Uma das melhores experiências ao viajar é ir e vir livremente, sem impedimentos, aumentando sua visão de mundo e as fronteiras do seu mapa pessoal. Principalmente os brasileiros, que adoram viajar para expandir os horizontes, mas que por alguns descuidos, cometem erros ao dirigir em outros países, como esses erros mais comuns que trouxemos nesse artigo.
Nesse caso, vale mencionar que o aluguel de veículos costuma ser o preferido para quem opta por viajar de forma mais autônoma, tranquila e desimpedida.
Como dirigir em outros países requer cuidado e pode levar a alguns enganos, especialmente para quem não conhece bem a região ou as leis de trânsito locais, conheça os erros mais comuns que os brasileiros podem enfrentar ao dirigir em outros países.
Conteúdo desse artigo:
Confusão com a mão inglesa
As diferenças de costumes ao volante merece muita atenção. Em alguns países, como na Inglaterra, e em todo o Reino Unido, Nova Zelândia e Índia, o volante vai do lado direito do carro e as vias são invertidas em relação à norma brasileira, ou seja, tudo acontece à esquerda do condutor.
Pare e pense. Se você pretende ir para a direita, terá que entrar na pista da esquerda; se o roteiro seguir para a esquerda, você terá de entrar na pista mais próxima. Você vai precisar de calma e atenção dobrada, por isso, enquanto seu cérebro se adapta, reduza a velocidade.
Dirigir em regiões de conflito
Em Israel, estrangeiros não possuem autorização para fazer travessia de balsas e também não podem atravessar fronteiras com carros alugados.
Assim como os estrangeiros podem se dar mal em certas regiões do Rio de Janeiro, o mesmo pode acontecer com um carro de Israel que entra nos territórios palestinos. A cor da placa é diferenciada por cor: as placas amarelas identificam motoristas israelenses e as placas dos palestinos são verdes ou brancas.
Leia com atenção os termos e condições antes de confirmar a sua reserva de carro em Israel, pois não há seguro de aluguel de carros em áreas de conflito.
Dirigir sem bafômetro na França
Se você for viajar de carro pela França, certifique-se de adquirir seu próprio bafômetro. Desde 2012, o bafômetro deve estar dentro do carro junto com um “comprovante de não embriaguez”. O resultado mostrado depois de usar o equipamento deve ser mantido com o motorista e apresentado assim que solicitado por uma autoridade de trânsito.
Fumar enquanto dirige
Assim como é proibido dirigir e falar ao celular no Brasil é proibido fumar e dirigir na Grécia. Por isso, fumantes que querem dirigir entre as principais cidades gregas devem acalmar os ânimos até a próxima parada e evitar multas por causa do cigarro.
Além dos guardas locais que fazem blitz e monitoramento constante, também você pode ser punido por câmeras instaladas em locais estratégicos e ter de pagar a multa depois de finalizada a viagem.
Esquecer de colocar corrente na roda
A neve é um dos maiores atrativos de viajantes brasileiros, mas também é um dos motivos que gera muita insegurança, afinal nem todo mundo se sente bem para dirigir com as estradas cobertas de gelo. Em algumas vias dos Estados Unidos, terá placas sinalizando “snow chains required ”, ou seja, as correntes de neve são obrigatórias.
Se você planeja visitar um destino com neve, como Tahoe por exemplo, você precisa avisar a locadora. Neste caso, terá que locar um carro 4×4 ou um veículo que tenha os pneus apropriados para neve, lembrando que nem todo 4×4 tem.
Para tornar sua viagem ainda melhor, é necessário saber alugar o carro ideal para sua viagem e destino.
Considerações finais
Em terras estrangeiras, na pressa para ter uma experiência incrível, escolhemos o primeiro serviço que vemos, mas isso pode acarretar em um grande número de problemas.
Esse é o principal erro dos brasileiros ao dirigir no exterior e se não receber todas as orientações na hora de alugar um carro poderá ter problemas na devolução do veículo
Uma dica de local para escolher as melhores locadoras é fazer a reserva do carro pela RentCars. Inclusive eles são parceiros aqui do blog pelos bons serviços oferecidos, além do grande número de opções de carros e o layout intuitivo. Trouxemos abaixo uma caixa de pesquisa para ajudar a encontrar a melhor opção.
E você, se lembra de algum problema ou situação enfrentado ao dirigir fora do país? Deixe aqui embaixo nos comentários!
Abraço e até o próximo post!