Conheço a cidade de São Francisco do Sul já fazem mais de 10 anos. Depois disso já foram mais de 3 visitas, todas por motivos diferentes, no qual contarei a história aqui para vocês.
A cidade de São Francisco do Sul fica no litoral norte de Santa Catarina e é uma das cidades mais antigas do Brasil. Ela foi fundada em 1504 e possui mais de 500 anos de história, sendo que toda a história dela você pode encontrar no site da prefeitura.
Apesar da longínqua data, a cidade possui somente 42 mil habitantes, e é reconhecida no estado principalmente por seu porto, suas praias e sua tradição açoriana.
Conteúdo desse artigo:
Primeira viagem a São Francisco do Sul
Na primeira visita a São Francisco do Sul, fui com meus pais para visitar um terreno que eles haviam comprado há mais de 20 anos. Foi um lote de terrenos que foi vendido na Praia do Ervino e várias pessoas da empresa onde meu pai trabalhava compraram, por um preço até então camarada para a época.
Acontece que a pessoa que vendeu o terreno, vendeu não somente uma vez, mas várias vezes e depois sumiu com a grana de todos. Então começou um processo jurídico buscando ressarcimento ou a validação da escritura na praia. E meu pai ganhou a causa, pois esse grupo tinha sido o primeiro a comprar o terreno desse vendedor mau-caráter e por possuírem a primeira escritura. Essa causa durou mais de 15 anos.
Então quando fomos lá ver o terreno do qual meu pai tinha direitos, havia um sindicato local com prédios e instalações construídos em cima, como muros e tudo mais, ocupando o terreno de vários dos proprietários. Meu pai já sabia dessa possibilidade e foi quando o advogado buscou um acordo com este sindicato para todos ressarcindo os verdadeiros proprietários.
Nesse dia aproveitamos para conhecer mais a região e a Praia do Ervino, uma praia de mar agitado. Lembro que a força da água era gigante, com ondas que quebravam “literalmente” quem entrasse dentro dela. Hoje é uma das praias mais visitadas de São Francisco do Sul, mais para aproveitar a areia e paisagem do litoral do que o próprio mar.
Segunda viagem a São Francisco do Sul
A segunda vez que fui para a cidade foi por motivos educacionais. Trabalhava na Rumos Cursos Profissionalizantes, uma empresa que ministrava cursos dos mais variados segmentos e fizemos uma excursão para visitar os portos catarinenses, entre eles em Itajaí e São Francisco do Sul.
Então com uma visita técnica agendada em 2005, fomos até o Porto de São Francisco do Sul administrada pela SCPar. Confesso que após visitar o Porto de Itajaí, o Porto de São Francisco do Sul não tinha a mesma graça, já que é um porto de menor expressão, apesar deste ser considerado hoje o segundo maior porto em movimentação de carga não conteinerizada, ou seja, embarque principalmente de grãos.
Agora se você não conhece nenhum porto, vale a pena a visita. Mas lembre-se de primeiro agendar o passeio, porque senão o acesso ao porto é bem restrito. As fotos com os gigantes navios ficam muito bacanas e valem o registro.
>> Leia também: Dicas para férias de julho em Santa Catarina
Na mesma data, aproveitamos para conhecer o centro histórico da cidade. É um centro que lembra bem a arquitetura e colonização de origem portuguesa. São casas e comércio de arquitetura barroca que rendem boas fotos aos visitantes.
Ainda neste dia fomos conhecer o Museu do Mar. É um lugar que eu tiro o chapéu. Barcos históricos, peixes, ossadas, equipamentos náuticos e tudo por um preço camarada (na época R$ 1,00 a entrada). Um lugar que eu recomendo tanto para crianças quanto para adultos.
Terceira viagem a São Francisco do Sul
A terceira vez que fui a “São Chico” foi a convite de amigos da namorada, no qual passamos um maravilhoso feriado na casa à beira-mar da Praia de Ubatuba. Verdadeiro paraíso esse lugar. Pegamos um dia de sol e pudemos aproveitar para passear pelo local, experimentar um prato à base de camarão e também tomar umas geladas.
Minha recomendação para quem está buscando conhecer São Francisco do Sul é ficar hospedado justamente na Praia de Ubatuba. Para a hospedagem a minha recomendação é alugar uma casa de temporada. O mais interessante é procurar imobiliárias locais que podem indicar bons lugares.
Vale lembrar que no verão as praias de São Francisco do Sul são invadidas por turistas, principalmente turistas do Paraná e do Rio Grande do Sul que buscam fugir da rotina de Curitiba e Porto Alegre e cidades próximas para curtir o litoral catarinense.
Opções de hotéis em São Francisco do Sul
A cidade vem cada dia mais se estruturando para o turismo. Se ainda é mais comum o turismo por causa do porto, está ficando cada vez mais comum a visita de turistas para curtir as lindas praias. Entre as opções de hotéis e pousadas da cidade estão:
- Pousada Solar da Beira
- Hotel Villareal
- Pousada Pedra das Tartarugas
- Pousada Casa da Praia
- Rancho Velho Tropeiro
Pontos turísticos de São Francisco do Sul
- Centro histórico
- Museu do Mar
- Porto da SCPar
- Praia de Ubatuba
- Praia do Ervino
- Manguezais
E você, já esteve em São Francisco do Sul? Aproveitou as praias da cidade? Conheceu o porto? Visitou o Museu do Mar? Deixe o seu comentário!
Abraço e até o próximo post!
También visite más de 3 veces San Francisco, alugue na posada pedra das tartarugas, muito bom!!. Amo el estilo colonial del centro histórico. Y lo estoy replicando en mi propia casa. Este 2021, no están abiertas las fronteras x el maldito covid, pero ya tendremos posibilidad de volver. Saludos. Bom Ano!!
Que legal Martin! Assim que sair essa vacina contra a pandemia está mais do que convidado a voltar e buscar novas inspirações para sua casa em São Francisco do Sul. Um ótimo ano novo para você também!
Minuto brigado Thiago. Vo ir