Conheci vários lugares bonitos na minha viagem a Bonito e Pantanal no Mato Grosso do Sul como o Rio Sucuri, o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul, mas o que eu achei o mais bonito de todos foi a Lagoa Misteriosa.
Vocês podem conferir nas fotos abaixo. É um lago isolado em meio à natureza com água de vários tons da cor azul, um mais bonito que o outro. Nunca tinha visto nada igual.
A Lagoa Misteriosa na verdade não fica na cidade de Bonito. Ela fica localizada na cidade de Jardim, distante quase 1 hora de carro do centro de Bonito e faz parte do complexo turístico Rio da Prata.
Antes não era um ponto turístico aberto ao público, já que ela ficava em uma fazenda particular. Depois o dono da fazenda acabou falecendo e sua esposa resolveu vender para o Grupo Rio da Prata (vizinha do local) que investiu para atrair turistas. Se continuasse privada seria uma verdadeira perda para a humanidade tamanha a beleza do lugar.
A Lagoa Misteriosa tem esse nome porque até hoje não descobriram a profundidade que a lagoa tem. Até onde os mergulhadores profissionais chegaram foi um total de 220 metros.
Saber que a lagoa não tem fundo conhecido desperta a maior emoção em quem vai entrar nela. Onde será que esse lugar vai levar? E se eu cair lá embaixo? Vou conseguir voltar? E por aí nossos pensamentos vão a mil por hora.
Conteúdo desse artigo:
Começando o passeio na Lagoa Misteriosa
Chegamos logo cedo de manhã e a primeira parada foi no Recanto Ecológico Rio da Prata, no qual entregamos o voucher e assinamos um termo de responsabilidade e seguro para o caso de acidentes. Como estamos falando de atividades que envolvem contato com a natureza deve haver responsabilidade de ambas as partes: turistas e organizadores. Depois andamos mais 5 minutos de carro até chegar no ponto de saída para a Lagoa Misteriosa.
Existem duas opções de passeio para conhecer a Lagoa Misteriosa: flutuação e mergulho. Todos eles com guias acompanhantes. Nosso passeio foi da flutuação. Confesso que foi uma boa opção, já que o mergulho com cilindro para iniciantes não ia tão fundo no lago. Podemos olhar no mapa abaixo que o máximo para mergulho e flutuação foi 10 metros. Abaixo disso, somente com certificação.
Mas para quem gosta do mergulho, quer ter essa primeira experiência com mergulho, ou possui certificação de mergulho, o mergulho na lagoa com certeza ainda é uma opção incrível e deve ser levada em consideração.
Uma das nossas preocupações era quanto à temperatura da água e se ela estaria muito fria, ainda mais pela manhã. Na verdade ela estava muito agradável a ponto de nem precisar utilizar roupa de neoprene. Temperatura em cerca de 24 graus.
Os equipamentos de segurança para a flutuação são compostos de colete salva-vidas, snorkel e botina para encarar a trilha até chegar ao local. O primeiro item é entregue somente lá perto da lagoa. A botina e o snorkel são entregues na saída antes da trilha. A botina, recomendo retirar antes de entrar no lago.
Para quem vai fazer mergulho, lá na beira da lagoa também fica o equipamento necessário como cilindro, colete, pé de pato e tudo mais. Para quem não sabe mergulhar, é feito na hora o curso do batismo ensinando as técnicas básicas.
O tempo total de trilha é de 15 minutos de mata bem fechada e confusa. Por isso a importância de sempre seguir o guia. A trilha é ótima para aquecer e dar mais vontade de entrar na água, fora toda a apreciação da natureza com aves, flores, frutos e árvores centenárias.
Entrando na Lagoa Misteriosa
Chegando perto da Lagoa Misteriosa existe um mirante, no qual é possível bater fotos lá de cima. Ali nos deparamos com a cor azul exuberante do lago e quanto precisamos descer para chegar até lá.
A descida é íngreme em 179 degraus de escada feitos de madeira. O guia nos deu a orientação para não pararmos no meio da escadaria e assim não desequilibrarmos, nem mesmo para fotos. Tranquilamente se cair uma pessoa por tontura ou pisar em falso levará todas as outras pessoas abaixo junto. Por isso vale atenção redobrada na descida.
No deck de apoio vestimos os equipamentos de segurança e nos preparamos para entrar recebendo as últimas orientações do guia. Para a flutuação foi simples e logo ficamos aptos para entrar na água.
No começo a água é fria como em qualquer lago, mas logo nos acostumamos com a temperatura. Fomos descendo os últimos degraus e é possível ver que não tem mais pé. Agora éramos somente nós e a Lagoa Misteriosa.
Fomos flutuando lentamente até o meio da lagoa. Olhando para baixo era possível ver a imensidão do lago. Não tinha fim! A vista se perdia de tão longe que ia.
Apesar de não ter peixes e outros animais aquáticos maiores, dentro da Lagoa Misteriosa é possível ver muita vegetação, troncos de árvore e animais menores. Os peixes coloridos chamavam a atenção.
Recomendo absurdamente levar uma câmera subaquática para o passeio. Você vai tirar fotos incríveis dentro e fora d’água. Quando se está dentro, inclusive é possível ver as árvores lá fora tamanha a cristalinidade da água.
No meio do lago misterioso existem duas boias com cabo de ferro preso em rocha imersa na água. Elas servem para ajudar a descer e subir, além de nortear onde estamos dentro do lago. É um ótimo ponto para bater fotos.
Esse também é um bom momento para fazer a prática da apneia para quem está fazendo flutuação. Apneia é você prender o ar e descer até onde conseguir. O cabo ajuda nesse caso. Para quem tem mais experiência na água pode até tirar o colete salva-vidas.
Ficamos aproximadamente 1 hora dentro d’água. Incrível como passou rápido. Quando vi, já estava saindo. É uma beleza sem fim.
Outras informações
O melhor dia para aproveitar a Lagoa Misteriosa é num dia ensolarado, já que deixa a água ainda mais cristalina. Nesse local é proibido o uso de repelente e protetor solar para não comprometer a biodiversidade presente no lugar. De fato o protetor solar aqui não faz diferença, porque existem muitas árvores ao redor da lagoa.
Na volta, é cansativo subir os degraus da escadaria. Portanto, reserve fôlego para esse momento. E se o fôlego acabar, dê pausas e suba devagar conforme seu ritmo.
A Lagoa Misteriosa não fica aberta o ano inteiro. Ela só tem um período no ano em que a cor fica transparente o suficiente para aproveitar o passeio. É o período de outubro a abril. No restante do ano ela fica na cor verde e turva. Isso se deve por uma espécie de alga que fica na lagoa e que acaba se procriando nesse período expelindo essa cor dentro da lagoa.
Finalizando
Como você viu, esse é um dos passeios mais incríveis de Bonito. Confesso que fiquei encantando e hoje é uma das principais atrações que recomendo para quem está planejando viagem para Bonito.
Para quem se interessou, os preços e reserva dos passeios podem ser feitos no site da H2O Ecoturismo, agência de viagem que nos levou até Bonito e nos apoiou em todos os passeios.
Agora queremos ouvir a sua opinião. Ficou com vontade de conhecer a Lagoa Misteriosa? Quer descobrir os seus encantos? Vai escolher entre a opção de snorkel ou mergulho? Deixe abaixo o seu comentário.
Abraço e até o próximo post!
Muito obrigada! As informações serão extremamente uteis! Sensacionalllll!!!!!!
Quero muito ir
Legal Bruna! Tenho certeza de que você não vai se arrepender do passeio! A Lagoa Misteriosa é muito linda mesmo! Obrigado pela participação aqui no blog!
Muito linda e interessante porém pela profundidade nunca teria coragem de entrar ném que fosse apenas para flutuação rs
Olá Stefany, realmente da um certo medo ao saber da profundidade da lagoa, mas é tudo bem seguro e com os guias acompanhando. A Lagoa Misteriosa é incrível recomendo o passeio. Abraço!