Ninguém quer ter imprevistos durante uma viagem, não é mesmo? Apesar das chances serem menores que 1% no caso de malas perdidas ou extraviadas, cair nessa estatística pode te colocar em maus lençóis, antes mesmo de chegar ao tão esperado destino.
A título de comparação, a OMT (Organização Mundial do Turismo) revelou que apenas em 2017 foram mais de 1,1 bilhão de viajantes que visitaram pelo menos um destino turístico. Como 1% de 1,1 bilhão representa 11 milhões de viajantes por ano, as chances de isso acontecer são grandes, ainda mais se você é um viajante frequente ou viaja para destinos com muitas conexões.
Para evitar enxaquecas e um estresse enorme de ter uma mala perdida ou extraviada, confira nossas dicas!
>> Fazer cotação gratuita de serviço de proteção
Conteúdo desse artigo:
Dicas para evitar malas perdidas ou extraviadas
- Use tags e etiquetas com suas informações de contato: seu nome, destino e local de origem, telefone e e-mail. Assim, caso sua mala pare em Budapeste enquanto você está em Paris, fica mais fácil para a companhia te rastrear e rastrear a sua mala perdida;
- Evite despachar malas em aeroportos grandes caso chegue muito em cima da hora, pode não dar tempo de as esteiras levarem sua mala até o avião antes do voo. Uma dica é usar malas pequenas, que caibam na parte de cima do bagageiro, para contornar esse tipo de problema;
- Personalize sua mala. Isso impede que outras pessoas façam confusão e troquem de mala com você e ainda te dá a chance de identificá-la de longe, mesmo no meio centenas de malas;
- Ponha algumas mudas de roupa na mala de mão e, caso viaje com mais de uma pessoa, divida suas peças de roupa entre si. Isso garante pelo menos alguns dias com roupas limpas caso uma das malas seja extraviada, mas a outra não;
- Fotografe o comprovante de despacho de bagagem, para não correr o risco de perder e ficar sem ter como comprovar algum furto. Outra dica é fotografar a mala por fora antes de colocá-la na esteira, garantindo evidência visual caso sua mala seja extraviada e danificada no caminho.
Tive malas extraviadas, e agora?
Caso isso acontecer, não se desespere. Procure um atendente da companhia aérea mais próximo e relate o acontecido. Eles são obrigados a oferecer o suporte necessário para resolver a situação.
Também deixe em mãos o endereço do hotel e avise a recepção do hotel de que você teve malas perdidas, pedindo para eles encaminharem a mala para o seu quarto caso a companhia aérea conseguir recuperar.
Como dissemos, ter malas perdidas ou extraviadas pode ser uma enorme dor de cabeça. Companhias aéreas podem demorar muito a encontrar a mala de um passageiro, como podem perdê-la para sempre.
Algo que vem para ajudar nessa situação é a contratação de um seguro viagem. Como o reembolso é instável e varia de país para país, contratar um seguro viagem facilita a vida de quem quer ficar protegido, ter suporte personalizado na hora de um sinistro e contar ainda com outras proteções, como cobertura médica.
Uma das empresas que oferecem as melhores opções de seguro viagem disponíveis no mercado é a Seguros Promo. Inclusive eles são parceiros aqui do blog pelos bons serviços prestados. Abaixo você encontra a caixa de pesquisa para fazer uma cotação gratuita.
E você, já teve malas perdidas ou extraviadas em viagem? Ou conhece alguém que passou por essa situação? Deixe seu comentário aqui no blog! Abraço!