicas para o Parque das Aves
Uma das dicas para o Parque das Aves é ir com tempo para visitar o lugar. Nós bobeamos nesse sentido e reservamos pouco tempo. Com certeza queríamos ter ficado mais tempo lá dentro, porém tínhamos marcado de ir ao Parque Nacional do Iguaçu logo em seguida e tivemos que correr contra o tempo para terminar o passeio no Parque das Aves. Minha sugestão: 3 horas para curtir o passeio todo.
Também sugiro você ir com um guia de turismo que conheça o parque, pois assim você tem a explicação dos detalhes de cada ave, a história de como foram trazidas as aves até ali, a alimentação delas, os cuidados e tudo mais. Essa explicação fez toda a diferença. Na época, havia os guias do próprio parque, porém hoje em dia somente existem os monitores que oferecem suporte e tiram dúvidas pontuais.
Finalizando
Se você quiser complementar sua viagem a Foz do Iguaçu fazendo um passeio diferente em contato com a natureza, não deixe de ir para o Parque das Aves. Você não vai se arrepender.
Abraço e até o próximo post!
Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu
Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira (Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).
Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)
Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.