Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Booking – Sistemas de Turismo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Continuando nossa série de posts sobre os sistemas de turismo, hoje o artigo fala sobre os sistemas de reserva Booking.

Sistemas com essa classificação são sistemas voltados para as agências de viagem para consultar em tempo real a disponibilidade de voos, reserva de hotéis e locação de carros, informações estas que são disponibilizadas por serviços dos próprios fornecedores de viagem como cias aéreas, hotéis e locadoras.

Destaques de sistemas booking

Os sistemas booking agrupam as informações e permitem ao agente tomar as melhores decisões de compra para os clientes finais agilizando o processo de consulta de disponibilidade, comparação de preços, comparação de horários, reserva de passagens, emissão de passagens e impressão de relatórios.

Assim os agentes de viagem podem garantir a reserva que o cliente quer e de imediato finalizar o pedido garantindo o faturamento para a agência.

Dentro de um sistema desses há um vasto conhecimento do negócio de turismo, sendo que é preciso entender muito bem o funcionamento das agências de viagem.

Sistemas de turismo booking

Sistemas de turismo booking

Existem novidades que surgem todos dias nesses sistemas e são necessárias mudanças constantes para ter o sistema atualizado e compatível com a lei vigente.

Algumas das mais recentes mudanças, por exemplo, são:

  • A nova forma de remuneração que as companhias aéreas estão propondo às agências de viagem
  • Controle de orçamento para envio aos clientes
  • Busca sobre a situação de crédito do cliente
  • Consulta de informações do estado do aeroporto no momento da reserva
  • Entre outras…

Como já mencionado, esse tipo de sistema é muito voltado às agências de viagem para facilitar a vida das mesmas e agilizar suas rotinas do dia-a-dia.

Opções de sistemas booking

Dentre os principais sistemas booking que conheço estão:

Você já tinha ouvido falar nos sistemas booking? O que achou da ferramenta? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Heloisa Coelho disse:

Boa Tarde Thiago,

Pesquisando na internet vi seus comentários sobre sistemas de reservas online. Gostaria de ver se você pode me dar alguma informaçao. Tenho uma pousada com apenas 18 aptos em Bal. Camboriú. Gostaria de saber se é vantajoso para um hotel deste porte ter algum sistema de reserva on-line e aparecer em sites como decolar, booking, etc. E qual sistemas poderia usar. GrATA

Thiago disse:

Olá Heloisa,
Entendo que é vantajoso sim, pois qualquer meio de divulgar sua pousada será de grande valia para aumentar suas vendas.
Sugestão de se cadastrar nos maiores como Booking, Hoteis.com, Venere, CMNet, Mundi, entre outros.
Espero ter ajudado,
Abraço,
Thiago

Valentim disse:

Prezada Heloisa,
Tenho uma pousada em Bonito com apenas 7 apartamentos aderi ao Booking.com há seis meses e já é o meu maior vendedor.
Recomendo muito!

Thiago disse:

Valentim,
Obrigado pela ajuda na resposta à Heloisa.
Abraço,
Thiago

Tiago disse:

Olá Thiago,

além destes sistemas já desenvolvidos existe alguma empresa que disponibilize um webservice para consulta das informações de voos, hoteis e auto?
Obrigado

Thiago disse:

Se eu não me engano, depois que eu sai da Benner eles começaram a comercializar a plataforma de integração com as cias aéreas, hotéis e locadoras. É uma questão de entrar em contato com eles.

Abraço,
Thiago

Celso Page disse:

Olá. Thiago.
Você saberia dizer se existe uma Api para realizar as consultas ja disponivel ou devo criar uma para fazer as consultas?
Obrigado
Celso

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Celso, com certeza já existem APIs prontas para você fazer as consultas, porém elas são proprietárias e você terá de fazer parceria com as empresas que fornecem para consumi-las. Fazer do zero eu não recomendo, já que você despenderá um grande tempo para tal e precisará fazer acordos com as cias aéreas e outros fornecedores de forma individualizada, onerando novamente no tempo de desenvolvimento e esbarrando em restrições que as cias aéreas impõem. Já tentou entrar em contato com as empresas citadas no artigo? Abraço!

Danilo Oliveira disse:

Olá Celso!

Existem uma ferramenta chamada MyPNR.

Esta ferramenta foi desenvolvida pela empresa Wooba, especialista em tecnologia para empresas de turismo. Com esta ferramenta, você poderá fazer tudo via Mobile.

Confira o site e baixe o aplicativo! A recomendação é que você entre em contato com o MyPNR e solicite uma apresentação, que é gratuita e de fácil compreensão.

Até o fim do mês de agosto, a Wooba também lançará seu próprio app mobile para emissões e reservas de passagens diretamente através do Travellink.

Maria Julia disse:

Quais são as limitações do booking?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Maria Julia, um sistema de booking é mais caro, mas é um sistema bem completo que permite fazer as reservas para facilitar a vida dos agentes de maneira integrada com os serviços das companhias aéreas e dos sistemas de hotéis. Entendo que uma limitação é a necessidade do sistema escolhido ter a maior variedade possível de parcerias, sendo necessário efetuar pesquisas de mercado para conhecer qual é o melhor sistema nesse sentido. Abraço!

Ana disse:

Olá, estou estudando muito a viabilidade de ter uma agencia de viagens. A minha dúvida, entre outras tantas seria como ganhar dinheiro com esses tantos programas de compra de passagem, reserva de hotéis dentre outros. Temos que nos filiar, é sempre por comissão? Nesses sites que vc falou que a própria empresa compra sua passagem aérea, por exemplo? Se a própria empresa compra, como vc fatura?

Thiago Cesar Busarello disse:

Oi Ana, principalmente você tem de fazer parcerias com os principais players de mercado, sejam eles companhias aéreas, hotéis, locadoras de carro, cias marítimas e até mesmo agências maiores para oferecer produtos que venham a atender a necessidade dos clientes que visitarem a agência, assim como oferecer preços competitivos quando comparado com a concorrência. No começo, as negociações são mais difíceis, mas no decorrer do tempo elas se tornam mais fáceis, quando você consegue apresentar números do potencial de vendas da sua agência. Sobre a questão do faturamento, é simples: as empresas compram através do sistema que a agência oferece para a empresa com preços diferenciados ao que se encontra no varejo. Espero ter ajudado. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais