Olá pessoal, hoje vamos falar de uma cidade especial para o turismo religioso no Brasil, a cidade de Aparecida em São Paulo.
Vamos falar sobre os principais pontos turísticos da cidade, a nossa experiência de tê-la visitado em 2005 e trazer dicas e sugestões para você fazer uma viagem ainda melhor que fizemos.
Conteúdo desse artigo:
Nossa Senhora Aparecida
O dia 12 de outubro é um dia especial. É o dia de Nossa Senhora Aparecida. Dia em que lembramos quando a imagem da Santa foi resgatada por três pescadores do fundo do Rio Paraíba.
A imagem da Santa fez esses pescadores (antes desacreditados) a pescarem grande quantidade de peixes, para depois então essa mesma imagem ser colocada no vilarejo e o povo alcançar muitas graças após orar por ela.
Desde então a devoção foi crescendo de tal forma que ela recebeu o título de Padroeira do Brasil. E com razão, só quem é devoto dela para acreditar nos milagres que as orações a ela são concedidos.
A devoção a Nossa Senhora parecida é tanta que ela passou a ter no Brasil a cidade de Aparecida em São Paulo exclusivamente para receber os fiéis que lotam a basílica o ano todo e principalmente no dia 12 de outubro.
Cidade de Aparecida
A cidade de Aparecida (também conhecida por Aparecida do Norte) possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora.
A Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida é enorme, por não dizer gigante, tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros.
Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.
Existe também na cidade a Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.
É possível conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, no Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.
Nossa visita a Aparecida
Estive na cidade em novembro de 2005, por meio de excursão de ônibus de 4 dias no feriadão de 15 de Novembro. A excursão partiu de Blumenau e foi até Aparecida, Campos do Jordão e também a cidade de Curitiba.
Para nós aqui do blog foi uma viagem para lá de especial porque foi a primeira vez que fizemos uma viagem para fora do estado de Santa Catarina e foi uma viagem feita antes mesmo do blog existir (o blog foi criado em 2007).
Minha família tinha feito uma promessa há alguns anos atrás e teve a graça alcançada, no qual a promessa era visitar o Santuário de Aparecida, assistindo a uma de suas missas. Só o fato de estar viajando para agradecer uma graça alcançada já tornava a viagem ainda mais especial.
Muitos são os romeiros e turistas que fazem o mesmo que minha família fez e por isso a cidade é lotada praticamente todos os dias. Quando chegamos em Aparecida, nos surpreendemos com a quantidade de ônibus de excursão vindos de todos os cantos do país e num fluxo constante.
Chegamos logo cedo pela manhã de um sábado e assistimos a missa em Aparecida das 09 h, uma missa muito diferente do que estávamos acostumados a ver na cidade onde moramos, a cidade de Timbó, mas que mesmo assim foi muito linda de ouvir, com muitos cantos e participação de todos (a ponto de arrepiar).
Nem todos do grupo de excursão para Aparecida ficaram para assistir a missa e depois literalmente nos perdemos deles tamanha a grandeza do santuário (na época não tinha comunicação tão fácil por smartphones como hoje em dia). Somente sabíamos do ponto de encontro e o horário de partida do ônibus e fizemos nosso próprio passeio pela basílica sozinhos.
Na hora de chegar ao ponto marcado, ficamos com uma dúvida tremenda se aquele era o ponto certo. Os pontos de encontro dos ônibus em Aparecida eram muito parecidos entre si.
Chegou o horário e ninguém com nossa camisa de identificação (amarela) tinha aparecido. Tivemos de percorrer ao redor do santuário de um ponto a outro até encontrar o grupo. Um tremendo perrengue de viagem.
Nossa dica e recomendação hoje em dia é você gravar bem o seu ponto de encontro e manter contato com as pessoas do grupo por celular ou grupo do Whatsapp (lembre-se de habilitar o roaming nacional para o seu plano de dados com a operadora).
Fora esse percalço, a viagem foi maravilhosa, realmente engradecedora, que renovou a fé e nos fez voltar ainda mais agradecidos pela graça alcançada e pelo cumprimento da promessa.
Horários das missas em Aparecida
Sempre recomendamos consultar o horário das missas em Aparecida atualizados no site oficial do Santuário, porém para você ter uma noção de horários das missas, trouxemos aqui uma lista do dia que atualizamos o artigo mais recentemente em 2021:
Basílica Nova
- Segunda a sexta: às 6h45, às 9h, às 12h e às 16h
- Sábado: às 6h30, às 9h, às 12h, às 14h, às 16h e às 18h
Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida
- Sábado: às 9h30, às 12h30 e às 14h30
- Domingo: às 8h30, às 10h30 e às 12h30
Basílica Velha
- Segunda a sexta: às 15h (Consagração) e 18h (Missa)
Pontos turísticos de Aparecida
Os principais pontos turísticos de Aparecida são:
- Basílica Nova
- Basílica Velha
- Porto Itaguaçu
- Igreja São Benedito
- Relógio das Flores
- Rio Paraíba
Finalizando
Como você viu, a cidade de Aparecida é para lá de famosa e conhecida e possui um dos maiores santuários católicos do mundo. Milhares de romeiros a visitam e você precisa cuidar para não se perder lá dentro (tal qual aconteceu conosco).
Minha recomendação final para viajar para Aparecida do Norte é reservar pelo menos 1 dia inteiro de viagem, para visitar com calma, assistir a uma missa, visitar os pontos turísticos, almoçar, rezar, comprar lembranças da viagem e tudo mais.
Se optar por viajar nos períodos de feriados, lembre-se de que os feriados religiosos acabam levando mais pessoas para o Santuário em Aparecida. Se isso não for problema para você, fica a dica para visitá-lo na procissão de Corpus Christi ou então na Sexta-feira Santa.
Agora queremos escutar a sua opinião. Você é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Tem alguma promessa para cumprir para a Santa? Quais dos pontos turísticos da cidade de Aparecida ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!
Abraço e até o próximo artigo!
O nome da cidade é somente Aparecida, não tem do norte.
Realmente Roberta, falha nossa, obrigado pela correção. Se fala tanto em Aparecida do Norte que acabamos entrando na onda. Abraço!
Por que os “paulistanos” chamam Aparecida de Aparecida do Norte?
O município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, se chama APARECIDA, mas teimamos em chamá-lo de Aparecida do Norte. O apelido vem de 1877, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro do Norte (posteriormente chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil). Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Regina Amaral, os paulistanos pegavam uma linha de trem que saía do Brás, na região central da cidade, em direção ao Norte e Nordeste, para chegar a Aparecida. Muitos passaram, então, a se referir à cidade como “Aparecida do Norte”. Ela conta que os moradores de Aparecida aceitam o apelido, apesar de saberem que este não é o nome oficial da cidade. “Faria mais sentido chamá-la de Aparecida do Sul, devido à proximidade do Rio Paraíba do Sul”, sugere a secretária.
Olá Mula, perfeita a sua explicação que mostra em detalhes o porquê de chamarmos a cidade de Aparecida do Norte ao invés de somente Aparecida. Abraço e volte sempre!