Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Tax Free

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Quando fiz minha viagem a Buenos Aires acabei pesquisando algumas dicas de viagem e lembro de ter lido vagamente sobre o Tax Free. Fui viajar sem entender bem o que ele era, mas com orientação dos blogueiros que estavam comigo, me informaram que servia para diminuir o preço dos produtos nas compras na Argentina.

Dito e feito. Comprei alguns vinhos argentinos, apresentei o passaporte, peguei a nota fiscal, um formulário da Global Blue e na hora de voltar ao Brasil, passei numa loja dentro do aeroporto que informava para a dedução do Tax Free. Lá me pediram a nota fiscal dos produtos, o formulário e me fizeram assinar um termo de ressarcimento com o valor que seria creditado.

Precisei passar os dados do meu cartão de crédito habilitado internacionalmente, já que o crédito foi feito dentro dele. Ganhei um canhoto e embarquei de volta para o Brasil. Até então não tinha recebido nada, pois os mesmos informaram que só seria creditado depois de 2 ou 3 meses.

Fiquei um pouco receoso, no qual só acreditaria nesse negócio vendo o dinheiro creditado no cartão. Os meses se passaram e me foi creditado o valor do Tax Free dos produtos comprados.

Foi bem interessante, porque mesmo com o câmbio mais favorável ao Brasil na época do que na Argentina, consegui baixar ainda mais os preços dos produtos comprados.

Só que agora, passado um tempo, fiquei encucado, porque ainda não havia descoberto totalmente o porquê disso e como funciona o Tax Free.

Global Blue Tax Free

Global Blue Tax Free

Conteúdo desse artigo:

Como funciona o Tax Free

Pesquisei melhor e além de entender melhor agora, faço esse post para ajudar nossos amigos leitores, já que muitos brasileiros viajam ao exterior e não sabem que existe o Tax Free perdendo dinheiro por falta de informação. Então vamos lá.

O Tax-Free é a isenção de impostos locais (do país visitado) na compra de produtos do exterior. O nome desse imposto é IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e varia entre os países de 18% a 25%. Na Argentina pode chegar até 21%.

O valor a ser reembolsado varia de produto para produto e só vale para produtos de origem nacionais. Então produtos de grifes estrangeiras comprados fora do país não contam para reembolso de impostos.

O mínimo em compras para ter restituição na Argentina é de 70 pesos argentinos. Outros países também têm suas próprias regras.

As lojas precisam estar credenciadas no sistema Global Refund. Para saber quais são as lojas afiliadas procure placas ou adesivos na loja.

Você encontrou lojas com Tax Free? Ótimo, pode comprar os produtos. Na hora de pagar apresente seu passaporte, exija nota fiscal normal e o recibo especial, também chamado cheque reembolso (Global Refund Cheque).

Na hora de sair do país é só procurar um guichê do Tax Free no aeroporto, apresentar o canhoto, passaporte, cartão de crédito internacional e assinar o documento de restituição. O valor pode ser pago em dinheiro ou estornado no cartão.

Lembro que quando fiz não tinham disponíveis cédulas cobrindo o valor do reembolso, então fui obrigado a optar pelo cartão de crédito. O reembolso é feito em dinheiro do país de origem.

Alguns pontos negativos desse modelo. Geralmente tem filas nos aeroportos para o reembolso do tax free a ponto de se o valor a ser reembolsado é muito baixo nem valer a pena ficar esperando muito tempo.

Portanto, na sua próxima viagem internacional, fique ligado no Tax Free e não perca dinheiro comprando produtos no exterior.

Abraço!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Sabrina disse:

Não entendi muito bem como funciona o Tax Free… você compra os produtos do país e depois eles te devolvem o dinheiro que correspondia à parte dos impostos sobre esse produto?

Thiago Cesar Busarello disse:

Isso mesmo Sabrina. Quando você compra os produtos, eles vem com impostos locais daquele país. Porém em muitos países os turistas estrangeiros não precisam pagar os impostos locais. Então o Tax Free é a forma de retornar o dinheiro dos impostos pagos após a compra.

Magalhães disse:

Olá Thiago, faço viagem em Cruzeiro Marítimo indo de avião para a Europa e voltando no Transatlântico. Não tenho visto postos de Tax Free nos Portos Marítimos de Embarque de Cruzeiros. Pode me orientar como fazer nesse caso? Exemplo: Porto de Gênova na Itália.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Magalhães, o correto é você encontrar a alfândega e pedir o carimbo no cheque do tax free, porque conforme site da empresa que regula o tax free, existem 3 passos necessários para conseguir o reembolso:

1) Solicitar o cheque travel tax free
2) Obter o carimbo na alfândega
3) Receber o reembolso

Segue link para consulta.

Procurei algumas informações no site do Porto de Gênova sobre onde ficaria a alfândega lá dentro, mas pelo site não consegui descobrir. Minha sugestão nesse caso é você entrar em contato pelo e-mail do site e pedir maiores informações.

Porém não me dando por convencido, digitei no Google Maps: genova dogane porto. Dogana significa alfândega em italiano. Ele trouxe 3 opções no mapa próximo ao Porto de Gênova. Nesse caso, teria de ir até um desses locais para conseguir o carimbo.

Espero ter ajudado! Abraço e boa viagem!

Filipe Ferreira disse:

Olá. É possível obter o tax free sobre produto em bagagem de mão e quando chegar no Brasil ser isento de imposto em razão de o produto ser bem de consumo pessoal?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Filipe, a princípio não vejo como possível, mas você tem um exemplo de produto de consumo pessoal que você pretende trazer de bagagem de mão para avaliar essa possibilidade? Abraço!

Wagner Lora disse:

Ola Thiago. Semelhante a o colega acima, também estarei realizando uma viagem para a Europa de avião e retornando de cruzeiro. Este no caso, sairia de Trieste na Italia. Ele visitará outros paises como Espanha, Portugal e França. Minha duvida na verdade é em saber se devo buscar a agencia Global Blue antes de embarcar em Trieste ou no ultimo porto de parada do cruzeiro dentro da união europeia. Outra coisa. Caso eu realize compras em paises diferentes, eu devo realizar o procedimento cada vez que eu troco de pais?

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais