Rio dos Cedros é uma cidade especial para mim, também pudera, é a cidade do meu nascimento. Sou um rio-cedrense de carteirinha. Ou como brinco ao dizer para os amigos, eu nasci no Rio! Só não é o Rio de Janeiro!
Com uma natureza privilegiada entre montanhas, lagos e cachoeiras, esta é mais uma cidade da região do Médio Vale do Itajaí que estamos conhecendo na nossa série especial sobre esta região.
Conforme lista no site da cidade, Rio dos Cedros é uma cidade de origem italiana fundada no ano de 1875 e sua população hoje é formada por descendentes de alemães, italianos e búlgaros. Possui aproximadamente 11 mil habitantes.
Rio dos Cedros é muito conhecida no turismo por fazer parte do roteiro de cicloturismo do Circuito Vale Europeu que abrange as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Benedito Novo e Doutor Pedrinho, no qual atrai vários esportistas em busca de boas pedaladas envolvendo desafios e lindas paisagens.
Conteúdo desse artigo:
Pontos turísticos de Rio dos Cedros:
Cachoeira Gruta do Índio
Localizada a 50 km do centro, conta com uma cachoeira com mais de 35 metros de queda livre contornadas com enormes paredões de pedra. Os indígenas utilizavam esses paredões como abrigo no passado, por isso esse nome. É muito procurada pelos praticantes do rapel.
Região dos Lagos
A Região dos Lagos contempla a Barragem do Pinhal em Alto Cedros e a Barragem Rio Bonito em Palmeiras.
Perfeito para quem gosta de natureza e tranquilidade. É uma região de águas claras e reservas de mata nativa. São 37 Km de serra que ligam o centro da cidade a região dos lagos.
Nos lagos Pinhal e Rio Bonito encontra-se um santuário ecológico cheio de passarinhos e bichos pouco vistos nos centros urbanos. Dois pássaros famosos são o trinca ferro e a saíra de sete cores. E esse contato saudável com a natureza aliado à tranquilidade está atraindo cada vez mais turistas ao local.
A época de mais procura é no verão, no qual muitas são as pessoas que se deliciam tomando banho nas barragens ou simplesmente pescando nos lagos. Vale o cuidado redobrado usando coletes salva-vidas se for para se aventurar nas águas de Rio dos Cedros.
No inverno, por ficar numa região de serra, o frio atrai os amantes deste clima. Venha preparado se vier nessa época. É realmente congelante. A época que eu mais visitei foi a época do verão e é comum sentir frio inclusive na sombra.
Região bonita e de pessoas caprichosas, tanto que os jardins das residências, hotéis e pousadas estão sempre lindos. Os locais para estacionamento de carros e ônibus são demarcados.
Com relação a campings em Rio dos Cedros, todos são arborizados e possuem churrasqueiras, banheiros e chuveiros para abrigar quem trazer seu equipamento de acampamento.
Dentre as principais opções de hospedagem na região dos Lagos estão: o Parador da Montanha, o Paraíso das Ilhas e o Hotel Lindnerhof em Alto Cedros e o Vale dos Ventos em Rio Bonito. Muitas casas de família também são alugadas para finais de semana, feriadões ou temporadas.
Já entre as opções de restaurantes encontramos: o Restaurante Ess Haus, o Restaurante do Faustino e também o Restaurante Saíra. Todos eles com o preparo da comida feita de maneira caseira e artesanal.
Esta região também possui cachoeiras e algumas delas só são acessíveis de barco, um espetáculo da natureza!
Para quem puder, não deixe de passear de barco ou jet ski pelas barragens. É uma ótima oportunidade de presenciar cenas maravilhosas destes paraísos ecológicos com a emoção do vento batendo no rosto. Já fiz isso e é uma sensação realmente gratificante.
Vale dos Ventos
Localizado na Barragem Rio Bonito é uma região cercada por enormes paredões de pedras e também pela exuberante Mata Atlântica. Possui chalés ecológicos e diferenciados para aluguel e diversas são as atividades de lazer oferecidas no local, entre elas: trilhas ecológicas, rapel, cavalgadas, banho de cachoeira, pescarias etc.
Minha irmã esteve no local em janeiro deste ano e afirmou que este local é realmente encantador! A começar pelos chalés, que são charmosos e aconchegantes até chegar ao Restaurante Saíra que possui refeições muito saborosas!
Um detalhe curioso que ela contou é que os cavalos são muito dóceis e ficam soltos pelos campos e que também tem um cachorro labrador que acompanha os visitantes por todos os lugares.
Vale a pena conhecer este local que é muito lindo e que permite um contato todo especial com a natureza!
Vale da Lua
A 53 Km do centro de Rio dos Cedros o Vale da Lua é um lugar ideal para as pessoas que buscam descanso e harmonia. Com uma arquitetura simples e aconchegante o local é cercado pela natureza, trilhas ecológicas e diversos animais.
Opções de hotéis em Rio dos Cedros
Como dissemos um pouco acima, a cidade não tem muitas opções de hospedagem no centro da cidade, somente mais para a região dos lagos, no qual é muito comum você encontrar casas de temporada.
As casas são alugadas para um final de semana com amigos ou a família em meio à natureza, seja no frio do inverno ou no calor do verão, já que ambas as épocas propiciam lindas paisagens e as fotos ficam incríveis.
Por sinal, leve em consideração visitar Rio dos Cedros em várias estações do ano. Uma das estações mais lindas é a estação de outono, tanto que Rio dos Cedros foi uma das nossas indicações de cidades para visitar no outono.
Entre as opções de hospedagem mais tradicionais a partir de hotéis e pousadas, os destaques ficam com essas opções abaixo:
Se você precisar de hospedagem em casas de temporada, fale comigo aqui pelos comentários. Temos algumas opções e contatos para indicar.
Finalizando
E então, o que achou da cidade de Rio dos Cedros? Os amantes da natureza não podem deixar de conhecer essa cidade encantadora!
Abraço e até o próximo post!
Olá Thiago, tudo bom?
Gostei do seu blog!!! Da uma atualizada porque está bem legal para quem quer visitar a região dos lagos. Abço e parabéns pela iniciativa!!!
Olá Altair, que bom que gostou. Estamos sempre atualizando o blog com novidades.
Em abril de 2016 fizemos uma nova viagem à região dos lagos em Rio dos Cedros, onde caminhamos pelas trilhas, pescamos na barragem e se divertimos bastante com os amigos.
O lugar continua lindo e uma dica é acordar bem cedo para ver o sol nascer e refletir nas águas em meio à neblina logo no início do dia.
Também demos uma volta lá pela região de Volta Grande. Que obra enorme que estão fazendo lá na região para integrar Dr Pedrinho, Rio Negrinho, Volta Grande e Rio dos Cedros, não é verdade? Quando ela ficar pronta, não tenho dúvidas de que vai incrementar ainda mais o turismo da região.
Por enquanto, recomendo esperar ela ficar pronta para visitar essa região, já que os carros apanham muito com as estradas em construção.
Se tiver outras dicas para compartilhar por aqui, fique à vontade. Abraço!
Adorei teu blog , parabéns
Vou visitar esse lugar que vc indicou
Boa noite, gostei do lugar pelas fotos, preciso saber com funciona e valores