Atualmente, o mercado de turismo está bem aquecido, mesmo com as crises econômicas enfrentadas nos últimos anos. Muita gente adora juntar um dinheirinho e investir em uma viagem para qualquer lugar do mundo, seja para um mochilão, uma viagem romântica ou por conta própria. É nessas horas, que alguns golpes mais comuns de viagem ocorrem, transformando o passeio inesquecível em uma situação infernal.
São pequenas ciladas de viagem que podem ser evitadas para você aproveitar mais os encantamentos do lugar e curtir a companhia de quem gosta preparado para o que vierem lhe oferecer. Veja agora, os cinco golpes mais comuns de viagem, que tem enganado os turistas com frequência.
Conteúdo desse artigo:
Lista de golpes mais comuns de viagem
1) Joias de ouro
Pode ser qualquer joia de ouro: um anel, um brinco, uma correntinha ou até qualquer pedaço de metal, ou objeto bem polido. Do nada, aparece um “estranho”, que, passeando junto a você, encontra o objeto no chão e te surpreende com a perguntinha manjada: “É seu?”. Nesse momento, o viajante desavisado responde que não.
Essa pessoa, então, se apresentará como uma profunda conhecedora dos metais e pedras preciosas, e não vai parar por aí. O golpista vai indagar se o viajante não tem o interesse de ficar com o objeto, mediante um valor. Isso porque o golpista dirá que tem um compromisso inadiável, e não pode perder tempo com tal achado.
O preço pedido pelo golpista, nunca é igual ou maior ao valor real do ouro, mas também não é abaixo do latão, sendo bem mais caro. A vantagem é tanta que o turista cai. Esse é um dos golpes mais comuns de viagem.
2) Ramalhete a peso de ouro
O casal está se conhecendo ou curtindo uma viagem a dois. O romantismo está no ar. Eis que surge um (a) idoso (a), com um ramalhete ou uma rosa nas mãos, oferecendo ao casal, para que geralmente o homem compre para dar à mulher. O valor é surreal. O fato de a pessoa ter mais idade impõe a um dos dois a urgência de comprar a rosa ou o ramalhete, a fim de não estragar o clima da viagem.
Desavisados do golpe, um dos dois acaba comprando o ramalhete, só para não brigar com o idoso e constranger a outra parte.
3) Jogos de rua
Tome cuidado ao parar na rua para ver qualquer apresentação ou jogo de rua. No Brasil, essa sempre foi uma prática muito comum. Enquanto o turista para e assiste a um jogo, uma apresentação de dança, um show de música ou mesmo de mágica à lá David Copperfield, um terceiro e quarto elemento se aproximam, e sem que alguém os perceba, assaltam mochilas, malas, bolsos e o que mais puderem em meio à multidão.
Muitos turistas perdem celulares e carteiras aos montes por causa desse golpe de viagem. Não perca tempo de parar na rua, e se for para apreciar a apresentação, que seja sem nada de grandioso valor nos bolsos.
4) Golpe da superstição
Uma senhora muito sorridente vai te parar para vender alecrim e outras ervas bentas, que te trarão sorte. Pode ser que ainda ofereça ler a sua mão, mas antes que você estique o braço, ela já lhe dirá de pronto que seu futuro é cheio de boas surpresas, com grandes amores à vista e uma magia negra enorme, esperando o momento de lhe tirar das mãos o que de bom te espera mexendo com sua superstição.
O turista, impressionado, cai e paga o preço que ela pedir. E nem precisa dizer que de cigana, vidente ou cartomante, ela não tem nada, não é mesmo?
5) Gentileza inesperada
É um dos mais comuns dos tempos modernos. O golpista se oferece para carregar a bagagem ou tirar a foto do casal que está tentando fazer a selfie perfeita. Era uma vez uma mala, um celular, uma câmera e por aí vai.
Evite receber ajuda de estranhos e tenha sempre um pé atrás, com qualquer gentileza ou contato inesperado. Sabe como é, quando a esmola é demais, o santo deve desconfiar.
Caso venha acontecer qualquer um dos golpes acima e você se sentir lesionado, o correto é procurar a polícia e fazer a denúncia. Pode ser chato e burocrático, mas só assim será possível melhorar o lugar e ajudar a polícia na investigação para evitar que aconteça com outras pessoas.
>> Leia também: Como recuperar fotos de viagens apagadas
Dica extra: seguro de viagem
E caso aconteça de perder dinheiro, documentos, malas ou tiver problemas de saúde durante uma viagem por causa de algum dos golpes mais comuns de viagem, uma das dicas mais importantes é ter um seguro de viagem. Um bom seguro de viagem oferece cobertura para várias situações e por um preço bem acessível.
Para encontrar o seguro viagem certo para sua viagem nós recomendamos a Seguros Promo. Inclusive nós aqui do blog fizemos parceria com eles pelo bom serviço prestado. A parceria está explicada nesse post, no qual também demos nossa opinião sobre a empresa e a experiência de utilização do serviço.
Abaixo trouxemos a caixa de pesquisa de seguros da Seguros Promo para facilitar a pesquisa do melhor seguro viagem.
Finalizando
No mais, quero desejar desde já uma boa viagem, com muita segurança, e que você possa trazer grandes recordações de viagem. Fique à vontade para deixar seu comentário que vamos ajudar no que for preciso.
Abraço!