Este artigo foi criado pela equipe Parque das Aves para uso exclusivo do blog Vida de Turista.
Foz do Iguaçu é um destino muito procurado em todas as épocas do ano. A localização privilegiada da cidade e a facilidade de acesso pelos voos domésticos faz com que a cidade receba milhares de visitantes.
Não é para menos! Existem muitas belezas naturais e opções de passeios na natureza, como as Cataratas do Iguaçu, o principal atrativo da cidade e eleita uma das 7 maravilhas da natureza.
Mas Foz do Iguaçu também guarda outros lugares muito especiais, como o Parque das Aves. E é sobre ele que falaremos hoje! Vamos lá?
Conteúdo desse artigo:
Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
Se você tem vontade de conhecer as belezas de Foz do Iguaçu, não pode passar pela cidade sem conhecer o maior parque de aves da América Latina, o atrativo turístico mais visitado depois das Cataratas do Iguaçu, que fica ao lado do Parque Nacional.
Com mais de 130 espécies, o Parque é muito mais que um passeio, é uma imersão na biodiversidade e conservação da Mata Atlântica e suas aves. Você se sente parte de um propósito muito maior e ajuda na preservação dos animais. Não é à toa que a hashtag #NossaMataAtlantica toma conta das postagens dos visitantes.
No Parque das Aves existem diversas experiências para você curtir: Passeio tradicional, Backstage Experience e Forest Experience. Além disso, você ainda pode usufruir do restaurante Recanto dos Flamingos, do quiosque e da loja de souvenir.
Passeio Tradicional
Tucanos, flamingos, araras, borboletas… Essas são apenas algumas das espécies que você encontrar ao longo dos quatros viveiros de imersão espalhados entre árvores e vegetação típica da Mata Atlântica no passeio tradicional.
Mais de 50% das 1500 aves que vivem no Parque são resgatadas de maus tratos ou tráfico e não possuem condições de retornar à vida selvagem. Por isso, o Parque busca ser um refúgio para os animais que sofreram esse tipo de abuso.
O passeio guarda um belo voo de araras bem acima da cabeça dos visitantes e, no final, deliciosas opções de pratos e lanches no restaurante Recanto dos Flamingos, com vista para as aves que dão nome ao restaurante.
Backstage Experience
Uma hora e meia de pura imersão nos bastidores do trabalho de resgate e recuperação feito pelo Parque das Aves. Essa é a experiência oferecida no Backstage Experience, mas não para por aí: o visitante também pode de interagir com alguns animais do Parque e, inclusive, alimentá-los.
É a oportunidade de conhecer áreas restritas do Parque e finalizar esse passeio exclusivo com uma linda mesa de frutas e outros quitutes feitos artesanalmente com ingredientes da Mata Atlântica.
Forest Experience
Prepare-se para ser recebido por membros de uma tribo Guarani com muita dança, música e comidas tradicionais. Esse é o mandamento: quando eles recebem convidados em seu território, primeiro celebram a ocasião, e só então começam realmente as conversas.
O Forest Experience acontece em um espaço dentro do Parque das Aves, à noite, em meio à vegetação típica da Mata Atlântica. A imersão na cultura Guarani é breve, porém profunda. Um jantar é compartilhado com o grupo, além do típico cerimonial do tabaco. Uma experiência para guardar na memória!
Finalizando
E aí, ficou animado para conhecer o Parque das Aves em Foz do Iguaçu? Por meio deste post deu pra conhecer um pouquinho mais sobre ele, não é mesmo?
Leve em consideração visitar Foz do Iguaçu em várias estações do ano. Uma das estações mais lindas é a estação de outono, tanto que Foz do Iguaçu foi uma das nossas indicações de cidades para visitar no outono.
Conta pra gente nos comentários se você tem mais alguma dúvida sobre o Parque 😀
Imagens: Divulgação Parque das Aves