Para quem está em busca de destinos diferentes repletos de cultura e história, não pode deixar de fazer uma viagem ao Egito e Jordânia, países próximos e distantes apenas por 2 horas de voo.
Além de conhecer dois novos e incríveis lugares, no Egito você vai ter a chance de se sentir voltando ao passado conhecendo uma das civilizações mais antigas do mundo com muitos mistérios e encantos. E na Jordânia as experiências serão únicas fazendo você se surpreender a cada instante.
Aproveite sua viagem de férias acompanhado de seus familiares, amigos ou até mesmo sozinho e se encante com as belíssimas paisagens desses dois destinos.
Conteúdo desse artigo:
Um pouco mais de cada país
Os dois países são bastante procurados por turistas do mundo todo. E, apesar de terem países vizinhos turbulentos, o Egito e a Jordânia oferecem segurança para a sua população e visitantes.
Durante o verão as temperaturas geralmente são altas nos dois países, mas se você optar por viajar durante o outono e inverno, não se esqueça de levar um casaco, pois as temperaturas ficam mais baixas principalmente à noite.
A dica é, reserve no mínimo 10 dias para conhecer o que de melhor cada país tem a oferecer, conforme você pode ver logo abaixo. A Memphis Tour é uma das agências que oferece bons pacotes nesse sentido, inclusive com atendimento em português. Mais informações no link com detalhes do pacote de viagem ao Egito e Jordânia.
O que o Egito tem a oferecer
O Egito é um país que se encontra no nordeste da África e faz fronteira com a Líbia, o Sudão, a Faixa de Gaza e Israel. Sua Capital é Cairo, sendo a maior e mais populosa cidade do país conhecida como uma cidade barulhenta e caótica, mas com muitos pontos turísticos que merecem uma visita, como: Museu Egípcio, Mesquitas, Mercado Khan-El-Khakili e o Bairro do Cairo Islâmico com diversos monumentos.
Próximo a capital fica a cidade de Gizé, onde se encontram as famosas Pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos que foram construídas como túmulos para os faraós do Egito Antigo.
A Pirâmide de Quéops é a maior de todas, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. A Esfinge também impressiona com seu corpo de leão e a cabeça de um faraó, ela foi construída como uma espécie de guardiã para as pirâmides.
Aproveite esse momento para andar de camelo e também para tirar fotos incríveis. De noite dá para assistir ao show de luzes das pirâmides e ouvir histórias antigas.
Também aproveite a viagem para conhecer Luxor, a cidade do Egito onde se concentra um grande número de ruínas, o Templo de Karnak, o Templo de Luxor, o Templo da Rainha Hatshepsut, o Vale dos Reis, santuários, mortuários e enormes monumentos com muitos anos de história. Dá para entender o que foi o Império Egípcio somente apreciando esses locais. Não é à toa que a cidade é conhecida como o maior museu ao ar livre do mundo.
Aswan, também merece uma visita. A cidade fica ao sul do país a aproximadamente 900 quilômetros da capital. Dá para conhecer a Ilha Elephantina, o Obelisco Inacabado, o Jardim Botânico, o Mercado Central, o Templo de Philae e muito mais. Uma dica é fazer o passeio de barco pelo Rio Nilo e apreciar as belezas da cidade de um ângulo diferente.
O que a Jordânia tem a oferecer
A Jordânia é considerada um dos países mais seguros do Oriente Médio. Faz fronteira com a Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel e Palestina. A capital e a maior cidade é Amã um grande centro cultural do país. Na cidade há bons cafés, restaurantes, lojas e hotéis, onde muitos turistas ficam hospedados. Aproveite para conhecer a mesquita do Rei Abdullah, o antigo anfiteatro romano e assistir um pôr do sol do topo de uma das colinas da cidade.
As ruínas da cidade histórica de Petra são um espetáculo à parte, não é à toa que o local é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Uma cidade construída nas pedras pelo povo Nabateus há milhares de anos atrás. Um dos locais mais famosos e procurados do país que também foi cena do filme do Indiana Jones.
Não deixe de conhecer o Deserto de Wadi Rum e nadar no Mar Morto, ou melhor, flutuar, pois existe uma grande quantidade de sal no lago o que facilita na hora de boiar.
Como tirar o visto para o Egito e Jordânia
Para os brasileiros que vão tirar o visto para o Egito é necessário estar com o passaporte com validade de no mínimo 6 meses antes da data da viagem. Se preferir você pode solicitar seu visto na embaixada egípcia antes de viajar, ou então, obter o visto quando chegar ao Aeroporto Internacional do Cairo pelo valor de USD 25 por pessoa.
O procedimento de visto para a Jordânia é bem parecido com o do Egito. É necessário ter o passaporte com validade de no mínimo 6 meses, sendo que o visto pode ser obtido na chegada à Jordânia, no aeroporto internacional de Amã, pelo valor de USD 55 por pessoa.
Para entrada em ambos os países é necessário estar vacinado contra a febre amarela e possuir o Certificado Internacional de Vacinação em mãos.
Moeda do Egito e da Jordânia
A moeda do Egito é a libra egípcia, com sigla EGP, sendo que uma libra é igual a 0,22 centavos de real ou 0,05 centavos de dólar americano. Não dá para trocar reais por libra egípcia ou então encontrar essa moeda aqui no Brasil. O indicado é viajar para o Egito com dólares e trocá-los assim que chegar no país. Opte por casas de câmbio legalizadas que se encontram nos hotéis e bancos para a sua segurança.
A moeda da Jordânia é o dinar jordaniano, com sigla JD, sendo que 1 jordaniano equivale em média R$ 4,42 ou US$ 1,40, se tornando uma moeda bem cara. Os dólares ainda são mais populares e mais fáceis de trocar no país, podendo ser trocados nas casas de câmbio dos aeroportos e dos hotéis.
Para ambos os países é importante levar um cartão de crédito internacional e autorizar seu uso no exterior, afinal pode acontecer emergências, não é mesmo? Também pode ser levado cartões de viagem pré-pago, como o famoso Visa Travel Money.
Como chegar: do Brasil para Egito e do Egito para Jordânia
A dica de saída do Brasil para o Egito é através dos aeroportos internacionais, já que no Brasil não há voos diretos para o Cairo, o indicado é optar por companhias áereas internacionais que fazem o trajeto para o Egito, mas com escala em outro país.
As companhias aéreas Turkish, United, Emirates, Ethiopian, ITA Airways, Latam, British Airways, Egypt Air, Lufthansa e Swiss tem voos para o Cairo, com conexões em Istambul, Dubai, Etiópia, EU, Frankfurt, Roma, Londres, entre outros, no qual é necessário que você se atente muito ao tempo total de deslocamento para a viagem ser mais rápida. No geral, o tempo total da viagem demora entre 17 e 21 horas, já contando as paradas.
Uma vez estando no Cairo, você está apto para chegar ao hotel para descansar e começar os passeios de energia renovada. Fique atento ao fuso horário que tem diferença de 5 horas do Brasil. Enquanto aqui é -3 h GMT, lá é +2 h GMT.
Depois de visitar por alguns dias os principais pontos turísticos do Egito, você embarca diretamente para a Jordânia em um voo de no máximo 2 horas. O desembarque acontece em Amã no Aeroporto Internacional da Rainha Alia para de lá chegar ao hotel, descansar e começar o roteiro pelo novo país.
Depois de alguns dias visitando a Jordânia, você parte de volta para o Brasil a partir do mesmo aeroporto da chegada para finalizar a aventura memorável.
Finalizando
Pode ter certeza de que todo o esforço e sacrifício de horas de avião é recompensado pela viagem única e inesquecível. Uma viagem que nem essa faz você voltar renovado, de mente aberta, com muitas histórias para contar e lindas fotos para mostrar aos amigos e guardar de recordação.
Lembre-se de escolher bons pacotes de viagem para Egito e Jordânia, de agências que ofereçam bom atendimento e que prestem todo o suporte para quando precisar, como esse pacote da Memphis Tours. As fotos que ilustraram esse post inclusive são de sua autoria.
Agora conte para nós, para quando você está programando sua viagem para esses 2 lindos destinos? Deixe o seu comentário! Abraço e boa viagem!
Este post é um publieditorial!
Olá, estou me programando para daqui há dois anos.