Olá pessoal, já falamos sobre vários assuntos ligados ao turismo no blog, mas nunca falamos profundamente sobre as profissões do turismo. Nesse artigo vamos abordar a profissão turismo e os profissionais que trabalham na área de turismo.
Afinal viajar é tudo de bom, conhecer lugares novos, pessoas novas, novas amizades, novas culturas, comidas diferentes, quem não gosta não é verdade?
Ao mesmo tempo quem nunca sentiu inveja numa viagem de ser um guia de viagem, ser um garçom de restaurante fino, ser um recreador de eventos ou ser um gerente de hotel? Estar no lugar daquela pessoa que nos atende tão sorridente e sair daquela rotina estressante do dia-a-dia para de fato trabalhar com turismo?
Confesso que já tive essa sensação algumas vezes, principalmente em grandes viagens, como na viagem que fiz a Cancun no México, quando me deu vontade de largar tudo e começar a trabalhar atendendo os turistas no lugar daquelas pessoas, de todo dia trabalhar em um cenário paradisíaco e de trabalhar com a alegria das pessoas que estão lá curtindo suas férias passando momentos únicos da sua vida.
Existem várias profissões que estão intimamente ligadas ao turismo e essas profissões são preenchidas por pessoas que aproveitaram a oportunidade, seja por necessidade ou por gostar do que fazem, trabalhando em lugares que muitas vezes fazem brilhar os olhos de quem está viajando.
Existem os profissionais de turismo que trabalham em locais turísticos que são aqueles que ficam esperando o turista chegar, preparados para o que der e vier. Profissionais que são fundamentais para garantir que nossa viagem seja sempre a melhor de todas. Porém existem também os profissionais de bastidores, que fazem o turismo acontecer e que são da mesma forma de suma importância para o setor.
Conteúdo desse artigo:
Oportunidades de trabalho da profissão turismo
Essa série especial de posts aborda sobre o trabalho no turismo em geral, principalmente sobre empregos turismo e sobre as várias das profissões na área de turismo. Também aborda a situação do mercado de trabalho para cada profissão e as oportunidades de emprego no turismo trazendo inclusive algumas vagas dos sites de recrutamento e seleção do país.
Em cada artigo existe a caixa de comentários que pode ser um espaço para deixar seu e-mail para contato caso alguma empresa de turismo se interesse pelas suas habilidades. A caixa de comentários também é um espaço para as empresas divulgarem suas vagas ou buscarem a disponibilidade de vagas de turismo aqui no site.
Um panorama geral mostra que quanto mais qualificado o profissional, maiores as oportunidades de encontrar empregos, assim como maiores são os salários desses profissionais. Nesse caso, vale a dica de se especializar com cursos na área de turismo, principalmente com cursos de nível superior que podem ser realizados em faculdades como Uniasselvi, Unicesumar, Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip, inclusive de maneira EAD. Assim como cursos de especialização em pós-graduação também realizados por faculdades como Estácio, Uniasselvi e as demais já mencionadas. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.
Também é meio que unânime nas profissões relacionadas ao turismo a necessidade de aprender um segundo idioma, preferencialmente o inglês, seja para atender turistas estrangeiros, como também utilizar nas viagens e fazer leitura de materiais e artigos internacionais sobre o setor onde atua. Sites como da Babbel podem ajudar nesse sentido.
Outras qualificações também destacam os profissionais do setor como a comunicação, a oratória, a criatividade, o relacionamento interpessoal e gestão do tempo, sendo que é possível fazer cursos profissionalizantes de curta duração em sites como da Learncafé para se destacar no mercado.
Na lista abaixo separamos mais de 15 profissões de turismo que são verdadeiras oportunidades para quem quer trabalhar na área. Fique à vontade para conhecer cada uma delas e depois nos diga em qual delas você largaria tudo para se tornar um profissional do setor.
Geral
Cia aérea
Hotel
Restaurante
Transporte
Eventos
Cruzeiros
Prós profissão turismo
Trabalhar com turismo tem uma série de prós quando comparado a outras profissões, como:
- Trabalhar com a alegria das pessoas
- Trabalhar em cenários paradisíacos
- Trabalhar com pessoas do mundo inteiro
- Trabalhar com possibilidades de viajar pelo mundo
- Entre outros…
Contras profissão turismo
Ao mesmo tempo, trabalhar com turismo também tem seus contras, como:
- Salários mais baixos que o de outras profissões
- Trabalhar nos fins de semana e feriados
- Trabalhar com turistas que podem ser mal-educados
- Trabalhar com horários fixos
- Entre outros…
Quanto ganha um profissional de turismo?
A regra de salários para o profissional de turismo é a mesma para todas as outras profissões de mercado. Quanto mais você se incomodar, tiver mais responsabilidades e mais experiência, mais você vai ganhar de remuneração.
Por exemplo, um recepcionista de hotel vai ganhar muito menos do que o gerente de um hotel. Um atendente de uma agência de viagens vai ganhar muito menos do que o gerente de agência de viagens. Um atendente de balcão de aeroporto de cia aérea vai ganhar menos do que um piloto de avião da mesma cia aérea. E assim por diante…
Porém dificilmente será possível equiparar o salário de um profissional do turismo com profissões que exigem maior grau de especialização como médicos, dentistas ou engenheiros.
A fórmula para o sucesso de qualquer profissão é escolher aquela que te faz feliz e que te dá a maior remuneração possível por isso. Para isso muitas vezes é necessário arriscar e experimentar profissões diferentes até encontrar aquela que te satisfaça por completo, muitas vezes longe do lugar onde se mora.
Setor público do turismo
Quem quiser trabalhar com turismo também pode se candidatar a uma vaga em concursos públicos do turismo. Nos últimos anos as vagas federais e estaduais estão mais escassas, mas ainda existem oportunidades de vagas municipais.
Entre as possibilidades para trabalhar com turismo no setor público estão:
- Órgãos do turismo (como a ANAC ou Infraero)
- Na parte departamental do turismo do Governo (como o Ministério do Turismo)
- Na promoção do turismo de um Estado (como as Secretarias de Turismo)
- Na promoção do turismo de municípios (também dentro das Secretarias de Turismo).
Cada órgão público tem vagas específicas e com seus próprios requisitos e critérios de seleção para escolher os admitidos em concurso público. Maiores informações você pode conferir nesse artigo sobre concursos públicos no setor do turismo.
Finalizando
Nesse artigo procuramos trazer uma visão geral sobre profissões do mundo do turismo e também os links que levam para páginas detalhadas que falam sobre todas as profissões aqui citadas. Se você tem o sonho de trabalhar com turismo, esses conteúdos podem ser um bom ponto de partida.
Espero que gostem da série de artigos e deixem aqui seus comentários para tirar mais dúvidas sobre a profissão turismo e também deixe seu comentário se você já teve experiências na área para colaborar com suas experiências profissionais para outras pessoas.
Abraço e até o próximo post!
Muito bom! Gostei.
Obrigado Ednailton!
Rio 21/09/2016
Quais são as novas áreas de profissão do turismo ??
Olá Ailton, não existem novas grandes profissões do turismo. O que está acontecendo é o aprimoramento de muitas delas com base nas novas tecnologias e necessidades do mercado. Por exemplo: agentes de viagens estão se reinventando com novos tipos de comissionamentos, novos sistemas de compra de passagens e reserva de hotéis, uso de aplicativos em smartphones, estreitamento do relacionamento com o cliente, e assim por diante. Um exemplo relacionado às necessidades de mercado é a adaptação de pacotes turísticos para grandes eventos, principalmente aqueles relacionados a esporte, como corridas e partidas de futebol. Espero ter ajudado, abraço!
Ameiiiii muito estou tentando achar um curso pra turismo sou professora de academia e moro em um local muito bom de turismo se alguém poder me ajudar ficaria muito agradecida, hoje não tenho dinheiro mais quero tentar um curso que eu possa engressar nessa área.
Que bacana Patricia, tenho certeza que vai dar certo. Dentro de cada artigo das profissões colocamos sugestões de cursos para serem feitos para cada profissão. Qualquer coisa, nos avise! Abraço!
Estou me formando em Guia de Turismo, tenho 20 anos e desde os meus 13 venho trabalhando como Guia pelo litoral de Natal/Rn. Lógico que ainda no começo não era nada legalizado era apenas um extra sem mais intenções, amostrando aquilo que já convivia. Porém, isso virou paixão e hoje estou com a oportunidade de estar me profissionalizando e capacitando para um mercando onde minha cidade tem como carro chefe que é o turismo. Venho por meio desta pedir algumas opiniões para meu crescimento profissional onde também posso ter alguns diferenciais. Agradeço a atenção. Abraço!!
Legal Hibson, o ideal é sempre continuar se capacitando mesmo depois formado. Fazer um curso de oratória ou comunicação e assim ganhar muito mais desenvoltura com a fala e aprender falar de forma divertida também é legal, pois quem viaja quer se divertir. Outra dica é fazer um curso de inglês para estar preparado com turistas estrangeiros, esse é um diferencial. Abraço!
Oi, preciso muito saber se um turismólogo precisa trabalhar nos sábados?
Olá Adriana, fica muito difícil de responder sua pergunta, pois vai depender muito se você trabalhará em instituições públicas ou empresas privadas. Mas tenha certeza que essa profissão pode fazer toda a diferença para engrandecer uma cidade na questão turística.
Seria bom colocar alguns pontos:
Não é necessário se formar em turismo para ser guia de turismo basta um curso técnico.
Não precisa estudar turismo para trabalhar como comissária de bordo existe curso específico para isso.
Piloto de avião não se enquadra de nenhuma maneira em carreira de turismo.
Comandante de navios/ cruzeiros também não.
Há muitos equívocos no texto e poderia ter sido feita uma pesquisa antes.
Existem diversas profissões nível técnico ou graduação como: recepcionista em hotéis, concierge, consultor de viagens/ consultor de intercâmbio, consultor de vistos, agente de locação, agente de aeroportos, agente de turismo, operador de turismo, assistente de produtos, executivo de contas, assistente/ analista de reservas, auxiliar/ assistente de eventos, consultor de viagens corporativas, consultor comercial, gerente de receitas( hotelaria) área de pesquisa e planejamento, professor de hotelaria e turismo ( com especialização. Etc…
Olá Kelli, obrigado pela participação aqui no blog. Procurei deixar dentro de cada um dos artigos que fala sobre cada profissão informações mais detalhadas com o que cada profissão representa e exige de conhecimentos. Não sei se chegasse a entrar neles, mas eles trazem informações mais completas.
Procurei deixar as profissões de piloto de avião e comandante de navios por serem figuras importantes nos transportes utilizados pelos turistas e que estão por muitas vezes na imaginação destes.
Com certeza existem muitas outras profissões não citadas aqui que estão na lista que você recomendou de profissões. O objetivo desse artigo não é o de ser um trabalho acadêmico onde é necessário ter um conteúdo vasto e completo, com referências bibliográficas e tudo mais, mas sim a intenção é abrir a mente dos nossos leitores de que é possível trabalhar com turismo, no qual apresentamos essas sugestões de profissões para trabalhar no setor.
Novamente, obrigado pelo comentário aqui no blog. É sempre bom receber opiniões construtivas. Abraço!
Ola! Quais são os procedimentos para eu ser um guia turístico?
Olá Bruno, tudo bom? Nesse texto que fala sobre a profissão de guia turístico trouxe informações detalhadas do que é preciso fazer para ser um guia turístico. Fique à vontade para acessar o material. Abraço!
Gostaria somente de corrigir: guia turístico se refere ao papel, mapa etc… e guia de turismo se refere ao profissional de turismo.
Olá Kelliane, você tem razão, obrigado pela correção. Abraço!
Olá !
Neste texto entre pergunta e repostas, há muitas ilusões sobre esta Profissão e quem deu inicio ao texto deveria ter feito uma analise / pesquisa maior !
Trabalho à 33anos nesta área, quando comecei tinha excelente salário e éramos muito bem vistos pela nossa profissão. Hoje com a grande concorrência do mercado e principalmente com a INTERNET, a profissão está se acabando, pois a INTERNET dá tudo prontinho para o cliente final e os valores são melhores, porém, muitos que compram pela internet tem se dado muito e muito mal.
Um verdadeiro Profissional do Turismo (Agencia) faz com que a viagem do seu cliente seja perfeita ou quase perfeita e sem riscos e os preços, são praticamente iguais da Internet. Hoje mesmo chegou um cliente que comprou pacote para o Caribe pela internet e entrou na agencia para saber se precisava de Vacinas, passaporte, vistos e etc., claro que mandei ele procurar a internet e ter a reposta !!
É aí que está a diferença e o desrespeito pelo Profissional.
Para quem quer começar nesta carreira, tome muito cuidado, pois ela está se acabando aos poucos e o tempo de vida são de pouco anos.
Para quem, mesmo assim quer tentar, estude muita História, Geografia e Leis de cada Pais; Isto é apenas o inicio de um grande Profissional, pois tem muito mais para estudar, afinal o Turismo não se resume vender “Porto Seguro-BA”, temos que saber de tudo um pouco, isto é um Agente de Turismo, que com todo este conhecimento, tem um salário de mer……. e aguenta clientes mal amados que chegam com toda sua imponência mostrando que sabe muito mais do que Você e depois de muita conversa, ainda pede: -“Quero um Cruzeiro com varanda que passa por Belo Horizonte/MG”.
Olá Carlos, concordo que o mercado mudou muito e aqueles “anos dourados” acabaram, mas ainda assim há uma importância muito grande do profissional que trabalha no setor. O que o profissional que quer trabalhar na área precisa é se adaptar às mudanças de mercado. Por exemplo, ao invés de criticar a internet, o que precisa ser feito é utilizar ela a seu favor, criando um site com pacotes, divulgando os pacotes nas redes sociais, mostrando porquê o seu preço é um pouco maior do que o da internet, fazendo parcerias que permitam ter preços competitivos, oferecendo pacotes especializados para cada turista que entra na sua loja e não somente o pacote “padrão”, entre outros. Entendo que há mercado para todos e sempre vai existir aquela pessoa que prefere um contato pessoal do que um contato virtual. Obrigado pela participação e por trazer um pouco das suas experiências e opinião aqui para o blog. Abraço!
Para ser um Guia Turístico:
1) Faça um Curso de Guia ( Nacional ou Internacional ), existem vários cursos;
2) Estude muita historia e geografia;
3) Pelo amor de Deus, procure falar a língua Portuguesa corretamente e sem gíria;
4) Seja natural e sem palavras ou frases de “telemarketing”, quando estiver trabalhando;
5) Com tudo isto pronto, procure Empresas de Turismo e tente se empregar.
Procure também ter outros conhecimentos gerais, desta forma será um Grande Profissional e não esqueça de tomar muito suco de maracujá, pois aguentará muitas ofensas dos brasileiros mal educados.
Valeu Carlos! Obrigado!
Faço graduação em turismo, escolhi este curso por ser uma área muito abrangente, mas estou no sétimo período já preocupada, pois o salário de um turismologo é muito pouco, me sinto muito triste, você pode me passar algumas dicas, onde devo me encaixar na área para ganhar um pouco melhor?
kkkkkkkkkkkk, foi plausível, exceto o “guia turístico”. No mais, excelente.
Isso que eu quero pra minha vida essa vai ser minha faculdade turismo …
Que legal Edilane! Com força, dedicação e muito estudo tenho certeza que você vai conseguir entrar e seguir carreira na área de turismo. Abraço!
Esse é o curso dos meus sonhos, só espero conseguir concretiza-lo.
Que legal Sifa! Com certeza você vai conseguir realizar. É só ter força, fé e dedicação que tudo vai dar certo! Boa sorte nos estudos! Abraço!
Hola amigos,
Namaste Desde india !!!
([email protected])
Me llamo manu turi, yo vivo en india y hablo tu lengua.
Ofrezco servicios de viajes en la India a las turistas que quieren venir y visitar india no importa si eres un mochilero o necesitas hotel de 5 estrellas, te puedo ayudar en todas las cosas en la india como coche con chofer, guías que habla hispana , De la economía a hotel de 5 estrellas, o si quieres paquete turístico completo que puede ayudarle con los precios y créanme todos los tours será en su presupuesto. Con una experiencia inolvidable de la India.
Mi correo electronico es ([email protected])
Olá Manu, que legal. Vamos deixar seu contato aqui no blog para nossos leitores entrarem em contato. Fique a vontade aqui no blog e volte sempre que quiser. Abraço!
Olá, preciso de ajuda porque não sei o que seguir. Olha que estou fazendo o segundo ano da universidade.
Olá Mariza, fica tranquila, no ramo do turismo existem muitas possibilidades e no momento certo você vai conseguir decidir. Abraço!
Bom artigo, suas dicas são muito boas. Parabéns pelo seu trabalho.
Olá Fernando, que bom que você gostou. Fico muito feliz pelo seu comentário. Fique à vontade aqui no blog. Abraço!
Só uma correção para Aeromoça (Comissários de Vôo) e Piloto precisa do curso específico , alguém formado em turismo não pode trabalhar nessa área. Somente como agente aeroportuário ou outros cargos em solo.
É isso mesmo Ju. Dentro do artigo que fala sobre comissário de voo e aeromoça deixo clara essa informação de que é necessário curso específico para atuar na profissão. Obrigado pela participação!
AEROMOÇA
Sério mesmo viu, é bem interessante quando uma pessoa adora corrigir e ensinar sem olhar para si mesmo…
Essa mensagem vai ao amigo “Carlos” ali acima…
Num post ele pede “3) Pelo amor de Deus, procure falar a língua Portuguesa corretamente…” e no post anterior ele disse que trabalha “à 33anos nesta área”…
Amigo!!!! regras de gramática pra você:
1) à significa a junção (crase) da preposição A com o artigo feminino A.
2) Há significa tempo transcorrido.
Logo, sua frase deveria ser: “Trabalho há 33 anos nesta área”…
No mais, sucesso aí na sua carreira, pois, a tecnologia veio mesmo para transformar postos de trabalho em todas as áreas, não apenas no Turismo. Volte a estudar!
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender” (Alvin Toffler).
Estou com quase 36 anos,sempre quis fazer hotelaria e turismo,porém a vida foi mudando a trajetória! Mas essa vontade de voltar a estudar tem me dado essa ânsia pela hotelaria e turism. Contudo,queria algo que não fosse demorado,vi que em agosto deste ano(2022)o Senac-BA vai abrir vagas para guia turístico e meio a mente de fazer esse técnico que dura 1 ano. Você acha que vale a pena tentar esse técnico de guia turístico,para que eu possa tentar vaga em algum hotel no litoral da Bahia ou fazer uma faculdade? Lembrando que quero algo que me ajude o mais rápido a tentar açguma3 vaga no setor.
Prezado, boa noite !!
Estou iniciando o curso de guia de turismo na ETEC-SP.
Tenho 55 anos, vou me aposentar em 2024 e quero re-iniciar minha vida profissional. Como gosto de viajar, escolhi ser guia de turismo.
Achei sua pagina a partir de uma pesquisa no Sebre.
Agradeço as dicas e ja entrei no grupo do whatsapp.
Gratidão ! Regiane Leite
Gostei muito de tudo, das profissões e do série dos artigos .
Eu estou procurando uma área de turismo aonde eu possa me encaixar, ainda não sei ao certo. Eu gosto de aventurar, conhecer novos lugares e ter novas experiências, mas Preciso de um pouco mais de motivação ou me sentir segura. Podes me ajudar quanto a isso!.?
Gostei bastante do conteúdo, estou pensando em migrar para a área de turismo. Espero conseguir um bom emprego e que me ajude a crescer ainda mais profissionalmente.
Olá boa noite
Estava aqui lendo os comentários!
Eu tenho 37 anos,me formei em turismo em 2019,porém não achei trabalho na área,e tbm não me especializei,por estar na dúvida,até por questão de trabalhos