Se tem uma das imagens mais marcantes do Rio de Janeiro que vemos na televisão e nos cartazes de divulgação da cidade é o calçadão de Copacabana. Formado por aquelas ondas desenhadas pelas pedras colocadas no chão é uma verdadeira extensão do mar para quem visita sua praia.
Foi exatamente essa a sensação que tive quando pisei pela primeira vez no calçadão da Praia de Copacabana na minha viagem ao Rio de Janeiro. Praticamente caminhei por 1 hora nele saindo de frente do Hotel Pestana Rio Atlântica até o Copacabana Palace e depois retornando.
O calçadão de Copacabana é enorme e percorre o litoral inteiro da praia. Muitos coqueiros e palmeiras ficam ao lado o que é bom para quem gosta de fazer caminhadas pegar uma sombra, descansar em algum banco e tomar água de coco ou caipirinha antes do retorno. Uma caipirinha na praia custava R$ 8,00.
Muito espaço também para quem estiver no Rio de Janeiro fazer atividades físicas, seja logo fora do calçadão andando de bicicleta, skate, patins, assim como dentro da areia para atividades físicas com aparelhos colocados na praia, vôlei, futebol, futevôlei ou mesmo dentro do mar para natação, surfe, windsurf, entre outros.
Por falar do mar de Copacabana, notei que ele é bastante agitado. Bom para surfistas, mas nem tão bom para quem vai com crianças. Cuidado redobrado.
Vi muitas pessoas aproveitando a praia mesmo durante um dia de semana normal em pleno mês de setembro. E olha que no dia em que conheci fazia um pouco de frio filtrando os cariocas. Mesmo assim deu para ver mulheres esticadas na areia com biquíni fio dental para alegria dos homens que ali estavam.
O que nunca havia visto em outra praia são as esculturas de areia perto do calçadão. E não eram poucas. Tinha do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Carnaval. Para bater foto, o tiozinho vinha e pedia um trocado.
Copacabana também tem um fato curioso: aos domingos o trânsito se inverte. Então ao invés de olhar para um lado da pista tem de olhar para o outro. Vale o antigo ditado: Sempre olhe para os dois lados da rua antes de atravessar!
E você, conhece a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro? Já andou por seu calçadão?
Abraço!