Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Aplicativos que despertarão o viajante tecnológico em você

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre aplicativos que despertarão o viajante tecnológico em você, já que cada vez mais, a grande diversidade de aplicativos de celular supre necessidades em diversas áreas de nossas vidas, inclusive no mundo das viagens.

Desde as atividades mais rotineiras às mais complicadas estão cobertas por utilitários de que sequer sabíamos que precisávamos. Afinal de contas, havia grandes contratempos em ligar para pedir uma pizza poucos anos atrás, antes da invenção do iFood e similares?

Por outro lado, se apps são úteis até para os fins mais simples, desempenham um papel ainda mais importante em atividades e situações mais complicadas. Nesse sentido, dispor de uma caixa de ferramentas digital diversificada e sempre pronta para o uso na palma da mão pode ser providencial numa viagem.

Seja pegando estrada, convertendo dinheiro com um câmbio favorável, explorando atrações de uma cidade desconhecida ou conhecendo pessoas, em todas essas ações e em outras mais um aplicativo pode ser útil.

Para despertar o viajante tecnológico que hiberna em seu interior, organizamos no seguinte esquema alguns dos utilitários mais sensacionais. Eles podem ajudar antes, durante e depois de sua jornada e, com alguma sorte, poupar muitas dores de cabeça.

Aplicativos de tradução para viagens

Em terras estrangeiras, o idioma é o primeiro obstáculo. Desconhecê-lo ou falar precariamente pode render problemas já na fila da imigração, o que impõe uma tensão permanente num período que deveria ser ameno.

Um viajante tecnológico precisa ter aplicativos de tradução, como Duolingo e Babbel que ensejam aprender e até dominar um idioma durante a preparação para o embarque, de maneira cada vez menos monótona para pessoas sem nenhum conhecimento prévio.

Porém, se isso ainda parece exigir tempo e planejamento demais, o estado da arte da inteligência artificial já propicia a conversão simultânea de idiomas. Seja para se fazer entender ou para decifrar o que os falantes locais querem expressar, apps de tradução viraram o jogo nas viagens para o exterior.

O Google Tradutor talvez seja a ferramenta mais conhecida do tipo, mas está longe de ser a única. O TripLingo é outra opção interessante, traduzindo voz falada e aportando também conversores de câmbio e informações culturais sobre diversos lugares.

Além deles, outro aplicativo um pouco menos conhecido é o Google Lens, que traduz informações escritas (placas, embalagens, menus, jornais etc.) somente com o clique da câmera. Definitivamente, você vai querer ter essas belezinhas salvas no telefone antes de pegar o voo.

>> Leia também: Como uma viagem pode impactar positivamente no aprendizado de idiomas

Dicas de aplicativos que despertarão o viajante tecnológico em você

Dicas de aplicativos que despertarão o viajante tecnológico em você

Aplicativos de finanças para viagens

Converter câmbio pode ser um inferno. Se tem um momento em que podemos nos sentir enganados numa viagem é numa casa de câmbio: nem sempre há muitas delas à disposição nas proximidades.

Lembrando que as situações mais urgentes essencialmente nos empurram a tomar más decisões no que diz respeito a escolher uma taxa de conversão abusiva, principalmente em casas de câmbio já no destino.

Aplicativos informativos como o XE Currency Converter exibem taxas de conversão em tempo real, permitindo entender se as condições praticadas pelos cambistas são absurdas. Por outro lado, apps financeiros como Wise permitem configurar uma carteira virtual com funções de retirada de dinheiro e compra por cartão que não cobram tarifas de câmbio abusivas. Afinal de contas, preocupações como o IOF que incide sobre compras no exterior já parecem suficientemente grandes.

Além disso, para quem faz viagens em grupo ou dividindo despesas, vale a pena conhecer o Splitwise. Ele permite fazer a contabilidade a cada compra ou gasto efetuado, dividindo no ato os valores. Ao fim da jornada, basta checar o que foi registrado e constatar que as cifras estão definidas claramente entre as partes.

>> Leia também: Por que fazer um planejamento financeiro prévio para a viagem

Aplicativos de segurança para viagens

A segurança numa viagem tem diferentes aspectos, que podem ser abarcados por aplicativos variados. Pensando já no celular como uma ferramenta vital para a jornada, é necessário para proteger o viajante tecnológico de hackers e outros contratempos.

Além de ativar o bloqueio de tela com senha, alguns programas podem dar conta da cibersegurança. O antivírus, tão lembrado em computadores e negligenciado nos dispositivos portáteis, é um deles. Outro aplicativo um pouco menos conhecido é a VPN.

Para que serve a VPN? Pense que cada conexão à internet que você faça passe por um túnel virtual seguro, protegendo mensagens, acessos a sites e comunicações em geral da maioria das interferências indevidas online. Além disso, imagine que sua conexão tem a privacidade do anonimato. Essas são as funções da VPN, explicadas de maneira sucinta.

Em segundo lugar, podemos pensar na segurança do ponto de vista do viajante, e não do celular. Quem viaja sozinho, por exemplo, pode se beneficiar de aplicativos que acumulam funções como informar check-ins e locais específicos, emitir sinais de alerta e compartilhar localização em tempo real.

Dessa maneira, fica mais simples deixar os entes queridos sabendo que está tudo bem sem nem mesmo precisar ficar fazendo ligações telefônicas ou trocando muitas mensagens de texto.

>> Leia também: Dicas para viajar de avião com crianças

Que tal estar sempre antenado com aplicativos para navegação, mapas e localização em aeroportos?

Que tal estar sempre antenado com aplicativos para navegação, mapas e localização em aeroportos?

Aplicativos de organização prévia da viagem

Alguns dos mais úteis aplicativos de viagem são aqueles desenhados para poupar dinheiro com passagens, hospedagens e economizar tempo com organização.

O aplicativo Hopper é um dos mais originais nesse sentido: informe com antecedência uma viagem em que você está interessado em fazer por trecho aéreo, com data, destino e origem.

Ele irá disparar um alarme no momento em que uma opção com preço ótimo se destacar. Então, você poderá fazer o melhor negócio possível numa compra que geralmente implica grandes gastos.

Já o Tripovo condensa algumas funções de agência de viagem para ter uma experiência personalizada sem muito esforço. Agende viagem, planos turísticos e hospedagens por meio dele. A única desvantagem é que os destinos que ele cobre são limitados às opções mais populares – mas vale a tentativa pela praticidade, não?

Por fim, para centralizar as informações todas de uma viagem, existe o TripIt. Em vez de ter de perder tempo fazendo a busca de informações relevantes numa pilha de e-mails de semanas atrás e imprimir documentos e bilhetes, encaminhe as mensagens de organização da viagem (como os e-mails) para o TripIt. Ele combina informações de voos, acomodações e atividades contratadas e providencia um itinerário para organização.

Imagine quão conveniente um aplicativo como esse pode ser numa viagem de família, em que cuidar das crianças é apenas o começo das preocupações… Ele também fornece mapas, localização geográfica e atualizações sobre o clima. Enfim, é um parceiro digital para planejar e para curtir a viagem.

>> Leia também: Os melhores destinos para viagens em família

Aplicativos de navegação

Um viajante tecnológico precisa estar acompanhados de bons aplicativos de navegação. Não é à toa que boa parte dos aplicativos mencionados aqui servem principalmente para evitar perrengues no exterior ou para lidar com compras de passagens aéreas e hospedagens. Porém, viajantes que decidem pegar a estrada também contam com um arsenal de ferramentas para tornar a jornada mais fácil.

Os aplicativos de navegação são a escolha óbvia, mas bem-feita, quando se fala em viajar de carro. Quem mora nos grandes centros urbanos provavelmente já conhece e usa regularmente o Google Maps e o Waze.

São programas cada vez mais precisos em prever o trânsito de veículos nas vias e podem ser cruciais para determinar a maneira mais eficaz de se chegar a algum lugar. São a solução ideal para quem não sabe como chegar de um ponto a outro, o que é particularmente comum em novas cidades.

Além disso, o Google Maps pode ser usado para marcar localizações interessantes de antemão e até fazer listas delas. Com uma lista pronta, fica ainda mais fácil visualizar na telinha do aparelho os pontos de visita e os trajetos entre eles numa viagem.

E dependendo do destino, o Maps será mesmo capaz de indicar a malha de transporte público ou os tempos de locomoção média por carro ou táxi.

>> Leia também: Dicas de aplicativos para chamada de táxi

Aplicativos de fotografia e vídeo

Registrar os pontos mais interessantes e emocionantes da viagem é uma delícia e permite manter memórias. Nada mais justo, então, do que fazer isso da melhor maneira possível.

O Instagram conquistou popularidade e virou o que virou, oferecendo filtros e a possibilidade de publicar fotos do cotidiano. Mas o editor dele não é o melhor de todos e outras opções boas se destacam para dar retoques de iluminação, coloração, saturação e outros detalhes: VSCO, Dazz Cam, Snapseed e Lightroom Mobile são algumas delas.

Por outro lado, a edição rápida de vídeos no celular também é uma maneira de dar retoques em filmagens e também organizar melhor o material bruto e memórias coerentes, eventualmente incluindo trilha sonora e outros elementos. Para isso, o Adobe Rush e o CapCut destacam-se pela eficácia.

Essas são apenas algumas das alternativas disponíveis no mercado para editar fotos e vídeos. Atente para o fato de que algumas delas são pagas e outras são gratuitas.

>> Leia também: Aplicativos para quem viaja sozinho na cidade ou na natureza

Nada melhor do que viajar acompanhado dos melhores aplicativos para viagem

Nada melhor do que viajar acompanhado dos melhores aplicativos para viagem

Aplicativos de programas de recompensa

Por último, mas não menos importante, podemos pensar nas próximas viagens. Não é exagero dizer que poucas pessoas sabem usar programas de recompensa e milhagens. Entretanto, acumular pontos nesse tipo de programa pode baratear a compra de passagens e às vezes opções de hospedagem e outros serviços.

Nesse sentido, a integração de compras por cartão com serviços como Livelo pode vir a calhar, facilitando a acumulação de pontos. Muitos bancos dispõem de programas de recompensa próprios, mas a Livelo permite integrar tal pontuação de alguns bancos com seu próprio programa de pontos, ampliando as possibilidades de desconto para produtos e viagens.

Também pode ser conveniente se inscrever nos programas de pontos de linhas aéreas diretamente. A LATAM conta com o LATAM Pass, a AZUL tem um programa de fidelidade e o Clube Azul e a GOL possui o famoso programa Smiles.

>> Leia também: Os melhores cartões de crédito para quem gosta de viajar

Finalizando

Estudar esses aplicativos é uma ótima maneira de começar a rascunhar sua próxima viagem e transformar você em um verdadeiro viajante tecnológico.

Com um rico inventário de aplicativos e outros conhecimentos em mãos, viajar pode se tornar um hábito recorrente e um pouco mais despreocupado.

Agora queremos ouvir a sua opinião! Quais aplicativos você utiliza em uma viagem? Deixe a sua colaboração aqui nos comentários!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais