Olá pessoal, aqui é o Gabriel Buss. Sou jornalista e atualmente estou fazendo um intercâmbio na Irlanda pelos próximos 8 meses. Conversei com o Thiago, autor aqui do blog Vida de Turista, sobre a possibilidade de trazer matérias sobre como é a vida e a cultura irlandesa, intercâmbio, turismo e muito mais. Hoje vim falar mais sobre o país Irlanda.
Conhecida popularmente como país da cerveja, e por sua famosa cerveja, a Guiness, a Irlanda tem atrativos que vão muito além disso. A ilha que também é conhecida por “Ilha da Esmeralda”, carrega esse título por sua extensa área verde e sua grandeza, quando se trata de belezas naturais. Outro ponto importantíssimo quando se fala da Irlanda é sua cultura, que é muito rica e tem seu início a séculos atrás na Europa.
Conteúdo desse artigo:
História da Irlanda
Tudo inicia com a chegada dos Celtas, 300 a. C. que se instalam na ilha por mil anos. Após esse período foi a vez dos viquenges chegarem por aqui. Eles por sinal, que inspiraram várias séries, como Game of Thrones e diversos filmes. Inclusive, várias cenas desta gloriosa série (Game of Thrones) foram gravadas aqui.
Os viquenges permaneceram por aqui até a chegada do Império Britânico, que tomou posse em 1169. Estes, dominaram tudo até século passado, quando houve vários conflitos que resultaram na independência do país em 1948, que passou a se chamar pelo nome que conhecemos hoje, República da Irlanda.
>> Vai para a Irlanda? Lembre-se do seguro viagem!
Sobre os irlandeses
São conhecidos como exceção no continente europeu, e isso se dá pela fama de serem amigáveis e divertidos, diferentemente da população dos outros países dos demais países do continente que são pessoas conhecidas por serem mais reservadas e fechadas.
Adoram ir aos pubs (lugares onde tem cerveja, conhecido pelos brasileiros como bares), os quais sempre estão lotados e que são conhecidos como lugares de socialização, aonde se faz novas amizades e afina laços de amizade já existentes.
Além disso, os irlandeses são conhecidos por serem agradecidos. Eles inclusive, agradecem ao motorista do ônibus, ao descerem. Quanto ao horário, eles são bem tranquilos, não tem problemas com atrasos, já que eles costumam se atrasar para os compromissos.
Línguas oficiais da Irlanda
As duas línguas oficiais do país são o inglês, que é o mais comum de se ouvir, e o gaélico (que é conhecida como a língua irlandesa). Entretanto, são poucas pessoas que sabem de fato falar o gaélico no país.
Não é à toa que muitos brasileiros vêm fazer intercâmbio na Irlanda para aprimorar a língua e também pelas oportunidades de trabalho que a Irlanda oferece.
Cultura Local
Além da tradicional Guiness e dos famosos pubs irlandeses, os quais são mundialmente conhecidos, a Irlanda possui musica tradicionalmente local. E esse gosto musical é muito forte. Existem bandas tradicionalmente celtas, que vem de geração em geração, além do mais, existem nomes conhecidos mundialmente, como: U2, Van Marrison e Damien Rice.
Existe também paixão pelo esporte na Irlanda. Embora não se tenha representação mundial, os irlandeses possuem o campeonato nacional de futebol também. Porém eles são apaixonados por outros esportes também: craquete, futebol gaélico e claro o mais famoso que é o Rugby.
Como chegar até a Irlanda
Uma sugestão para reservar passagem de ônibus, aluguel de carros ou passagens de aviões para sua viagem na Irlanda é o site da Omio. Eles atendem mais de 40 nacionalidades em 12 idiomas e com certeza vão ajudar na montagem do pacote. Já para a compra de passeios na Irlanda, a sugestão é o site da Get Your Guide, no qual eles tem uma lista muito bacana do que fazer pelo país.
Finalizando
Como vocês viram no artigo, a Irlanda é um país que merece ser considerado na sua lista de viagens. E para conhecer de verdade, nada melhor do que um intercâmbio na Irlanda para ter os dias suficientes de viver essa experiência, ter contato de fato com irlandeses e voltar para casa cheio de histórias para contar.
Não deixe de acompanhar os outros artigos da minha série de posts da Irlanda, no qual já falei do parque Santry Park, da cidade de Malahide, da trilha de Cliff Walk, do Phoenix Park, da vila de pescadores Howth, de Dún Laoghaire, de Dublin e da rotina da família irlandesa.
Por hoje vou ficando por aqui. Em breve vou trazer um novo texto falando sobre a rotina da família irlandesa. Abraço!