No clima da visita do Papa Bento XVI, que esteve no Brasil em 2007, este post fala da cidade de Cracóvia na Polônia, também chamada de Kraków. Esta é na verdade não a cidade do Papa atual, mas sim a cidade que ficou marcada na vida do Papa João Paulo II.
João Paulo II estudou e morou em Cracóvia durante longos anos de sua vida. Sua formação como pároco se iniciou ali e por isso a cidade é uma das que mais fazem reconhecimento a João Paulo II.
Esta cidade para quem gosta de estudar é perfeita, pois Cracóvia, ficando na Polônia é uma cidade fria favorecendo o ambiente doméstico, onde mais pessoas ficam em casa para evitar o frio.
Além disso a cultura do povo da cidade também favorece os estudos, sendo que as pessoas lá são pessoas mais conservadoras.
A formação sacerdotal de Cracóvia e do próprio país da Polônia é grande. Aqui na minha região é comum os padres missionários da cidade virem de lá.
Acredito que o incentivo para os jovens frequentarem seminários, participarem dos cultos e rezarem ajuda na tomada de decisão dos mesmos, que é uma decisão muito nobre por sinal.
Cracóvia é uma cidade histórica da Segunda Guerra Mundial. O extermínio da população por Adolf Hitler diminuiu drasticamente o número de habitantes do país, mas Cracóvia não foi afetada.
Dizem que se você conversar com o pessoal mais velho de lá, vai notar a tristeza vindo de dentro deles pelos acontecimentos passados como o holocausto, porém são pessoas de bom coração, que sabem conversar e um povo bem acolhedor.
Conhecer as duas torres da Basílica de Assunção da Nossa Senhora, chamada também de Igreja Mariacki (de Santa Maria) é interessante.
Você escutará o som da trompa a cada hora em homenagem a um soldado que avisou ao som de um trompete sobre a invasão dos tártaros, mas acabou morrendo com uma flechada, sendo que a cidade conseguiu se aprontar para a vinda dos invasores.
Dentro o altar da igreja é todo revestido com madeira dourada e policromada. É o altar de madeira mais largo da Europa e que ajuda muito o turismo religioso da cidade.
Também há a grande Praça do Mercado Central onde fica a maior concentração de pessoas e as maiores atrações como festivais internacionais, teatros, cabarés, clubes, cafés, bares, caves vinícolas e restaurantes.
Conteúdo desse artigo:
Opções de hotéis em Cracóvia:
- Hotel Swing
- Conrad Hotel
- Radisson Blu Hotel Kraków
- Ascot Hotel
- Sheraton Kraków Hotel
- Hotel Wielopole
- Aparthotel Stare Miasto
- Hotel Ibis Krakow Centrum
- Hotel Wyspiański
- Hotel Batory
- Hotel Gródek
- Hotel Atrium
Principais pontos turísticos de Cracóvia:
- Casa de Tecidos
- Parque urbano chamado Planty
- Fortaleza Porta Floriańska
- Barbican
- Praça do Mercado Central
- Torres da Basílica de Assunção da Nossa Senhora
- Dentre outros…
Você já tinha ouvido falar da cidade de Cracóvia na Polônia? Qual foi sua opinião e impressão? Deixe o seu comentário!
Abraço e até o próximo post!
AMOOO ESSE LUGAR É LINDO
Que bom Suelen. Se puder contribuir com a gente com informações e dicas de Cracóvia, tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
Gostaria de mais detalhes sobre os lugares marcantes na vida de São João Paulo II,
Seminario, igrejas que ele frequentou, a universidade, local onde ele se reunia com os amigos para ensaiarem peças de teatro.
Nowa Huta.
Onde ele morou, se existe ainda uma referencia a sua casa.
Quando padre os passeios de canoa com os jovens.
Olá Martha, realmente você fez perguntas bem específicas sobre a vida de João Paulo II que não tenho como ajudar por total desconhecimento mesmo. Não sei se você já leu alguns dos livros que falam da biografia de João Paulo II, mas entendo que esse poderia ser um caminho para esse estudo. Algumas sugestões de livros são:
– João Paulo II: Estou nas mãos de Deus
– A vida de João Paulo II
– João Paulo II: Uma biografia
Espero ter ajudado! Abraço e volte sempre!