Pode parecer estranho, mas a assistência viagem é algo que as pessoas que viajam muito sempre ouvem falar, mas que existe a muito pouco tempo em vigor, desde março de 2016.
Trata-se de uma resolução baixada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), número 315/2014, que entrou em vigor em março de 2016 e extingue o produto “assistência viagem”, fundindo o mesmo com seguro viagem. Desde então, “assistência viagem” e “seguro viagem” são a mesma coisa, sendo o correto chamar de “seguro viagem”.
Conteúdo desse artigo:
O que é o seguro viagem?
Para entendermos melhor, o seguro viagem é o produto tradicional. Consiste na contratação de uma apólice de seguro que prevê indenização em caso de ocorrência de um sinistro.
O sinistro é um evento previsto que gere despesas cobertas pela apólice. Para citar um exemplo, suponhamos que um segurado, durante uma viagem, sofra um acidente e quebre uma perna. Ele deverá procurar um hospital, caso não haja hospitais públicos, e solicitar o tratamento. O pagamento é feito pelo próprio segurado, e posteriormente este poderá solicitar à companhia o reembolso das despesas médicas até o valor máximo previsto para a indenização.
Serviços da assistência viagem
Quando falamos em serviços de assistência viagem estamos nos referindo a situações emergenciais. São aquelas situações em que o segurado precisa de um serviço profissional, para se livrar de uma situação embaraçosa.
Na assistência automóvel é possível contratar um profissional para trocar o pneu do carro que furou no meio de uma avenida movimentada ou um guincho para levá-lo até um local onde a troca possa ser feita.
Na assistência de viagem, os eventos previstos são relacionados a situações que ocorrem exclusivamente numa viagem, que podem gerar despesas ao segurado.
A ideia é tirar o segurado da situação emergencial e evitar que ele seja obrigado a fazer um desembolso. Não havendo credenciados na região, a orientação é o pagamento e posterior solicitação de reembolso.
Alguns desses serviços são: a remoção hospitalar, o traslado do corpo em caso de óbito, assistência jurídica, gastos com medicamentos, etc. Observe que o conceito é desembaraçar o segurado.
Um único produto
A resolução atual da Susep teve como principal beneficiário o consumidor. Com a fusão dos produtos, o cliente tem as duas opções em qualquer situação. Tanto ele pode procurar o atendimento médico segundo sua preferência e posteriormente solicitar o reembolso, assim como ele pode usar a rede credenciada, ficando livre de qualquer despesa.
As coberturas básicas são despesas médicas, hospitalares e odontológicas, invalidez permanente total ou parcial decorrente de acidente durante a viagem, morte ou morte acidental.
Essas informações são extremamente valiosas para quem vai viajar e o único propósito deste artigo é esclarecer o leitor sobre um tema que suscita muitas dúvidas, até em função das normatizações recentes.
Indicação seguro viagem
Na hora de contratar o seguro viagem, nossa sugestão é de ter o auxílio de uma corretora de seguros que esclareça o que você está contratando, já que são diversas as coberturas e também as limitações dos planos. É preciso que tudo fique bem claro, para não haver surpresas na hora que você precisar usar o serviço que contratou.
Nós indicamos utilizar os serviços da Seguros Promo. Inclusive nós aqui do blog fizemos parceria com eles pelo bom serviço prestado. A parceria está explicada nesse post, no qual também demos nossa opinião sobre a empresa e a experiência de utilização do serviço.
Abaixo trouxemos a caixa de pesquisa de seguros da Seguros Promo para facilitar a pesquisa da melhor assistência viagem.
No mais, quero desejar desde já uma boa viagem e que você possa trazer grandes recordações de viagem. Fique à vontade para deixar seu comentário que vamos ajudar no que for preciso.
Abraço!