Hoje viemos trazer dicas sobre o que você precisa saber antes de visitar Punta Cana. Até a década de 1970, Punta Borrachon era um trecho de quase cinco quilômetros de praias de areia branca com água azul cintilante, folhagem densa com algumas vilas de pescadores e nenhuma infraestrutura moderna.
Um grupo de desenvolvedores norte-americanos que compraram o terreno o chamaram de Punta Cana, desencadeando uma cadeia de eventos e construindo um boom que transformou totalmente o turismo na República Dominicana.
Hoje, Punta Cana abrange Cap Cana, Macao, Bávaro, El Cortecito, Cabeza de Toro, Arena Gorda e Uvero Alto, e é um dos pontos turísticos mais populares do Caribe. Ainda tem praias idílicas, mas agora também abriga cinco resorts com tudo incluído, um aeroporto internacional e uma vida noturna épica.
Mas há algumas coisas para se ter em mente antes de visitar Punta Cana, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem. Descubra quais são elas abaixo!
Conteúdo desse artigo:
A maioria dos resorts em Punta Cana são all-inclusive
Segundo algumas estimativas, 90% dos resorts em Punta Cana são all inclusive. Isso significa que os viajantes pagam antecipadamente os pacotes que incluem tarifas, comida, bebidas e algum entretenimento. Há grandes ofertas a serem encontradas e não há nada mais relaxante do que deixar sua carteira no cofre do quarto antes de uma noite de comer e beber.
Note-se que alguns resorts de Punta Cana têm taxas extras sorrateiras para restaurantes à la carte ou bebidas especiais. Em geral, os melhores hotéis em Punta Cana cobrem refeições especiais, bebidas alcoólicas, extras como hidroterapia e spa, e uma festa semanal. Você pode até levar para casa o álcool em seu minibar grátis.
Traga dinheiro para o aeroporto
Mesmo que você tenha reservado um resort com tudo incluído (e provavelmente o tenha feito), ainda precisará de algum dinheiro. Não se preocupe em trocar reais por pesos dominicanos, já que você pode levar dólares que são aceitos em quase toda parte em Punta Cana.
No aeroporto, você pode comprar um cartão pré-pago válido por 30 dias. No resort, espere dar gorjeta como você faria no Brasil. Alguns dólares devem ser dados para quem manuseia suas malas e para a equipe de arrumação. Não se espera que você dê gorjeta para cada garrafa de cerveja no bar, mas dê gorjeta no final da noite, especialmente se você pedir coquetéis finos.
Leia também: Seguro viagem para Punta Cana – Guia completo
As praias de Punta Cana são paradisíacas
As praias de Punta Cana são o que tornaram a área famosa, e tudo o que é dito sobre a areia branca e macia, a água azul cristalina e os recifes de corais é absolutamente verdadeiro.
Existem 10 praias diferentes nas imediações, e várias maneiras diferentes de explorá-las: a pé, a cavalo, passeios de jipe ou sair na água com um passeio de mergulho ou snorkel.
Observe as bandeiras que marcam as condições de surf perigosas. Torres de salva-vidas estão dispersas ao longo de algumas das praias, mas não todas.
A chuva em Punta Cana raramente dura muito tempo
Na maior parte do ano, o clima em Punta Cana é ensolarado. As temperaturas aumentam ligeiramente nos meses de verão e a temporada de furacões geralmente atinge em setembro e outubro.
Dito isto, você geralmente pode esperar um clima agradável ao visitar Punta Cana com alguns aguaceiros inesperados e fortes. A chuva parece ir tão rápido quanto vem e adiciona um pouco de emoção à cena da piscina.
Spas nos resorts de Punta Cana
Os tratamentos de spa em Punta Cana geralmente custam mais (mesmo com um plano all-inclusive), mas muitos resorts oferecem acesso gratuito ou passes diários aos seus circuitos de hidroterapia que podem incluir piscinas ao ar livre, banheiras de hidromassagem, saunas a vapor e áreas de relaxamento com frutas frescas e chá.
O Iberostar Grand Bávaro, por exemplo, vende um passe diário para os hóspedes que desejam experimentar seu spa e os chuveiros sensoriais.
Os táxis são caros
Contratar um táxi é quase proibitivo, a menos que você tenha um grupo grande para dividir os custos. O aeroporto fica a cerca de 30 minutos de carro da maioria dos resorts. Organizar um traslado do aeroporto com o hotel é geralmente a opção mais inteligente e barata.
Muitos visitantes não deixam seu resort uma vez instalados em Punta Cana, já que não há uma faixa principal ou uma área turística como em Montego Bay ou Cancun. O local está a duas horas de carro da capital Santo Domingo e o Uber ainda não está disponível na República Dominicana.
Discotecas e boates são tudo em Punta Cana
A cultura dominicana é séria sobre música e dança, por isso não é surpresa que os resorts usem uma discoteca que fica aberta até altas horas da madrugada.
Os resorts ecologicamente corretos podem ter pouco mais que um estande de DJ e uma pista de dança, mas suas contrapartes mais sofisticadas fazem tudo com shows de luz e fumaça e configurações tipo lounge. Observe que as solicitações de música podem e devem ser feitas à vontade. O importante é se divertir e curtir as férias de montão.
Por hoje vamos ficando por aqui. Espero que tenha gostado das nossas dicas para visitar Punta Cana e se precisar de ajuda, já sabe, é só deixar um comentário aqui no blog.
Abraço e até o próximo post!
Qual o melhir trocar o Real por Dólar ou por Peso dominicano ?
Olá Maria, inicialmente o melhor é trocar por dólar, mesmo que depois lá talvez você precise trocar por alguns pesos dominicanos para ajudar a diminuir os gastos de viagem, já que os pagamentos em dólar tendem a ser mais inflacionados, porque os estabelecimentos vão cobrar a conversão de você.
Olá, qual indicação de um bom resort, qual a melhor localização pra se hospedar?
Parece que os acessos a praia estão bloqueados em alguns pontos. Se estamos em um hotel na rua Alemania parece que é difícil ir a pé até a praia.