Hoje vamos falar sobre albergues. Hospedagem barata é sempre um dos principais assuntos buscados aqui no blog. E quem não gosta de sair viajando por aí e pagando pouco por bons lugares para dormir? Os albergues são opções de baixo custo quando comparado com a hospedagem tradicional pelo fato da hospedagem de albergues ser em locais com vários quartos divididos com várias pessoas.
Existem sites especializados em reserva de albergues, como a Hostel Bookers, que ajudam e facilitam muito na hora de encontrar a melhor opção de hospedagem barata durante uma viagem.
Nos albergues geralmente você encontra camas de beliche e um ou outro quarto com cama de casal para se hospedar. Por isso eles também são conhecidos por pousadas da juventude. Esse convívio com outras pessoas faz com que você conheça muita gente e se divirta muito.
São excelentes opções para mochileiros, estudantes ou para qualquer viajante que procure um alojamento econômico. Eu já não indicaria para grandes famílias que buscam maior conforto e tranquilidade para as crianças.
Lembrando que para ser um alberguista respeitado é necessário possuir a carteirinha de alberguista, que concede desconto em albergues associados. Para ter a sua você deve se cadastrar no site Albergues.com.br através desse link e pagar uma taxa anual. Pelo que vi no site, em torno de R$ 40,00.
Esse cadastro vai para a Federação Internacional de Albergues, conhecida como Hostelling International (antiga IYHF – International Youth Hostel Federation), com mais de 90 associações nacionais de albergues em mais de 80 países.
E você, já se hospedou em algum albergue da juventude? Recomenda a experiência de alberguista para outras pessoas? Deixe o seu comentário!
Abraço e até o próximo post!
Olá Thiago,
Já me hospedei em albergues no Brasil, Argentina e Chile. É minha opção preferida quando viajo. Álém dos preços mais baratos gosto da convivencia com jovens (de espírito principalmente), gosto de preparar minha comida de vez em quando e num hostel isto é fácil.
Estive em várias cidades do Chile e em todas elas me hospedei em algergues. No Brasil a maioria dos hóspedes é jovem. No exterior tem pessoas de todas as idades, ainda bem, assim não me senti deslocada (estava com 49 quando fui ao Chile) rsrs.
A liberdade num albergue é maior que num hotel, eu me sinto em casa.
Outra vantagem é que geralmente os albergues estão muito bem localizados, próximos de estações de metro e pontos de onibus, restaurantes, bares, enfim, perto de tudo.
Gosto também da convivencia com os proprietários ou funcionários, é como se todos fossem velhos conhecidos.
Quem cumpre as regras e respeita as pessoas é um ótimo candidato a se sentir bem num albergue. Eu amo. To planejando minha viagem de férias para o próximo mes e já escolhi os albergues onde ficar, no RJ, PR, RS, Montevideo e Buenos Aires.
Experimente, vale a pena. Boa viagem!
Rosangela.
Que relato bacana Rosangela. Para lá de inspirador que vai ajudar muitos leitores aqui do blog a experimentar e fazer o mesmo. Obrigado por compartilhar com a gente aqui no blog. Abraço e boas viagens para você!
ola! tudo bem?
eu sou estudante de turismo e gostaria muito se me ajudasses a esclarecer como está classificado os empreendimentos turísticos ai no Brasil, e quais são as especificidades do alojamento do tipo pensão.
obrigado
Já me hospedei no hostel campestre em foz.ha tempos não renovo minha carteira por que depois que a loja saiu da Siqueira campos ,perdi contato.por favor me diz como faço para renova-la